CINCO DISCERNIMENTOS NA MASSACH
17)
Até aqui esclarecemos os três fundamentos básicos na sabedoria. O primeiro é a Luz
e o Kli, onde a Luz é uma medida direta de Sua Essência e o Kli é o discernimento
do desejo de receber, que está necessariamente incluído nessa Luz.
Um
sai do Emanador e se torna um ser emanado na medida desse desejo. Além disso,
esse desejo de receber é considerado Malchut
discernido na Luz Superior. É por isto que
é chamado Malchut, no segredo de “Ele e Seu Nome são Um”, pois Shemo (Seu
Nome) em Guematria é Ratzon (Desejo).
A
segunda questão é a esclarecimento das dez Sefirot
e os quatro mundos ABYA, que
são os quatro graus um abaixo do outro. O desejo de receber precisa se pendurar
abaixo deles até que esteja completado – Kli
e conteúdo.
A
terceira questão é o Tzimtzum e a Massach colocados nesse vaso de recepção, que é Bechiná Dálet, em
troca da qual, novos vasos de recepção foram feitos nas dez Sefirot, chamados
Ohr Chozêr. Entenda e memorize estes três fundamentos e suas razões, tal
como aparecem perante você, uma vez que sem eles não há compreensão de até
mesmo uma simples palavra nesta sabedoria.
18)
Agora explicaremos os cinco discernimentos na Massach, pelos quais os níveis mudam durante o Zivug de Haka’á realizado
com a Luz Superior. Primeiro, precisamos entender perfeitamente que embora se
proibisse Bechiná Dálet de ser um vaso de recepção para as dez Sefirot após o Tzimtzum, e o Ohr Chozêr que se
eleva da Massach através do Zivug
de Haka’á tornou-se o vaso de recepção em seu lugar,
ela ainda deve acompanhar o Ohr
Chozêr com seu poder de recepção. Não fosse por
isto, o Ohr Chozêr teria sido incapaz de ser um vaso de recepção.
Você
também deve entender que a partir da alegoria no item 15. Lá, nós demonstramos
que a força de rejeitar e recusar a refeição tornou-se um vaso de recepção em
vez de fome e apetite. Isto ocorre, porque a fome e o apetite, os vasos normais
de recepção, foram proibidos de serem vasos de recepção neste caso, devido à
vergonha e desgraça de receber um presente de um amigo. Somente as forças de rejeição
e recusa se tornaram vasos de recepção em seu lugar, pois através da rejeição e
recusa, recepção se tornou doação e através deles, adquiriu vasos de recepção adequados
para receber a refeição de seu amigo.
Porém,
não se pode dizer que ele não necessita mais dos vasos usuais de recepção, ou
seja, a fome e o apetite, pois é claro que sem o apetite para comer, não será
capaz de satisfazer o desejo de seu amigo e trazer a ele contentamento ao comer
na sua casa. Mas o fato é que a fome e o apetite, que foram banidos em sua
forma usual, agora se transformaram, pelas forças da rejeição e recusa, em uma
nova forma – recepção a fim de doar. Assim, a humilhação se converteu em
dignidade.
Segue-se
que os vasos normais de recepção ainda estão ativos como sempre, mas adquiriram
uma nova forma. Você concluirá também, no que concerne a nossa questão, que é
verdade que Bechiná Dálet foi proibida de ser um Kli
para a recepção das dez Sefirot por
causa de sua Aviut, ou seja, pela Diferença de Forma do Doador, que a separa do
Doador. Porém, através da correção da Massach
em Bechiná
Dálet, que se choca com a Luz Superior e a repele,
sua forma anterior, defeituosa, se transformou e adquiriu uma nova forma,
chamada Ohr Chozêr, como a transformação da forma de recepção numa forma de doação.
O
conteúdo de sua forma inicial não mudou, ele ainda não come sem apetite. Da
mesma forma, toda a Aviut, que é a força de recepção na Bechiná
Dálet, veio dentro do Ohr Chozêr, portanto
o Ohr Chozêr torna-se adequado para ser um vaso de recepção.
Portanto,
dois discernimentos sempre devem ser feitos na Massach:
- Kashiut (dureza), que é a força dentro dela que rejeita a Luz Superior;
- Aviut, que é a medida do desejo de receber a partir de Bechiná Dálet incluida na Massach. Pelo Zivug de Haka’á através da força de Kashiut nele, sua Aviut torna-se Zakut (pureza), significando recepção transformada em doação.
