A HIZDAKCHUT
DA MASSACH DE
ATZILUT DO PARTZUF
30)
Para entender a questão de concatenação dos graus pelos cinco níveis, um abaixo
do outro, explicado anteriormente sobre os cinco Partzufim de AK, bem como em todos
os graus que aparecem nos cinco Partzufim
de cada mundo dos quatro mundos ABYA,
através de Malchut de Assiá, precisamos entender completamente a questão da Hizdakchut (purificação)
da Massach de Guf, implementada em cada um dos Partzufim
de AK, o mundo de Nekudim
e o mundo do Tikun (correção).
31)
O fato é que não há Partzuf, ou qualquer grau inteiro, que não contenha duas Luzes,
chamadas Ohr Makif (Luz Circundante) e Ohr
Pnimi (Luz Interna) e vamos explica-las em AK. O Ohr Makif do
primeiro Partzuf de AK é a Luz de Ein
Sóf, que preenche toda a realidade. Após Tzimtzum Álef e a Massach que foi
erguido em Malchut, houve um Zivug
de Haka’á
da Luz de Ein
Sóf naquele Massach. E usando o Ohr
Chozêr que a Massach
levantou, ele redesenhou a Luz Superior
para o mundo, limitado na forma das dez Sefirot
de Rosh
e dez Sefirot
de Guf
(item 25).
Todavia
esta medida a partir de Ein
Sóf no Partzuf
AK não preenche toda a realidade, como antes
do Tzimtzum. Ao invés, isto é discernido com um Rosh e um Sóf.
- De Cima para baixo – sua Luz para no ponto deste mundo, a qual é a Malchut Mesayémet (Finalizadora), como no verso, “E Seus pés manter-seão...sob o Monte das Oliveiras”.
- E do interior para o exterior, porque assim como existem dez Sefirot KACHÁB TUM de Cima para baixo, e Malchut conclui AK de baixo, existem dez Sefirot KACHÁB TUM do interior para o exterior, chamadas Môcha, Atzamot, Gidim, Bassar e Ohr. O Ohr é Malchut, a qual termina o Partzuf do lado de fora. A este respeito, Partzuf AK é considerado uma mera linha tênue comparada com Ein Sóf, o qual preenche toda a realidade. Isto é assim porque Partzuf Ohr a acaba e a limita de todos os lados, do exterior, e não pode expandir-se e preencher de forma completa o espaço restrito. Portanto somente uma linha tênue se mantém no meio do espaço.
E
a medida de Luz recebida em AK, a linha tênue, é chamada de Ohr
Pnimi. A diferença entre Ohr Pnimi em AK e a Luz
de Ein Sóf antes do Tzimtzum
é chamada de Ohr Makif, uma
vez que ela se mantém como Ohr
Makif em volta do Partzuf de AK, tal como ela não
podia se vestir dentro do Partzuf.
32)
Isto esclarece minuciosamente o significado de Ohr Makif de AK, cuja imensidão é
incomensurável. Todavia, isto não significa que Ein Sóf, que
preenche toda a realidade, é em si própria considerada Ohr Makif de AK. Ao contrário,
isto significa que um Zivug de Haka’á foi feito em Malchut
do Rosh
de AK, que Ein Sóf golpeou a Massach
ali posicionada. Em outras palavras, ela
quis revestir-se em Bechiná Dálet de AK, como antes da Tzimtzum, mas a Massach
em Malchut
de Rosh AK golpeoua. Isto significa que ela deteve-a
de se espalhar em Bechiná Dálet e a repeliu (item 14).
Este
Ohr Chozêr que emergiu do empurrão para trás da Luz tornou-se Kelim para também
vestir a Luz Superior.
