VaYikrá [O SENHOR Chamou]
10) O Zohar explica
a questão de, “ELE evocou Moisés.” Certamente, este
chamamento não tem semelhança a um chamamento corpóreo, mas como está escrito,
“A Torá fala a língua das pessoas.” Assim, devemos compreender o sentido
interior deste chamamento.
18) Uma
vez que o mérito do homem não lhe é dito na sua presença. Isto significa
que o CRIADOR não revela o mérito de um grau a aquele que o alcança até que
esse grau tenha desaparecido e ele tenha sido recompensado com um novo grau.
Então ELE revela diante dele o louvor e plenitude do primeiro. Logo, o CRIADOR
não revela o louvor do grau à sua face, enquanto ele ainda existe.
70) O pensamento do CRIADOR, que é a Sefirá Chochmá,
é superior e a Rosh [cabeça] de
todas as coisas. Isto assim é porque Partzuf ZA
começa desde Chochmá e sua Kéter
é desde Ima. Desse pensamento, caminhos e trilhos se prolongam para
conceber o SAGRADO NOME e para corrigir nas suas adequadas correcções. A poção
do Jardim do Éden se prolonga desse pensamento para regar todas as coisas, e o
superior e inferior existem desse pensamento. Também, a Torá escrita, ZA,
e a Torá oral, Malchut, foram emanadas desse pensamento.
88) Nada há na Torá que seja fraco ou
quebrado. Quando observais e a conheceis, a descobrireis tão forte como um
martelo que quebra a rocha. E se for fraca, é de vós, como está escrito, “Pois
ela não é coisa vã para vós,” e se for vazia, é de vós.
99) “Quão
bom e quão agradável é que irmãos morem juntos, também.” Felizes
são Israel, pois o CRIADOR não os entregou a um ministro ou a um mensageiro. Em
vez disso, Israel se agarram a ELE e ELE a eles. Por seu amor, o CRIADOR lhes
chama, “servos,” como está escrito, “Pois para MIM os filhos de Israel são
servos; eles são MEUS servos.” Posteriormente, ELE lhes chama “filhos,” como
está escrito, “Vós sois os filhos do SENHOR vosso DEUS.” Depois disso ELE
chama-lhes “irmãos,” como está escrito, “MEUS irmãos e MEUS amigos.” E porque
ELE lhes chamou “irmãos,” ELE desejou colocar SUA Divindade neles e ELE não se
desviará deles. Então está escrito, “Quão bom e quão agradável é que irmãos
morem juntos, também.”
109) “Serve o
SENHOR com alegria.” Qualquer obra que uma pessoa deseje fazer pelo CRIADOR
deve ser feita com alegria, voluntariamente, para que sua obra seja plena.
200-201) “Abençoai
o SENHOR, todos vós servos do SENHOR.” Este é um louvor para todos aqueles com
fé. Quem são aqueles com fé? Eles são aqueles que se envolvem na Torá e
sabem como unir o SAGRADO NOME adequadamente. E o louvor daqueles com fé é que
eles se encontrem à meia noite para se envolverem na Torá e aderirem à
assembleia de Israel, Malchut, para louvar o CRIADOR com palavras da
Torá.
Quando um se
levanta à meia noite para se envolver na Torá, um vento do Norte—ou seja
iluminação da esquerda—desperta à meia noite, que é o veado e Malchut, e se firma e louva o CRIADOR, ZA. E
quando ele se firma, vários milhares e dezenas de milhares se firmam com ele na
sua existência, e todos eles começam a louvar o sagrado REI.
246) Quando o CRIADOR zela pelo mundo e vê
que as acções das pessoas abaixo são rectas, Atik, que é Kéter,
aparece em ZA, Tiféret, e todas essas Panim de ZA olham para a
escondida Panim de Atik. Então, todos são abençoados porque elas olham umas para as outras
de uma maneira recta, na linha média, que não tende para a direita nem para a
esquerda. Está escrito sobre isso, “O recto vislumbrará SUA face,” ou seja que
as faces de Atik e ZA olham umas para as outras de uma maneira recta, na
linha média. E então todos eles são abençoados e se regam uns aos outros até
que todos os mundos sejam abençoados e todos os mundos sejam como um. Nessa
altura, é considerado que “O SENHOR é um e SEU nome UM.”
