Metzorá [O Leproso]
1-3) As
pessoas devem guardar seu caminho e temer o CRIADOR para que elas não se desviem
do caminho directo ou violem as palavras da Torá ou se afastem dela.
Qualquer um que
não se envolva na Torá e não se esforce nela é repreendido pelo CRIADOR. Ele
está longe DELE, Divindade não está sobre ele, e aqueles anjos guardiões que
caminham com ele para o guardar, o abandonam. Além do mais, eles declaram
diante dele e dizem, “Não andais perto deste e daquele pois ele não cuida da glória
do seu MESTRE.” Ai dele, pois os superiores e os inferiores o deixaram, e ele não
tem parte no caminho da vida.
E quando ele se
esforça na obra de seu MESTRE e se envolve na Torá, vários guardas estão
prontos para o guardar, e a Divindade está sobre ele, e todos eles declaram
diante dele e dizem, “Dai honras à forma do REI, Dai honras ao filho do rei,” e
ele é guardado neste mundo e no próximo. Feliz é ele.
5) As
pessoas não sabem, não escutam, e não observam a vontade do seu MESTRE. O
anunciante evoca diante delas diariamente, e não há nenhum que escute e nenhum
que desperte o espírito de um para a obra do seu MESTRE.
6-8) Quando
a noite escurece e os portões se fecham, a Nukva do grande abismo desperta, e vários exércitos
de prejudicadores estão no mundo. Nessa altura, o CRIADOR coloca todas as
pessoas do mundo a dormir. ELE coloca a dormir até todos aqueles que têm o
despertar da vida, ou seja os justos. E os espíritos deambulam pelo mundo e
anunciam coisas às pessoas nos seus sonhos. Algumas delas são mentiras e
algumas delas são verdades. E as pessoas ficam conectadas no seu sono.
E quando o
vento do norte desperta e a noite se divide, uma chama explode e golpeia por
baixo das asas do galo, e ele chama. Então o CRIADOR entra no Jardim do Éden
para brincar com os justos, e um anunciador sai fora e chama, e todas as
pessoas no mundo despertam nas suas camas. E aqueles com despertar da vida se
levantam de suas camas para a obra de seu MESTRE, e se envolverem na Torá e
louvar o CRIADOR até que venha a manhã.
Quando chega a
manhã, todos os exércitos no alto louvam o CRIADOR. Então, vários portões se
abrem para todos os lados, e o portão de Abraão, Chésed [misericórdia], abre-se na assembleia
de Israel, para evocar todas as pessoas no mundo a desfrutar das Chasadim
[misericórdias]. Como está escrito, “E Abraão plantou uma tamareira em Beer
Sheva,” dado que Malchut é chamada Beer Sheva, e Abraão plantou a árvore
de Chésed lá.
20) “Ela é
uma árvore da vida para aqueles que a seguram bem, e felizes são todos aqueles
que a apoiam.” A Árvore da vida é a Torá, uma alta e poderosa árvore. Ela é
chamada Torá pois ela instrui e revela aquilo que estava escondido e
desconhecido. Ela é chamada “vida” pois toda a vida superior está incluída nela
e deriva dela.
“Para aqueles
que a seguram bem,” ou seja aqueles que estão agarrados a ela, pois aquele que
está agarrado à Torá está agarrado a todas as coisas—agarrado acima e abaixo.