No
entanto existe uma grande diferença entre a recepção em Bechiná Dálet antes
do Tzimtzum e a recepção de Ohr
Chozêr depois do Tzimtzum, como agora ela vestiu somente uma linha tênue no Rosh e Sóf. Isto
é o que a Massach fez através de choque com a Luz Superior. E na medida em que foi
rejeitada de AK pela Massach, a medida completa da Luz Superior de Ein Sóf que
queria revestir-se em Bechiná Dálet – se não tivesse sido pela Massach
que a deteve – tornou-se Ohr Makif circundando
AK.
A
razão é que não existe mudança ou ausência na espiritualidade. E uma vez que a
Luz de Ein Sóf é atraída para AK, para vestir-se em Bechiná
Dálet, isto, portanto precisa ser assim.
Assim,
embora a Massach agora a tenha a detido e repelido, isto não nega a medida de Ein Sóf. Ao
contrário, isto a sustenta, mas de uma maneira diferente, através da
multiplicação de Zivúgim (plural de Zivug) nos cinco mundos de AK
e ABYA, até o final da correção, quando Bechiná Dálet esta
completamente corrigida através deles. Neste tempo, Ein Sóf se
revestirá nela como no início.
Portanto,
nenhuma mudança ou ausência foi efetivada lá pelo choque da Massach com a
Luz Superior. Este é o significado sobre o que está escrito no Zohar, “O Zivug de Ein Sóf não
desce até que lhe é dada seu par”. Enquanto isto, ou seja, até aquele momento,
é considerado que esta Luz de Ein
Sóf tornou-se Ohr
Makif, significando que ela se revestirá nela no
futuro. Por ora, ela a circula e brilha sobre ela a partir do exterior com
certa iluminação. Esta iluminação condiciona-a para expandir-se pelas leis
certas que a trarão para receber este Ohr
Makif na medida em que Ein Sóf foi
inicialmente atraída para ela.
33)
Agora nós esclarecemos esta questão da Bitush
(batida) de Ohr Pnimi e Ohr Makif uma
contra a outra, a qual produz a Hizdakchut
(purificação) da Massach e a
perda da última Bechiná de Aviut. Como estas duas luzes são opostas, todavia conectadas através
da Massach em Malchut de Rosh de AK, elas batem e se chocam uma contra a outra.
Interpretação:
O Zivug de Haka’á no Pê (boca) de Rosh de AK na Massach em Malchut de Rosh, chamada Pê, foi a razão para o revestimento de Ohr Pnimi de AK por Ohr Chozêr ela
ergueu-se, e também a razão para a saída de Ohr
Makif de AK.
Porque
ela deteve a Luz de Ein Sóf de vestir-se em Bechiná
Dálet, a Luz saiu na forma
de
Ohr Makif.
Em
outras palavras, aquela parte inteira de Luz que Ohr Chozêr não
pode vestir, como Bechiná Dálet em si, saiu e tornou-se Ohr
Makif. Portanto, a Massach no Pê é a
razão de Ohr Makif, assim como ela é a razão para Ohr Pnimi.
34)
Nós aprendemos que ambas Ohr
Pnimi e Ohr
Makif estão conectadas na Massach, mas
em ações opostas. E tal como a Massach
se estende parte da Luz Superior dentro do Partzuf através
de Ohr Chozêr que a veste, isto conduz Ohr
Makif a distanciar-se de revestir a Massach.
E
já que parte da Luz que fica do lado de fora, pois Ohr Makif é muito
larga, devido a Massach que a detém de vestir AK, isto é considerado que ela choca-se na Massach e a
remove, uma vez que ela quer revestir dentro do Partzuf. Em
contraste, isto é considerado que a força de Aviut
e Kashiut
na Massach
choca-se com Ohr Makif, a
qual quer cobrir dentro dela, e a detém, pois ela choca-se com a Luz Superior durante
o Zivug. Estas batidas que Ohr
Makif e Aviut
na Massach
batem-se uma na outra são chamadas de Bitush de Ohr Makif e Ohr Pnimi.
