23) Rabbi Aba levantou suas mãos sobre
sua cabeça, chorou, e disse, “Agora a luz da Torá sobe à altura do
firmamento do mais alto trono. Quando o senhor abandona o mundo, quem iluminará
a luz da Torá? Ai desse mundo que será orfão de vós. Mas as palavras de meu
senhor iluminarão o mundo até que o REI MESSIAS chegue, e então está escrito,
‘E a terra estará cheia do conhecimento do SENHOR.’”
28) “E Jétro ... escutou.” Pode ser dito
que Jétro escutou e o resto das pessoas no mundo não escutaram? Certamente,
o mundo inteiro escutou, mas eles não quebraram, assim seu escutar não é
escutar. Ele escutou e foi quebrado, se rendeu diante do CRIADOR,
e se aproximou de O temer, assim seu escutar é escutar.
29-31) Todas as coisas que o CRIADOR faz acima e
abaixo são verdadeiras, e SUA obra é verdadeira. Não há nada no mundo que um
deva rejeitar ou desprezar, uma vez que todas elas são verdadeiras obras, e
todas as coisas são necessárias no mundo.
Está escrito, “Se a serpente morde antes de ser
encantada.” A serpente não morde as pessoas até que ela seja encantada do alto.
Como se diz, “Ide e matai esta ou aquela pessoa.”
Por vezes—quando ela faz isso—assim ela salva as pessoas
de outras coisas. Através disso, o CRIADOR faz milagres às pessoas; tudo
depende do CRIADOR; pois tudo é a obra de SUAS mãos. Mas o mundo precisa delas.
Se ele não precisasse delas, o CRIADOR não as teria feito. Assim um não
necessita de ser arrogante para as coisas no mundo, e certamente não para as
palavras e acções do CRIADOR.
32) “E DEUS viu tudo o que ELE havia feito, e eis, era
muito bom.” “E DEUS viu” é o DEUS vivo, Biná. “Viu” significa que
ELE olhou, para os iluminar e para zelar sobre eles. “Tudo o que ELE havia
feito” significa que tudo está incluído como um, acima e abaixo. “E eis, era
muito bom” é o lado dirito. “Muito” é o lado esquerdo,” “Bom” é o anjo da vida.
“Muito” é o anjo da morte, e tudo é uma matéria para aqueles que observam a
sabedoria.
44) Job estava temeroso com medo, e nesse
medo estava o núcleo de seu poder. Isto assim é porque através de uma
circuncisão acima—seja de Kedushá [santidade] ou do Sitra
Achra—um não consegue atrair o espírito do alto
para baixo e o aproximar senão através de temor, ao direccionar seu coração e
vontade com temor e com o quebrar do coração. Então prolongará ele o espírito
que está no alto, bem como o desejo requisitado.
86) Esta
é uma pessoa que está sempre a rir, sempre alegre, e pensa pensamentos positivos.
E os pensamentos não são completados porque ela sempre os eleva da sua vontade.
Ela se envolve em questões mundanas, e quando ela se envolve em questões
celestiais ela tem sucesso.
98) Quando um homem caminha no caminho da verdade,
aqueles que conhecem seu mestre olham para ele, uma vez que esse espírito
no interior está corrigido nisso, e a forma que inclui todas as coisas
sobressai. E essa forma é a face de um homem. Ela é uma forma mais completa que
todas as formas, e aquele que passa temporariamente diante dos olhos dos sábios
de coração, quando olhando para sua face no exterior, essas faces que se
encontram diante dele, os olhos do coração as amam.
123) Quando o CRIADOR
criou o homem, ELE colocou
todas as formas dos altos segredos do mundo superior—Biná—dentro
dele, bem como todas as formas dos segredos inferiores do mundo do fundo, Malchut. Todas
elas estão gravadas no homem, que é a sombra de DEUS, dado que ele é chamado
“uma criação da mão,” uma criação da mão do CRIADOR.
126) Quando o homem foi criado, está escrito sobre ele, “Veste-me
com pele e carne.” E o que é o homem em si mesmo? Não é o homem meramente pele,
carne, ossos e tendões? Ele não é, uma vez que certamente, o homem é somente a
alma [Neshamá], enquanto que a pele, carne, ossos e tendões são somente vestes.
