O ROSH, TOCH, SÓF EM CADA PARTZUF E A ORDEM DE HITLABSHUT DOS PARTZUFIM UM NO OUTRO.
50) Você já sabe a diferença entre as duas Malchuyot em cada Partzuf – a Malchut Mezavéguet (de Acoplamento) e a Malchut Mesayémet (Finalizadora). Dez Sefirot de Ohr Chozêr emergem da Massach na Malchut Mezavéguet (de Acoplamento), vestindo as dez Sefirot da Luz Superior, chamadas “dez Sefirot de Rosh”, ou seja, somente raízes.
Daí para baixo, as dez Sefirot de Guf do Partzuf se expandem na forma de Hitlabshut (vestimenta) das Luzes nos Kelim completos.
Estas dez Sefirot de Guf são divididas em dois discernimentos de dez Sefirot: dez Sefirot de Toch (interiores) e dez Sefirot de Sóf
(final/conclusão). A posição das dez Sefirot de Toch é do Pê ao Tabúr (umbigo), o lugar da vestimenta
das Luzes nos Kelim.
As dez Sefirot do final do Partzuf estão posicionadas do Tabúr para baixo para o Siúm Raglin (fim
das pernas/pés).
Isto significa que Malchut termina cada Sefirá até que ele chegue a sua própria posição, que é incapaz para
receber qualquer Luz, por isso ai termina o Partzuf. Esta interrupção é chamada de
“o fim dos Etzbaot Raglin (dedos dos pés) do Partzuf” e dai para baixo, é um espaço
vazio, um vazio sem Luz.
Saiba que estes dois tipos de dez Sefirot se estendem das dez Sefirot raiz, chamadas Rosh, uma vez que ambas estão incluídas na Malchut Mezavéguet (de Acoplamento). Isto é assim porque ali existe a
força das vestes – Ohr Chozêr que se eleva e reveste a Luz Superior. Existe também
a força de detenção da Massach sobre Malchut por isso ela não recebe a Luz pela qual o Zivug de Haka’á que eleva Ohr Chozêr foi
feito. No Rosh estas duas forças são apenas raízes.
Todavia, quando elas se expandem de Cima para baixo, a primeira
força, que é uma força de vestimenta, é executada nas dez Sefirot de Toch, do Pê para baixo, até o Tabúr. E, a segunda força, que detém Malchut de receber Luz, é executada nas
dez Sefirot de Sóf e Siúm, do Tabúr para baixo, para o final dos Etzbaot Raglin.
Estes dois tipos de dez Sefirot são sempre chamados CHAGAT NEHY”M.
Todas as dez Sefirot de Toch, do Pê ao Tabúr, são chamadas de CHAGAT, e todas as dez Sefirot de Sóf do Tabúr para baixo são chamadas de NEHY”M.
51) Devemos também saber que a questão do Tzimtzum foi somente em Ohr Chochmá, cujo Kli é o desejo de receber que acaba em Bechiná Dálet, onde ocorreram o Tzimtzum e a Massach. Todavia, ali não existia nenhum Tzimtzum sobre Ohr de Chassadim, uma vez que seu Kli é o desejo de doar, no qual não
existem Aviut e disparidade de forma do Emanador e não necessita
quaisquer correções.
Portanto, nas dez Sefirot da Luz Superior estas duas
Luzes, Chochmá e Chassadim, estão
conectadas juntas sem nenhuma diferença entre elas, uma vez que são uma Luz que
se expande de acordo com sua qualidade. Por esta razão, quando elas vêm para
vestir nos Kelim após o Tzimtzum, o Ohr Chassadim (Luz da Misericórdia) também se detém em Malchut embora ela não seja restringida. Isto é assim, porque se Ohr Chassadim se expandisse no lugar onde Ohr Chochmá (Luz da Sabedoria) não pudesse se expandir nem em
pequena quantidade – a Malchut Mesayémet (Finalizadora) – existiria uma quebra na Luz Superior, pois o Ohr Chassadim teria de ser completamente separado de Ohr Chochmá. Assim, a Malchut Mesayémet (Finalizadora) tornou-se um espaço vazio, desprovida até mesmo de Ohr Chassadim.
52) Agora, podemos entender o conteúdo das dez Sefirot de Sóf do Partzuf do Tabúr para baixo. Não se pode dizer que elas são consideradas somente Ohr Chassadim, sem nenhuma Chochmá, uma vez que Ohr Chassadim nunca está completamente separada de Ohr Chochmá. Ao contrário, também é necessária uma pequena
iluminação de Ohr Chochmá nelas. Você deve saber que sempre chamamos esta
pequena iluminação “VA”K sem um Rosh”. Portanto, os três
discernimentos das dez Sefirot no Partzuf chamados Rosh, Toch e Sóf foram explicados.
