Tetzavé [Ordem]
39) “De entre os filhos
de Israel,” uma vez que todas as coisas são chamadas “um” sendo um, como
deve ser, somente de entre os filhos de Israel. Isto assim é porque os filhos
de Israel se encontram abaixo para abrir caminhos, para iluminar trilhos, para
acender as velas, que são as Sefirot superiores, e para trazer tudo de
baixo para cima para que tudo seja um. É por isso que está escrito, “Mas vós
que vos apegais ao SENHOR.”
40) “E vós, trazeis ... perto
de vós.” Tudo é aproximado por aqueles que sabem como unir a unificação e
servir seu MESTRE. Isto assim é porque quando a oferenda lá está como deve ser,
tudo se aproxima junto—os lados, direita e esquerda—e a iluminação da face do
CRIADOR está no mundo, no Templo. Então o Sitra Achra se rende e se
esconda, e o lado da santidade governa com luz e alegria.
86) Além do
mais, palavras de Torá se estabelecem somente lá, uma vez que não há luz senão
daquilo que sai dessa escuridão. Isto assim é porque quando esse lado se
rende, o CRIADOR sobe no alto e SUA glória cresce. Também, a obra do CRIADOR é
somente a partir das trevas, e não há bem excepto de dentro do mal. E quando um
entra num mau caminho e o abandona, o CRIADOR sobe na sua glória. Assim, a
perfeição de todas as coisas é o bem e mal juntos, e mais tarde partir para o
bem. E não há bem excepto por aquilo que sai do mal. E nesse bem, a glória do
CRIADOR aumenta, e isto é uma obra completa.
89) E há um
segredo aqui, que brilhou para nós no deserto: Porque foi Din desperto
no mundo neste dia? Certamente, todos os segredos e todas as santidades
preciosas estão dependentes da sétima, Malchut, e a sétima superior é o mundo superior é o mundo superior, chamado “o
mundo vindouro,” Biná. Todas as velas, todas as santidades, e todas as bênçãos
brilham dela para Malchut, e quando é tempo de renovar as bênçãos
e as coisas sagradas brilharem, a correcção de todos os mundos deve ser
observada, para renovar as bênçãos e santidades. Então todas as correcções para
sustentar os mundos sobem dos inferiores se suas acções forem virtuosas.
92) E quando
Israel despertam abaixo pelo soprar do Shofar, a voz que sai do Shofar bate no ar e rompe pelos firmamentos até
que ela suba à forte pedra, o Sitra Achra, que cobre a lua. Quando ele
observa e descobre o despertar de Rachamim, o Sitra Achra que subiu e se firmou no
alto, cobrindo a lua, está confuso. Nessa altura, essa voz se firma e remove o Din
da Malchut, e uma vez que Rachamim
foi desperto de baixo
em Malchut, o alto Shofar, Biná, desperta no alto, também,
para produzir um som, que é Mochin de ZA, Rachamim. Então voz encontra voz, Rachamim
em Rachamim.
94-95) “Serve
o SENHOR com alegria,” uma vez que a alegria do homem atrai outra alegria,
a superior. Similarmente, o mundo inferior, Malchut, quando ela é coroada, assim prolonga ela do alto. É por isso que Israel
se apressam a despertar um som no Shofar, que inclui fogo, vento e água, a linha média,
que consiste das três linhas que se tornam uma e sobe para cima. Ela golpeia
essa boa pedra, que diminui sua linha esquerda, e é colorida por essas três
cores—branco, vermelho e verde—que são as três linhas incluídas na voz. Então,
como é adequado, assim se prolonga do alto.
E uma vez que Malchut
foi estabelecida com esta voz de baixo, Rachamim saem do alto e estão sobre ela, logo
ela é misturada com Rachamim de baixo e do alto. Nessa altura o Sitra Achra é
misturado, sua força esvaece, e ele não consegue acusar. E a boa pedra, a Malchut, se encontra em iluminação de Panim [face] de todos os lados, em iluminação
abaixo e iluminação no alto.
134-136) “Morareis
em Succôt durante sete dias.” Isto é fé, Malchut, que recebe todas suas Mochin. E este versículo foi dito sobre o
mundo superior, Biná. Quando o mundo foi criado, este versículo foi dito.
Quando Chochmá—ou
seja AVI superiores, chamados Aba e Chochmá—começam a sair
do lugar que é desconhecido e despercebido, da Rosh AA, uma Masach emergiu e golpeou. E essa Chochmá superior cintilou e
se espalhou para todos os lados no tabernáculo superior, YESHSUT, que é
chamada Biná e Ima. E esse tabernáculo superior produziu VAK, que são ZA. E então, com o
cintilar da Masach, ela iluminou para
todos e disse, “Moreareis em Succôt durante
sete dias.”
Succôt está escrito sem uma Vav [em Hebraico], uma vez que este é o tabernáculo
inferior, Malchut, que é como uma lanterna, um vaso de
vidro no qual a vela é colocada de modo a brilhar, para mostrar todas as luzes.
E então ele disse, no cintilar da Masach,
“Morareis em Succôt durante sete
dias.” Os sete dias são do mundo superior, Biná, para o mundo inferior, Malchut. Todos os sete dias, CHGT NCHYM de
Biná, existem de modo a brilhar para essa Succá [tabernáculo], que
é o “Tabernáculo caído de David,” o tabernáculo da paz, Malchut. E o povo sagrado se deve sentar sob sua sombra
em fé, Malchut, e aquele que se senta nessa sombra,
se senta nesses dias superiores de Biná.
145) O CRIADOR
“Revela todas as profundas e secretas coisas.” ELE revela todos os
profundos, segredos superiores. A linha média revela as profundezas nas duas
linhas de Biná. Ela revela-as porque ela sabe o que está nas trevas da
esquerda, onde a luz de Chochmá se afunda pela ausência de Chasadim.
E se não fossem essas trevas, a luz não apareceria mais tarde através da linha
média. E ela sabe o que está nas trevas, uma vez que ela a inclui na linha
direita. Por esta razão, ela revelou as profundezas e o escondido, uma vez que
não fossem as trevas da esquerda, as profundezas e o escondido não teriam sido
revelados. E esta luz que apareceu a partir das trevas é Chochmá.