Todavia,
esta Bitush entre elas ocorreu somente no Guf
do Partzuf, uma vez que o cobrimento da Luz nos Kelim, o
qual deixa Ohr Chozêr fora do Kli, ali é aparente. Entretanto, esta Bitush não se
aplica para as dez Sefirot de Rosh, uma vez que Ohr
Chozêr ali não é considerada Kelim, ou seja, o
que for, mas como meras e finas raízes. Por esta razão, a Luz nelas não é
relacionada como limitação de Ohr
Pnimi, para o ponto de distinção entre esta e a
Luz que permanece fora como Ohr
Makif. E uma vez que esta distinção entre elas
não existe, não há batida de Ohr
Pnimi e Ohr
Makif nas dez Sefirot
de Rosh.
Somente
uma vez que as Luzes se estendem do Pê
para baixo das dez Sefirot de Guf, onde
as Luzes cobrem os Kelim, as quais são as dez Sefirot
de Ohr
Chozêr do Pê
abaixo, existe batida ali entre Ohr Pnimi dentro
dos Kelim e Ohr Makif que permaneceu do lado de fora.
35)
A Bitush continuou até que Ohr
Makif purificou a Massach de
todos os seus Aviut e a elevou para sua Raiz Superior no Pê de Rosh. Isto
significa que ela purificou todos Aviut
de Cima para baixo, chamada Massach e Aviut de Guf, deixando-a
com somente Shóresh (raiz) de Guf, a Massach de Malchut de Rosh, chamada de Pê. Em outras palavras, ela tinha sido purificada de seus Aviut inteiros
de baixo para Cima que é o divisor entre Ohr
Pnimi e Ohr
Makif, deixando somente a Aviut de baixo
para Cima, onde a distinção entre Ohr
Pnimi e Ohr
Makif ainda não ocorreu.
É
sabido que a Similaridade de Forma junta espirituais em um. Portanto, uma vez
que a Massach de Guf tenha sido purificada de todos Aviut
de Guf, deixando nela somente Aviut que é
igual a da Massach do Pê de Rosh, sua forma foi equalizadamcom a Massach de Rosh. Portanto,
ela foi integrada e tornou-se literalmente uma com ela, uma vez que não havia
nada para dividi-las em duas. Isto é considerado que a Massach de Guf subiu
para o Pê de Rosh.
E
uma vez que a Massach de Guf foi integrada na Massach
de Rosh, ela se reincluiu no Zivug de Haka’á na
Massach do Pê de Rosh, e um novo Zivug
de Haka’á foi feito com ela. Consequentemente, dez
novas Sefirot, em um novo nível, emergiram nele, chamado AB de AK ou Partzuf Chochmá de AK. Isto é considerado “um filho”, um descendente do primeiro Partzuf de AK.
36)
E após Partzuf de AB de AK emergir, completo com Rosh
e Guf, a Bitush de Ohr Makif e Ohr Pnimi se repetiu ali, também, assim como foi explicado acima no que
concerne ao primeiro Partzuf de AK. Sua Massach de Guf foi purificada de todos os seus Aviut de Guf,
também, até ela equalizar sua forma com sua Massach
de Rosh e então ter sido incluída no Zivug em seu Pê de Rosh.
A
seguir, um novo Zivug de Haka’á foi feito nele, produzindo um novo nível de dez Sefirot no
nível de Biná, chamado SAG
de AK. Isto é considerado o filho e um descendente
do Partzuf AB de AK, uma vez que emergiu do seu Zivug
no Pê
de Rosh. E os Partzufim
de SAG
de AK
para baixo emergiram de maneira similar.
37)
Portanto nós explicamos o surgimento dos Partzufim
um abaixo do outro pela força da Bitush de Ohr Makif e Ohr Pnimi, a
qual purifica a Massach de Guf até que ela a traz de volta para o estado da Massach de Pê de Rosh. Neste
tempo, ela é incluída ali no Zivug
de Haka’á, o qual se desdobra no Pê de Rosh, e
através deste Zivug emite um novo nível de dez Sefirot. Este novo nível é considerado o filho do Partzuf anterior.