Eles não são os Kelim do homem, nem o próprio homem. Quando o homem
falece, ele tira fora esses Kelim que ele usou.
170) Felizes sois vós que vos sentais diante de Rabbi
Shimon e sois recompensados com escutar os segredos da Torá da sua boca. Felizes
são eles neste mundo e felizes são eles no mundo vindouro. Rabbi Shimon disse,
“Felizes sois vós, amigos, pois nenhum segredo está escondido de vós, e vários
altos lugares vos aguardam no mundo vindouro.”
223-224) Pessoas
inteligentes do mundo, cujos olhos estão abertos, que são sábias, que estão com
fé—que é a Divindade—que foi ocultada em vós. Aqueles
que vós que subiram e desceram, que receberam as luzes que brilham de baixo
para cima, que são chamadas “ascensão,” e as luzes que brilham de cima para
baixo, que são chamadas “descida,” são aqueles em quem há o espírito do sagrado
DEUS devem subir e saber que quando a cabeça branca—Kéter—desejou criar o homem, ele concedeu dentro de uma luz,
que é Biná, e a luz concedida na expansão da luz, ZA, que
sentencia e ilumina as duas linhas—direita e esquerda de Biná. E a
expansão da luz trouxe em diante as almas dos seres humanos.
Similarmente, ele acasalou e concedeu a expanxão da, ZA,
numa forte rocha, a Malchut, e
essa rocha suscitou uma labareda flamejante, abrangida de várias cores, que é a
Ibur da lua, que está cheia de Dinim. E essa chama sobe,
recebendo Yenika, ou seja as luzes que iluminam nela de baixo para cima.
E desce, ou seja ela recebe GAR de Ruách, ou seja que as luzes
iluminam de cima para baixo mas em Dinim, devido à deficiência de Chasadim. Finalmente,
a expansão da luz, ZA, doou nele, concedeu-lhe uma linha média e Chasadim, e
então ele regressa e se senta no seu lugar e se torna o espírito da vida para Adam
HaRishon.
257-258) “E Moisés subiu até DEUS.” Feliz é
Moisés, a quem foi concedida esta honra, que a Torá testemunha sobre ele. Vinde
e vede o que está entre Moisés e o resto do mundo. Quando o resto das pessoas
do mundo sobem, elas sobem à prosperidade, elas sobem à grandeza, elas sobem à
realeza. Mas quando Moisés subiu, “está escrito, “Moisés subiu até DEUS.” Feliz
é ele.
Aprendemos disso que aquele que vem para ser purificado é
ajudado, pois está escrito, “Moisés subiu até DEUS,” e depois disso, está
escrito, “E o SENHOR chamou por ele,” uma vez que aquele que deseja ser
aproximado é aproximado.
259) Feliz é o homem a quem o CRIADOR
favorece e quem ELE trouxe para habitar dentro do palácio sagrado. Qualquer um que ELE deseje aceitar para SUA obra, é inscrito que
ele é inscrito no alto, para saber porque ele foi escolhido diante do alto e
sagrado REI, para habitar na SUA abadia. E qualquer um em quem está essa
inscrição passa por todos os portões do alto e nenhum o impede.
331-332) Há vários caminhos pelos quais a
Torá testemunha que uma pessoa não peque diante do seu MESTRE. Há vários
caminhos pelos quais ela o aconselha de modo a que ela não se desvie para a
direita ou para a esquerda. Há vários caminhos pelas quais ela a aconselha a
como se arrepender diante de seu MESTRE e ELE a perdoará.
A Torá dá 613 conselhos a uma pessoa sobre
como ser inteira com seu MESTRE, porque seu MESTRE, porque ela deseja lhe fazer
o bem neste mundo e no mundo vindouro, especialmente no mundo vindouro.
