Nássô [Tomai]
1)
Está escrito, “Tempo de fazer pelo SENHOR; eles quebraram TUA lei.”
Os
dias são poucos, e o dono dos pecados, o escarnecedor, pressiona. O arauto chama
cada dia por arrependimento, e os ceifeiros do campo—aqueles que foram
recompensados com a colheita do campo superior, alcançar os segredos da Torá—são
poucos. E até aqueles que alcançaram estão no fim da vinha e não reparam
adequadamente ou sabem para que lugar estão a ir.
17)
Feliz é um homem que foi recompensado com a Torá, para caminhar e se apegar aos
SEUS caminhos. Quando uma pessoa caminha nos caminhos da Torá, ela atrai sobre
si um alto e sagrado espírito, como está escrito, “Até que o espírito seja
derramado sobre nós do alto.” E quando uma pessoa se desvia do caminho da Torá,
ela atrai sobre ela outro espírito, do outro lado, do lado de Tuma’a, e o lado de Tuma’a
desperta
do lado do buraco do grande abismo, a abadia dos maus espíritos que magoam as
pessoas, e que são chamados “malfeitores do mundo.”
18-19) Qualquer um que se apegue ao CRIADOR
e mantenha os mandamentos da Torá aparentemente sustenta os mundos—o mundo no
alto e o mundo abaixo, como está escrito, “E os faz.”
E qualquer um que viole os mandamentos da
Torá aparentemente maculando acima, maculando abaixo, se maculando a si mesmo e
maculando todos os mundos. Há uma alegoria sobre marinheiros que navegavam num
barco. Um tolo entre eles se levantou e desejou furar o barco. Seu amigo lhe contou,
“Porque estais tu a furar o barco?” Respondeu ele, “Porque vos deveis
preocupar? Furo debaixo de mim!” Ele lhe contou, “Mas ambos nos afogamos no
barco juntos!”
90)
“E os educados brilharão como a claridade do firmamento” com esta composição
vossa, Rabbi Shimon, O Livro do
Zohar, da
claridade da Ima superior, que é chamada arrependimento.
90) Israel estão destinados a provar da árvore
da vida, que é O
Livro do Zohar. Através dele, eles sairão do exílio
em misericórdia e ele existirá neles.
98-99) Como o CRIADOR os dividiu no Monte Sinai, ELE os dividirá na última
redenção. Isto assim é porque se diz sobre Israel, “E os filhos de Israel
subiram armados para fora da terra do Egipto.” “Armados,” do lado da árvore da
vida, ZA, que são cinquenta [soletrado como “braços” em Hebraico] anos
da Yovel [aniversário de cinquenta anos], Biná, que ZA recebe de Biná.
Diz-se sobre eles, “Eles subirão até ao monte.” E entre eles estava “o anjo de DEUS,
que foi para diante do acampamento de Israel.” Também, é como lhes foi dito, “E
como eu vos transportei nas asas de águias,” que são as nuvens da glória, “E
vos trouxe a MIM,” “E os filhos de Israel saiam audaciosamente.” Assim, ELE
trará os discípulos dos sábios fora com toda esta glória.
Como foi dito sobre os ignorantes do lado do bem, “E eles se firmaram no pé
da montanha,” assim estarão eles na última redenção—debaixo dos discípulos dos
sábios, como um servo que caminha pelo pé do cavalo de seu mestre. No pé da
montanha lhes foi dito, “Se aceitais a lei, bom. Se não, lá será o vosso lugar
de enterro.” Similarmente, lhes será dito na última redenção, “Se assumis sobre
vós mesmos um discípulo do sábio no fim do exílio, como um homem que monta um cavalo
e seu servo o serve, bom. Se não, lá—no exílio—será vosso enterro.”
105)
Quão amados são Israel diante do CRIADOR, onde quer que eles estejam, o CRIADOR
está com eles porque ELE não remove SEU amor deles, como está escrito, “E
deixai-os fazer-ME um Templo, para que EU possa habitar entre eles.”
106-107)
Feliz é o homem que está entre os primeiros dez na sinagoga porque com eles é a
congregação completada, quando não é menos que dez. Eles são aqueles que são
santificados pela Divindade primeiro. Mas devem haver dez na sinagoga ao mesmo
tempo, e não virem pouco a pouco, para que a plenitude dos órgãos seja
impedida, pois todos os dez são como órgãos de um único corpo no qual a
Divindade habita, pois o CRIADOR fez o homem de uma só vez e estabeleceu os órgãos
ao mesmo tempo.
Assim
que todos os órgãos do homem foram completados nessa altura, cada órgão foi
adequadamente estabelecido em si mesmo. Inversamente, dado que a Divindade veio
para a sinagoga primeiro, devem haver dez lá juntos, e então ela é completada
porque não congregação de menos que dez, que correspondem às dez Sefirot de Malchut. Enquanto
não houverem lá dez juntos, nenhum deles é completado. Posteriormente, a
inteira congregação é corrigida, como está escrito, “O rei é glorificado na
multidão do povo.” Assim, as pessoas, que vêm depois dos primeiros dez são
todas a correcção do corpo, a correcção da congregação, uma vez que a
multiplicação das pessoas aumenta a glória do rei.
