Shlách Lechá [Enviai]
41)
Ó como devem as pessoas considerar a obra do CRIADOR, como devem elas
considerar as palavras da Torá. Qualquer um que se envolva na Torá
aparentemente sacrifica todos os sacrifícios diante do CRIADOR. Além do mais, o
CRIADOR expia por todas sua iniquidades e vários tronos são estabelecidos para
ele no mundo vindouro.
55)
O CRIADOR louva na Torá e diz, “Ide no MEU caminho e envolvei-vos na MINHA
obra, e EU vos trarei a bons mundos, a mundos superiores.”
62)
Aqueles que são leais jubilam nas palavras, e as palavras são abençoadas dentro
deles. Eles observam que são uma raiz e um núcleo, e não há separação neles.
Aqueles que não são leais e não estudam a Torá Lishmá [em seu nome], fazem
a fé, Malchut, separada de ZA,
uma vez que eles maculam o Zivug de ZA e Malchut, que estão escritos na Torá e na
Torá oral pois eles não acreditam que são um núcleo e uma raiz
67) “Se o SENHOR nos deseja ... então ELE irá ... dá-la
a nós.” É isto o que os fieis dizem.
Quando um se esforça pelo CRIADOR com o desejo do
coração, ele será recompensado com ela pois tudo o que ELE quer dele é o
coração. Ele será mantido pela sagrada impressão, que é a sagrada aliança.
Ele não se deve rebelar contra a Torá porque a Torá não
requer prosperidade ou vasos de ouro e prata. Se um corpo quebrado se envolve
na Torá, ele encontrará nela curativo para todas as coisas, como está escrito,
“Ela será cura para vosso umbigo e medula para vossos ossos.” Está escrito, “E
saúde para toda a sua carne.” Todos os escarnecedores sobre uma pessoa se
tornam seus ajudantes e declaram, “Abram caminho para fulano, o servo do REI!”
Isto é, que ninguém o impeça de chegar ao REI e O servir.
68)
Felizes são aqueles que se envolvem em Torá Lishmá [em seu nome] pois
eles verdadeiramente se conectam ao CRIADOR. Eles são chamados “irmãos e
amigos,” como está escrito, “Pelo bem de meus irmãos e amigos agora eu digo,
‘Paz esteja dentro de vós.’”
83)
Israel são mais felizes que todas as nações no mundo pois o CRIADOR os quis,
chamou SEU nome por eles, e foi glorificado neles, pois o mundo foi criado
somente por Israel, para que eles se possam envolver na Torá. Isto assim é
porque o uno se conecta ao uno, ZA e Malchut, e Israel abaixo, neste mundo, são SUA existência, onde pelas
suas boas acções eles elevam MAN para seu Zivug, e eles são a
existência de todas as outras nações, que existem por Israel, que fazem a
vontade de seu MESTRE.
84-85)
Quando o CRIADOR criou o homem no mundo, ELE o estabeleceu tal como no alto, e
colocou seu poder e força no meio de seu corpo, onde está o coração, a força do
corpo inteiro e do qual o corpo inteiro é nutrido. O coração agarra e
fortalece-se num alto lugar acima, no cérebro que está na cabeça no alto, e um
se conecta ao outro.
Desta
maneira, o CRIADOR estabeleceu o mundo. ELE fez dele um corpo, e estabeleceu os
órgãos do corpo ao redor do coração, e o coração esta dentro do corpo inteiro, e
todos os órgãos são nutridos pelo coração, que é a força de tudo e de quem tudo
depende. E o coração se conecta e se une ao cérebro superior que está no alto.
183)
“Uma adorável corça e uma pomba graciosa, que seus seios vos satisfaçam todas
as vezes; com seu amor sejais vós sempre saciado.”
Torá,
Torá, a luz de todos os mundos, vários mares e rios, origens, e nascentes se
espalham de ti para todos os lados. De ti tudo é; sobre ti se apoiam superiores
e inferiores; a luz superior sai de ti. Torá, Torá, que te direi, uma adorável
corça sois tu, e uma pomba graciosa. Acima e abaixo são teus amantes, quem será
recompensado com de ti se amamentar adequadamente? Torá, Torá, os prazeres de
teu MESTRE, quem consegue revelar teus segredos e ocultações?
202-203) Não
fosses Rabbi Shimon, ela não seria transmitida ou revelada.