333) Este mundo, em comparação com o
próximo, é somente um quarto de entrada antes do salão. Quando esse justo é
recompensado com o seu, está escrito, “Ele não terá herança entre seus irmãos,”
uma vez que “O SENHOR é sua herança.” Feliz é aquele que é recompensado com sua
herança superior. Ele é recompensado com ela neste mundo, na casa deste mundo,
e assim ele é recompensado com o mundo vindouro, na casa superior sagrada
vindoura, como está escrito, “A eles darei EU MINHA casa e dentro de MINHAS
paredes uma mão.” Feliz é o justo, cujo lugar de moradia é com o REI, na SUA
casa.
405-406) Felizes são Israel, a quem o CRIADOR chama “homem,”
como está escrito, “E vós, MINHAS ovelhas, as ovelhas de MEU pastoreio, vós
sois homens.” Está também escrito, “Quando qualquer homem de vós trás uma
oferenda.” Qual é a razão pela qual ELE lhes chama “homens”? É porque está
escrito, “E vós que vos apegais ao SENHOR vosso DEUS,” ou seja vós, e não o
resto das nações idolatras. Esta é a razão pela quais vós sois chamados homens.
Vós sois chamados “homem,” e as nações idolatras não são chamadas “homem.”
Quando uma pessoa de Israel é circuncidada, ela entra na
aliança que o CRIADOR fez com Abraão, como está escrito, “E o SENHOR abençoou
Abraão em tudo.” Está também escrito, “Misericórdia [Chésed] por Abraão.”
E ele começa a entrar nesse lugar. Quando ele foi recompensado em manter os Mitsvot
da Torá, ele entra nesse homem da superior Merkavá [carruagem/assembleia]
e se apega ao corpo do REI, e então ele é chamado “homem.”
421-422) “Tudo é uma coisa, e conta como
um único grau. Há várias faces dentro das faces para o CRIADOR. Elas são
faces iluminadoras, faces que não iluminam, faces inferiores, faces remotas,
faces próximas, faces dentro de faces, faces fora, faces da direita e faces da
esquerda.”
Felizes são Israel diante do CRIADOR, pois
eles se apegam à face superior do REI, essa face à qual ELE e SEU nome se
apeam, e ELE e SEU nome são um. O resto das nações se apegam a faces remotas,
as faces inferiores. É por isso que elas são remotas do corpo do REI.
411) Está escrito, “Pois ela é vossa vida e a duração
de vossos dias.” Aquele que foi recompensado com a Torá e não partiu dela é
recompensado com duas vidas: uma neste mundo e uma no mundo vindouro. Como está
escrito, “Vossa vida” no sentido plural [em Hebraico pode ser percepcionado
como plural], que são duas. E qualquer um que parta dela, é como se ele tivesse
partido da vida. E aquele que parte de Rabbi Shimon, é como se ele tivesse
partido de tudo.
412) Ai de uma geração de quem Rabbi Shimon parte, uma
vez que quando nos encontramos diante de Rabbi Shimon, as fontes do coração estão
abertas para todas as direcções e todas as coisas são reveladas. E quando
partimos dele, nada sabemos e todas as fontes são escondidas.
413) Como essa vela da qual várias velas brilham,
todavia ela é completa, com nada dela faltando devido às velas que dela foram
acesas. Assim é Rabbi Shimon Bar Yochai, dono das velas. Ele brilha para todos
e a luz não parte dele, e ele permanece inteiro.
414-416) Todas as orações de
Israel são oração, e a oração do pobre é a mais alta porque ela sobe até ao
trono do REI e se coroa a si mesma na SUA cabeça e o CRIADOR é louvado nesta
oração. É por isso que a oração do pobre é chamada “uma oração.”
Quanto ao resto das pessoas no mundo, por
vezes ELE escuta e por vezes ELE não escuta, dado que o tabernáculo do CRIADOR está
nesses Kelim quebrados, como está escrito, “O SENHOR está próximo
daqueles com um coração quebrado.”
428) Um deve
ser tão cauteloso com as palavras da Torá, e um deve ser tão cauteloso de
modo a não errar nelas e proferir uma palavra da Torá que ele não conheça, e a
qual ele não tenha recebido de seu professor. Qualquer um que diga palavras da
Torá que ele não conheça e não tenha recebido de seu professor, está escrito
sobre ele, “Vós não fareis para vós mesmos um ídolo ou qualquer semelhança.”
