Pinehás
2) Qualquer um que se envolva na Torá neste
mundo é recompensado com vários portões lhe serem abertos a ele, várias luzes
para esse mundo. Assim, quando ele falece deste mundo, a Torá caminha diante
dele e vai para todos os guardiões de portões, declara e diz, “Abram os portões
deixem o justo gentio entrar, disponham uma cadeira para fulano, o servo do
REI,” pois não há alegria para o CRIADOR senão naquele que se envolve na Torá. É
tanto quanto o mais com um homem que desperta à noite para se envolver na Torá,
pois todos os justos no Jardim do Éden escutam sua voz e o CRIADOR está entre
eles.
91) Um homem que habita numa cidade onde há
más pessoas, e não consegue manter os Mitsvot da Torá, e não
tem sucesso na Torá muda seu lugar, se desenraíza a si mesmo de lá, e se
enraíza num lugar onde boas pessoas com Torá e com Mitsvot habitem. A Torá
é chamada “uma árvore,” como está escrito, “Ela é uma árvore da vida para
aqueles que a seguram.” Também, o homem é uma árvore, como está escrito, “Pois
o homem é a árvore do campo.” Os Mitsvot na Torá são como frutos, e está escrito
sobre isso, “Somente as árvores das quais vós sabeis que não são árvores de
alimento, a elas deveis destruir e cortar,” destruir deste mundo e cortar do
mundo vindouro. É por isso que ele se deve desenraizar a si mesmo do lugar onde
há ímpios, pois ele não será capaz de ter sucesso na Torá e Mitsvot lá. Ele se plantará a si mesmo noutro lugar, entre os justos, e terá
sucesso na Torá e Mitsvot.
109-111) Os
justos são certamente apanhados pelas iniquidades da geração, mas os justos são
apanhados pelas enfermidades ou males para expiar pelas iniquidades do mundo,
pois então todas as iniquidades da geração são perdoadas, e com isso o lado de Kedushá
sobe e o Sitra Achra se rende.
Como sabemos
tudo isso? De todos os órgãos do corpo. Quando todos os órgãos estão em apuros,
e uma grande enfermidade repousa sobre eles, eles precisam de golpear um órgão
para que todos sejam curados. E que órgão é golpeado? O braço. O braço é
golpeado, sangue é drenado dele, e então há curativo para todos os órgãos do
corpo.
Assim são as
pessoas—elas são órgãos umas das outras. Quando o CRIADOR deseja dar curativo
ao mundo, ELE golpeia um justo entre elas com doenças e aflições, e através
dele, ELE dá curativo a todos. Como o sabemos? Está escrito, “E ele foi ferido
devido a nossas transgressões, oprimido por causa de nossas iniquidades ... e pelos seus ferimentos somos nós curados.” “Seus ferimentos”
significa derramamento de sangue, como um deixa sair o sangue de um braço, pois
através desse ferimento somos nós curados; isso é curativo para nós, para todos
os órgãos do corpo. ELE nunca golpeia os justos, senão para curar uma geração e
para expiar pelas suas iniquidades.
118) Ó como são Israel amados pelo CRIADOR.
Sua alegria e seus louvores são somente sobre ELE, pois assim aprendemos—que
qualquer alegria de Israel na qual não incluam o CRIADOR não é alegria.
143-145) Um
dia, um sábio das nações chegou a Rabbi Eliezer e disse
para ele, “Homem velho, homem velho, três perguntas te gostaria de fazer:
“Uma: Vós dizeis que outro Templo será
construído para vós, mas pode haver construção somente duas vezes, um primeiro
Templo e um segundo Templo que estão escritos. Não encontrareis um terceiro
Templo na Torá. Aqueles que já foram para construírem já foram construídos, e
nunca há mais nisso, pois o escrito os chamou ‘As duas casas de Israel.’ Também,
está escrito sobre o segundo Templo, ‘A glória dessa última casa será maior que
a primeira.’
“Também, dizeis que sois mais próximos do
ALTO REI que todas as outras nações. Aquele que é mais próximo do REI está
sempre feliz, sem mágoa, temor ou apuros. Mas vós estais sempre aflitos, em
apuros e mais tristeza que todas as outras pessoas no mundo. Nós, contudo,
nenhuma aflição, apuros, ou mágoa caem sobre nós de todo. Logo, nós somos mais
próximos do ALTO REI e vós sois longínquos DELE, e é por isso que tendes
tristeza, apuros, pesar e mágoa, que nós não temos.
E também, vós não comeis carcaça ou não
kosher para que sejais saudáveis e vosso corpo seja saudável. Nós comemos o que
nos apetece e somos robustos em força e somos robustos em saúde, e todos nossos
órgãos existem. Vós, que não comeis, sois todos fracos de más enfermidades e
mais quebrados que todas as outras nações. Vós sois um povo a quem o CRIADOR
odeia de toda a maneira. Homem velho, homem velho, não me contais nada pois eu
não vos escutarei ou receberei de vós.” Rabbi Eliezer levantou seus olhos,
olhou para ele e o tornou numa pilha de ossos.
