Ketuvim [Escritos]
Shir HaShirim [Cântico dos Cânticos]
Zohar
Hadash, Cântico dos Cânticos
87-88) O Cântico dos Cânticos é o louvor dos louvores ao rei que
paz é sua, Biná, pois ele é o lugar que precisa de alegria, onde não
há cólera ou Din porque o mundo vindouro, Biná, é toda alegria, deleitando
a todos. Por esta razão, ela envia felicidade e alegria a todos os graus.
Como o despertar da felicidade deve ser evocado deste
mundo para cima, alegria e felicidade devem ser evocadas do mundo da lua, Malchut, para o mundo
superior, Biná. Desta forma, os mundos se encontram de uma maneira
diferente somente de baixo para cima.
90) Aquele com olhos reúne brasas de fogo e órgãos de
fogo, que entra no palácio, Zvul, o palácio onde todos os louvores estão
dispostos a subir. Ele é um palácio no qual há 1,006 graus que sobem pelo
louvor dos louvores. No meio de todos eles está um grau que é mais interno que
todos, onde o amor desse louvor é separado, a separação do ponto do fundo.
Quando ele foi separado de entre todos, ela sobe num cântico e ela é chamada “O
Cântico dos Cânticos.” Ela sobe acima de todos esses louvores e é separada de
todos eles.
99-100) Várias vezes o CRIADOR advertiu Israel para os
devolver em arrependimento a ELE, para que eles tomem o caminho certo para
subirem entre eles. Isto assim é porque quando Israel são dignos e caminham no
caminho directo, ele é aparentemente uma ascensão ao CRIADOR com eles de todas
as nações do mundo, pois quando Israel são dignos e caminham no caminho
directo, o CRIADOR os eleva acima de todas as pessoas no mundo, e cada um
agradece e O louva. Mas não só eles, até os superiores acima todos LHE agradecem
por Israel. Ainda mais, ELE gradualmente sobe na SUA glória graças a Israel. E
melhor ainda, até Israel na realidade sobem pela glória do CRIADOR acima e
abaixo.
Quando Israel estão limpos, o trono no alto—Malchut—sobe sempre
acima através de várias alegrias, vário amor, os mundos—ZA e Malchut—conjuntos em
felicidade, todos são abençoados da profundeza dos rios, Biná, e todos
os mundos são regados, abençoados e santificados em várias bênçãos, várias
santidades, e o CRIADOR se deleita neles com alegria em plenitude.
105-106) Quando Salomão construiu o Templo, e o mundo
inferior—Malchut—foi
completado como o mundo superior—Biná—Israel todos eram limpos e subiram
vários altos graus. Então o trono, Malchut
subiu com alegria em várias alegrias e várias medidas.
Então “O Cântico dos Cânticos, que é de Salomão” subiu
com alegria e desceu com alegria, todos os mundos estavam com alegria, e a
conexão foi com alegria. Um cântico para o CRIADOR é quando Malchut canta para o
CRIADOR. Os cânticos são para o superior e inferior, para a conexão de ZA
e Malchut através
de Yesod, que
os une um com o outro, “Que é de Salomão” é a conexão de todos os mundos em
felicidade, para o rei que a paz é sua, Biná.
114-117) Quando o Rei Salomão chegou e o Templo foi
construído, e todos os mundos eram de um peso acima e abaixo, e ZA e Malchut estavam
face-a-face, iguais um ao outro, então essa sexta, Malchut, que recebe e colecta todos esses 60
superiores, CHGT NCHY de ZA, foram abertas.
Sexta foi aberta, Malchut, quando esses 60 superiores foram abertos, CHGT
NCHY de ZA. E quando a sexta, Malchut, foi aberta, bênçãos saíram para o mundo.
Ela foi aberta quando a serpente inclinada que se senta aos seus pés foi
removida dela. A serpente inclinada é o versículo de SAM, a fonte de
todas as Klipot e mal. E quando este terminou, a sexta se tornou um cântico
e o bom tesouro foi aberto. Está escrito sobre isso, “O SENHOR abrirá para vós
SEU bom tesouro.” Pela força de quem foi aberto? Os céus, os remanescentes 60, CHGT
NCHY de ZA, que é chamado “céus.” Os cânticos são CHGT
NCHY de ZA, que foram todos abertos e estabelecidos para
dar alimento a todos os mundos.
Então está escrito, “E Judá e Israel moraram em
segurança, cada homem sob sua vinha e sob sua figueira.” E está também escrito,
“Comer e beber e estando alegre,” uma vez que a sexta, Malchut, e os
sessenta, CHGT NCHY de ZA, foram abertos e todos os
deleites superiores desciam para todos os mundos, e todos estavam deleitados de
subirem ao mundo superior, Biná, para reunir bênçãos e deleites pelos
mundos. Então amor pelo rei superior, ZA, evoca deles, para que todos
sejam um, ZA e Malchut sem
separação. Nessa altura o louvor que transcende todos os louvores para o rei
que a paz é sua, Biná, é que todas as coisas estejam em felicidade acima
e abaixo.
217-218) “Atrai-me, nós te perseguiremos.” Está escrito, “E
EU colocarei MEU Templo entre vós.”
O CRIADOR colocou SUA Divindade entre Israel para que ela
se deitasse sobre eles como uma mãe sobre os filhos, os protegendo de todos os
lados. Enquanto a sagrada mãe, Divindade, se senta sobre Israel, o CRIADOR vem
para morar com eles porque o CRIADOR nunca deixa a Divindade, e todo o amor
acima está nela.
