Rute
Zohar
Hadash, Rute
2) Tudo aquilo que o CRIADOR criou no SEU mundo, ELE
criou somente pela SUA glória, como foi dito “Tudo aquilo que é chamado pelo
MEU nome, e pela MINHA glória EU o criei, formei, e até o fiz.” O CRIADOR
criou o homem no mundo e colocou SEU nome sobre ele, HaVaYaH.
8-12) Quando uma pessoa é feita a partir de uma gota na
placenta da sua mãe, ela cresce à medida que o CRIADOR gradualmente insta
dentro dela um espírito e uma alma. Uma vela é colocada sobre sua cabeça à
noite, como se diz, “Quando SUA vela brilhou acima de minha cabeça,” e um pilar
de luz pelo dia, como foi dito, “E o pilar da nuvem viajou ... e à noite num
pilar de fogo ... para andar pelo dia e pela noite.” Como foi dito, “Pois uma
vela é um Mitsvá e a Torá é luz.” Malchut, que governa à noite, é chamada “Uma vela de
Mitsvá,” e ZA, que é chamado Torá, governando o dia, é chamado “E
a Torá é luz.”
É lhe ensinada a Torá inteira e são lhes ensinados todos
os Mitsvot, e lhe é contado, “Vede que esta é uma estrada sinuosa,” que
é chamada “noite.” Nesse lugar, todas as almas das pessoas aparecerão, como foi
dito, “Pequenos e grandes lá estão, e um servo é livre do seu mestre.”
Lhe são mostrados no pilar de fogo que está sobre sua
cabeça vários ursos e leopardos e leões, e anjos sabotadores lá se sentam. E há
um cão lá. David disse sobre isso, “Libertai minha alma da espada; minha única
do poder do cão.” Esse lugar é escuridão, e anjos sabotadores o chamam nas
noites. Ele disse sobre isso, “Pois temei as noites.” Eles são na realidade
chamados “noites.”
Lhe é dito, “Se fores recompensado com Mitsvot, todo
e cada Mitsvá fará dele um bom anjo para vós. Quando chegares com esta
enxada e são recompensados com Mitsvot eles dirão, “Edificai, edificai,
abram o caminho, removei todo o obstáculo do caminho de fulano,” e os anjos
sabotadores não governarão sobre vós.
Similarmente, durante o dia dizem eles, “Se fores
recompensado com a Torá, toda e cada letra será um anjo para vos ajudar neste
lugar.” A Torá é chamada “caminho.” Caminhai neste caminho para que eles não
vos governem. Ele disse sobre isso, “Para lhes mostrar o caminho.”
Posteriormente eles lhe mostram o Jardim do Éden e cada parte dentro dele para
o próprio justo, e ele jura manter a inteira Torá.
123) Rabbi Chiyá disse, “E o caminho do justo é como a
luz da aurora, brilhando mais e mais até ao dia perfeito.”
Aquele que caminha sobre o caminho deve ter com ele
aquele com quem falar das palavras da Torá. Assim é o caminho do justo,
brilhando mais e mais, caminhando, e palavras de Torá com ele, e a Torá é luz.
“Até ao dia perfeito,” até que a Divindade participe com ele e não se mova
dele. Aprendemos que onde quer que hajam palavras de Torá, a Divindade lá se
encontra, como foi dito, “Em todo o lugar onde EU menciono MEU nome.”
152) “E vós amareis o SENHOR vosso DEUS com todo o vosso
coração,” com ambas vossas inclinações—a boa inclinação e a má inclinação.
Todas são necessárias como uma.
155) O CRIADOR criou no homem quatro letras Yod-Hey
Vav-Hey, que são SEU sagrado nome. ELE criou nele uma alma para
uma alma, que é chamada “homem,” e na qual as luzes se espalham em nove luzes KCHB
CHGT NCHY, e Ateret Yesod complementa-as em dez. Elas pendem abaixo de Yod de
HaVaYaH, e elas são uma luz sem separação.
169) Qualquer gentio que se arrependa e parta da
idolatria e da transgressão, o CRIADOR insta dentro dele um sagrado espírito e
uma alma sagrada. E deste modo, ele tem uma parte no mundo vindouro.
187) Não há uma pessoa no mundo que não tenha esses dois
fogos, que são chamados “a inclinação do mal” e a “boa inclinação.” O CRIADOR
as deu às pessoas para as guiar com elas.
