VaYishlách [E Jacó Enviou]
1-2) Quando uma pessoa chega ao mundo, a inclinação do mal imediatamente vem junto com ela e sempre se queixa dela, como está escrito “pecado rasteja à porta.” Pecado rasteja—esta é a inclinação do mal. “À porta”—a porta do ventre, ou seja assim que um nasce.
David chamou à inclinação do mal pelo nome, “pecado,” como está escrito, “e meu pecado está sempre diante de mim,” porque ele faz o homem pecar diante do seu MESTRE todos os dias. E esta inclinação do mal não abandona o homem desde o dia em que ele nasce e para todo o tempo. E a inclinação boa vem até uma pessoa desde o tempo em que ela vem para ser purificada.
17) Aquele que não segue a inclinação do mal e não é orgulhoso de todo, que baixa seu espírito, seu coração e sua vontade para com o CRIADOR, a inclinação do mal é derrubada e se torna sua escrava, dado que ela não o consegue controlar. Pelo contrário, esse homem controla-a, como está escrito, “e vós podeis governar sobre ela.”
45) Uma oração de muitos sobe diante do CRIADOR e o CRIADOR coroa-se a SI MESMO com essa oração, uma vez que ela sobe de várias maneiras. Isto assim é porque um pede Chasadim, o outro Gevurot, e um terceiro Rachamim. E ela consiste de vários lados: o lado direito, o esquerdo, e o médio. Isto assim é porque Chasadim se prolongam do lado direito, Gevurot do lado esquerdo, e Rachamim da o lado médio. E porque ela consiste de vários caminhos e lados, ela se torna uma coroa sobre a cabeça do JUSTO QUE VIVE PARA SEMPRE, Yesod, que concede todas as salvações à Nukva, e dela ao público inteiro.
Mas uma oração daquele que não abrange todos os lados; ela é somente de uma maneira. Ora um pede Chasadim ou Gevurot ou Rachamim. Assim, uma oração de um não é erguida para ser recebida como a oração de muitos, pois ela não inclui todas as três linhas como a oração de muitos.
46) Felizes são Israel, pois o CRIADOR os deseja e lhes dá a verdadeira lei, para serem recompensados por ela com a vida interminável. O CRIADOR atrai a vida superior sobre qualquer um que se envolva na Torá, e o trás à vida do mundo vindouro, como está escrito, “pois ELE é vossa vida, e a duração de vossos dias.”
65) A oração de todo o homem é uma oração. Mas a oração do pobre é a oração que se firma diante do CRIADOR, pois ela quebra portões e portas, e entra e é admitida diante DELE. “…e derrama seu queixume diante do SENHOR.”
69) Um deve primeiro louvar seu MESTRE e então orar sua oração.
90-91) Quando o CRIADOR ergue Israel e os livra do exílio, uma abertura muito pequena e fina de luz se abrirá para eles, até que o CRIADOR abra para eles os portões superiores que são abertos para as quatro direcções do mundo. Isto asim é para que sua salvação não apareça de uma vez, mas como a auróra, que brilha gradualmente mais clara até que o dia se ponha.
E tudo o que o CRIADOR faz a Israel e aos justos entre eles, quando ELE os liberta pouco a pouco e não de uma vez, é como uma pessoa que está no escuro e sempre esteve no escuro. Quando lhe quer dar luz, primeiro precisa de acender uma pequena luz, como o olho de uma agulha, e então um pouco maior. Assim, cada vez um pouco mais até que a luz adequadamente brilhe para ela.
121) Há sublimes segredos nas palavras da Torá, que são diferentes umas das outras, mas todas são uma.
126) Pois tudo no mundo depende do ALTO: quando eles primeiro decidiram no acima, assim são decididos abaixo. E também, não há governo abaixo até que o governo seja dado do alto. E também, todas as coisas dependem uma da outra, pois tudo o que é feito neste mundo depende do que é feito acima.
164) Quão favorecidos são Israel diante do CRIADOR, pois vós não tendes uma nação ou uma língua entre todas as nações idolatras no mundo que tenha deuses que respondam a suas orações como o CRIADOR está destinado a responder às orações e pedidos de Israel em qualquer tempo que necessitem que a oração seja respondida. Isto assim é porque eles oram somente pelo seu grau, que é Divindade. Isto é, cada vez que oram, é pela correcção da Divindade.
250-253) O CRIADOR colocou todas as nações idolatras no mundo sob certos ministros nomeados, e elas seguem seus deuses. Todas derramam sangue e fazem a guerra, roubam, cometem adultério, se misturam entre todos aqueles que agem para prejudicar e sempre aumentam sua força para prejudicar.
Israel não têm a força e poder para as derrotar, senão com suas bocas, com oração, como um verme, cuja única força e poder está na sua boca. Mas com a boca, ele quebra todas as coisas, e é por isso que Israel são chamados “um verme.”
“Não temeis, vós verme de Jacó.” Nenhuma outra criatura no mundo é como esse verme tecedor de seda, de onde todas as vestes de honra vêm, o vestuário dos reis. E depois de tecer, ele semeia e morre. Posteriormente, dessa mesma semente, ele é reanimado como antes de morrer e vive novamente. Tais são Israel. Tal como esse verme, até quando morrem, eles regressam e vivem no mundo como antes.
Também se diz, “como o barro nas mãos do oleiro, assim vós, a casa de Israel, estais nas MINHAS mãos.” O material é esse vidro; embora ele quebre, ele é corrigido como anteriormente. Tais são Israel: embora eles morram, eles vivem novamente.
254) Israel é a árvore da vida, ZA. E porque os filhos de Israel se apegaram à árvore da vida, eles terão vida, e eles se levantarão da poeira e viverão no mundo, eles se tornarão uma nação, servindo o CRIADOR.