Estas
duas forças na Massach agem nos cinco discernimentos: as quatro Bechinot CHÁB TUM e
sua raiz, chamada Kéter.
19)
Já explicamos que os primeiros três discernimentos não são ainda considerados
um Kli, mas somente Bechiná
Dálet é considerada um Kli. Ainda
assim, porque os três primeiros discernimentos são suas causas e induzem a
conclusão de Bechiná Dálet, uma vez que Bechiná
Dálet é concluída, quatro medidas são registradas
em sua qualidade de recepção:
- Bechiná Álef nela é a menor medida da qualidade de recepção;
- Bechiná Bet é um pouco mais espessa (com mais Aviut) que Bechiná Álef em termos de sua qualidade de recepção.
- Bechiná Guimel é mais espessa que Bechiná Bet na sua qualidade de recepção.
- E finalmente, Bechiná Dálet é a mais espessa de todas e sua qualidade de recepção é perfeita em todos os sentidos.
- Devemos também discernir que a raiz das quatro Bechinot (plural de Bechiná), que é a mais pura de todas, também está incluída nela.
Estes
são os cinco discernimentos da recepção contidos em Bechiná Dálet, que são
chamados pelos nomes das dez Sefirot
KACHÁB (Kéter-Chochmá-Biná) TUM (Tiféret-Malchut), incluídas em Bechiná
Dálet, uma vez que as quatro fases são CHÁB TUM e, a
raiz é chamada Kéter.
20) Os
cinco discernimentos de recepção em Bechiná
Dálet são chamados pelos nomes das Sefirot KACHÁB TUM.
Isto, porque antes do Tzimtzum, enquanto Bechiná
Dálet ainda era o vaso de recepção para as dez Sefirot incluídas
na Luz Superior através de “Ele é Um e Seu Nome Um”, uma vez que todos os
mundos ali estão incluídos, seu vestir, nesse lugar, nas dez Sefirot, seguiu
estas cinco Bechinot.
Cada
Bechiná das cinco Bechinot
vestidas nela corresponde a Bechiná nas dez
Sefirot na Luz Superior.
- Bechiná Shóresh (Fase Raiz) em Bechiná Dálet vestiu a Luz de Kéter nas dez Sefirot;
- Bechiná Álef em Bechiná Dálet vestiu a Luz de Chochmá nas dez Sefirot;
- Bechiná Bet nela vestiu a Luz de Biná;
- Bechiná Guimel nela vestiu a Luz de Tiféret;
- E sua própria Bechiná vestiu a Luz de Malchut.
Portanto,
mesmo agora, após a primeira restrição, quando Bechiná Dálet foi proibida
de ser um vaso de recepção, os cinco discernimentos de Aviut nela
são nomeados após as cinco Sefirot
KACHÁB TUM.
21)
E você já sabe que em geral, a substância da Massach
é chamada Kashiut, que significa algo muito duro, o qual não permite que nada
empurre para dentro de suas fronteiras. Da mesma forma, a Massach não
permite que nenhuma Luz Superior passe através dela e em Malchut, Bechiná Dálet.
Portanto, é considerado que a Massach
detem e repele a medida total de Luz que
deveria vestiir o Kli de Malchut.
Também
ficou claro, que aquelas cinco Bechinot
de Aviut
em Bechiná
Dálet estão incluídas e, vêm na Massach e
juntam-se à sua medida de Kashiut. Assim, cinco tipos de Zivug de Haka’á são
discernidos na Massach, correspondendo nele às cinco medidas de Aviut:
- Um Zivug de Haka’á em um Massach completo, com todos os níveis de Aviut, elevam suficiente Ohr Chozêr para vestir todas as dez Sefirot, acima do nível de Kéter.
- Um Zivug de Haka’á sobre um Massach em que falta o Aviut de Bechiná Dálet, e contém apenas Aviut de Bechiná Guimel, eleva suficiente Ohr Chozêr para vestir as dez Sefirot somente até o nível de Chochmá, faltando Kéter.
- E se tem somente Aviut de Bechiná Bet, seu Ohr Chozêr diminui e é suficiente apenas para cobrir as dez Sefirot até o nível de Biná, faltando Kéter e Chochmá.
- Se contiver apenas Aviut de Bechiná Álef, seu Ohr Chozêr diminui mais ainda e é suficiente apenas para cobrir até o nível de Tiféret, faltando KACHÁB.
- E se também faltar Aviut de Bechiná Álef e, é deixado apenas Aviut de Bechiná Shóresh, seu golpe é muito fraco e é suficiente para vestir somente até o nível de Malchut, faltando as nove primeiras Sefirot que são KACHÁB e Tiféret.
