Eu ouvi durante uma refeição na véspera de Shavuot de 1948
A questão da entrega da Torá, que ocorreu no Monte Sinai não significa que a Torá foi dada uma vez e depois a concessão tenha sido interrompida. Pelo contrário, não há falta na espiritualidade, uma vez que a espiritualidade é uma matéria eterna, interminável. Mas uma vez que, pela perspectiva do doador, somos inaptos para receber a Torá, dizemos que a cessação ocorre pelo Superior.
No entanto, então, aos pés do Monte Sinai, toda Israel estava pronta para receber a Torá, como está escrito, “lá Israel acampou em frente do monte, como um homem em um só coração.” Naquele tempo, todo o público foi preparado, tinham apenas uma intenção, que é um pensamento único, sobre a recepção da Torá.
No entanto, não há mudanças pela perspectiva do Doador – Ele sempre dá. Está escrito em nome de Baal Shem Tov, que todo dia a pessoa deve ouvir os dez mandamentos no Monte Sinai.
A Torá é chamada de a “poção da vida” e a “poção da morte.” Devemos entender como os dois opostos podem ser ditos sobre um único assunto.
Devemos saber que não podemos entender qualquer realidade como ela é em si mesma. Pelo contrário, nós entendemos tudo de acordo com as nossas sensações. E a realidade, como ela é em si mesma, não é absolutamente de nenhum interesse para nós. Portanto, nós não entendemos a Torá como ela é em si, mas apenas entendemos as nossas sensações. Assim, todas as nossas impressões seguem apenas as nossas sensações.
Portanto, quando uma pessoa está estudando a Torá, e a Torá a remove do amor de Deus, esta Torá é certamente considerada “a poção da morte.” Inversamente, se esta Torá que ela está aprendendo a aproxima do amor de Deus, certamente é considerada “a poção da vida”.
Mas a Torá em si, a existência da Torá dentro e fora de si, sem consideração do menor aquele que deve entende-la, é considerada “uma Luz sem Kli”, onde não há realização, em absoluto. Assim, quando falamos da Torá, isso se refere às sensações que uma pessoa recebe da Torá, e só elas determinam a realidade para as criaturas.
Quando a pessoa trabalha para si mesma, isso é chamado Lo Lishmá (não por Seu Nome). Mas a partir de Lo Lishmá nós chegamos em Lishmá (por Seu Nome). Assim, se a pessoa ainda não foi recompensada com a recepção da Torá, ela espera ser recompensada com a recepção da Torá, no ano seguinte. Mas quando a pessoa foi recompensada com a totalidade de Lishmá, a pessoa não tem nada mais a fazer neste mundo, desde que já tenha corrigido tudo para estar na plenitude de Lishmá.
Por esta razão, todo e a cada ano há o momento da recepção da Torá, desde que nesse momento esteja pronto para um despertar de baixo. Isso é porque ele é o despertar do momento em que a Luz da entrega da Torá foi revelada em níveis mais baixos. Assim, há um despertar do Alto, que dá força para os mais baixos para poder realizar o ato de qualificação para receber a Torá, como então, quando eles
Shamati 66, A Entrega da Torá, Rabbi Yehuda Ashlag, Baal HaSulam