Balaque
7) Devemos prestar atenção à fé do CRIADOR, cuja
toda a palavra é verdadeira e grande fé.
As palavras de um homem são pequenas, e
todas suas palavras são transitórias, pois ele mesmo é tão transitório como uma
sombra passageira. Mas arrependimento, oração, e boas acções com muitas lágrimas
são sagradas porque o grande, o superior sobre o mundo inteiro, brilha SUA luz
e restringe SUA Kedushá
para o homem fazer SUA vontade.
187) Três são chamadas oração:
1)
Uma oração por Moisés o homem
de DEUS. Esta é uma oração que não há nenhuma como ela noutra pessoa.
2)
Uma oração por David. Esta é
uma oração da qual não há nenhuma outra há como ela noutro rei.
3)
Uma oração pelo pobre.
De essas três, a mais importante é a oração
pelo pobre. Esta oração precede à oração de Moisés, precede à oração de David,
e precede a todas as outras orações no mundo.
188) O pobre é de coração quebrado. Está
escrito, “O SENHOR está próximo dos de coração quebrado.” O pobre sempre
discute com o CRIADOR, e o CRIADOR escuta e ouve suas palavras. Quando o pobre
orou sua oração, ELE abre todas as janelas do firmamento e todas as outras orações
que sobem, o pobre de coração quebrado as empurra para longe. Está escrito, “Uma
oração pelo pobre, pois ele embrulhará.” Deveria dizer, “Pois ele se embrulhará
a si mesmo”; o que é, “Pois ele embrulhará”? Ele causa atraso, atrasando todas
as orações no mundo, que não entram até que sua oração entre. Embrulhar
significa atrasar.
190) Todos os exércitos dos céus se
questionam uns aos outros, “O que faz o CRIADOR? No que se esforça ELE?”
Lhes é dito, ELE unifica em paixão com SEUS Kelim,
com os de coração quebrado. Nenhum deles sabe o que é feito com a oração do
pobre e com todos seus queixumes, pois não há paixão para o pobre senão quando
ele verte lágrimas em queixumes diante do sagrado rei, e não há paixão para o
CRIADOR senão quando ELE as aceita e elas são derramadas diante DELE. Esta é
uma oração que causa atraso e paragem a todas as orações no mundo.
192) Aquele que ora sua oração se deve fazer
a si mesmo pobre para que sua oração entre no meio das orações de todos os
pobres, pois todos os guardas dos portões não deixam qualquer oração no mundo
entrar como eles deixam à oração dos pobres, pois elas entram sem permissão. E
se um sempre se faz a si mesmo e faz seu desejo como o pobre, sua oração sobe e
encontra as orações dos pobres, se conecta com elas e entra no seu meio, e
voluntariamente é aceite pelo sagrado rei.
214-217) Quando Malchut está em grande
amor pelo seu amado, ZA, pelo seu amor premente ela não consegue tolerar
a separação. Ela se diminui a si mesma até um único, ponto minúsculo dela ser
visto. Então ela é ocultada de todos seus exércitos e acampamentos e diz, “Eu
sou negra e graciosa,” e eu não tenho lugar para vos colocar debaixo de minhas
asas.
Por esta razão, “Não me vejas,” não me vejas
de todo pois eu sou um minúsculo ponto. O que fazem seus poderosos e bravos?
Eles pairam como poderosos leões, como está escrito, “Os jovens leões rugem
pela presa.” Dos sons e rugidos que eles rugem como fortes e poderosos leões,
seu amado no alto escuta e sabe que SEU amor está apaixonada por ELE, como ELE
está, que ela se diminuiu a si mesma pelo SEU amor, até que nenhuma de sua
forma e beleza fosse vista.
Então destes sons e rugidos desses poderosos
dela, seu querido amado chega, ZA fora de seu palácio, com várias dádivas,
vários presentes, com fragrâncias e com perfumes. ELE chega até ela e
encontra-a negra e pequena sem qualquer forma de beleza. ELE aproxima-a,
abraça-a, e beija-a até que ela gradualmente desperte por causa das fragrâncias
e perfumes, e pela alegria do seu amado, ZA, que está com ela. Ela é
edificada e feita na sua correcção, na sua beleza, e ela se torna a Hey de
HaVaYaH como antes.
290) Aquele que ama o rei chama no portão. O
rei disse, “Quem é?” Eles disseram, “Alguém que o ama,” Ele disse, “Meu amor,
meu favorito do coração, nenhuma outra voz o chamará senão EU.” O rei gritou e
disse, “Fulano, entrai, meu favorito do coração, meu amado, disponham os palácios
para falar com ele.”