22)
Portanto você vê como os cinco níveis das dez Sefirot
emergem através dos cinco tipos do Zivug de Haka’á da Massach,
aplicados nas suas cinco medidas de Aviut. E agora vou dizer-lhe a razão, poi se sabe que a Luz não é
alcançada sem um Kli.
Também,
você sabe que estas cinco medidas de Aviut
vêm das cinco medidas de Aviut em Bechiná Dálet. Antes
do Tzimtzum, existiam cinco Kelim
em Bechiná
Dálet vestindo as dez Sefirot KACHÁB TUM (item
18). Após o Tzimtzum Álef, elas foram incorporadas nas cinco medidas da Massach, que
junto com o Ohr Chozêr elevam-se e voltam a serem cinco Kelim, com
respeito ao Ohr Chozêr nas dez Sefirot
KACHÁB TUM, em vez de cinco Kelim em Bechiná Dálet, nela
mesma, antes do Tzimtzum.
Consequentemente
está claro que, se um Massach contém todos estes cinco níveis de Aviut, ele
contém os cinco Kelim para vestir as dez Sefirot. Mas quando ele não contém todas as cinco medidas, uma vez que
a Aviut de Bechiná Dálet está ausente nele, ele contém somente quatro Kelim.
Portanto ele somente pode cobrir quatro Luzes: CHÁB TUM, mas
falta uma Luz – A Luz de Kéter
– justamente por lhe faltar um Kli - Aviut de Bechiná Dálet.
Da
mesma forma, quando Bechiná Guimel também está ausente e a Massach
contém apenas três medidas de Aviut, ou
seja, somente até Bechiná Bet, ele contém somente três Kelim. Assim, ele pode vestir apenas três Luzes: Biná, Tiféret e Malchut.
Neste
estado, faltam duas Luzes, Kéter
e Chochmá, tal como lhe faltam os dois Kelim, Bechiná Guimel e Bechiná Dálet.
E
quando a Massach contém somente duas medidas de Aviut, que são: Bechiná
Shóresh e Bechiná
Álef, ele contém somente Kelim.
Portanto, ele veste apenas duas Luzes: a Luz de Tiféret e a Luz
de Malchut. Assim o nível, não tem três Luzes KACHÁB,
exatamente como lhe faltam três Kelim: Bechiná Bet, Bechiná Guimel, e Bechiná Dálet.
E,
quando a Massach tem apenas um nível de Aviut, que é somente Bechiná
Shóresh da Aviut, ele tem somente um Kli. Portanto, ele pode vestir apenas uma Luz: a Luz de Malchut. Este
nível não tem as quatro Luzes KACHÁB
e Tiféret, tal como faltam quatro Kelim:
Aviut de Bechiná
Dálet, Bechiná
Guimel, Bechiná
Bet e Bechiná
Álef.
Por
esta razão, o nível de cada Partzuf
precisamente depende da medida de Aviut na Massach. A Massach de Bechiná Dálet induz
ao nível de Kéter, Bechiná Guimel induz ao nível de Chochmá, Bechiná Bet induz ao nível de Biná, Bechiná Álef induz ao nível de Tiféret
e Bechiná
Shóresh induz ao nível de Malchut.
23)
Todavia, devemos ainda descobrir porque quando o Kli de Malchut – Bechiná Dálet – está
faltando na Massach, lhe falta a Luz de Kéter
e, quando o Kli de Tiféret está
faltando, lhe falta a Luz de Chochmá, etc. Parece que isto deveria ter sido ao contrário, que quando
o Kli de Malchut, Bechiná Dálet, está ausente na Massach, somente a Luz de Malchut
estaria faltando no nível e, ele deveria
ter as quatro luzes KACHÁB e Tiféret. Também, na ausência de dois Kelim, Bechiná Guimel e Bechiná Dálet, deveriam faltar as Luzes de Tiféret
e Malchut
e o nível deveria ter as três Luzes KACHÁB, etc.
24)
A resposta é que sempre há uma relação inversa entre Luzes e os vasos.
Nos
Kelim, os Mais Elevados crescem primeiro no Partzuf:
primeiro Kéter, então o Kli
de Chochmá, etc. e o Kli
de Malchut
cresce por último. Este é o porquê de nomearmos
os Kelim pela ordem KACHÁB
TUM, de Cima para baixo, pois esta é a ordem
do seu crescimento.
