VaErá [E EU Apareci]
1-2) “Confiai no SENHOR para todo o sempre, pois o SENHOR é DEUS, uma rocha interminável.” “Confiai no SENHOR” significa que todas as pessoas no mundo se devem fortalecer a si mesmas no CRIADOR e terem confiança NELE.
Logo, o que é “Para todo o sempre”? A força de um deve estar num lugar de persistência com todas as coisas, e isto é chamado Ad [o sempre], que é ZA. Este “O sempre” é um lugar que une para este lado e para aquele lado, que é a linha média, que une a direita e a esquerda uma na outra, para persistir e se conectar, para que as duas linhas persistam e suas iluminações estivessem permanentemente conectadas.
7) “Confiai no SENHOR para todo o sempre.” Em todos os dias do homem, ele precisa de se fortalecer a si mesmo no CRIADOR. Aquele que coloca sua confiança e força adequadamente não consegue ser prejudicado por qualquer pessoa do mundo, pois qualquer um que coloque sua força no NOME SAGRADO persiste no mundo.
15) “Um Salmo de David. A terra é do SENHOR, e tudo o que ela contém; o mundo e aqueles que habitam nela.” “A terra” é a terra sagrada de Israel, que está destinada a ser regada pelo CRIADOR e a ser abençoada por ELE primeiro. E dela, o mundo inteiro será regado. “O mundo e aqueles que nele habitam” o resto das terras, que bebem dela.
24) “E os sábios brilharão como a claridade do firmamento.” Os sábios são aqueles anciões que observaram coisas sublimes sozinhos, das quais as pessoas não conseguem falar alto devido a sua grande altura. Eles são aqueles chamados “sábios.”
31) É por isso que o caminho do justo é que parece que eles falam para uma pessoa, mas eles elevam suas palavras para o CRIADOR, para manter, “EU coloquei o SENHOR sempre diante de mim.”
32) Quão densas são as pessoas por não saberem e não observarem porque estão elas no mundo. Afinal, quando o CRIADOR criou o mundo, ELE fez o homem à SUA imagem e o estabeleceu com SUAS correcções, para se envolver na Torá e caminhar nos SEUS Caminhos.
61-63) Como todos os dias do ano rendem curativo para todos os órgãos? Afinal, Malchut, o ano, nada tem para si mesma? Pelo contrário, os órgãos, que são o geral, são os 248 tubos de abundância de ZA, e eles concedem tudo a Malchut. Isto assim é certamente acima, em ZA, e abaixo, no homem. O ano e seus dias, que são suas Sefirot, dão curativo a todos os órgãos no alto, em ZA, e abaixo, no homem, uma vez que os órgãos concedem abundância de bênçãos para os dias do ano, que são as Sefirot de Malchut, o individual.
Em cada Mitsvá positivo que uma pessoa mantém, ela prolonga abundâncias de um órgão, um tubo de ZA, para um dos dias do ano, que é o individual. E então curativo e vida pendem sobre nós do alto até que todos os órgãos são preenchidos com toda a perfeição, concedendos sobre o individual, que é o ano. Nessa altura, os Mochin do individual aparecem.
Quem causou aos órgãos serem preenchidos com toda a perfeição? Os dias do ano, uma vez que os orgãos vêm para o complementar. Se o ano não precisasse de correcção, os órgãos—que são os tubos de magnamidade de ZA—não seriam preenchidos com abundância. É por isso que é considerado como se os dias do ano dessem curativo e vida aos órgãos.
E assim é abaixo. Quando uma pessoa se complementa a si mesma nesses 248 Mitsvot positivos na Torá, não há um dia que não venha para ser abençoado pelo homem. E quando eles são abençoados por ele, então vida e curativo pendem sobre ele do alto, ou seja que eles não se prolongam para Malchut antes que uma pessoa complete todos os 248 Mitsvot positivos na totalidade. E até então, eles pendem sobre ela do alto.
Quem causou aos tubos acima a serem preenchidos com curativo e vida? São os dias do ano. É por isso que é considerado como se os dias do ano lhes dessem curativo e vida. Como os dias do ano são abençoados do alto, do homem, que é ZA, eles são abençoados abaixo, do homem inferior, através dos Mitsvot que ele observa.
Felizes são Israel neste mundo, nesses Mitsvot que eles mantêm, pois é por isso que eles são chamados “homem,” como está escrito “E vós ... sois homens.” Isto significa que vós sois chamados “homens,” e os idolatras não são chamados “homens.” E porque Israel são chamados “homens,” eles se devem esforçar nos Mitsvot da Torá, que são 613, correspondendo aos 248 órgãos e 365 tendões no corpo de um homem, que são todos um corpo, o homem.
81) Num despertar de baixo, quando Israel despertaram para o CRIADOR e choraram diante DELE, está escrito, “E EU recordei MINHA aliança.” Então o desejo despertou para atar tudo a uma conexão. Uma vez que a aliança, Yesod de ZA, despertou, a conexão de todas as Sefirot até ZA despertou. “E EU recordei MINHA aliança” significa conectá-lo a Malchut. É por isso que está escrito, “Deste modo dizei para os filhos de Israel, ‘EU sou o SENHOR,’” que todas as Sefirot se conectaram numa única conexão para redimir Israel do Egipto.
89-90) “Sabei neste dia e levai-o para vosso coração que o SENHOR, ELE é DEUS.” Deveria dizer, “Sabei neste dia que o SENHOR, ELE é DEUS,” e no final, “E levai-o para vosso coração,” dado que saber que o SENHOR é DEUS o qualifica a responder assim ao coração. E se ele já respondeu ao seu coração, assim é especialmente se ele já tem conhecimento. Também, deveria dizer, “levai-o para vosso coração” [com uma Bet] em vez de “coração” [com uma dupla Bet].
Coração com uma dupla Bet significa que a boa inclinação e a má inclinação, que residem no coração, se misturaram uma na outra e elas são uma. “E vós amareis o SENHOR vosso DEUS com todo o vosso coração” significa com ambas vossas inclinações—a boa inclinação e a inclinação do mal, para que as más qualidades da inclinação do mal se tornem boas, ou seja que ele servirá o SENHOR com elas e não pecará através delas. Então certamente não haverá diferença entre a boa inclinação e a má inclinação e elas serão uma.
Então descobrireis que o SENHOR [HaVaYaH] é DEUS, que a qualidade de Din, chamada “DEUS,” está incluída em HaVaYaH, que é a qualidade de Rachamim [misericórdia], uma vez que elas sempre estiveram incluídas uma na outra, pois a inclinação do mal e a boa inclinação foram incluídas no coração, pois ele é um. Portanto, podemos saber que o SENHOR é DEUS somente ao levá-lo ao coração. É por isso que o texto coloca “Levai-o para vosso coração” primeiro, para portanto conhecer a questão do SENHOR ser DEUS.
176) Quando os amigos estão no caminho, eles devem avançar com um coração. Se há ímpios caminhando entre eles ou pessoas que não são do palácio do REI, elas os devem abandonar.
183) “Seus caminhos são caminhos de agradabilidade, e todos os seus caminhos são paz.” “Seus caminhos são caminhos de agradabilidade” são os caminhos da Torá. Qualquer um que caminhe nos caminhos da Torá, o CRIADOR trás sobre ele agradabilidade da Divindade, para que ela nunca o abandone. “E todos os seus caminhos são paz” são os caminhos da Torá, dado que todos os caminhos da Torá são paz—paz para ele no alto, paz para ele abaixo, paz para ele neste mundo, e paz para ele no mundo vindouro.