VaEtchánan [Eu Apelei]
1-2) Quão poderosa é a força da Torá, e superior
é ela a todas as coisas. Qualquer um que se envolva na Torá não teme superiores
ou inferiores, e não teme maus acontecimentos no mundo porque ele se agarra à árvore
da vida, a Torá, e come dela cada dia.
A Torá ensina a uma pessoa a caminhar no
caminho da verdade. Ela ensina-lhe conselho a como se arrepender diante de seu
MESTRE, e até se ela for sentenciada à morte, tudo é cancelado e parte dela, e
não permanece sobre ela. Deste modo, nos devemos envolver na Torá dia e noite,
e nunca partir dela, como está escrito, “E vós meditareis lá dia e noite.” Se
ele remove a Torá de si mesmo ou parte dela, é como ele tivesse partido da vida.
8-9) Quando uma pessoa se levanta de sua
cama para se envolver na Torá, um arauto chama por ela e diz, “Eis, abençoai o
SENHOR todos os servos do SENHOR que se encontram na casa do SENHOR nas noites.”
De manhã, quando ela se encontra em oração diante de seu MESTRE, esse arauto chama-a
e diz, “EU vos dei caminhos entre aqueles que estão de pé.”
Depois dele concluir sua oração com favor
diante de seu MESTRE, ele deve devotar sua alma com o desejo do coração a Malchut. Há
vários conselhos para uma pessoa em todas as coisas. Quando ela está em oração,
todas essas palavras que um profere da sua boca nessa oração sobem e rompem
ares e firmamentos até que elas alcancem o lugar que elas alcançam e coroam a
cabeça do rei, que faz uma coroa delas.
32) Em todas as acções de um, ele deve ver o
CRIADOR diante dele. Qualquer um que caminhe pela estrada, que teme ladrões,
deve apontar para três coisas—um presente, uma oração e uma guerra—como fez Jacó
quando ele temeu Esau. Contudo, a coisa mais importante deles é a oração. Mas
embora a oração seja o mais importante, dois de três amigos se envolvendo na
Torá é o mais importante de tudo, pois eles não temem ladrões porque a Torá está
conectada a eles, pois eles estão envolvidos na Torá.
35) O CRIADOR está destinado a abrir os olhos, pois nunca houveram sabedorias que
vislumbrassem a sabedoria superior e alcançassem aquilo que não alcançaram neste
mundo. Felizes são os justos, pois Eles são recompensados com essa sabedoria,
pois não há sabedoria como aquela sabedoria, nem saber como aquele saber, nem adesão como
aquela adesão.
47) Aquele que ama o rei faz uma grande Chésed [graciosidade/amabilidade]. Ele faz Chésed com todos. Uma Chésed maior é chamada “uma verdadeira Chésed,” quando ele não deseja recompensa
pelas suas obras, mas trabalha somente pelo amor ao rei, a quem ele ama
afectuosamente. Por esta razão, Chésed depende
do amor ao rei, que é porque ele é chamado “Abraão, que ME ama,” pois por ele O
amar afectuosamente, ele multiplicou Chésed no
mundo.
62) Quando uma pessoa vem para unificar o
nome do CRIADOR, todos os exércitos dos céus se encontram alinhados para serem
todos incluídos nessa unificação, de se encontrarem em um, em uma unificação.
Eles são todos adequadamente corrigidos nas suas correcções através dessa
unificação.
69-70) É um mandamento [Mitsvá] amar.
O amor ao CRIADOR significa que um O deve amar com grande amor, como Abraão
fez, que amava o CRIADOR com um grande amor e devotou seu corpo e alma a ELE.
Disto aprendemos que aquele que ama o CRIADOR mantém dez proferimentos, dez Sefirot,
acima e abaixo. Por esta razão, todas essas dez provações pelas quais Abraão
foi tentado em todas elas correspondem aos dez proferimentos porque cada provação
é um proferimento, uma Sefirá, um proferimento pelo qual ele foi
tentado e teve sucesso.
