Ki Tavô [Quando Vindes]
Zohar Hadash, Ki Tavô [Quando Vindes]
1) Rabbi Shimon escapou ao deserto de Lod e
se escondeu numa gruta, ele e seu filho, Rabbi Elazar. Um milagre lhes
aconteceu e uma alfarrobeira saiu, e uma fonte de água. Eles comeram dessa alfarrobeira e beberam dessas águas, e Elias viria até eles duas vezes cada dia e os
ensinaria, e ninguém sabia deles.
10) Vinde e vede, um rei que amou seu filho,
embora ele o amaldiçoasse e o ferisse, ele o amava profundamente. Quando mostra
grande cólera, sua misericórdia está sobre ele. Assim é o CRIADOR: embora ELE
amaldiçoasse, SUAS palavras são com amor. Na superfície, elas parecem maldições,
mas elas são grande bem, porque aquelas maldições foram com amor.
18-20) Desde o dia em que o mundo foi criado
o CRIADOR não divulgou SEU poder para que fosse visto no mundo, nem um tempo de
boa vontade, senão a caminho do Egipto. “Onde o haveis visto no Egipto,” no
mesmo caminho e da mesma maneira vos será feito.
Assim que todos os outros lados das nações
do mundo se reúnam sobre Israel, Israel pensarão que nessa altura estarão
perdidos, e que serão vendidos a seus inimigos, como está escrito, “E lá vos
vendereis a vós mesmos.” Lá não escreve, “E vós fostes vendidos,” mas “E vos
vendereis a vós mesmos,” ou seja que vós pensareis nos vossos corações que
haveis sido vendidos. Mas assim não é, como está escrito, “E nenhum homem
comprará,” e não há nenhum que consiga governar sobre vós.
Tudo isso será no fim dos dias, e tudo isso
depende do arrependimento. Aquele que tem um coração buscará e saberá regressar
ao seu MESTRE.
21-22) Rabbi Shimon lhe contou, “Em que
lugar apareceu a redenção de Israel naquelas maldições?” Elias lhe contou, “Vede
e vislumbrai o lugar que é pior que todas as maldições, lá está a revelação do
tempo da redenção.” Ele olhou, vislumbrou, e achou.
37-39) “O fruto da árvore que está no meio
do jardim.” Este é o lugar no qual os espíritos das pessoas estão ocultados, o
lugar chamado “a tesouraria das almas,” e ele está com o CRIADOR. ELE lhes
contou, “Não vos esforçareis para saber como os espíritos se espalham do MEU
precioso Zivug.” As almas nascem de um
Zivug de ZA e Malchut. Por
esta razão, há machos e fêmeas nas almas. É sabido que a luz masculina é
derramada de cima para baixo em GAR, e a luz feminina é derramada
somente de baixo para cima, em VAK. Por esta razão, Adam HaRishon foi ordenado não olhar para a suscitação das almas de Malchut, que
é a árvore no meio do jardim, pois talvez ele se agarrasse às almas masculinas
e ele, também, prolongasse iluminação de Chochmá desse Zivug de cima para baixo na luz masculina, pois o prolongar de Chochmá de
cima para baixo na esquerda sem a direita causa separação de ZA, a linha
média, de Malchut, tal que Malchut
permanece na esquerda sem a direita.
Aprendemos sobre isso, “Se uma mulher
insemina e dá à luz uma criança homem” está escrito, e não, “Abrangendo macho e
fêmea,” como nas almas, nas quais cada alma consiste de macho e fêmea. É como é
feito no mundo, onde neste mundo os machos e fêmeas não se conjuntam como eles
saíram no alto, nas almas que emergem de ZON, que
saem em pares—macho e fêmea juntos.
Por esta razão, pares não saem neste mundo,
também, uma vez que Adam
HaRishon e seu Zivug pecaram diante do CRIADOR. Por esta razão, quando as almas saem de
cima e descem para este mundo, os machos abandonam as fêmeas até que o CRIADOR
os deseje reunir.