Hukat [O Estatuto]
1) “Este é o
estatuto da lei.” “E esta é a lei que Moisés dispôs diante dos filhos de Israel.”
Estas são as palavras da Torá. Elas são superiores, elas são doces, como está
escrito, “Elas são mais desejáveis que o ouro, sim, que muito ouro fino, e mais
doces que o mel.” Aquele que se envolve na Torá, é como se ele se encontrasse
no Monte Sinai cada dia e recebesse a Torá, como está escrito, “Neste dia vos
tornaste um povo.”
27-29) “Quem envia nascentes nos rios ... elas dão
de beber a todos os animais de meus campos.” Disse o Rei David nestes
versículos no espírito da santidade e eles devem ser considerados. Quando a Chochmá
superior bateu nas suas gravuras, quando os HB
superiores acasalaram, embora a Chochmá superior
seja a mais escondida de todas aquelas que são escondidas, dado que a Yod
não sai do Avir nos HB
superiores, que são AVI superiores, ela é uma abertura da qual um rio se
estica. Ele está cheio de altos portões, que são Biná,
YESHSUT,
em quem a Yod sai do Avir e Chochmá
e Chasadim fluem para fora deles.
Ele comparou
esta questão dos AVI superiores e YESHSUT a uma fonte e um recurso de água que
preenche um grande lago do qual nascentes, rios e fluxos se prolongam para a
direita e para a esquerda. Similarmente, AVI e YESHSUT são para um fino que é desconhecido,
no Zivug de Yesodot [plural de Yesod] de AVI superiores, que são
desconhecidos, em quem a Yod não sai do Avir. Esse
rio se estica, se esticando fora do Éden, Biná, que
saiu da Rosh AA no tempo de Katnut e
regressou a Rosh AA no tempo de Gadlut.
Através desta
saída e entrada, ela enche esse profundo rio, YESHSUT, como o grande lago de água que é
enchido pela fonte e origem, que são AVI superiores. De lá, nascentes e
fluxos se prolongam até ZA e Malchut, e
são enchidos ela com Chochmá
e Chasadim,
como está escrito, “Quem envia nascentes nos rios.” Estes
são os altos e sagrados rios de ZA, o puro dióspiro, ar puro que CHGT de ZA recebem, o puro dióspiro de AVI superiores.
Está escrito, “Eles andam entre as montanhas,” CHGT de
ZA, que são chamados “montanhas,” e de quem Malchut recebe.
Também, ZA e Malchut ambos bebem dessa nascente do sagrado rio
superior que se estica fora, que é YESHSUT.
Assim que ZA e Malchut tenham bebido,
“Eles dão de beber a todos os animais de meus campos,” como está escrito, “E de
lá partiram e se tornaram quatro cabeças.” Estas quatro cabeças são “Todos os
animais de meus campos,” que são quatro animais, boi, águia, leão e homem, que
são a Merkavá [estrutura/carruagem] de Malchut.
Eles são o todo dos acampamentos e exércitos em BYA.
57) Justos,
que são recompensados com estarem anexos ao feixe da vida, Yesod de
ZA, são recompensados com ver a glória do alto e sagrado REI, como está
escrito, “Para vislumbrar a agradabilidade do SENHOR, e visitar SEU palácio.”
Sua abadia é mais alta que todos os sagrados anjos e todos seus graus, dado que
nem superior nem inferior são recompensados com ver esse alto lugar, como está
escrito, “Nem o olho viu um DEUS além de VÓS,” que é o Éden superior.
61) Melhor
de todos é aquele que vem para este mundo e não parte do CRIADOR, que não está
revelado, e cuja toda e cada palavra é em humildade. Este é um pio digno,
que observa os Mitsvot da Torá e os mantém, e se envolve na Torá dia e
noite. Ele une e desfruta de um alto mais alto que de todas as pessoas, e todos
ardem de olhar na Hupá [dossel] deste.