O Zivug nesse mundo dá fruto mais que um Zivug que é feito neste mundo. Com seu Zivug, o Zivug desse mundo, com sua paixão como
um, quando as almas se apegam umas às outras, elas dão fruto e luzes saem delas
e se tornam velas, e estas são as almas para os prosélitos se converterem.
Todas as almas que nascem destes Zivugim [acasalamentos] entram no mesmo salão.
Quando um
prosélito se converte, uma alma voa fora desse palácio e entra sob as asas da
Divindade, e a Divindade beija-a pois ela é uma descendente das almas dos
justos, e envia-a para aquele prosélito, e ela permanece dentro dele. A partir
dessa altura, ele é chamado “um prosélito da Tzedek [justiça].” Isto é,
o sentido do que está escrito, “O fruto de um justo é uma árvore da vida,” que é
ZA, suscitando almas. Este é também o fruto do justo—ele faz almas.
210)
Feliz é aquele que se baixa a si mesmo neste mundo, quão alto é ele naquele
mundo. Aquele que é pequeno é grande, e aquele que é grande é pequeno. O
CRIADOR aumenta somente aquele que se baixa a si mesmo, e o CRIADOR baixa
somente aquele que se aumenta a si mesmo. Feliz é aquele que se baixa a si
mesmo neste mundo, quão grande é ele na ascensão para aquele mundo.
303)
Não há GAR senão através da iluminação de Chochmá na esquerda, e somente
pela inclusão da direita juntamente com a esquerda—quando Chochmá
se
veste em Chasadim e ilumina GAR, e toda a recompensa e todo o bem no futuro é
somente na iluminação de GAR. Contudo, através dos pecados dos
inferiores, a esquerda supera a direita e deseja governar sozinha. Então uma
disputa é feita entre a direita e a esquerda, e a linha direita remove suas Chasadim
da
linha esquerda. Nessa altura a esquerda é extinta porque Chochmá
não
consegue iluminar sem Chasadim, e os duros Dinim nela aparecem. Em
semelhança, a direita permanece em VAK sem GAR pois há GAR
somente da iluminação de Chochmá na esquerda. Foi por isso que o
Templo foi arruinado e Israel foram exilados entre as nações.
Diz-se
sobre o versículo, “EU o SENHOR, a seu tempo, o apressarei,” se forem
recompensados, “EU o apressarei”; se não forem recompensados, “A seu tempo.”
Como podem Israel ser redimidos se não foram recompensados e ainda são
rebeldes? A questão é que o exílio foi porque através de seus pecados, eles
causaram à esquerda para superar a direita e governar sozinha, pois então a
direita remove as Chasadim dela. Assim, quando Israel se
arrependem e se apegam ao CRIADOR, que é a linha média, a linha média regressa
e une a direita com a esquerda, sustenta as luzes de ambas, a Chochmá
veste-se
em Chasadim, e GAR aparecem, ou seja que Israel são redimidos com sua
iluminação e recebem toda sua boa recompensa. Foi dito, “Se eles forem
recompensados, EU o apressarei,” e sobre isso não há tempo definido. Em vez
disso, quando eles se arrependerem, eles são redimidos.
Contudo,
se eles não se arrependerem, há um tempo definido que trás a redenção embora
eles não tenham feito o arrependimento, que é assim que é possível reunir todos
os duros Dinim que Israel sofreram durante o exílio em uma grande medida de uma
maneira que sejam suficientes para que Israel tema e nunca peque novamente,
fazendo a esquerda prevalecer sobre a direita, como eles fizeram durante o
tempo da ruína. Nessa altura eles são dignos de redenção até sem arrependimento
pois até sem arrependimento são eles garantidos, “E não os deixais regressar à
folia” pelos muitos duros Dinim que eles haviam sofrido.
Foi
dito, “Se eles não forem recompensados, “A seu tempo,” que aconteceu por si só
com a divulgação dos Dinim no exílio numa quantidade
suficiente, e não há necessidade de todo do despertar de Israel pelo
arrependimento. Isto assim é porque todo o exílio e os duros Dinim no exílio vêm da dominação
da esquerda sem a direita, o lado norte. Através da esquerda, GAR aparecem,
dos qual todos são recompensados com todo o bem que está destinado a vir a
Israel.
No
tempo da redenção, o CRIADOR despertou. Abraão, a linha direita, sul, e embora
eles não tenham sido recompensados e não tivessem feito arrependimento de se
apegarem à linha media, já era tempo de os redimir até sem arrependimento.