Ki Tissá [Quando Tomais]
54-55) Todos esses amigos, que não se amam uns aos
outros, abandonam o mundo antes do seu tempo. Todos os amigos no tempo de
Rashbi tinham amor de alma e amor de espírito entre eles. É por isso que na sua
geração, os segredos da Torá foram revelados. Rabbi Shimon diria, “Todos os
amigos que não se amam um ao outro causam a si mesmos a se desviarem do caminho
certo. Além do mais, eles colocam uma mácula na Torá, uma vez que há amor,
fraternidade e verdade na Torá. Abraão amou Isaac; Isaac amou Abraão; e eles
estavam abraçados. E ambos estavam agarrados a Jacó com amor e fraternidade e
davam seus espíritos um ao outro. Os amigos devem ser como eles, e não os
macular, pois se amor carece neles, eles macularão seu valor no alto, ou seja, Abraão,
Isaac, e Jacó, que são CHGT.”
No futuro, quando virmos a Divindade face a face, todas
as faces serão apoiadas, pois elas brilharão nesse segredo.
106)
Antes de Israel terem pecado, quando se encontravam no Monte Sinai, a imundice
da serpente fora removida deles, uma vez que havia a anulação da inclinação do
mal no mundo, e ela fora repelida deles. Nessa altura, eles se uniram na árvore
da vida e subiram aos mais altos graus e não desceram. Então eles conheceram e
viram as mais altas visões de ZA, seus olhos brilharam e foram
deleitados de conhecer e de escutar. Nessa altura, o CRIADOR os envolveu com
cintas de letras do NOME SAGRADO, que são
jóias do Monte Horev, para que a serpente não fosse capaz de governar sobre
eles e não os violasse como antes no Egipto.
104)
Os amigos vieram e beijaram as mãos de Rabbi Shimon. Eles disseram, “Tivéssemos
nós vindo ao mundo só para escutar esta coisa, estaríamos contentes.” Eles
choraram e disseram, “Ai de nós. Quando partirmos do mundo, quem brilhará e
revelará as luzes da Torá?” Esta coisa brilha para o topo dos céus, e está
escrita no trono do REI, e o CRIADOR está
agora deleitado com esta coisa. E quanta alegria sobre alegria foi acrescentada
diante do REI SAGRADO? Quem evocará palavras de sabedoria no mundo como vós
fazeis?
120)
Felizes são os justos que conhecem os segredos da Torá e se apegam à Torá
e mantêm o versículo, “Mas meditareis nela dia e noite.” Pelo seu mérito, eles
serão recompensados com a vida do mundo vindouro, como está escrito, “Pois esta
é vossa vida e a duração de vossos dias.”
Zohar
Hadash, Ki Tissá [Quando Tomais]
46)
Aquele que considera fazer um Mitsvá é como se ele o tivesse feito porque
com seu pensamento, ele causou grande abundância de bênçãos a descerem do alto
pensamento para o lugar chamado Mitsvá, Malchut. Por esta razão, é como se ele o tivesse feito, a Malchut. “E os fareis.” Um pensamento é
certamente o princípio de todas as coisas.
56-59)
“Os céus contam a glória de DEUS.”
Céus
é o CRIADOR, ZA. “Contam” significa que eles iluminam para um lugar
chamado “a glória de DEUS.” “A glória de DEUS” é a filha de Abraão, Malchut. “DEUS” é Abraão, Chésed. “Contam” é como está escrito, “Então
ele viu e contou-o,” como está escrito, “Suas pedras são o lugar de safira,” da
palavra iluminação. Esses céus, ZA, corrigem-a em todas as direcções
para a glória do DEUS, Malchut.
É
por isso que Israel abaixo trazem luz para a Malchut em segredo da fonte no alto, de ZA, e dizem, “Abençoado
seja o nome da glória do SEU reino para todo o sempre,” e o lugar chamado “céus”
testemunha sobre eles.
Quando
Israel estão em plenitude, eles testemunham um testemunho completo sobre eles, o
CRIADOR e a Assembleia de Israel, ZA e Malchut. Nessa altura o orvalho do alto é atraído do lugar de Atik, Kéter. Assim é quando ZA e Malchut estão em união, como está escrito, “Minha cabeça está
cheia de orvalho.” Orvalho tem a contagem de “O SENHOR é um,” o CRIADOR e a
Assembleia de Israel, desde essa altura Israel são dignos do orvalho.
82-83)
Primeiro, um se deve esforçar no temor, Malchut, que é a porta para todas as coisas, e posteriormente, está
escrito na Torá, ZA que está no alto. Isto assim é porque qualquer
pessoa que não tema pecar não tem permissão para entrar na porta da fé, que é Malchut. E assim que ela é repelida dessa
porta, ela é repelida de todas as coisas pois ela não tem porta através da qual
entrar em tudo, como está escrito, “Este é o portão para o SENHOR.”
Qualquer
um cujo medo do pecado preceda sua sabedoria, sua sabedoria persiste, uma vez
que a sabedoria se senta numa “Plantação que TUA mão plantou,” que é o temor,
chamado “a glória de DEUS.”