68) Felizes são os justos neste mundo e
no mundo vindouro. E embora eles estejam noutro lugar, no outro, mundo
superior, seu mérito permanece neste mundo para todas as gerações. Quando
Israel se arrependem diante do CRIADOR e são sentenciados a um decreto, o
CRIADOR convoca os justos que se encontram diante DELE no alto e os informa, e
eles revogam esse decreto, e o CRIADOR tem piedade de Israel. Felizes são os
justos, de quem se diz, “E o SENHOR sempre vos guiará.”
78) Disto
aprendemos que qualquer um que deseje evocar coisas do alto—num acto ou numa
palavra—se esse acto ou essa palavra não forem adequadamente feitos, nada é
evocado. Todas as pessoas no mundo vão para a casa da assembleia para
evocar uma questão no alto, mas poucos são aqueles que sabem como evocar. O
CRIADOR está próximo daqueles que sabem como O chamar e evocar uma questão
adequadamente. Mas se eles não sabem como O evocar, ELE não está próximo, como
está escrito, “O SENHOR está próximo de todos aqueles que O evocam, de todos
aqueles que O evocam em verdade.” “Em verdade” significa que eles sabem como
evocar adequadamente uma verdadeira questão. Assim é com todas as coisas.
81-83) Qualquer
um que saiba como dispor adequadamente um acto, e adequadamente disponha palavras, é certo que elas despertam o CRIADOR para prolongar altas e rectas
questões. Se não, ele não as reconcilia. Assim, o mundo inteiro sabe como
ordenar o acto e dispor as palavras. Qual é a importância do justo, que conhece
a raiz da obra e da acção, que sabe como direccionar o coração e vontade mais
que todos aqueles outros que não sabem assim tanto?
Aqueles que não
conhecem a raiz do acto assim tanto, mas somente uma ordem e nada mais, puxam
para eles uma atracção por trás dos ombros do CRIADOR, ou seja que sua oração
não voa no ar, que é chamada “Providência.” Isto é, ela é a Providência da
face, e eles são dignos somente de “por trás dos ombros.”
Aqueles que
sabem como direccionar o coração e desejo encontram bênçãos do lugar do
pensamento, Chochmá, e saem em todos os baús e raízes dos graus
adequadamente, como deve ser, até que os superiores e inferiores sejam
abençoados, e o sagrado nome superior seja abençoado por eles. Felizes são eles
porque o CRIADOR está próximo deles e está diante deles. Quando eles O chamam,
ELE está pronto para eles. E quando eles estão em apuros, ELE está com eles.
ELE os respeita neste mundo e no mundo vindouro, como está escrito, “Porque ele
ME amou, logo EU o libertarei; EU o colocarei no alto, pois ele conheceu MEU
nome.”
Zohar
Hadash, Hukat [O Estatuto]
11-12)
Quão forte é o arrependimento, superior a todas as coisas. Quando uma pessoa se
arrepende diante de seu MESTRE, o poço das águas vivas, Malchut, é preenchida e suas fontes fluem
para todos os lados, e uma vara se prolonga a todos em 12 portões, para regar
pequenos animais com os grandes, que são as 12 tribos chamadas “leão e lobo,”
os grandes animais, e “cordeiro e cabrito,” que são pequenos animais.
Quando
Israel se arrependeram eles disseram os salmos. Aqueles sete graus que eles
devolveram os trouxeram de volta com seus salmos e elevaram o poço superior, Malchut, até Biná, dado que de Malchut até Biná estão sete graus. A
serpente partiu do mundo, como está escrito, “Então cantarão Israel ... ‘Nascei
para cima, Ó poço,’ responderam para ele,” dado que o poço, Malchut, subiu para acima até Biná e a mãe inferior, Malchut, conectou-se à superior, Biná.