249-250) E quando as pessoas do mundo
melhoram suas acções abaixo, os Dinim são perfumados e impregnados, e os Rachamim despertam e governam sobre esse mal que despertou do duro Din.
E quando os Rachamim despertam, há
alegria e conforto porque eles governam sobre esse mal, como está escrito, “E o
SENHOR se arrependeu do mal.” ELE se arrependeu porque o duro Din se
rendeu e os Rachamim governaram.
Quando os Dinim são perfumados e os Rachamim governam,
cada Sefirá regressa à existência e todos são abençoados juntos. Quando cada
uma regressa ao seu lugar, todos são abençoados juntos, e Ima é
perfumada com conexão e gravuras que regressaram a ela, então o arrependimento
é considerado pleno é espiado, dado que Ima se senta em completa
alegria, como está escrito, “Como uma alegre mãe de filhos.”
288) Enquanto a assembleia de Israel está
com o CRIADOR, o CRIADOR está em plenitude e voluntariamente se pastoreia a SI
MESMO e aos outros. A SI MESMO significa que ELE se nutre a SI MESMO ao
sugar o leite da Ima superior. ELE recebe a abundância de Biná e
dessa amamentação que ELE suga, ELE rega todos os outros e os amamenta.
Quando a assembleia de Israel está com o
CRIADOR, o CRIADOR está em plenitude e alegria, e há bênçãos NELE, que saem
DELE para todos os outros, para todos os mundos. E em qualquer altura em que a
assembleia de Israel não esteja com o CRIADOR, as bênçãos são desprovidas DELE
e de todos os outros.
311-312) A oração e a voz do Shofar que o
justo produz no Shofar sai do seu
espírito e alma [Néfesh e Ruách respectivamente] e sobe para cima. Nesse
dia, há escarnecedores no alto, e quando essa voz do Shofar sobe,
eles são repelidos por ela e não conseguem existir. Felizes são os justos, pois
eles sabem como direccionar sua vontade diante de seu MESTRE e sabem como
corrigir o mundo nesse dia com a voz do Shofar. É
por isso que está escrito, “Feliz é o povo que conhece o grito alegre,”
“Conhece,” e não “Sopra.”
Nesse dia, o povo deve ver que um homem é completo
em todas as coisas—conhecendo os caminhos do sagrado REI e conhecendo a honra
do REI, para orar a oração por eles nesse dia e evocar a voz do Shofar em todos
os mundos através da intenção no coração, com sabedoria, vontade, e plenitude.
Logo, através dele, o Din abandonaria o mundo. Ai daqueles cujo
emissário é indigno, uma vez que eles virão a recordar as iniquidades do mundo
por causa dele. Este é o sentido de,
“Caso o untado sacerdote peque” que é o emissário do todo de Israel, daí o
defeito do povo, uma vez que o Din está sobre o
povo.
315) Quanto
deve um considerar a glória do seu MESTRE para ser uma criação plena diante
do CRIADOR? Quando o CRIADOR criou o homem, ELE o criou pleno, como está
escrito, “Esse DEUS fez o homem recto.”
324) Felizes
são os justos, pois o CRIADOR lhes ensina profundos segredos acima e abaixo,
e tudo é pela Torá, uma vez que qualquer um que se envolva na Torá é coroado
nas coroas do SEU NOME SAGRADO. Isto assim é porque a Torá é o NOME SAGRADO e
aquele que se envolve nela é registado e coroado no NOME SAGRADO, e então ele
conhece os caminhos escondidos e profundos segredos acima e abaixo, e ele nunca
teme.
342) Aquele
que faz um pedido ao REI deve unir o NOME sagrado na sua vontade de baixo
para cima, de Malchut até Kéter,
e de cima para baixo, de Kéter até Malchut—unindo todas as coisas em uma unificação em Ein Sof [infinito], e nesta unificação ele
incluirá seu apelo. Quem é tão sábio de modo a fazer seus apelos como os do Rei
David, que guardava a porta do REI? Ele era uma Merkavá [carruagem/assembleia]
até Malchut, que é chamada “a porta do REI.” Então
assim é, e é por isso que a Torá nos ensina os caminhos do sagrado REI, para
que saibamos como O seguir, como está escrito, “Segundo o SENHOR vosso DEUS caminhareis
vós.”
