Emor [Falai]
3)
“Quão abundante é TUA bondade, que ocultaste para aqueles que TE temem.”
“Quão
boa é TUA bondade,” quão sublime e honrável é essa luz superior chamada “boa.”
Está escrito, “E DEUS viu essa luz, e ela era boa.” Esta é a luz escondida com
a qual o CRIADOR fez o bem no mundo. Não há obstáculo dela cada dia, e o mundo
existe por ela e se apoia nela. “Que ocultaste para aqueles que TE temem.” O
CRIADOR fez a luz superior quando ELE criou o mundo e ocultou-a para os justos
no futuro. Há duas luzes: 1) a luz escondida para os justos no futuro, que
nunca ilumina, 2) a luz chamada “boa,” que se prolonga da luz escondida que
ilumina no mundo cada dia, e sobre a qual o mundo se apoia.
5) Quando uma
pessoa está pousada para partir para esse mundo e ela está no seu leito de
morte, três emissários vão até ela, e ela vê aquilo que uma pessoa não consegue
ver quando ela está neste mundo. Esse dia é o dia do juízo superior, quando o
rei pede o seu depósito de volta—a alma. Feliz é o homem que devolve o depósito
ao rei como lhe foi dado, sem corrupção.
26)
Felizes são Israel, a quem o CRIADOR escolheu a partir de todas as nações
idolatras, e por amor a eles lhes deu a verdadeira Torá [lei] para saberem o
caminho do rei sagrado. Qualquer um que se envolva na Torá é como se ele se
esforçasse no CRIADOR, pois o todo da Torá é o nome do CRIADOR. Por esta razão,
aquele que se envolve no SEU nome, e aquele que abandona a Torá abandona o
CRIADOR.
31)
Qualquer um que se envolva na Torá à noite e se levante à meia noite, quando a
Assembleia de Israel, Malchut, desperta para corrigir
a casa do rei, para prolongar a iluminação de Chochmá por ELE, construirá uma
casa com sabedoria. Esse homem participa nela e é considerado ser da casa do
rei, e cada dia lhes são dadas destas correcções da casa.
36)
Felizes são Israel neste mundo e no mundo vindouro, pois está escrito sobre
eles, “E EU vos dividirei das nações para MIM.”
Quão
divididos são Israel na Kedushá de todos, para servir ao CRIADOR,
como está escrito, “E vós sereis santificados e sereis sagrados pois EU o
SENHOR sou sagrado.”
37)
“A salvação pertence ao SENHOR; TUA bênção está sobre TEU povo, Selá.”
Felizes
são Israel pois onde quer que estejam exilados, a Divindade se exilou com eles.
Quando Israel sairam do exilio, para quem haverá a redenção, para Israel ou
para o CRIADOR? Afinal, a Divindade também sairá do exílio. Certamente será a
salvação do SENHOR. Quando? Quando “TUA bênção está sobre TEU povo, Selá,” quando
o CRIADOR zela por Israel com bênçãos, para os libertar do exílio e lhes fazer
o bem. Então a salvação é certamente do SENHOR, uma vez que a Divindade sairá
do exílio. Por esta razão, eles regressarão com Israel do exílio, como está
escrito, “E o SENHOR vosso DEUS regressará do vosso cativeiro, e terá compaixão
sobre vós.” “Regressará” significa que ELE, também, regressará com Israel do exílio.
45) Selai a Torá.
Em que lugar está o selo da Torá escrita, ZA? Ele está nos meus estudos.
Estes são os profetas, chamados, “Ensinados do SENHOR,” Netzách e Hod,
como está escrito, “Ele dispôs o pilar direito e o chamou Yachin,” que é Netzách,
“E ele dispôs o pilar esquerdo e lhe chamou Boáz,” que é Hod. De lá, os
caminhos se prolongam até aos fieis profetas que recebem de Netzách e de
Hod. Esses NH firmam-se e permanecem a existir pelo corpo, ZA,
pelas seis luzes nele, como está escrito, “Suas pedras feitas de mármore.” SUAS
pernas, Netzách e Hod, firmam-se por ZA, nos quais há seis
Sefirot, e tudo se firma em plenitude. A Kedushá de tudo está
presente somente quando eles estão em plenitude porque quando ZA se
conecta com Malchut, todas as coisas são perfeitas, todas
as coisas são uma, e nenhum lugar é maculado. É por isso que a Assembleia de
Israel é chamada “plena.”