60)
“E os filhos de Israel suspiraram.” Quando eles viram o trabalho duro, até que
a aliança superior fosse mencionada a eles e a Ima superior, Biná, despertasse em
misericórdia por seus filhos, como está escrito, “e seu choro subiu até DEUS,” Ima
superior—em cujas mãos está toda a liberdade—e abriu para Israel as portas
superiores, que são 50 portões, os trazendo para fora de lá, e a Ima inferior,
Malchut, foi preenchida de
misericórdia por eles. Então Moisés saiu para o mundo, nomeou, um pai, para
pastar Israel na Torá
102-103)
O amor de Tzedek [justiça], dado que Tzedek, Malchut, é TEU amor, um amor pequeno. Isto
assim é porque Malchut é chamada “pequeno
amor,” e quando ela se une com ZA no alto, em Chasadim, ela se torna grande,
dado que Chésed é chamada “grande
amor.” Também, ZA é grande ao se conectar com ela, como está escrito,
“Grande é o SENHOR e grandemente glorificado na cidade de nosso DEUS,” quando
ELE está conectado a Malchut, que é chamada “A
cidade do nosso DEUS.” Para isto, a rainha o puxa com estas palavras de amor.
“Contai-me
aquele a quem minha alma ama.” Significa isto que VÓS, em quem está todo o amor
de minha alma, se VÓS não vos conectares comigo, como alimentareis VÓS o
mundo? Como vos libertareis da profundeza superior, de Biná, por vós e pelos
outros? Afinal, as bênçãos do alto estão presentes somente num lugar de macho e
fêmea.
107-108) “Quão bom e quão agradável é que
irmãos também morem juntos.” Morarem juntos significa conexão do irmão, Zeir
Anpin, com Tzedek [justiça], Malchut. “Também” vem para incluir Israel, que são a Merkavá [carruagem/assembleia] para esta unificação. Foi por isso que ela
lhe disse, “Como vos alimentareis, como descansareis estas manadas de Jacó? “Óleo
de alegria de teus amigos” são os pais superiores que se juntaram dentro de vós
primeiro.
Israel são irmãos e amigos de ZA, o
ungindo com o óleo da alegria sobre suas cabeças nas suas orações. O óleo da
alegria são esses 12 rios de puro dióspiro que iluminam nela, das 12 Behinot
em ZA. Então há alegria nos mundos, desejo
nos mundos, e a cólera parte do mundo.
111)
Não há alegria diante DELE de todas SUAS Merkavot [carruagens/assembleias]
como a alegria das almas dos justos que são próximos DELE.
119-121)
“Escutai, filha, e vede.” “Escutai,” uma vez que escutar depende de vós, pois
quando Israel regressam em arrependimento diante de MIM, “Escutar,” trás suas
orações diante de MIM, pois a porta para todas as coisas está em vós. EU a
coloquei nas vossas mãos para conduzir o mundo inferior, daí, “Escutai, filha,
e vede,” pois vós sois o espelho de todas as coisas, uma vez que a Chochmá, chamada “espelho,”
aparece somente em Malchut. Por esta razão, vós
sois chamada “Um poço para os vivos verem.” Logo, deveis pedir pelas acções das
pessoas do mundo cada dia, para dar a cada pessoa de acordo com suas obras.
Quando
o CRIADOR criou o mundo, ELE colocou SEU palácio nas mãos da rainha para zelar
pelo mundo. Quando as pessoas do mundo são dignas, alegria é somada acima.
“Dai
ouvidos para receber a oração de cada um.” Assim fez ela bem como com todas as
orações, para trazer a coroa ao justo, Yesod,
uma vez que todas as orações são para trazer a coroa ao justo. Estas são as
formas de MAN sobre as quais o justo derramará MAD.
131)
Nos dias do Messias, o conhecimento será renovado no mundo e a Torá iluminará diante
de todos, pois está escrito, “Todos eles ME conhecerão do menor entre eles ao
maior deles.”
139)
O CRIADOR está destinado a revelar a sabedoria celeste, que é a existência de
todos os mundos, a SEUS filhos, quando o conhecimento despertar no mundo,
quando todo e cada um de Israel alcançar realização da Chochmá superior, que é o
sentido do nome do CRIADOR. Este é um benefício que nunca pára, para todo o
sempre.