Eu ouvi em 1943
Sabe-se que há um caminho da direita e um caminho da esquerda. Direita vem da palavra (hebraica) a direita, referindo-se ao verso: “E ele acreditou no Senhor.” O Targum diz, direita, quando o Rav diz ao discípulo para tomar o caminho da direita.
O direito é normalmente chamado de “totalidade”, e à esquerda, “incompleto”, pois as correções estão ausentes lá. Nesse estado, o discípulo deve acreditar nas palavras de seu Rav, que lhe diz para andar na linha da direita, chamado de “totalidade”.
E qual é a “totalidade”, pela qual o discípulo deve caminhar? É que se deve retratar a si mesmo como se já tivesse sido recompensado com toda a fé no Criador, e já sentisse em seus órgãos que o Criador conduz o mundo inteiro sob a forma de “o Bem que faz o bem”, significando que o mundo inteiro recebe apenas o bem dEle.
No entanto, quando se olha para si mesmo, vê que se é pobre e indigente. Além disso, quando ele observa o mundo, ele vê que o mundo inteiro está atormentado, cada qual segundo seu degrau.
Deve-se dizer sobre isto: “Eles têm olhos e não vêem.” Isto significa que, enquanto se está sob múltiplas autoridades, chamado eles, não se vê a verdade. Quais são as diversas autoridades? Enquanto se tem dois desejos, mesmo que alguém acredita que o mundo inteiro pertence ao Criador, mas algo pertence ao homem, também.
Na verdade, é preciso anular sua autoridade perante a autoridade do Criador, e dizer que não quer viver por si mesmo, e a única razão para se querer existir é para trazer alegria ao Criador. Assim, anulando completamente a autoridade própria, e então, se encontra na única autoridade, isto é a autoridade do Criador. Só então se pode ver a verdade, como o Criador conduz o mundo pela qualidade da benevolência.
Mas, enquanto se está sob diversas autoridades, significando que ainda tem dois desejos, em ambos, na mente e no coração, não se é capaz de ver a verdade. Em vez disso, deve-se ir acima da razão e dizer, “eles têm olhos, mas eles não vêem a verdade.
Daí resulta que, quando alguém analisa a si mesmo, e quer saber se está em um momento de descida ou em um momento de ascensão, não consegue saber ainda. Isso significa que a pessoa pensa que está em um estado de descida, e isso também está incorreto, porque ele poderia estar em um estado de ascensão agora, o que significa se ver no seu verdadeiro estado, o quão longe ele está do Trabalho Sagrado. Assim, se chega agora mais perto da verdade.
E pode ser o contrário, que agora sente-se que está em um estado de exaltação, quando na verdade se está agora controlado para receber para si mesmo, chamado de “descida”.
Somente aquele que já está sob uma única autoridade pode discernir e conhecer a verdade. Assim, deve-se confiar na opinião do próprio Rav e acreditar no que seu Rav diz ele. Isso significa que se deve agir como seu Rabi lhe disse para fazer.
E embora se veja muitos argumentos, e veja muitos ensinamentos que não andam de mãos dadas com a opinião do seu Rav, deve-se, acima de tudo, confiar na opinião do próprio Rav e dizer que o que ele entende e o que ele vê em outros livros que não são coerentes com a opinião do seu Rav, deve-se dizer que, enquanto ele está sob diversas autoridades, ele não pode compreender a verdade. Não se pode ver o que está escrito em outros livros, a verdade que eles dizem.
É sabido que quando não se está ainda purificado, a Torá da pessoa torna-se uma poção de morte para ela. E porque é que dizem: “Não é recompensado, sua Torá torna-se uma poção da morte para você”? Isto porque todos os ensinamentos que se aprende ou ouve não trará qualquer benefício para torna-lo capaz de ser transmitido o discernimento da vida, que é Dvekút (Adesão) com a Vida das Vidas. Pelo contrário, a pessoas é constante levada cada vez mais longe da Vida das Vidas, pois tudo o que se faz é apenas para as necessidades do corpo, chamado de “receber para si mesmo”, que é considerada a separação.
Isto significa que, através de suas ações, torna-se cada vez mais separado da vida de vidas, e isso é chamado “a poção da morte”, pois traz-lhe morte e não vida. Isso significa que a pessoa se torna cada vez mais distante da doação, chamado de “equivalência de forma com o Criador,” por meio de: “Como Ele é Misericordioso, então você é misericordioso”.
Também devemos saber que quando se está engajado na direita, é o momento certo para estender a Recompensa Superior, porque “o abençoado adere ao abençoado” Em outras palavras, uma vez que se está em um estado de plenitude, chamado “abençoado” a este respeito a pessoa neste momento tem a equivalência de forma, pois o sinal da plenitude é se alguém está na alegria. Caso contrário, não há plenitude.
É como nossos sábios disseram: “A Divindade não permanece mas apenas fora da alegria de uma Mitzvá.” O significado é que a razão para que a pessoa obtenha uma alegria é a Mitzvá, significando que o Rav a comandou a pegar a linha direita.
Daí resulta que a pessoa obedece os mandamentos do Rav, para obter um tempo especial para andar na direita e um momento especial para andar na esquerda. Esquerda contradiz a direita, uma vez que esquerda significa quando se calcula para si mesmo e começa a examinar o que ele já adquiriu com o trabalho de Deus, e ele vê que ele é pobre e indigente. Assim, como pode se estar em plenitude.
Ainda assim, a pessoa segue acima da razão por causa do mandamento do Rav. Daqui resulta que toda completude foi construída sobre acima da razão, e isso é chamado de “fé”. Este é o significado de, “em todo lugar onde Eu faça o Meu Nome ser mencionado Eu virei a ti e te abençoarei.” “Em todo lugar” significa que, embora ainda não se seja digno de uma bênção, no entanto, Eu dei a Minha bênção, porque você faz um lugar, ou seja, um lugar de alegria, em que a Luz Superior pode estar.
Shamati 40, Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam