BeShalách [Quando Faraó Enviou]
11) “E ela disse, ‘Eu habito entre meu povo.’” O que diz ela? Quando o Din pende no mundo, um não deve abandonar o colectivo sozinho. Ele não será mencionado acima e ele não será conhecido sozinho. Isto assim é pois quando o Din pende no mundo, todos aqueles que são conhecidos são inscritos sozinhos, embora sejam justos, eles são apanhados primeiro. Assim, um nunca se deve retirar do povo pois as misericórdias do CRIADOR estão sempre sobre o povo inteiro junto. É por isso que se diz, “Eu habito entre meu povo,” e eu não desejo abandoná-los, como até então tenho feito.
43) Quão amada é a Torá diante do CRIADOR. Qualquer um que se envolva na Torá é amado no alto, amado abaixo, e o CRIADOR escuta suas palavras, não o deixa neste mundo, e não o deixa no mundo vindouro.
44) Um se deve envolver na Torá dia e noite, como está escrito, “Vós meditareis sobre ela dia e noite,” como está escrito, “Se MINHA aliança não estiver convosco dia e noite.” Durante o dia, é o tempo de trabalhar para todos. Mas à noite, o tempo de repouso, porque é necessário se envolver na Torá? Isso assim é para que haja um nome completo nele. Pois não há dia sem noite, e um é incompleto sem o outro, a Torá deve estar com a pessoa dia e noite, e plenitude estará com o homem dia e noite.
Dia é ZA e noite é a Nukva. Quando um se envolve na Torá dia e noite, ele une ZA e Nukva, E esta é a inteira plenitude, como está escrito, “E houve noite e houve manhã, um dia.”
45-47) À meia noite, o CRIADOR vem para o Jardim do Éden para brincar com os justos que lá estão, e então um deve continuar a subir e se envolver na Torá.
O CRIADOR e todos os justos no Jardim do Éden, todos escutam SUA voz. Como está escrito, “Vós que vos sentais nos jardins, os amigos escutam vossa voz; deixai-me escutá-la.” Está escrito, “Vós que vos sentais nos jardins, amigos escutam vossa voz; deixai-me escutá-la.” “Vós que vos sentais nos jardins” é a assembleia de Israel, Malchut. À noite, ela louva o CRIADOR com o louvor da Torá. Feliz é aquele que participa com ela ao louvar o CRIADOR no louvor da orá.
Quando chega a manhã, a assembleia de Israel, Malchut, vem e brinca com o CRIADOR, e ELE dá-lhe o céptro de Chésed [graciosidade/misericórdia]. Mas não só a ela, mas a ela e a todos aqueles que participam com ela. Aquele que se envolve na Torá à noite, o CRIADOR atrai para ele o fio de Chésed durante o dia. É por isso que Malchut é chamada “A estrela d’alva,” pois ela louva o CRIADOR à noite com o louvor da Torá.
49-50) Quando metade da noite passa, o Rei começa a subir e a rainha, Malchut, começa a cantar. O Rei, ZA, abre e bate no portão do palácio e diz, “Abre para mim, minha irmã, minha esposa,” E ELE brinca com as almas dos justos.
Feliz é aquele que despertou nessa altura com palavras da Torá. Por esta razão, todos os filhos do palácio da rainha devem subir nessa altura e louvar o REI. Todos louvam diante dELE e o louvor sobe deste mundo, que está longe do SEU, e é mais favorável ao CRIADOR que qualquer coisa.
65-67) “E Faraó se aproximou”…Também aprendemos que Faraó trouxe Israel mais perto do arrependimento. É por isso que está escrito, “E Faraó se aproximou” e não “E Faraó aproximou.”
Está escrito, “Ó SENHOR, eles VOS procuraram na aflição; eles podiam somente sussurar uma oração, TUA correcção estava sobre eles.” “Eles VOS procuraram em aflição” significa que Israel não visitam o CRIADOR em tempos de contentamento, mas quando eles estão em aflição, e todos eles O visitam. “Eles podiam somente sussurrar uma oração” significa que todos eles oravam com orações e ladainhas e derramam orações diante DELE. Quando? “VOSSA correcção diante deles,” quando o CRIADOR os visita com SUA cinta. Então o CRIADOR se encontra sobre eles em Rachamim [misericórdias] e acolhe sua voz, para vingar seus inimigos, e ELE preenche com misericórdia sobre eles.
Israel se aproximavam do mar e viram o mar antes que se tornassem mais tempestuosas, suas ondas se fortalecendo acima. Eles tinham medo. Eles levantaram seus olhos e viram Faraó e seu exército, e fundas e flechas, e estavam aterrorizados. “E os filhos de Israel clamaram.” Quem causou Israel a se aproximar de seu pai nos céus? Foi Faraó, como está escrito, “E Faraó se aproximou.”
125) Feliz é o homem que achou sabedoria. Ele é o homem a quem o CRIADOR forneceu um tesouro no caminho: a face da Divindade. Está escrito sobre isso, “Mas o caminho dos justos é como como a luz da auróra.”
138) Através da ascensão de Malchut a Biná, todos os graus se dividem em dois. Kéter e Chochmá permanecem no grau, e Biná e TM caem dele, descem, e vestem o grau abaixo dele. No tempo de Gadlut, a Malchut desce de Biná ao seu lugar, e Biná e TM no grau sobem do inferior e regressam cada um ao seu grau.
Juntamente com sua ascensão do inferior, elas levam o inferior com elas e o elevam ao lugar do inferior. E porque não há ausência no espiritual elas estão sempre no lugar do inferior, embora tenham subido ao seu grau. Assim, cada inferior sobe ao seu próprio superior, e é por isso que estes Biná e TM são considerados um pilar que existem em cada grau, pelo qual ele sobe ao grau acima dele.
“Um pilar está preso dentro do mar.” O mar é a Nukva de Chazéh de ZA para baixo. E essas Biná e TM do grau de Chazéh de ZA para cima, que descem lá, são considerados o pilar através dos quais todos os discernimentos des Chazéh de ZA para baixo sobem ao grau de Chazéh de ZA para cima.
237) Adam conhecia a alta sabedoria mais que os anjos superiores. Ele observava todas as coisas, e conhecia e reconhecia seu MESTRE mais que todas as pessoas no mundo.
245) O homem deve amar o CRIADOR porque não há outra obra diante do CRIADOR senão amor. Qualquer um que O ame e trabalhe com amor, o CRIADOR o chama, “Amante.”
251) Devemos considerar as palavras da Torá. Devemos considerar todas as coisas pois não há nada na Torá que não esteja implicito no alto, NOME sagrado, e não há nada na Torá que não contenha vários segredos, razões, raízes e ramos.
252) Qualquer um que trave uma guerra na Torá é recompensado com muita paz no fim de suas palavras. Todas as guerras no mundo são luta e destruição, e todas as guerras da Torá são paz e amor … que não há amor e paz senão essa.
278-279) Qualquer pessoa que procure unir o NOME sagrado e não intencionou por isso no coração, no desejo, e em temor, para que o superior e o inferior sejam abençoados nele, suas orações são jogadas fora, todos o declaram mau, e o CRIADOR evoca-o,” Se vindes para ver MINHA face.”
“Para ver MINHA face” significa todas essas faces do REI, iluminação de Chochmá, como está escrito, “A sabedoria de um homem ilumina sua face,” escondida nas profundezas por trás do escuro, que são os Dinim na linha esquerda. E todos aqueles que sabem adequadamente unir o NOME sagrado quebram todos esses muros de trevas e a face do REI é vista e brilha para todos. E quando ela é vista e brilha, todos são abençoados, superiores e inferiores. Então há bênçãos em todos os mundos, e então está escrito, “Para ver MINHA face.”
296-297) Quando o CRIADOR deu a Torá a Israel, luz veio em diante dessa agradabilidade, de Biná, e o CRIADOR, ZA, foi coroado nela, ou seja recebeu GAR dela, que são chamados “coroa.” Dessa agradabilidade brilhou o esplendor de todos os mundos, firmamentos e coroas. Está escrito sobre esse tempo, “Ide em diante, Ó filhas de Sião, e vede Rei Salomão com a coroa com a qual sua mãe o coroou.” Rei Salomão é ZA, sua mãe é Biná, e a coroa é GAR.