109)
“Quando um homem profere um voto.” “Profere” significa que ele se retira do
resto das pessoas no mundo para ser santificado como no alto e para ser
pleno. Quando uma pessoa vem para ser purificada ela é purificada. Um homem
que vem para ser santificado é santificado e a Kedushá do alto é espalhada
sobre ele, a Kedushá com a qual o CRIADOR é santificado.
110)
Ó como deve um observar e conhecer a obra do seu MESTRE, pois cada dia o clarim
evoca e diz, “Até quando, seus tolos, amareis a tolice?” “Regressai, Ó crianças
errantes,” “Eu curarei vossa apostasia,” e não há nenhum que dê ouvidos. A Torá
declara diante deles e não há nenhum que repare.
167)
O CRIADOR chamou Israel de Adam, tal como no alto, ZA, e ELE lhes chamou
“besta.” Tudo está num versículo, como está escrito, “E vós sois MINHAS
ovelhas, as ovelhas de MEU pastoreio, vós sois homens,” pois Israel são
chamados homem e besta. É por isso que “Homem e besta VÓS salvais, Ó SENHOR.”
Se eles forem recompensados, eles são chamados “homem,” tal como no alto. Se
eles não forem recompensados, eles são chamados “besta.”
189)
Rabbi Aba disse, “Eu vi a face da Divindade, e aquele que vê a face da
Divindade deve caminhar e a perseguir.” Está escrito, “E deixai-nos saber,
deixai-nos avidamente perseguir para conhecer o SENHOR.” Está também escrito, “E
muitas pessoas andarão e dirão, ‘Vinde vamos subir à montanha do SENHOR ... pois
de Sião sairá a lei [Torá].” E eu desejo seguir-vos e aprender dessas boas
coisas que vós provais cada dia do sagrado esplendor de Rabbi Shimon.
299)
Os discernimentos onde se há Din ou não são somente em respeito aos
inferiores. Mas em respeito ao Atzmut [ser (ELE MESMO)], tudo é
divindade, acima do tempo, lugar, ou mudança. Todos esses graus e correcções
que discernimos na divindade são senão espécies de ocultações e coberturas em
respeito aos inferiores porque as dez Sefirot são dez tipos de
coberturas sobre SI MESMO. Similarmente, todas as imagens imaginárias de tempo,
lugar e acções são todas senão espécies de coberturas sobre SUA divindade que
aparentam dessa maneira aos olhos dos inferiores. É como aquele que não é
impressionado ou mudado de todo pelas coberturas nas quais ele é coberto, pois
somente seus amigos são impressionados pelo seu desaparecimento ou aparecimento.
Similarmente,
a divindade não muda ou é de modo algum afectada por esses graus e correcções e
nomes no tempo, lugar e mudança de acção que os inferiores discernem nas SUAS
coberturas. Em vez disso, devemos saber que essas coberturas também servem para
divulgações. Além do mais, pela medida da cobertura em cada nome e correcção,
assim é a medida de divulgação nela. Aquele que é recompensado com receber adequadamente
a medida das coberturas é mais tarde recompensado com estas coberturas se
tornarem medidas de divulgações para ele.
Aquele
que estuda se deve recordar destas palavras durante o estudo, e ele não falhará
no seu pensamento.
329)
Felizes são os justos, por todas aquelas sagradas palavras que são ditas no espírito
do alto e no espírito santo—o espírito no qual todos os sagrados superiores estão
incluídos—foram revelados a vós. Estas são palavras as quais superiores e
inferiores escutam.
Felizes
sois vós que vos sentais no trono de Midian, ceifeiros do campo, que conhecem
estas matérias e as consideram. Vós conhecereis vossos mestres face a face,
olho a olho, e com estas palavras sereis recompensados com o mundo vindouro,
como está escrito, “E conhecereis este dia e respondereis ao vosso coração.” HaVaYaH, Atik Yomin, Elokim, ZA
todos são um. Abençoado seja SEU nome para sempre e para toda a eternidade.
Zohar
Hadash, Nássô [Tomai]
3)
Ai daquele que vem para seduzir seu MESTRE com um coração longínquo e um desejo
incompleto, como está escrito, “E eles O enganaram com sua boca e mentiram para
ELE com sua língua, e seu coração não era firme NELE.”
4)
A unificação da oração e da bênção dependem da fala e do proferimento da boca,
e tudo depende da raiz da acção. Aquele que não conhece a raiz da acção, sua
obra não é obra. Se ele macula a acção da fala, não há lugar onde estar a bênção,
e sua oração não é uma oração.