Shemôt [Êxodo]
1) “E os sábios brilharão como a claridade do firmamento.” Os sábios são aqueles que olham para a sabedoria, que alcançaram sabedoria, dado que sabedoria é chamada “a luz dos olhos” e alcançá-la é chamado “olhar.”
60) Ai das pessoas que não sabem e que não são cuidadosas com a obra de seu CRIADOR. Isto assim é porque cada dia, uma voz sai do Monte Horev e diz, “Ai das pessoas, pois elas trivializam as obras do seu CRIADOR. Ai das pessoas de profanarem a glória da Torá.”
Qualquer um que se envolva na Torá neste mundo e adquira boas acções herda um mundo inteiro. E qualquer um que não se envolva na Torá neste mundo e não faça boas acções, não herda este mundo ou o próximo mundo.
61) Se as pessoas soubessem o amor que o CRIADOR ama por Israel, elas rugiriam como leões e O perseguiriam para aderir a ELE.
67-68) “Felizes sois vós que semeais ao lado de todas as águas, enviam livremente o boi e o burro.” Felizes são Israel, a quem o CRIADOR deseja mais que todas as nações e os aproximou DELE, como está escrito, “O SENHOR vosso DEUS vos escolheu.” Também está escrito, “Pois a porção do SENHOR é SEU povo, Jacó o lote de SUA herança.” E Israel aderem ao CRIADOR, como está escrito, “Mas vós que vos apegais ao SENHOR vosso DEUS.”
Eles são os justos diante DELE porque eles semeiam ao lado de todas as águas, eles semeiam por rectidão, ou seja que eles elevam MAN para prolongar Mochin até Malchut para que ela seja chamada Tzedaká [rectidão], dado que sem os Mochin ela é chamada Tzedek [justiça], sem a Hey [em Hebraico]. E está escrito daquele que semeia por rectidão, “Pois TUA misericórdia é grande acima dos céus.” “Acima dos céus” é também chamado “Ao lado das águas.” “Acima dos céus” é o mundo vindouro, Biná, que está acima de ZA, chamado “céus.” E Israel semeiam uma semente e elevam MAN ao lado de todas as águas, Biná, para prolongar Mochin para Malchut para que ela seja chamada Tzedaká [rectidão/caridade].
84) Sábios são mais importantes que profetas em qualquer tempo, dado que profetas são por vezes embutidos com o espírito da santidade e por vezes não. Mas o espírito da santidade não é removido dos sábios sequer por um momento; eles sabem o que está acima e abaixo, e não precisam de revelar …Não fossem os sábios, as pessoas não saberiam o que é a Torá e o que são os Mitsvot [mandamentos] do CRIADOR, e não haveria diferença entre o espírito do homem e o espírito de uma besta.
176) “Meu amado desapareceu para seu jardim, para as camas de temperos.” “Seu jardim” é a assembleia de Israel, Nukva, pois ela é a cama de temperos, pois ela consiste de várias temperos e odores do mundo vindouro, Biná. Quando o CRIADOR desce para esse jardim, a Nukva, ou seja todas as almas dos justos que foram coroados lá e recebem Mochin e iluminações. Todos eles emitem odor, como está escrito, “[Quão belo é] o odor de tuas unções que todas as maneiras de temperos,” que são as almas dos justos, chamadas “temperos.” É segundo elas que a Nukva é chamada “a cama de temperos.” Todas essas almas dos justos que estiveram neste mundo, e todas essas almas que estão destinadas a descer a este mundo se encontram lá neste jardim, na Nukva.
185) Felizes são os justos cuja vontade é sempre aderir ao CRIADOR. Como elas sempre aderem a ELE, ELE está sempre aderido a elas e nunca as deixa.
203-204) Todas as coisas no mundo dependem do arrependimento e da oração que o homem ora ao CRIADOR. É tanto quanto o mais com aquele que lacrimeja durante sua oração, pois não há portão através do qual estas lágrimas não venham. Está escrito, “Ela abriu-o e viu a criança.” “Abriu” é a Divindade, que se encontra sobre Israel como uma mãe sobre seus filhos, abrindo, sempre a favor de Israel.