152) Israel foram feitos pelo CRIADOR, o
coração do mundo inteiro. Assim, são Israel entre as nações, como um coração
entre os órgãos. E como os órgãos do corpo não conseguem existir sequer um
minuto sem o coração, todas as outras nações não conseguem existir no mundo sem
Israel. E assim é Jerusalém entre o resto dos países, como um coração entre os órgãos.
Assim, ela está no meio do mundo, como um coração, que está no meio dos órgãos.
187) A inclinação do mal foi dada a cada
pessoa para que ela a possa conquistar e montar sobre ela. Toda a plenitude vem
através da inclinação do mal, se ela a conquistar, como está escrito, “Como
todo o vosso coração,” significando com ambas vossas inclinações—a boa inclinação
e a má inclinação. Sucede-se que se ele for recompensado e montar sobre a
inclinação do mal, ele é recompensado.
Está escrito, “Quem é poderoso? Aquele que
conquista sua inclinação.” Se ele a conquistar, ele é recompensado com toda a
plenitude. Aquele que é recompensado com a conquistar a uma certa medida, a
inclinação do mal torna-se para ele como um asno para montar, e a inclinação do
mal nunca mais o volta a afligir.
Então a inclinação do mal torna-se para eles
um asno [Hebraico: Chámor], uma vez que Chómer [matéria/substância]
tem as letras de Chámor, como está escrito sobre Abraão, “E [Abraão] albardou seu asno,” um pobre
montando um asno. Isto assim é pois eles foram recompensados com conquistar a
inclinação do mal até que ela se tornou para eles um asno para montar para trazê-los
à plenitude.
442) Os amigos
choraram e disseram, “Ai Rabbi Shimon, quando partes do mundo, quem divulgará
tamanhos profundos e escondidos segredos, que não foram escutados desde os dias
do Rei Salomão até então? Feliz é a geração que escuta estas palavras; feliz é
a geração na qual te encontrais; ai de uma geração que fez órfão.”
500) Uma vez foi dito, “Façamos o homem à
nossa imagem segundo nossa semelhança,” porque diz posteriormente, “E DEUS criou
o homem na SUA própria imagem”? ELE
questionou aos anjos sobre a criação do homem. Alguns deles disseram, “Deixai-o
ser criado,” e alguns deles disseram, “Não o deixais ser criado.” O CRIADOR o
criou, como está escrito, “E DEUS criou o homem na SUA própria imagem.” Logo, ele não uma
porção nele dos anjos, e ele não foi feito na sua forma, mas na forma do rei,
na SUA imagem e segundo SUA semelhança, que é somente a imagem da semelhança do
SEU padrão.
504) Feliz é
aquele que se esforça no último exílio para conhecer a Divindade, para a honrar
em todos os Mitsvot, e para sofrer por ela várias aflições, como está
escrito, “A recompensa da noiva é aflição e tristeza,” isto é, “De acordo com
a tristeza, assim é a recompensa,” como está escrito, “E ele repousou nesse
lugar.” Vayishkáv [e ele repousou] tem as letras de VeYésh [e há] Chaf-Bet [22], pois há 22 letras da
Torá, ou seja que ele é completo na Torá, a Divindade repousa com ele.
546) Os amigos
disseram, “Se a Torá não fosse dada no Monte Sinai, mas o CRIADOR dissesse, ‘Aqui
está Rabbi Shimon para vos dar MINHA Torá e MEUS segredos,’ isso seria
suficiente para o mundo. Ai, quando partes do mundo, quem acenderá a vela da
Torá? Tudo se escurecerá depois desse dia, pois até à chegada do rei Messias, não
haverá uma geração como essa geração na qual Rabbi Shimon se encontra..”
709) Moisés disse, “Estas palavras não são
claras e precisam de ser explicadas para os amigos, pois aquele que fecha
diante deles os segredos da Torá os magoa. Aos ímpios, as luzes dos segredos
se tornam trevas para eles.
Isto é como dinheiro oculto. Pois aquele que
cava até que o ache, e ele não lhe pertença, ele torna sua mente em trevas e
escuridão. Mas para aquele que lhe pertence, ele brilha. Esta é a razão pela
qual um deve revelar os segredos escondidos da Torá aos amigos.”
858) O Ein Sof é chamado “sábio em todos os tipos de sabedorias, entendedor em
todos os tipos de entendimentos, devoto em todos os tipos de Chasadim
[misericórdias], poderoso em todos os tipos de acções poderosas, um conselho em
todos os tipos de conselhos, justo em todos os tipos de rectidão, e rei em todos
os tipos de realezas até de Ein Sof [infinito]
e incomensuravelmente.”