430) A Torá
inteira é um nome sagrado, pois não há nada na Torá que não esteja incluído
no nome sagrado. Assim, devemos ser cuidadosos para não errar no SEU nome
sagrado e não mentir com ele. Aquele que mente com o REI superior não é
admitido no palácio do REI e será abolido do mundo vindouro.
478-479) Ai das pessoas do mundo cujos
caminhos são como as bestas, que não sabem e não olham. É melhor para elas se não
tivessem nascido. Ai do mundo quando Rabbi Shimon parte dele: quem será
capaz de revelar os segredos, quem os conhecerá, e quem olhará nos caminhos da
Torá?
Rabbi Shimon disse para eles, “O mundo é
somente para os amigos que se envolvem na Torá e conhecem os segredos da Torá
Zohar
Hadash, Yitrô [Jétro]
13)
Não há criatura nos superiores ou nos inferiores que não esteja inscrita no SEU
nome. Todos estão também inscritos na Divindade. A melhor de todas as criações
que ELE criou foi o homem, que é uma forma composta do mundo inteiro, e de
todas as criações no mundo. É por isso que ELE o favorece mais que a todas as
criações.
171-175)
Um pensamento foi dado ao homem, que o homem contemple o CRIADOR dos mundos,
para unificar seu nome através de Ein Sof e através da eternidade. ELE criou
todas as coisas em Biná, como está escrito, “Vede quem
criou estes.” “Quem” [MI] é Biná.
Fala
foi dada somente ao homem para se envolver na Torá com ela, e conhecer dela o
FAZEDOR de todas as coisas. Diz-se sobre ELE, “Que faz a luz.” Isto assim é
porque a fala é Yetzirá, Tiféret, e não há luz senão a
Torá, como está escrito, “Pois uma vela é um Mitsvá e a Torá é luz.” Foi
ELE que é o FAZEDOR, que fez na face de um homem, olhos, orelhas, nariz, e
boca, para se envolver na Torá neles e O conhecer através dela.
Similarmente,
ELE formou uma boca para falar da Torá; ELE formou olhos para olhar na luz da
Tora; ELE formou orelhas nele para escutar com elas nas palavras da Torá. Estas
são as seis extremidades que Tiféret
inclui:
dois olhos, duas orelhas, uma boca e uma língua.
ELE
formou o nariz, e nele, “ELE soprou nas suas narinas o sopro [alma] da vida,” que
o homem contemplaria na unificação do NOME, como está escrito, “EU sou o
SENHOR, fazedor de todas as coisas.” Esta é a Divindade inferior, Malchut, da qual a alma noética foi dada
ao homem, pois a Néfesh [tanto Néfesh e Neshamá
são
traduzidas como “alma”] é de Malchut, para conhecer com ela
todas as obras da Torá, ELE que é chamado “Fazedor de todas as coisas,” que é Malchut, em quem há fabricação.
Há
três laços que foram colocados numa pessoa: a alma noética, pela qual conhecer
o FAZEDOR de todos os mundos, que diz e faz, fala e mantém, que cria, faz e executa,
e todos são um. ELE é Ein Sof. ELE trás todas as coisas do potêncial
ao real, ELE altera SUAS acções, e não há mudança NELE.
73-74)
Da parte da alma animal, os dias do homem são curtos, poucos e maus. Todos os
dias do homem, que são pobreza, tristeza, e pressão, não são vida,
especialmente se seus dias são sem Torá e Mitsvot, isso não é uma vida.
Se
ele se arrepende—até se ele
estiver numa cauda de cordeiro ou num boi, pois em todo o signo da parte da
alma animal o CRIADOR
acrescenta mais espírito que os anjos—e sobe da
cauda dos sinais para ser intermédio, no meio de cada estrela e signo, como o
vento, se ele for mais recompensado com arrependimento no seu pensamento, o CRIADOR lhe dá uma alma
do trono e ele sobe para ser uma cabeça no princípio de cada estrela e signo
como a alma [Neshamá].