Desta
maneira, AB emergiu do Partzuf
Kéter, SAG
do Partzuf
AB, MA
do Partzuf
SAG, e assim por diante com o resto dos
degraus em Nekudim e ABYA.
Todavia,
nós ainda precisamos entender porque as dez Sefirot
emergiram somente em Bechiná Guimel, e não
em Bechiná Dálet, e porque SAG
somente em Bechiná Bet, etc.,
significando que cada um mais baixo é inferior ao seu superior por um degrau. Porque
eles não emergiram um depois do outro no mesmo nível?
38)
Primeiro, nós precisamos entender porque as dez Sefirot de AB são consideradas
uma ramificação do primeiro Partzuf
de AK, uma vez que ele emergiu do Zivug
no Pê
de Rosh do primeiro Partzuf, assim
como as dez Sefirot do Guf do Partzuf nele mesmo. Portanto, de que maneira ele saiu do primeiro Partzuf, para
ser considerado um segundo Partzuf
e seu desdobramento?
Aqui
você necessita entender a grande diferença entre a Massach de Rosh e
a Massach de Guf. Existem dois tipos de Malchut
no Partzuf.
- A Malchut Mezavéguet (de Acoplamento) – com a Luz Superior – pela força da Massach erguida nela.
- A Malchut Mesayémet (Finalizadora) – a Luz Superior nas dez Sefirot dGuf – pela força da Massach erguida nela.
A
diferença entre elas é tão grande quanto à diferença entre o Emanador e o
emanado. Malchut de Rosh, a qual se copula em um Zivug
de Haka’á com a Luz Superior, é considerada “A
Emanador do Guf”, uma vez que a Massach
erguida nela não rejeitou a Luz Superior
tal como ela chocou-se com a Massach. Ao contrário, através de Ohr
Chozêr que ela levantou, ela vestiu e estendeu a
Luz Superior na forma das dez Sefirot
de Rosh.
Portanto,
ela expandiu de Cima para baixo, até que as dez Sefirot da Luz
Superior cobriram no Kli de Ohr Chozêr, chamado de Guf.
Por
esta razão, a Massach e Malchut do Rosh são consideradas Emanadoras das dez Sefirot do Guf, e
nenhuma limitação ou rejeição são visíveis naquela Massach e Malchut.
Todavia, a Massach e Malchut de Guf, que é, após as dez Sefirot
terem se expandido do Pê de Rosh do
Acima para baixo, espalharam-se somente abaixo de Malchut naquelas
dez Sefirot. Isto é porque a Luz Superior não pode espalhar-se dentro de Malchut. Por
esta razão, o Partzuf para aqui, e o fim e a conclusão do Partzuf são
feitas.
Portanto,
todo o poder do Tzimtzum e limitação aparecem apenas nesta Massach e na Malchut do Guf. Por
esta razão, toda a Bitush de Ohr Makif e Ohr Pnimi é somente feita na Massach
do Guf, pois isto é que limita e empurra Ohr Makif para longe
e de brilhar no Partzuf. Isto não é assim na Massach
de Rosh, uma vez que a Massach de Rosh somente
estende e veste as Luzes, mas o poder de limitação é ainda completamente oculto
nela.
39)
A isto se segue que pela força da Bitush
de Ohr
Makif e Ohr
Pnimi, a Massach
da última Malchut
tornou-se a Massach e Malchut, e a Malchut Mezavéguet (de
Acoplamento) mais uma vez (item 35). Isto é porque a Bitush de Ohr Makif purificou
a última Massach de todo seu Aviut
de Guf, deixando nela somente finas Reshimot (registros)
daquela Aviut, igual à Aviut
da Massach
de Rosh.