Por esta razão, há dez provações face às dez
Sefirot, e Abraão teve sucesso em todas elas porque ele estava atado e
agarrado à direita do CRIADOR, que é chamada “grande amor,” Chésed de ZA. Ela é chamada “grande
amor,” porque aquele que se encontra neste amor está atado ao mundo superior,
que é ZA.
Um amor interminável é o mundo inferior, Malchut, à
qual o amor ao CRIADOR está atado. Tudo—grande amor, amor interminável—são um
sem separação entre eles. O amor transcende todas as obras no mundo. Com amor,
o nome do CRIADOR é glorificado e abençoado mais que qualquer coisa.
138) Desde o dia em que Israel foram
exilados de sua terra não houve alegria diante do CRIADOR, e tudo é por causa
do amor que o CRIADOR os amou, como está escrito, “’EU vos amei,’ disse o
SENHOR.” É por isso que está escrito, “E vós amareis o SENHOR vosso DEUS.” “E vós
amareis” significa que um se deve conectar a ELE com amor sublime, que qualquer
obra que um deva fazer pelo CRIADOR deve ser feita com amor, pois não há obra
como o amor ao CRIADOR.
139) Nada é mais favorável aos olhos do
CRIADOR que aquele que O ama adequadamente, como está escrito, “Com todo o teu
coração.” O que “Com todo” significa? Deveria dizer “Com todo teu coração,” bem
como “Com toda tua alma,” e “Com toda a tua força; o que é “Com todo o teu
coração”? Isso vem para incluir ambos os corações—um bom e um mau. “Com toda
tua alma” significa com duas almas—uma boa e uma má. “Com toda a tua força”
significa quer chegue um à riqueza pela herança ou se ele a mereceu.
140-141) Aquele que ama o CRIADOR é coroado
com Chésed [graciosidade/misericórdia]
de todos os lados, faz Chésed a
todos, e não se preocupa com seu corpo ou meio. Como o sabemos? De Abraão, que
devido ao seu amor pelo seu FAZEDOR, não cuidava de seu coração, de sua alma,
ou de seu meio.
“Do seu coração” significa que Abraão não
zelava pela sua própria vontade pelo seu amor ao seu MESTRE. “De sua alma” significa
que ele não tinha misericórdia de seu filho e esposa pelo seu amor ao seu
MESTRE. “Do seu meio” significa que ele se encontrou numa encruzilhada e
ofereceu alimento ao mundo inteiro. Esta é a razão pela qual ele foi coroado
com uma coroa da Sefirá Chésed, como
está escrito, “Misericórdia de Abraão.”
Aquele que está atado com o amor ao seu
MESTRE é recompensado com ele, e além do mais, todos os mundos são abençoados
por ele. Este é o sentido daquilo que está escrito, “E VOSSOS pios VOS abençoarão.”
Não o pronunciais “VOS abençoarão,” mas “Abençoarão Kóch,” uma vez que
os pios, aqueles que foram recompensados com a Sefirá de Chésed, Abençoarão a Divindade, que é chamada Kóch. Logo, até a
Divindade é abençoada devido a eles.
144) Felizes são aqueles em quem o amor ao
seu MESTRE se segurou. Não há medida para a proporção daqueles naquele mundo.
145-147) Os justos têm várias secções acima
de secções nesse mundo. A mais alta entre essas secções é que aquela a quem o
amor é seu MESTRE está conectado, dado que sua secção se ata ao palácio que
sobe acima de todos devido a isso, o CRIADOR é coroado com amor.
