Ekév [Porque]
1) Cada
prazer que uma pessoa desfruta do CRIADOR, se ela abençoar por ele, ela
eleva esse prazer com a meta de abençoar MAN até Malchut. Com isso, ZA e Malchut
sobem até Biná,
onde eles recebem Mochin e Kelim dos quais a abundância desce até
todos os mundos, e pela qual o CRIADOR deleita o homem.
7) O CRIADOR deseja aqueles que O abençoam
e SEU desejo é pela bênção abaixo porque essa bênção sobe e brilha pela
vela que não brilha, a Malchut, fortalecendo-a
com uma grande força para subir até ZA para um Zivug. Está escrito sobre isso, “EU honrarei aqueles que ME honram,” se
referindo a aqueles que honram o CRIADOR.
8) O segredo dos segredos para aqueles
que conhecem a sabedoria de seu MESTRE—conhecer o segredo das bênçãos sobre
os Mitsvot [mandamentos] da Torá e sobre todos os prazeres e deleites deste
mundo—é conceder bênçãos de cima para baixo.
12) Uma vez que as Masachim [telas] que separam as metades dos
graus, entre KCHB, e Biná e TM de cada grau, são consideradas portas. Sem
elas não seria possível que o inferior subisse ao superior, dado que
a inteira ascensão do inferior até ao superior é somente porque Biná e TM
do superior caíram até ao inferior e se agarraram a ele.
Por esta razão, quando eles regressam ao seu grau no superior, eles
levam o inferior junto com eles. E uma vez que essa queda é feita através da Masach,
que é a conexão de Malchut em Biná, e a
ascensão de Biná e ZON é feita através de furar a Masach, através da
descida de Malchut de Biná, a Masach é aquela que abençoa as metas na bênção—na
palavra “Abençoado”—para prolongar o nome das 42 letras, as Masachim se
abrem e furam, ou seja as portas em cada grau, para elevar o inferior ao
superior. Nessa altura a benção sobe de Biná e TM
no fim dos graus através das portas de todos os graus até que ela chegue a Malchut
de Atzilut, uma vez que todas elas se abrem e a benção sobe através
delas até que chegue a Malchut de Atzilut.
22) Há três Behinot [discernmentos]: ajoelhar,
dobrar, e fortalecer.
1.
Ajoelhar é o
dobrar dos joelhos com sua cabeça para cima. Isso significa carência de GAR
porque o dobrar de dos joelhos é anulação de NCHY de Kelim, e aquele que carece de NCHY de Kelim, carece de GAR de
luzes devido à relação inversa entre luzes e vasos. O fortalecimento até à
cabeça indica desejo de receber Chochmá, que é
esse ajoelhar que ajoelhamos na palavra “Abençoado,” Malchut, indicando que Malchut necessita de Chochmá
pois é por isso que
a cabeça é mantida recta, mostrando que ela é desprovida de Chochmá. Assim, são os joelhos dobrados, mostrando que
não há GAR lá.
2.
Dobrar da
cabeça indica somente que ele não necessita de Chochmá, mas Chésed,
pois ele deseja misericórdia. É por isso que ele dobra sua cabeça, que são Kelim
de GAR. É a linha direita de ZA, que recebe de AVI e
não deseja Chochmá mas Chasadim, e é por isso
que nos dobramos na palavra “VÓS,” linha direita.
3.
Fortalecer é
quando todas as três partes do corpo, CHBD, CHGT, NCHY, são rectas. Isso indica que ele tem Chochmá e Chasadim juntas, assim sua cabeça é
mantida recta e seus e seus joelhos são rectos. Esta é a linha média, Tiféret. É por isso que nos fortalecemos na palavra HaVaYaH, linha média, que
inclui todas as coisas.