Por esta razão, o CRIADOR colocou-a como colateral no
meio de Israel, para que eles pudessem saber que ELE não os esquecerá e nunca
os deixaria por causa da colateral dentro deles. A Divindade diz para o
CRIADOR, “Eu fui colateral no meio dos inferiores, eu serei colateral CONTIGO, para
que não esqueças meus filhos. Para subirem diante de TI, eu e meus filhos TE perseguiremos.”
363) Muitos estão incluídos no nome Elokim, e ele é
inteiramente um nome, dado que o primeiro nome, HaVaYaH, ZA, atraiu
a última para aqui—Elokim, Malchut—e
então tudo é uma conexão pois todos os graus superiores de ZA. Os
inferiores, aqueles de Malchut, se
conectam uma o outro para que todos eles estejam em uma conexão, uma união, e
uma unificação.
480-481) Felizes são aqueles que se envolvem na Torá para
conhecerem a sabedoria de seu MESTRE. Eles sabem e olham para altos segredos.
Quando uma pessoa parte deste mundo e se arrepende, e somente transgressões que
a morte expia permanecem para ele, através da morte, todos os Dinim no
mundo partem dele. Além do mais, 13 portões dos segredos de puro dióspiro—sobre
os quais alta sabedoria pende—se abrem para ele.
Ainda mais, o CRIADOR o grava na veste da realeza onde
todas as formas são gravadas. O CRIADOR brinca com ele no Jardim do Éden e lega-lhe
dois mundos: este mundo e o mundo vindouro.
482-483) A sabedoria que um deve conhecer:
conhecer e observar o segredo de seu MESTRE, conhecer-se a si mesmo, conhecer
quem ele é, como foi ele criado, de onde vem e para onde vai, como é o corpo
corrigido e como será ele julgado pelo REI DE TUDO.
Conhecer e observar o segredo da alma. O que
é a alma dentro dele? De onde vem ela, e porque vem ela para este corpo, que é
uma nauseabunda gota que aqui está hoje, e na sepultura amanhã? Conhecer o
mundo em que se encontra, e para que será o mundo corrigido; vislumbrar sobre
os sublimes segredos do Mundo Superior, e conhecer o seu MESTRE. E aquele que
observa tudo de dentro dos segredos da Torá.
485-486) A alma diz para o CRIADOR, “Contai-me
os segredos da sabedoria sublime, como VÓS conduzis e governais o Mundo
Superior; ensinai-me os segredos da sabedoria que eu não conheci e não aprendi
até então, para que eu não seja envergonhada entre aqueles Altos Graus, de
entre os quais venho.”
O CRIADOR responde para a alma, “Se não sabeis
Ó mais bela entre as mulheres,” se vieste e não vislumbraste na sabedoria antes
de aqui teres vindo, e não sabeis os segredos do Mundo Superior, “ide ao teu
caminho,” pois não sois digna de aqui entrar sem conhecimento. “Ide ao teu
caminho pelas pegadas do rebanho,” reencarna no mundo e torna-te conhecedora
por estas “pegadas do rebanho.” Essas são seres humanos que as pessoas
atropelam com seus calcanhares, pois elas as consideram inferiores; mas elas são
aqueles que conhecem os sublimes segredos do seu MESTRE. Delas saberás como
observar e conhecer, e delas aprenderás.
496) Elias disse para Rabbi Shimon: “Feliz sois vós que
os segredos de teu MESTRE brilham diante de ti como a luz do sol. Por causa
disso, todas as palavras da tua boca são gravadas acima. E feliz sou eu que as
escutei de tua boca. Feliz sois vós neste mundo e feliz sois vós no mundo
vindouro. O sentido dessa matéria pendia diante do rei sagrado, e não foi
divulgado a todos os exércitos no alto. Quem é que a divulgou agora neste versículo?
Foste tu. Feliz sois vós neste mundo e no mundo vindouro.”
515) Rabbi Shimon estava feliz e disse, “Primeiro, antes
destas palavras do Cântico dos Cânticos serem reveladas, eu estava choroso e
triste. Agora que estas palavras foram reveladas, estou feliz. Eu digo, ‘Feliz
sou eu por ter sido recompensado com tais graus, que sublimes matérias do alto
foram reveladas.’”
630-631) “E DEUS disse, ‘Façamos o homem à nossa imagem,
segundo nossa semelhança.’”
Quando o CRIADOR criou o mundo superior, ZA, e o
mundo inferior, Malchut, ambos
eram da mesma forma—um era como o outro. Quando o CRIADOR desejou criar o homem
abaixo, ELE desejou fazê-lo como os dois mundos, fazendo sua forma semelhante
aos dois mundos.
Todos os segredos do alto e de baixo estão no homem. O crânio
da cabeça que está no corpo é o mundo superior com aquelas correcções na
cabeça. O corpo, CHGT, é o corpo do alto, cujos grau se apoiam em órgãos
debaixo da cabeça. As coxas e as pernas são NCHY, e todos estão em graus
abaixo, como deve ser tal como acima. O CRIADOR gravou no homem todas as formas
superiores e inferiores para que o homem fosse inteiro em todas as coisas.
632-633) Quando o CRIADOR deseja uma pessoa, todos seus passos
e todas suas estradas são dispostas diante DELE e ELE as corrige, cada uma como
deve ser, e seu caminho será favorável até em matérias mundanas.
Se uma pessoa dispõe sua mente, vontade e coração sobre o
sagrado rei, para caminhar nos SEUS caminhos, que ELE fez por SI MESMO, o
CRIADOR a deseja como se esses caminhos fossem os SEUS próprios.