217-218) “E o SENHOR DEUS plantou um jardim no Éden no
este.”
Quando o CRIADOR criou Adam HaRishon, ELE o criou
a partir do Templo. ELE pegou na poeira do Templo e o criou. Assim que ELE o
havia criado e ele se apoiava sobre suas pernas, todas as criaturas vieram para
se dobrar diante dele.
O que fez o CRIADOR? ELE o levou dali, o colocou no
Jardim do Éden, e fez para ele dez dosseis, tais como a Yod, dosseis que
o CRIADOR faria para os justos no Jardim do Éden no futuro, e os anjos
ministradores desciam e ascendiam e estavam alegres diante dele, e ELE lhe deu
alta sabedoria.
222-224) “O SENHOR está próximo de todos aqueles que O
chamam, de todos aqueles que O chamam em verdade.” O desejo do homem é mais
importante para o CRIADOR que todos os sacrifícios e oferendas no mundo
inteiro. Quando um coloca sua vontade no arrependimento, não há portão em todos
os firmamentos que não se abram diante dele. O sacrifício do homem depende do
coração e da vontade, como está escrito, “E ele confessará onde ele pecou.” Ele
confessou, e tudo depende do coração. Não há nenhum mais próximo da face do
CRIADOR que o coração do homem. Ele é mais favorável para ELE que todos os
sacrifícios e oferendas no mundo inteiro.
228-235) No mundo inteiro, nada se firma diante do
CRIADOR senão a oração e arrependimento do homem.
Há três tipos de arrependimento nesse texto—oração, apelo
e lágrima—e todos estão escritos nesse versículo: “Escutai minha oração, Ó
SENHOR, e dai ouvidos ao meu apelo; não mantenhas silêncio para a minha lágrima.”
Todos eles são importantes para o CRIADOR, mas de todos
eles, nenhum é mais importante como a lágrima, pois nas lágrimas o coração, a
vontade, e o corpo inteiro despertam e vão, e nestes 13 portões elas chegam
diante do CRIADOR.
Está escrito sobre a oração, “Escutai,” como está
escrito, “Escutai minha oração, Ó SENHOR.” Lá escreve um apelo nela, como está
escrito, “E dai ouvidos ao meu apelo.” Uma lágrima não é como eles, mas mais
que todos, como está escrito, “Não mantenhas silêncio para minha lágrima.”
Uma oração, por vezes uma pessoa ora sua oração e o
CRIADOR escuta mas não deseja conceder seu desejo, e ELE fica silencioso para
ela e não zela sobre ela, pois somente escutar está escrito a respeito disso.
Um apelo é mais importante que uma oração, pois ele clama
com o desejo do coração diante do seu MESTRE. E porque ele coloca mais do seu
desejo, está escrito sobre isso, “Dai ouvidos,” como se emprestando SEU ouvido
para o assunto. E todavia ELE é silencioso e não deseja conceder seu desejo.
Mas uma lágrima é com o coração e com o desejo do corpo inteiro. É por isso que
está escrito sobre ela, “Não mantenhas silencio para minha lágrima.”
Nem todas as lágrimas chegam diante do rei. Lágrimas de
cólera e lágrimas daquele que escarnece seu amigo não chegam diante do rei. Mas
lágrimas de oração e de arrependimento, e aqueles que oram pelo seu apuro,
todas essas rompem firmamentos e abrem portões e chegam diante do rei.
No dia em que o Templo foi arruinado, todos os portões
foram trancados, mas os portões das lágrimas não foram trancados. Está escrito
em Ezequias, “EU escutei tua oração, EU vi tua lágrima,” ou seja realmente ver
a partir das lágrimas.
No futuro, está escrito, “E o SENHOR DEUS limpará as
lágrimas de todas as faces.” Há lágrimas para o melhor e há lágrimas para o
pior. Para o melhor—quando elas são da boa inclinação; para o pior—quando elas
são da má inclinação. Está escrito sobre lágrimas de apuros e lágrimas de
oração, “Eles chegarão com pranto e com súplicas EU os conduzirei.”
245) Felizes são os amigos que se envolvem na Torá, e
aqueles que purificam outros para que se possam envolver na Torá.
349-353) “Com minha alma eu VOS desejei à noite; até com
meu espírito dentro de mim eu VOS
procuro.”