Quando o Templo foi construído, o CRIADOR foi coroado nessa coroa e se sentou no SEU trono, Malchut, e foi coroado nas SUAS coroas.
305-307) Não há coisa alguma no mundo que quebre a força das nações idolatras como quando Israel se envolvem na Torá. Enquanto Israel se envolvem na Torá, a direita se fortalece e o poder e coragem das nações idolatras se quebra. É por isso que a Torá é chamada “força,” como está escrito, “O SENHOR dará força ao SEU povo.”
Quando Israel não se envolvem na Torá, a esquerda se intensifica e o poder das nações idolatras cresce. Elas sugam da esquerda, governam sobre Israel, e infligem sobre eles leis que não conseguem suportar. Devido a isso, Israel foram exilados e dispersos entre as nações.
Porque foi a terra perdida? O CRIADOR disse, “Por abandonares MINHA lei.” Enquanto Israel se envolviam na Torá, o poder de todos os idolatras foi quebrado, como está escrito, “TUA mão direita, Ó SENHOR, quebra o inimigo.” Enquanto a voz de Israel era escutada em sinagógas e seminários, como está escrito, “Esta é a voz de Jacó.” E se não, “As mãos são as mãos de Esau.”
367) Está escrito, “Pois o SENHOR escuta o pobre.” Porque escuta ELE o pobre e não aos outros? É porque eles são mais próximos do REI, como está escrito, “Um quebrado e contrito coração, Ó DEUS, não desprezarás VÓS,” e nenhum coração no mundo é quebrado como aquele dos pobres. Todas as pessoas no mundo são vistas diante do CRIADOR em corpo e em alma. Mas o pobre aparece diante do CRIADOR somente numa alma, pois seu corpo está quebrado, e o CRIADOR é mais próximo da alma que do corpo.
409-410) Qualquer um que ore sua oração diante do REI sagrado deve fazer seus pedidos e orar do fundo de seu coração para que seu coração esteja inteiramente com o CRIADOR, e ele direccione seu coração e vontade, como está escrito, “Das profundezas eu TE evoquei.” Mas está escrito, “Com todo o meu coração eu TE procurei.” Este versículo é suficiente, então porque precisamos de “Do fundo”?
Toda a pessoa que faz seu pedido ao REI deve direccionar sua mente e vontade para a RAIZ das RAÍZES, para prolongar bênçãos das profundezas do abismo, para que bênçãos derramem da fonte para todos. Esse lugar do qual o rio sai é a oculta Chochmá.
Zohar Hadash, BeShalách [Quando Faraó Enviou]
8-10) Israel estavam envolvidos em estudar Torá para que eles aprendessem de um amargo, e essa aliança sagrada, Yesod, se conectou com eles. A inclinada serpente, o Sitra Achra, partiu desse poço de água, Malchut, pois a serpente fazia essa água amarga—aquilo que suas iniquidades até então causaram.
Mas assim que regressaram a seu MESTRE em arrependimento e o CRIADOR lhes ensinou os caminhos da árvore da vida, ZA, como está escrito, “E o SENHOR lhe mostrou uma árvore,” que é a Torá escrita, ZA, “E ele lançou-a para a água,” que são a Torá oral, Malchut—“Lançou” tem as letras de “Vós haveis” [em Hebraico], “Haver” é o mundo vindouro, a Chochmá no mundo vindouro, Chochmá de Biná, como está escrito, “Para herdar substância sobre aqueles que ME amam,” “VÓS é Ima superior, Biná no mundo vindouro, dado que “VÓS” é 50 em Gematria, os 50 portões de Biná que se apegam a ZA—então as águas foram adocicadas e o orvalho superior desceu do sagrado Atik, Kéter, e o campo de maçãs, Malchut, foi preenchido.
Quem causou tudo isso? Elimá, a resposta de Israel a seu MESTRE.