Este palácio, mais alto de todos, é chamado “amor,”
e todas as coisas se apoiam sobre o amor, como está escrito, “Muitas águas não conseguem
extinguir o amor.” Tudo se apoia sobre o amor porque o sagrado nome, HaVaYaH,
assim é. A ponta superior, Kéter de Yod de HaVaYaH, Chochmá, nunca parte dela porque a Kéter está sobre ela com amor, e nunca parte
dela. A letra Hey de HaVaYaH é Biná, da
qual a Yod, Chochmá, nunca parte e eles estão sempre e juntos em amor, nunca partindo
um do outro. Similarmente é Hey de HaVaYaH, como
está escrito, “E um rio sai do Éden,” onde o rio, Biná, sai do Éden, Chochmá. Biná sempre sai de Chochmá, e elas para
sempre se apegam com amor.
Quando Vav-Hey, Zeir Anpin e Malchut, se apegam um ao
outro, eles se apegam juntos em amor, o noivo e a noiva, cujo caminho é sempre
amor. Sucede-se que a Yod com a primeira Hey, a primeira Hey com Vav, e Vav
com a última Hey sempre se conectam uma à
outra com amor, e tudo é chamado “amor. “ Assim aquele que ama o REI se torna
atado a esse amor, e é por isso que está escrito, “E amareis o SENHOR vosso DEUS.”
150-151) A inclinação do mal, a que se
parece? Quando ela vem para se conectar a uma pessoa, ela é como o ferro que é
colocado no fogo. Assim que é aquecido, ele retorna a ser inteiramente como o
fogo.
Quando a inclinação do mal vem para se conectar com uma pessoa, é como uma
pessoa que vê a abertura e vê que não há ninguém no lar para a impedir. Ela
entra na casa e se torna convidada lá, e ela vê que não há nenhum que a impeça
de dali partir e ir ao seu caminho. Uma vez que ao ela entrar na casa e não
haver ninguém que a impedisse, ela se tornou nomeada sobre a casa e se tornou
senhoria da casa, até que ela descobrisse que o todo da casa estava na sua
posse.
197) A quantidade de prazer é de acordo com
a quantidade da vontade de receber. Contudo, ela deve ser endireitada e para
que seja limitada a receber em prol de doar, e isto é feito pelas luzes de Biná porque
a vontade de receber será corrigida e endireitada para a recepção ser em prol
de doar, e então a vontade de receber não será corrompida como anteriormente.
Com isso ela é curada de todas as maculas que estavam nela.
Zohar Hadash, VaEtchánan [Eu Apelei]
11-13) A palavra Echád [um] em “Shemá
Ysrael [Escutai Ó Israel].”
A Dalet de Echád é mais alta e maior que as outras letras. Similarmente,
a Reish de Achér [outro]
é maior que as outras letras, para fazer uma distinção de modo a não substituir
o alto e sagrado, DEUS UNO, e incluir o outro lado com ELE, outro DEUS. O sinal é
que Ayin Dalet em “Escutai Ó Israel” são grandes: a Ayin de Shemá [escutai], e a Dalet de Echád são as letras Ed [testemunha] implicando a
necessidade de testemunhar um testemunho ao segredo dos segredos, para suscitar
uma medida para medir a fé. Aquele que conhece esse segredo conhece o segredo
de seu MESTRE e herda dois mundos—este mundo e o mundo vindouro. Também, a
medida é chamada “a linha de medição.”
Isto foi dado aos altos e sagrados sábios
que conhecem o sentido de seu MESTRE e se esforçam na SUA glória. Isto não foi
dado aos ímpios do mundo que não conhecem e não cuidam da glória de seu mestre.
Aqueles verdadeiros justos, de quem o sentido da fé superior depende, foram
permitidos conhecer e olhar porque eles não se desviam nem para a direita nem
para a esquerda, mas se seguram à linha média.
93) Aquele que conhece o sentido da
sabedoria consegue alcançar e fazer méritos de todos os lados até que ele
conheça os segredos superiores, os segredos de seu MESTRE, os segredos da
sabedoria para conhecer e alcançar. Aquele que conhece e considera, feliz é ele
neste mundo e no mundo vindouro porque essa regra corrigirá as pernas do homem
para entrar na presença do rei e caminhar num trilho directo. Feliz é ele neste
mundo e feliz é ele no mundo vindouro.