É
também conhecido que a Similaridade de Forma liga e une os espirituais um ao
outro. Portanto uma vez que a Massach
de Guf equalizou a forma do seu Aviut com a Massach de Rosh, ela
foi imediatamente incluída e elas se tornaram como se fossem uma Massach. Neste
estado, ela recebeu força para Zivug
de Haka’á, como a Massach
de Rosh, e as dez Sefirot
do novo nível emergiram nela.
Todavia,
conjuntamente com este Zivug, as Reshimot de Aviut de Guf, as quais estavam nele (Aviut
de Guf) desde o começo foram renovados na sua Massach de Guf.
Naquele
estado, a Diferença de Forma entre ela mesma e a Massach de Rosh inclui-se
nela uma vez mais, para um medida. O reconhecimento desta diferença separa e remove-a
do Pê de Rosh do Superior, uma vez que após ela ter retornado e sua orige – do
Pê do Superior para baixo – tornou-se conhecida, ela não podia
continuar a se manter acima do Pê
do Superior, como a Diferença de Forma
separa os espirituais um do outro. A isto
se segue que ela foi compelida a declinar dali para o lugar do Pê do
Superior para baixo.
Portanto,
é necessariamente considerada a segunda entidade com respeito ao Superior,
assim como até o Rosh do novo nível é considerada meramente o corpo do novo nível, uma
vez que ela se estende de sua Massach
de Guf. Portanto, esta Diferença de Forma
distingue-as em duas entidades separadas. E já que o novo nível é inteiramente
um resultado da Massach de Guf do Partzuf anterior, ele é considerado um descendente, tal como um ramo que
se estende dele.
40)
E existe outra diferença entre o inferior e o Superior: Cada inferior emerge na
Massach com um nível diferente do de acima em relação as cinco Bechinot (item
22). Também, cada inferior não tem a Bechiná
mais Elevada das Luzes do Superior e a Bechiná mais
inferior dos Kelim do Superior. A razão é que esta é a natureza do Bitush de Ohr Makif na Massach para
excluir a última Bechiná de sua Aviut.
Por
exemplo, no primeiro Partzuf de AK, cuja Massach contém todos os cinco níveis de Aviut,
descendo para Bechiná Dálet, o Bitush de Ohr Makif na Massach de Guf purifica completamente a Aviut
de Bechiná
Dálet, não deixando sequer um Reshimô (singular
de Reshimot) daquela Aviut. E somente as Reshimot
de Aviut
de Bechiná
Guimel e Acima permanecem na Massach.
Portanto,
quando a Massach está incluído no Rosh
e recebe um Zivug de Haka’á na
Aviut que permaneceu em seus Reshimot
do Guf, o Zivug emerge somente em Bechiná
Guimel de Aviut na Massach. Isto, porque a Reshimô
de Aviut
de Bechiná
Dálet se foi dali. Portanto, o nível que emerge
naquele Massach é somente no nível de Chochmá, chamado HaVaYaH
de AB de AK, ou Partzuf
AB de AK.
Nós
já aprendemos, no item 22, que o nível Chochmá
que emerge na Massach de Bechiná Guimel não tem
a Malchut de Kelim e o discernimento nas Luzes, da Luz de Yechidá, que é
a Luz de Kéter. Assim o Partzuf
AB não tem o último discernimento dos Kelim do
Superior e o Mais Alto discernimento das Luzes do Superior. E por causa desta
grande disparidade de forma, o inferior é considerado um Partzuf separado
do Superior.