373-374) A assembleia de Israel não se
encontra diante do REI, ZA, senão na Torá. Enquanto Israel que estão
na terra se envolverem na Torá, a assembleia de Israel está com eles. Quando
eles forem indolentes nas palavras da Torá, a assembleia de Israel não pode
estar com eles durante sequer uma hora. Por esta razão, quando a assembleia de
Israel desperta para o REI na Torá dos inferiores, sua força cresce e o sagrado
REI é deleitado ao a
cumprimentar.
Enquanto a assembleia de Israel chegar
diante do REI e a Torá não estiver com ela, sua força murcha. Ai daqueles que
enfraquecem a força do alto. E por esta razão, felizes são aqueles que se
envolvem na Torá.
379-380) “Quando
as estrelas d’alva cantaram juntas, e todos os filhos de DEUS gritaram de
alegria.” Quando o CRIADOR vem para entreter com os justos no Jardim do Éden,
todas as coisas, ou seja os graus no mundo inferior, Malchut, e todos os superiores e inferiores despertam
para ELE. E todas as árvores, ou seja graus, no Jardim do Éden começam a louvar
diante DELE, como está escrito, “Então todas as árvores de madeira cantam de
alegria diante do SENHOR, pois ELE chegou.” E até os pássaros na terra proferem
louvores diante DELE.
Nessa altura,
uma chama sai e golpeia as asas do galo, que chama e louva o sagrado REI. Ele
evoca as pessoas a pessoas a se envolverem na Torá, a louvarem seu MESTRE, e à
SUA obra. Felizes são aqueles que se levantam de sua cama para se envolver na
Torá.
Quando a manhã
chega, as portas no sul, ou seja Chésed, se abrem e os portões da cura saem para o mundo.
E o vento do Leste, ZA, desperta e Rachamim estão presentes. E todas essas estrelas
e signos, ou seja graus, que são nomeados sob a governança dessa manhã, que é Yesod que
brilha Chasadim, todos eles começam a louvar e a cantar pelo REI SAGRADO.
387) Depois de Moisés ter morrido, está escrito, “E
seu povo se levantará e se dispersará.” Ai do mundo quando Rabbi Shimon
parte dele, quando as fontes da sabedoria estão bloqueadas no mundo e um homem
procura uma palavra de sabedoria, mas nenhuma será achada para falar. E o mundo
inteiro andará a errar na Torá e não haverá nenhum para evocar na sabedoria.
Está escrito sobre esse tempo, “E se a inteira congregação
de Israel errar,” ou seja se eles errarem na Torá e não conhecerem seus
caminhos e quais eles são porque “e a matéria está escondida dos olhos da
assembleia,” ou seja que não há nenhum que saiba como revelar a profundeza das
Torá e seus caminhos, ai dessas gerações que estarão no mundo nessa altura.
388) No tempo do Messias, o CRIADOR revelará profundos
segredos na Torá, “Pois a terra estará cheia do conhecimento do SENHOR, como as
águas cobrem o mar.” Está escrito, “E eles não mais ensinarão cada homem seu próximo,
e cada homem seu irmão, dizendo, ‘Conhecei o SENHOR’; pois todos eles ME
conhecerão, desde o menor entre eles ao maior deles.”
397-399) Quando
o galo chama e as pessoas dormem nas suas camas e não despertam, o galo chama,
golpeia suas asas e diz, “Ai deste e daquele; ele é amaldiçoado pelo seu
MESTRE, ele é abandonado pelo seu MESTRE,” uma vez que seu espírito não despertou
e ele não observou a honra do REI.
No levantar do
dia, um arauto declara sobre ele e diz, “Mas nenhum diz, ‘Onde está DEUS meu
FAZEDOR, que dá cânticos à noite,” para o ajudar com aqueles louvores para que
todos estejam em uma assistência. A Malchut canta para ZA à
noite, para ajudar o homem para que ele, desperte com estes louvores. E quando
um louva e se envolve na Torá, ela eleva MAN, ela ajuda a Malchut, e ambos estão em uma assistência.