46)
O CRIADOR está presente somente num lugar quebrado, num Kli quebrado. Esse
lugar é o mais completo pois ele se baixa a si mesmo para que o orgulho de
todos esteja nele, o orgulho do superior. Ele é aquele que é pleno porque
aquele que se baixa a si mesmo, o CRIADOR o faz recto.
50-51) O CRIADOR está destinado a
complementar Israel, para que eles sejam completos em todas as coisas, para que
eles não sejam defeituosos de todo porque no tempo da reanimação haverá a
correcção do mundo. Tais são os Kelim e as vestimentas do homem, que são as
correcções do corpo, e assim ele os complementará.
Quando eles despertam da poeira, na
ressurreição dos mortos, eles se levantarão como se tivessem entrado na
sepultura. Se eles entraram coxos ou cegos, eles se levantarão coxos e cegos.
Eles se levantarão com a mesma vestimenta, que é o corpo, para que não seja
dito que há outro que despertou da ressurreição. E posteriormente o CRIADOR os
curará e eles serão plenos diante DELE. Então o mundo será completo em todas
as coisas. E então, “Nesse dia, o SENHOR será um e SEU nome, UM.”
70)
Israel ascendem de baixo para cima, como está escrito, “E vossa semente será
como a poeira da terra.” Logo, eles se levantam da poeira da terra e das
estrelas dos céus, e então se levantam acima de todas as coisas e se apegam ao
mais alto dos lugares, como está escrito, “E vós que vos apegais ao SENHOR
vosso DEUS.”
83)
Felizes são Israel neste mundo e no mundo vindouro; eles sabem como se apegar
ao sagrado rei, evocar a força do alto, e prolongar a Kedushá
de seu
mestre sobre eles. É por isso que está escrito, “Felizes sois vós, Israel, quem
é como vós?” “E vós que vos apegais ao SENHOR vosso DEUS estais vivos todos vós
neste dia.”
91-92)
Está escrito, “E EU serei santificado entre os filhos de Israel,” primeiro,
Israel elevam MAN para evocar as três santidades no alto. E então, “EU o
SENHOR vos santifico,” Quando Israel recebem a alta Kedushá.
Em
que lugar se santifica o homem a si mesmo na Kedushá, para se incluir a si
mesmo nela? Quando uma pessoa alcança “O SENHOR dos exércitos” mencionado
depois do terceiro “Sagrado,” Netzách e Hod, “EU o SENHOR vos
santifico.” E nós, depois de três vezes sagrado, dizemos somente “O SENHOR dos
exércitos,” não nos incluindo a nós mesmos lá. Posteriormente, quando uma
pessoa alcança “O todo da terra está cheia da SUA glória,” a Kedushá
é atraída
para Malchut, e então ele se inclui
a si mesmo na Kedushá para ser santificado abaixo, dentro dessa glória de abaixo, Malchut, como está escrito, “Serão
santificados pela MINHA glória.”
Posteriormente
ele fará o caminho em privado, primeiro se incluindo a si mesmo na Malchut—a honra de baixo, nas palavras, “O
todo da terra está cheia da SUA glória,” incluindo a terra inteira e todas as
nações—e então ele prolongará a Kedushá em particular, somente a Israel,
para que tudo seja santificado e a Kedushá se expanda de
Israel para o mundo inteiro.
129)
Abram para mim uma abertura como a ponta de uma agulha, e EU abrirei os altos
portões para vós.
Abre para mim,
minha irmã, porque a porta para minha entrada está em ti. Meus filhos podem
entrar somente em ti. Se não abrires tua porta, então estou trancado; não serei
achado. Assim, “Abre para mim.” Certamente, abre para mim. Foi por isso que
quando David desejou chegar ao REI, ele disse, “Abre para mim os portões da
rectidão ... Este é o portão do SENHOR.” Os portões da rectidão é Malchut; ela é o caminho para entrar no REI. “Este é o
portão do SENHOR,” para O achar e aderir a ELE. Logo, “Abre para mim, minha irmã,
meu amor,” para acasalar contigo e para sempre estar em paz contigo.
129) Em si
mesmo, ZA está em Chasadim cobertas de Chochmá. E Malchut
em e por si mesma está em Chochmá sem Chasadim. Ela é chamada
“noite” porque Chochmá não brilha sem Chasadim. Assim, há abundância
completa pela redenção de Israel somente através do Zivug de ZA e Malchut. Isto assim é porque então as Chasadim de ZA são misturadas
com a Chochmá de Malchut, e Israel recebem a abundância
completa de GAR.