41)
De modo semelhante, uma vez que o Partzuf
AB expandiu-se no Rosh e Guf e lá
havia o Bitush de Ohr Makif na Massach de Guf de AB, que é a Massach
de Bechiná Guimel, este Bitush
cancela e anula a Reshimô de Aviut da
última Bechiná na Massach, que é Bechiná
Guimel. Disto resulta que durante a ascensão da Massach para o Pê de Rosh e sua
inclusão no Zivug de Haka’á, o golpe ocorreu somente na Aviut
de Bechiná
Bet que permaneceu nesse Massach, uma
vez que Bechiná Guimel desapareceu dele. Por isso produz somente dez Sefirot no
nível de Biná, chamadas HaVaYaH
de SAG de AK, ou Partzuf
SAG, faltando-lhe ZA e Malchut nos Kelim, e Chaiá e Yechidá nas
Luzes.
Da
mesma forma, quando este Partzuf
SAG expandiu-se no Rosh e Guf, houve
o Bitush de Ohr Makif no seu Massach de Guf, que é a Massach
de Bechiná
Bet. Este Bitush
cancela e anula a última Bechiná de Aviut na Massach – Bechiná Bet –
deixando apenas as Reshimot de Aviut da Bechiná Álef e Acima na Massach.
Assim,
durante a ascensão da Massach ao Pê de Rosh e a inclusão no Zivug
de Haka’á ali, o golpe ocorreu somente na Massach de Bechiná Álef que
permaneceu na Massach, já que Bechiná
Bet já tinha desaparecido dela. Por esta razão,
ela provoca somente dez Sefirot
no nível de Tiféret,
chamado “o nível de ZA”, faltando-lhe Biná, ZA, e Malchut nos Kelim, e da mesma forma nas Luzes, Neshamá, Chaiá e Yechidá, etc..
42)
Isto esclarece completamente a razão para o declínio dos níveis um abaixo do
outro durante a concatenação dos Partzufim entre si. É porque o Bitush
dos Ohr
Makif e Ohr
Pnimi, aplicados em cada Partzuf,
sempre cancela ali a última Bechiná
da Reshimô
de Aviut. Porém, devemos saber que existem dois discernimentos nas Reshimot que
permanecem na Massach após sua Hizdakchut
(purificação):
- Reshimô de Aviut
- Reshimô de Hitlabshut (vestimenta)
Por
exemplo, uma vez que a Massach
de Guf do primeiro Partzuf em AK foi purificado,
dissemos que a última Bechiná das Reshimot de Aviut, a Reshimô de Bechiná Dálet, foi perdido e que tudo o que restou na Massach foi a Reshimô de Aviut de Bechiná Guimel. Porém, embora a Reshimô
de Bechiná
Dálet contenha dois discernimentos, como já
dissemos – Hitlabshut e Aviut – somente a Reshimô
de Aviut de Bechiná
Dálet havia desaparecido da Massach por
aquela Hizdakchut. Mas a Reshimô
de Hitlabshut de Bechiná
Dálet permaneceu naquele Massach e não
desapareceu dele.
Reshimô de Hitlabshut refere-se a uma Bechiná
(discernimento) muito sutil da Reshimô de Bechiná Dálet, que
não contém Aviut suficiente para o Zivug
de Haka’á com
a Luz Superior. Este Reshimô permanece a partir da última Bechiná
em cada Partzuf durante
sua Hizdakchut. E o que dissemos que a última Bechiná desaparece de
cada Partzuf durante sua Hizdakchut
refere-se nele somente aa Reshimô de Aviut.
43)
O resto das Reshimot de Hitlabshut da última Bechiná
que ficaram em cada Massach provocaram
a descoberta de dois níveis – masculino e feminino – nas cabeças de todos os Partzufim: começando
em AB de AK, SAG de AK, MA e BON de AK e em todos os Partzufim de Atzilut. Isto, porque no Partzuf
AB de AK, onde há somente Reshimô de Aviut de Bechiná Guimel na Massach, que
provoca dez Sefirot no nível de Chochmá, a Reshimô de Hitlabshut de Bechiná Dálet, que permaneceu ali na Massach, não serve para Zivug
com a Luz Superior, devido a sua pureza.