É
o contrário com as Luzes. Nas Luzes, as Luzes inferiores são as primeiras a entrarem
no Partzuf. Primeiro entra Néfesh, que é a Luz de Malchut, então Ruach, que é a Luz de ZA, etc. e a Luz de Yechidá
é a última a entrar. Este é o porquê de nomearmos
as Luzes pela ordem NARANCHAY26, de baixo para Cima, pois esta é a ordem
que elas entram – de baixo para Cima.
Assim,
quando somente um Kli cresceu no Partzuf, que é necessariamente o Kli
mais Elevado – Kéter – a Luz
de Yechidá, atribuída para aquele Kli, não entra no Partzuf, mas somente a menor das Luzes – A Luz de Néfesh.
Assim, a Luz de Néfesh veste-se no Kli
de Kéter.
E,
quando dois Kelim crescem no Partzuf, que são os dois mais Elevados – Kéter e Chochmá – a Luz
de Ruach também entra nele. Então, a Luz de Néfesh desce do
Kli de Kéter para o Kli de Chochmá e a Luz de Ruach
se veste no Kli de Kéter.
Da
mesma forma, quando um terceiro Kli
cresce no Partzuf
– o Kli
de Biná
– a Luz de Neshamá entra
nele. Então, a Luz de Néfesh desce do Kli
de Chochmá
para o Kli
de Biná, a Luz de Ruach
ao Kli
de Chochmá
e a Luz de Neshamá veste-se
no Kli de Kéter.
E
quando um quarto Kli cresce no Partzuf
– o Kli
de Tiféret
– a Luz de Chaiá entra
no Partzuf. Então, a Luz de Néfesh
desce do Kli
de Biná
para o Kli
de Tiféret, a Luz de Ruach
para o Kli
de Biná, a Luz de Neshamá
para o Kli
de Chochmá, e a Luz de Chaiá
para o Kli
de Kéter.
E
quando um quinto Kli cresce no Partzuf, o Kli de Malchut, a Luz de Yechidá
entra nele. Então, todas as Luzes entram
nos seus respectivos Kelim. A luz de Néfesh
desce do Kli
de Tiféret
para o Kli
de Malchut, a Luz de Ruach
para o Kli
de Tiféret, a Luz de Neshamá
para o Kli
de Biná, a Luz de Chaiá
para o Kli
de Chochmá
e a Luz de Yechidá para o Kli de Kéter.
25)
Assim, desde que nem todos os cinco Kelim
KACHÁB TUM cresceram no Partzuf, as
Luzes não estão em seus lugares designados. Mais ainda, elas estão numa relação
inversa: na ausência do Kli
de Malchut, a Luz de Yechidá
está ausente, e quando dois Kelim, TUM, estão
faltando, Yechidá e Chaiá lá estarão ausentes, etc.
Isto
é assim, porque nos Kelim, os mais Elevados surgem primeiro e, nas Luzes, as últimas são
as primeiras a entrar.
Você
também descobrirá que cada nova Luz que reentra veste-se apenas no Kli de Kéter. Isto
é assim, porque o receptor precisa receber no seu Kli mais
puro, o Kli de Kéter.
Por
esta razão, após a recepção de cada nova Luz, as Luzes que já estão vestidas no
Partzuf precisam descer um grau do seu lugar. Por exemplo, quando a Luz
de Ruach entra, a Luz de Néfesh
precisa descer do Kli de Kéter para o Kli de Chochmá, para
criar espaço no Kli de Kéter para receber a nova Luz, Ruach. Da mesma forma, se a nova Luz é Neshamá,
também Ruach, necessita descer do Kli
de Kéter
para o Kli
de Chochmá, para liberar seu lugar em Kéter
para a nova Luz, Neshamá. Como resultado,
Néfesh, que estava no Kli
de Chochmá, precisa descer para o Kli
de Biná, etc. Tudo isto é feito para criar espaço no Kli de Kéter para a
nova Luz.
Mantenha
esta regra em mente e você sempre será capaz de discernir em cada caso se está
se referindo aos Kelim ou às Luzes. Então você não ficará confuso, porque sempre existirá
uma relação inversa entre eles. Portanto, esclarecemos de forma completa a
questão dos cinco discernimentos na Massach
e, como através deles, os níveis mudam um
abaixo do outro.
[26] Nota do tradutor: Néfesh, Ruach, Neshamá, Chaiá, Yechidá, pronunciados NaRaNCHaY
Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam
Conforme publicado no livro Cabala para o Estudante