BaHár [No Monte Sinai]
32) O homem sem uma mulher é meio Guf, um
onde a Divindade não está presente. Similarmente, quando o CRIADOR não está
perto da Divindade e do todo de Israel—que são
pessoas virtuosas, que são SEUS órgãos—então a causa das causas,
Kéter, não está lá. É como se o
CRIADOR não fosse um, uma vez que ELE não está unido com a Divindade.
Porque o CRIADOR não é chamado “UM” a menos que ELE
esteja no Zivug com a Divindade, e quando no estrangeiro, a Divindade
está longe do seu MARIDO, disseram eles que todos aqueles que vivem no
estrangeiro são como aquele sem DEUS. Isto assim é porque não há sacrifícios
no estrangeiro, que é o Zivug do CRIADOR com a Divindade, e quando o
CRIADOR se junta à Divindade, as palavras, “Nesse dia, será o SENHOR um e SEU
nome, UM,” se tornarão realidade. Então a causa das causas, Kéter, estará sobre
eles.
52) Um sempre deve ser cauteloso com o seu MESTRE, e deixar
seu coração aderir em fé sublime, para que ele seja pleno com seu MESTRE.
Quando ele é pleno com seu MESTRE, nenhuma pessoa no mundo o consegue
prejudicar.
56) Os fieis que conduzem Malchut de acordo com
seu desejo todos os dias. Ela observa aquilo que eles ordenam. Os fieis são
aqueles que evocam o bem, ou seja Yesod, frente
a ela, ao dar esmolas e não poupar aquilo que lhes pertence. Eles sabem que o
CRIADOR lhes dará mais, dado que Yesod evoca
bênçãos frente e isso. E um não deve dizer, “Se eu der isto agora, o que farei
amanhã?” Em vez disso, o CRIADOR lhe dará bênçãos intermináveis.
83-84)
Quando um filho sempre se apega ao seu pai sem qualquer separação, não há
nenhum que possa protestar contra ele. Um servo faz a obra de seu mestre e
corrige as correcções dos mundos. Aquele que tem ambas, um filho e um
escravo incluídos como um, esta pessoa corrige toda a fé, a Malchut em
um todo com ZA sem qualquer separação e une todas as coisas juntas. Este
é um homem a quem o CRIADOR declara em todos os exércitos e acampamentos de
todos os mundos e firmamentos, “Reparai em fulano, que é o confiado do REI, que
tem todos os segredos de seu MESTRE na sua posse.” Feliz é ele neste mundo e
feliz é ele no mundo vindouro.
Desse
dia em diante, esse homem é conhecido e inscrito em todos os mundos, pois todos
os exércitos e acampamentos devem estar com ele, e o CRIADOR não mais precisa
de uma única coisa dele, senão ele mesmo, dado que todos os mundos se apoiam
sobre ele. Então uma voz desperta e declara desse homem, “Ele é gracioso para o
ÚNICO, para estar com o ÚNICO,” o CRIADOR,
“e para se envolver UM para UM.”
Zohar
Hadash BaHar [No Monte Sinai]
7)
Um deve colocar seu coração e desejo e se apegar ao CRIADOR.
9)
Rabbi Shimon diz, “Qualquer um que execute rectidão e se apegue à árvore da
vida será salvo neste mundo, até da morte no mundo do resto das pessoas, a
morte corpórea, e tanto quanto o mais da morte espiritual.
15-17)
Feliz é o homem que está entre os primeiros dez na sinagoga pois aquilo que é
completado é completado neles.
Não
há congregação de menos que dez, que são o instar das dez Sefirot da
Divindade, que santificam na Divindade primeiro. Devem haver pelo menos dez na
sinagoga de uma vez, e não virem poucos de cada vez para que a plenitude dos órgãos
não seja atrasada. Isto assim é porque o CRIADOR fez o homem de uma vez e
estabeleceu para ele todos os órgãos ao mesmo tempo, como está escrito, “ELE
vos fez e vos estabeleceu.” Assim que todos os órgãos do homem foram
completados, cada órgão foi estabelecido adequadamente por si mesmo. Mas antes
que ele fosse inteiramente completado, nem um único órgão foi estabelecido.
Similarmente,
dado que a Divindade primeiro chegou à sinagoga, devem estar dez lá de uma vez,
frente às dez Sefirot da Divindade, que é um nível completo, e então
aquilo que é completado é completado. E enquanto não estiverem dez lá, nenhum
deles é completo. Posteriormente tudo foi corrigido. “O rei é glorificado na
multidão do povo.” É por isso que as pessoas vêm depois, depois dos primeiros
dez, quando eles já completaram os órgãos da Divindade, suas dez Sefirot,
que todos são uma correcção do corpo da Divindade porque “O rei é glorificado
na multidão do povo.”
Quando
a Divindade chega primeiro e as pessoas ainda não são dez juntas, o CRIADOR
chama, “Porque cheguei EU e não havia pessoa?” “E não havia pessoa” significa
que os órgãos não foram estabelecidos, pois até que houverem nove pessoas lá,
até uma delas não é estabelecida e o corpo da Divindade não é completado, pois
quando o corpo não é completo com dez, certamente não há pessoa, nem um deles é
pleno. Por esta razão, “E não há pessoa” é precisamente assim.
Quando
o corpo é completado abaixo, quando há dez, a Divindade superior vem e entra no
corpo, e o inferior é feito, precisamente como acima. Isto assim é porque as
dez Sefirot da Divindade se vestem nos dez da congregação, e então todos
não devem abrir suas bocas e falarem de questões mundanas porque Israel estão
agora na plenitude superior, santificados na Kedushá superior, e felizes são
eles.