Todavia, ele está incluido com a Aviut
de Bechiná
Guimel e torna-se um só Reshimô, no
momento em que a Reshimô de Hitlabshut adquire a força para se acasalar com a Luz Superior.
Por
esta razão o Zivug de Haka’á com a Luz Superior emergiu nela, provocando dez Sefirot quase
ao nível de Kéter.
Isto
é assim, porque ela tinha Hitlabshut
de Bechiná
Dálet. Esta Hitkalelut
(mistura/ integração) é chamada Hitkalelut do
feminino ao masculino, uma vez que a Reshimô
de Aviut de Bechiná
Guimel é chamado “feminino”, como ela carrega a Aviut. E a Reshimô de Hitlabshut de Bechiná Dálet é chamado “masculino” uma vez que ele vem de um lugar mais Alto
e porque ele é purificado da Aviut. Portanto, embora a Reshimô
do masculino seja insuficiente para um Zivug de Haka’á em
si mesmo, se torna adequado para um Zivug
de Haka’á através da Hitkalelut do
feminino nele.
44)
A partir daí, também existe Hitkalelut
do masculino no feminino. Isto significa
que a Reshimô de Hitlabshut está integrado na Reshimô
de Aviut. Isto produz um Zivug de Haka’á somente
no nível feminino, o nível de Bechiná
Guimel, que é o nível de Chochmá,
chamado HaVaYaH de AB. O Zivug Superior, quando o feminino está incluído no masculino, é
considerado o nível do masculino, que está próximo ao nível de Kéter. E o Zivug inferior,
quando o masculino está incluído no feminino, é considerado o nível feminino,
que é somente o nível de Chochmá.
Todavia,
a Aviut no nível masculino não vem de si mesmo, mas por meio da Hitkalelut com o
feminino. E embora seja suficiente para provocar o nível das dez Sefirot de
baixo para Cima, chamado Rosh, este nível ainda não pode se espalhar de Cima para baixo na
forma de um Guf, o que significaria a vestimenta das Luzes nos Kelim. Isto
é assim, porque um Zivug de Haka’á na Aviut que vem de Hitkalelut
é insuficiente para a expansão dos Kelim.
Assim,
o nível masculino contém somente um discernimento de Rosh, sem um
Guf. O Guf do Partzuf se estende somente do nível feminino, que tem sua própria Aviut. Por
esta razão, nomeamos o Partzuf
somente após o nível feminino, isto é, Partzuf AB. Isto
é assim, porque a essência do Partzuf
é o seu Guf
– a vestimenta das Luzes nos Kelim. E
isto emerge somente do nível feminino, como explicamos. É por isso que após ela
o Partzuf é nomeado.
45)
E, como explicamos a respeito dos dois níveis – masculino e feminino – no Rosh do Partzuf AB, estes
dois emergem precisamente da mesma maneira no Rosh
de SAG. Mas ali, o nível masculino é próximo a Chochmá, uma
vez que ele é da Reshimô de Hitlabshut de Bechiná Guimel na Hitkalelut de Aviut da Bechiná Bet. E o nível feminino está no nível de Biná, do Aviut de Bechiná Bet. E
aqui, também o Partzuf é nomeado somente após o nível feminino, uma vez que o masculino
é um Rosh sem um Guf.
Da
mesma forma, no Partzuf MA de AK, o nível masculino está próximo ao nível de Biná,
chamado “o nível de YESHSUT”, como ele é da Reshimô
de Bechiná
Bet de Hitlabshut, com Hitkalelut
de Aviut de Bechiná
Álef, embora o nível feminino seja apenas o nível
de ZA, pois é somente Bechiná
Álef de Aviut. E aqui, também o Partzuf é
chamado apenas após o feminino, isto é, Partzuf
MA ou Partzuf
VA”K, uma vez que o masculino é um Rosh sem um Guf. Você
irá encontra-lo de modo semelhante em todos os Partzufim.
Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam
Conforme publicado no livro Cabala para o Estudante