Quando ela abriu e viu a criança, uma formosa criança, que sempre peca diante do seu REI e prontamente roga diante do CRIADOR, se arrepende e chora diante DELE como um filho chora diante do seu pai. Está escrito, “E eis que um rapaz que chorou.” Uma vez que ele chorou, todos os duros decretos no mundo foram removidos dele.
235-236) “Apressai-vos, meu amado, e sê como uma gazela ou um jovem veado.” Todo o anseio que Israel ansiaram pelo CRIADOR é o anseio de Israel do qual o CRIADOR não irá e se afastará, mas correrá como uma gazela ou um jovem veado.
Nenhum outro animal no mundo faz aquilo que a gazela ou o veado fazem. Quando ele corre, ele vira sua cabeça ligeiramente para o lugar do qual ele veio. Ele vira sempre a sua cabeça para trás. Foi por isso que Israel disseram, “DEUS TODO PODEROSO, se TE causamos partir de entre nós, que seja que TU corras como a gazela ou o jovem veado.” Isto assim é porque ele corre e vira sua cabeça para o lugar que havia deixado, o lugar onde ele estava anteriormente, que ele deixou e fugiu de lá.
Este é o sentido das palavras, “Todavia apesar disto, quando estão na terra de seus inimigos, EU não os rejeitarei, nem os abominarei para os destruir, quebrando MINHA aliança com eles.” Outra coisa: A gazela dorme com um olho e está desperta com o outro olho. Foi isto que Israel disseram para o CRIADOR, “Fazei como a gazela faz, pois “Aquele que guarda Israel não adormecerá nem dormirá.”
241-242) Este é Rabbi Shimon. Quando ele abre sua boca para começar a se envolver na Torá, todos os tronos, todos os firmamentos, todas as Merkavot, e todos aqueles que louvam seu MESTRE escutam sua voz.
Não há nenhum para começar e cantar canções, e não há nenhum completo no seu cantar. Por outras palavras, todos aqueles que se encontram no meio do cantar não completam sua canção pois todos se tornam atentos à voz de Rabbi Shimon, até que um proferimento de uma boca é escutado através de todos os firmamentos acima e abaixo. louvam seu MESTRE? Quem viu as vozes que caminham em todos os firmamentos? É por Rabbi Shimon que todas as almas e anjos vêm e se ajoelham e dobram diante de seu MESTRE. e elevam as fragrâncias dos perfurmes no Éden—iluminação de Chochmá—todo o caminho até Atik Yomin. Tudo isto é por Rabbi Shimon.
251-252) Rabbi Shimon se sentou, e Rabbi Elazar, seu filho, se levantou e interpretou as palavras dos segredos da sabedoria. Sua face brilhava como o sol e as palavras se espalhavam e voavam no firmamento. Eles se sentaram durante dois dias; não comeram nem beberam, e não sabiam se era de dia ou de noite. Quando eles sairam, eles sabiam que dois dias haviam passado sem que eles comecessem uma única coisa. Rabbi Shimon clamou sobre isso, “E ele lá esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; ele nem comeu pão.” E se nós, que fomos recompensados com adesão com o CRIADOR, assim estivessemos durante uma hora, tendo estado na luz do CRIADOR durante dois dias não sabendo onde estavamos? Moisés, o texto testemunha que ele esteve lá com o CRIADOR quarenta dias.
Quando Rabbi Chiyá contou a história ao seu pai, Rabbi Shimon Ben Gamliel, ele ficou atónito e disse, “Rabbi Shimon Bar-Yochai é um leão, e Rabbi Elazar, seu filho, é um leão. E Rabbi Shimon não é como todos os outros leões. Está escrito sobre ele, ‘Quando um leão rosna, quem não temerá?’ E se as palavras acima tremem por ele, nós fazemos ainda mais. Ele é um homem que nunca declarou um jejum pelo que ele pediu e orou. Em vez disso, ele decide e o CRIADOR mantém. O CRIADOR decide e ele revoga, como está escrito, ‘Governantes sobre os homens será o justo, até se ele governar no temor a DEUS,’ ou seja o CRIADOR governa sobre o homem, e o justo governa sobre o CRIADOR; ELE sentencia um decreto, e o justo revoga-o.”