“Com minha alma eu VOS desejei.” O CRIADOR colocou dentro
do homem duas formas para servir neste mundo, Néfesh e Ruách [alma
e espírito]. A Néfesh é para sustentar o corpo com os Mitsvot que
despertam dele. O Ruách é para despertar na Torá e o conduzir no mundo.
Se a Néfesh é recompensada com Mitsvot e o Ruách é
recompensado com se envolver na Torá, Gadlut [grandeza/maturidade]
adicional desce sobre ele do alto—Neshamá, Chayiá, Yechidá—de
acordo com seus caminhos.
Com essas duas—Néfesh e Ruách—o homem
caminha neste mundo e as usa, pois essa Néfesh existe num corpo somente
quando o Ruách que está nele desperta.
Quando uma pessoa vem para servir e trabalhar para seu MESTRE
com essas duas, Néfesh e Ruách, um sagrado despertar desperta
nela do alto e permanece no homem, o rodeando de todos os lados. Ele desperta
sabedoria celeste nele para o recompensar com estar no palácio do rei.
Esse despertar nele é de um alto lugar, de Biná. Qual
é o seu nome? Seu nome é Neshamá. Dela um homem desperta para fazer
arrependimento e boas acções, e ela é uma alta força, o poder do
arrependimento, que é Biná, chamada “arrependimento.” Ela é a mãe de Ruách,
que se prolonga de ZA, e o Ruách é seu filho, pois ZA é o
filho de Biná.
A Neshamá tem um amado celeste. Qual é seu nome?
Seu nome é Neshamá para Neshamá, que é a luz de Chayiá que
se prolonga de Chochmá. Ela é chamada “o pai de Ruách,” de ZA,
dado que HB são AVI para ZA.
Dela, temor, amor Torá e Mitsvá despertam para uma pessoa, pois eles se
prolongam do pai e mãe, filho e filha. Temor e amor se prolongam de HB, que
são chamados “pai e mãe.” Torá e Mitsvá se prolongam de ZA e Malchut, que são
chamados “filho e filha” de HB. Yod do nome HaVaYaH, Chochmá,
é pai. He [Hey sem a Yod] é Biná, mãe. Vav é
ZA, filho, e a Hey do fundo, Malchut, é a filha. Esta é a inteira HaVaYaH.
452-456) Felizes são Israel, pois eles sempre se distinguem
nos Mitsvot—quando se sentam, quando caminham, quando se deitam e quando
se levantam.
Israel sempre deveriam ser coroados em Torá e Mitsvot,
para se apegar ao CRIADOR, como está escrito, “E vós que vos apegais ao SENHOR
vosso DEUS estais vivos todo e cada um de vos neste dia.” Qualquer um que se
apegue ao seu FAZEDOR nunca é prejudicado.
Além do mais, dois anjos ministradores acompanham uma
pessoa, um na direita e um na esquerda, como está escrito, “Pois ELE ordenará
SEUS anjos por vós para vos guardar em todos vossos caminhos.” Além do mais, se
ele está sempre em Mitsvot, o CRIADOR aparentemente se torna seu guardião,
como está escrito, “O SENHOR vos guarda.”
O que faz o CRIADOR? ELE pega no anjo que caminha à sua
direita e o coloca diante dele, enquanto ele se encontra no seu lugar, como está
escrito, “O SENHOR é tua sombra na tua mão direita.” E ELE coloca esse anjo,
que está na esquerda, por trás da pessoa, e o CRIADOR na direita e na esquerda,
logo a pessoa é guardada de todos os lados. Quem a pode prejudicar?
Por esta razão, um não deve estar sem Torá e sem Mitsvot
sequer durante uma hora. Na sua casa, o CRIADOR a guarda do exterior, e o
homem do interior.
642) Rabbi Akiva disse, “Desde o dia em que o Templo foi
arruinado, campeões de conselhos foram separados, as visões têm sido
defeituosas, e o coração não existe na totalidade, e todas as coisas seguem a
aparência.
691) Feliz é aquele que se esforça para conhecer nesse
mundo onde estão as almas. Aquele que conhece nele e se esforça para o
conhecer, não há medida para sua sabedoria.
737) Felizes são aqueles que abençoam e santificam seu
MESTRE cada dia com o desejo do coração.