346) Israel têm uma escrita e uma língua. Em
cada letra eles podem olhar para uma forma e descrição adequadamente para
compreender os segredos superiores nelas. “Mas ELE não considerará as nações,”
uma vez que elas não têm escrita autêntica ou língua que seja retratada pelas
formas superiores. Eles nada têm para olhar e saber na forma de sua escrita, pois
elas são vãs, uma fraude, pois sua escrita e língua são senão acordos, uma
forma e língua com a qual o povo concordou. ELE não considerará seu pensamento,
seu olhar para as formas das suas letras, uma vez que elas não têm escrita. Felizes
são Israel.
426) Rabbi Shimon disse, “Várias vezes disse
eu uma coisa, todavia os amigos não olham. O CRIADOR coloca SUA Divindade
somente num sagrado lugar, um lugar que é digno de estar nele.”
439-441) “Ide em diante, Ó filhas de Sião, e
vislumbrai o Rei Salomão com a coroa com a qual sua mãe o coroou.”
Rei Salomão é ZA. Sua mãe é Biná. Nessa
altura ela jubila com todos os filhos do rei, que são todos aqueles que vêm do
lado de Israel, pois eles não se conectam com o Zivug de ZA e Malchut. Eles não se encontram com eles, senão Israel, que são os moradores
da casa e os servem, elevando MAN através de sua Torá e prayer, que
evocam para o Zivug. Deste modo, as bênçãos
que saem do Zivug de ZA e Malchut são
de Israel.
Israel levam todas as bênçãos que saem da
iluminação do Zivug de ZA e Malchut, e
enviam algumas delas para o resto das nações, e o resto das nações se alimentam
dessa parte. De entre o lado da porção dos nomeados sobre o resto das nações,
um trilho muito fino sai, do qual a porção dos externos e das nações do mundo
se prolonga, e do qual ele se divide em vários lados. É a isto a que chamamos “o
extracto” que sai do lado da terra sagrada, Malchut.
Por esta razão, o mundo inteiro bebe do
extracto da terra de Israel, pois a terra de Israel é Malchut. Seja
acima ou abaixo, todas essas outras nações idolatras se alimentam somente do
extracto, até as Sefirot do fundo bebem desse extracto.
441) Somente Israel foram escolhidos do
mundo inteiro para se apegarem à linha média. É por isso que eles recebem toda
a iluminação do Zivug, e o resto do mundo
somente o extracto, o caminho de um trilho da grossura de um cabelo, chamado “O
trilho das vinhas,” dado que os ministros das nações do mundo são chamados “vinhas.”
Esse trilho da grossura de um cabelo é da linha esquerda, eles são abençoados
por ela, e isto é chamado “O trilho das vinhas.”
Zohar Hadash, Balaque
56-57) Nunca houve um dia desde o dia em que
o mundo foi criado que o CRIADOR teve de estar com Israel como no tempo em que
Balãao desejou obliterar os inimigos de Israel do mundo. O CRIADOR disse sobre
isso, “Balãao desejou obliterar-vos do mundo, mas EU assim não farei. Em vez
disso, EU destruirei todas as nações que vos conduziram abaixo, e EU não vos
destruirei.”
Isto é, caso todas as nações do mundo
venham, elas não serão capazes de vos obliterar do mundo. Labão chegou primeiro
e quis desenraizar somente Jacó do mundo. O CRIADOR chegou e o protegeu. Faraó
chegou e desejou obliterá-los do mundo. O CRIADOR chegou e os protegeu. Hamã
chegou e desejou obliterá-los do mundo. O CRIADOR chegou e virou tudo ao contrário.
Similarmente, em cada geração o CRIADOR sempre protege Israel.
70-71) Quando o CRIADOR encontrou Abraão na
terra, eles praticavam idolatria e não conheciam a fé do CRIADOR, mas todos se dispersavam
pela idolatria. Abraão subiu e cresceu entre eles e se tornou um ramo completo
diante do MESTRE do mundo, e ELE o achou lá.
O CRIADOR pegou nesse ramo, o plantou,
regou, trabalhou nele, o desenraizou de lá, e o plantou noutra terra, como está
escrito, “Sai de tua terra e de tua pátria, e da casa do teu pai,” e ELE fez
dele uma sagrada nação.