288) Israel foram escravizados por todas as nações para que o mundo se elevasse através deles, dado que eles são opostos ao mundo inteiro. Está escrito, “Nesse dia será o SENHOR UM, e SEU nome um.” E como o CRIADOR é um, Israel são um, como está escrito, “Uma nação na terra.” Como o nome do CRIADOR é “UM,” e se espalha em setenta nomes, Israel são um e se espalham em setenta.
354) O choro é maior que todos eles, pois o choro está no coração. Ele é mais próximo do CRIADOR que uma oração ou um suspiro, está escrito “Pois se eles chorarem para MIM, EU seguramente escutarei seu choro.”
356-357) Aquele que ora e chora e clama até que ele não mais consiga mover seus lábios, esta é uma oração completa que está no coração. Ela nunca é retribuida em vazio, mas é aceite. Grande é o choro pois ele rasga a sentença de um homem de todos os seus dias.
Grande é o choro que governa a qualidade de Din no alto. Grande é o choro que governa este mundo e o próximo mundo. Por um choro, o homem herda este mundo e o mundo vindouro, como está escrito, “Então eles choraram para o SENHOR no seu apúro, e ELE libertou-os de suas aflições.”
358-359) Quando chegou um pensamento diante do CRIADOR para criar SEU mundo, todos os mundos subiram em um pensamento, e nesse pensamento foram todos eles criados, como está escrito, “Em sabedoria os fizeste VÓS a todos.” E nesse pensamento, que é sabedoria [Chochmá], este mundo e o mundo acima dele foram criados.
SUA [lado] direita se inclinou e ELE criou o mundo acima, ZA. SUA [lado] esquerda se inclinou e ELE criou este mundo, Malchut, como está escrito, “MINHA mão dispôs a fundação da terra,” Malchut, “E MINHA mão direita se espalhou para os céus,” ZA. “Quando os evoco EU, eles se levantam juntos.”
Todos foram criados num único momento, e ELE fez este mundo correspondendo ao mundo acima, e tudo o que há acima, sua semelhança apareceu abaixo. Logo, não há nada abaixo sem uma raiz nos mundos superiores.
360) Está escrito do homem que ELE fez o homem à imagem de DEUS. Está também escrito, “VÓS o fizeste um pouco mais baixo que DEUS.” Se as pessoas acarinhassem suas acções e que elas são mais baixas que a poeira do poço, pois elas são baixadas pelas Klipot que se apegam à poeira de Malchut, chamada “poço,” como bombearão elas abundância a partir do poço? ELE escolheu os superiores, os anjos, e ELE escolheu Israel. ELE não chamou aos superiores, “filhos,” mas chamou aos inferiores, “filhos,” como está escrito, “VÓS sois os filhos do SENHOR vosso DEUS.” ELE chamou-lhes “filhos,” e eles chamam-LHE “PAI,” como está escrito, “Pois vós sois nosso pai,” como está escrito, “Meu AMADO é meu e eu sou SEU,” ou seja que ELE me escolheu e EU escolhi-o a ELE.
371) “Um Salmo de David. O SENHOR é meu pastor; Eu não quererei.” “O SENHOR é meu pastor,” meu pastor. Como o pastor conduz o rebanho para um bom sítio de pastejo, um sítio de pastejo luxuoso, num lugar de nascentes, e endireita seu caminho com rectidão e justiça, assim faz o CRIADOR, como está escrito, “ELE faz-me deitar em verdes pastos; ELE conduz-me ao lado das águas paradas, ELE restaura minha alma.”