53) E agora explicaremos a ordem de vestimenta dos Partzufim Galgálta, AB e SAG de AK um sobre o outro. Saiba que cada inferior emerge da Massach de Guf do Superior, uma vez que foi purificado e equalizou
sua forma com a Malchut e a Massach no Rosh. Isto é assim porque então ele está incluído na Massach no Rosh, no Zivug de Haka’á que ocorre nele.
E uma vez que ele sofre o Zivug de Haka’á nos dois Reshimot – Aviut e Hitlabshut – que permanecem na Massach de Guf, sua Aviut é reconhecida como Aviut de Guf. Através deste reconhecimento, é discernido que o
nível emerge do Rosh do primeiro Partzuf de AK, desce
e veste seu Guf, ou seja, na sua raiz, uma vez que ela é da Massach de Guf.
Certamente, a Massach com a Malchut Mezavéguet (de Acoplamento) do novo Partzuf teve que descer para o lugar do Tabúr do primeiro Partzuf, uma vez que a Massach de Guf com a Malchut Mesayémet (Finalizadora) do primeiro Partzuf começa ali. Também, a raiz do novo Partzuf e seu controle está lá. Todavia, a última Bechiná de Aviut desapareceu da Massach pelo Bitush de Ohr Pnimi e Ohr Makif (item
40) e somente Aviut de Bechiná Guimel ficou na Massach. Esta Bechiná Guimel de Aviut é chamada Chazê (peito). Por esta razão, a Massach e a Malchut Mezavéguet (de Acoplamento) do novo Partzuf não tem poder e raiz no Tabúr do Superior, mas somente no seu
Chazê, onde está ligado tal como um ramo a sua raiz.
54) Portanto, a Massach do novo Partzuf desce para o lugar do Chazê do primeiro Partzuf, onde provoca dez Sefirot de Rosh desta e acima através de um Zivug de Haka’á com a Luz Superior, até o Pê do Superior – Malchut de Rosh do primeiro Partzuf. Mas o inferior não pode de
modo algum vestir as dez Sefirot de Rosh do Partzuf Superior, já que este é considerado meramente a Massach de Guf do Superior.
Posteriormente, ele gera dez Sefirot de Cima para baixo, chamadas “dez
Sefirot de Guf” no Toch e Sóf do inferior.
O lugar deles está somente abaixo do Chazê do Partzuf Superior para o seu Tabúr, uma vez que do Tabúr para baixo é o lugar das dez Sefirot do Siúm do Superior, sendo Bechiná Dálet. O
inferior não tem poder algum sobre a última Bechiná do Superior, uma vez que ele o
perdeu durante sua Hizdakchut (refinamento) (item 40).
Por esta razão, o Partzuf inferior, chamado Partzuf Chochmá de AK, ou Partzuf AB de AK, deve terminar acima do Tabúr do primeiro Partzuf de AK.
Assim, foi completamente esclarecido que cada Rosh, Toch, Sóf do Partzuf AB de AK, que é o inferior do primeiro Partzuf de AK, se mantém do lugar abaixo do Pê do primeiro Partzuf descendo ao seu Tabúr. Assim, o Chazê do primeiro Partzuf é o lugar do Pê do Rosh do Partzuf AB, a Malchut Mezavéguet (de Acoplamento) e o Tabúr do primeiro Partzuf são o lugar do Siúm Raglin do Partzuf AB, isto
é, a Malchut Mesayémet (Finalizadora).
55) Tal como já foi explicado em relação à ordem do surgimento do Partzuf AB desde o primeiro Partzuf de AK, é a mesma em todos os Partzufim, até o fim do mundo de Assiá. Cada inferior emerge da Massach de Guf do seu Superior, após ele ter sido purificado e incluído ali na Massach de Malchut de Rosh do Superior no Zivug de Haka’á.
Depois, ele sai dali para seu ponto de fixação no Guf do Superior e provoca em seu lugar, as dez Sefirot de Rosh de baixo para Cima, através de um Zivug de Haka’á com a Luz Superior. Também ela se expande de Cima
para baixo dentro das dez Sefirot de Guf em Toch e Sóf, com foi explicado no Partzuf AB de AK. Todavia, existem diferenças em relação ao final do
Partzuf, tal como está escrito em outro lugar.
Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam
Conforme publicado no livro Cabala para o Estudante