O que é “Meu
FAZEDOR”? Quando uma pessoa se levanta à meia noite, ela se envolve no cântico
da Torá, uma vez que o cântico da Torá é lido somente à noite, quando ela se
envolve na Torá. Quando o dia se levanta, o CRIADOR e a assembleia de Israel a
corrigem com um único fio de graciosidade que foi salvo de todos, para a
iluminar entre os superiores e os inferiores.
“Onde está DEUS
meu FAZEDOR.” Deveria ter dito, “Faz para mim”; porquê “Meu FAZEDOR”? Quando
ela se levanta à meia noite para se envolver na Torá, quando o dia se levanta,
Abraão desperta com este fio de garciosidade e o CRIADOR e a assembleia de
Israel a corrigem. Elas fazem-a uma nova criação cada dia, como está escrito, “DEUS,
meu FAZEDOR.”
433-436) Quando
ela adquire Ruách, esse Ruách sai e quebra montanhas e rochas, que são as forças externas, e sobe e se
espalha, e entra entre os altos e sagrados anjos. É por isso que o Ruách se prolonga do mundo de Yetzirá, onde estão os anjos. Lá, ele sabe o
que ele sabe e aprende coisas deles e regressa ao seu lugar. Nessa altura, esta
é a conexão do homem com a santidade até que ele seja recompensado com Neshamá
e a adquire.
Quando ele
adquire uma Neshamá, ela sobe até ao mundo de Beriá, do qual a Neshamá
se prolonga, e os guardas nos portões não a detêm. Ela se espalha e sobe
mais alto entre aqueles justos que estão reunidos no feixe da vida, Malchut, onde ela vê o prazer do REI e desfruta da
claridade superior.
Quando o sagrado
alce [veado] desperta, ou seja Malchut, no vento do Norte à meia noite, ela
desce e esse justo que adquiriu uma Neshamá sobe e ganha força na Torá
como um poderoso leão, até que a manhã se levanta. Então ele caminha com esse
alce sagrado para ser visto diante do REI e receber dele um único fio de
graciosidade, o fio de Abraão, a luz de Chésed.
E quando esse
justo vem com o alce, Malchut, ele é coroado com ela diante do rei.
448-449) “Meu
coração é pelos governadores de Israel que se ofereceram a si mesmos
voluntariamente entre o povo, abençoai o SENHOR.”
Toda a voluntariedade e todo o coração que um homem
precisa para prolongar bênçãos de cima para baixo para unir o NOME SAGRADO, ele
precisa de prolongar numa oração para o CRIADOR, voluntariamente e com a intenção
do coração, de um profundo rio, Biná. Está escrito, “Das profundezas TE
chamei EU, Ó SENHOR,” onde é a profundeza de todos os altos vales, que são o
alto princípio, onde AVI, Chochmá e Biná, acasalam. Aqui,
também, “Meu coração é pelos governadores de Israel” refere-se a AVI, que
são os governadores que dão Mochin à sagrada Israel, ZA, que se
prolonga de entre eles.
“Que se ofereceram a si mesmos
voluntariamente entre o povo” são os patriarcas, CHGT de ZA,
que são chamados “príncipes,” como está escrito. “Os príncipes dos povos estão
juntos reunidos, o povo do DEUS de Abraão,” ou seja os patriarcas que se
prolongam de Abraão, Chésed de
ZA. Então, “Abençoai o SENHOR,” prolongam bênçãos DELE para baixo e
haverão bênçãos no mundo inteiro.
Isto assim é porque quando há bênçãos do
alto neste mundo abaixo, tudo está em alegria, tudo está em perfeição, uma vez
que nenhuma luz está completa senão quando ela é prolongada abaixo até este
mundo. Felizes são Israel pois o CRIADOR concede sobre eles bênçãos e escuta
sua oração. Está escrito sobre eles, “Quando ELE considerou a oração do
desamparado e não desprezou sua oração.”