VaYigásh [Então Judá Se Aproximou]
10-11) Quando o CRIADOR criou o mundo, ELE fez o mundo inferior como o mundo superior. ELE fez tudo num oposto ao outro, onde cada detalhe no mundo inferior tem sua raiz correspondente no mundo superior, e esta é SUA glória acima e abaixo.
E ELE criou o homem sobre todas as coisas, para conter e complementar todos os detalhes da criação.
11) Uma vez que o homem é o propósito do mundo inteiro e sua perfeição.
16-17) E estes três graus—Néfesh, Ruách, Neshamá—estão incluídos naqueles que foram recompensados com a obra de seu MESTRE. Isto assim é porque primeiro, um tem Néfesh. Esta é uma sagrada correcção na qual as pessoas serem corrigidas. Uma vez que quando o homem vem para ser purificado nesse grau, ele é corrigido para ser coroado com Ruách. Este é um grau sagrado que está no Néfesh, para esse homem que foi recompensado com se coroar a si mesmo com ele.
Quando ele ascende em Néfesh e Ruách e vem para ser corrigido na obra do seu MESTRE adequadamente, então Neshamá está sobre ele, um grau superior e sagrado que governa todas as coisas, para que ele fosse coroado num grau de sublime santidade. E então ele será inteiro em todas as coisas, inteiro de todos os lados, recompensado com o mundo vindouro e o amado do CRIADOR, como está escrito, “Para dotar aqueles que me amam com substância.” “Aqueles que me amam” são aqueles com uma sagrada Neshamá neles.
27) Aqui, fé é Nukva pois quando o desejo é revelado e a unificação é coroada em ZON como um, os dois mundos, ZON, se conectam juntos e são assemblados juntos. ZA é para abrir o tesouro e doar, e a Nukva reúne e coleta a abundância dentro dela.
41) “Pela sabedoria estabeleceu o SENHOR a terra.” Quando o CRIADOR criou o mundo, ELE viu que ele não podia existir porque o mundo foi criado sob a dominação da linha esquerda, Chochmá sem Chasadim, e Chochmá não brilha sem Chasadim. Assim, ele não podia existir até que ELE criasse a Torá, a linha média. ZA é chamado “Torá”; ele inclui as duas linhas—direita e esquerda—uma na outra, então Chochmá foi incluída em Chasadim e então Chochmá illuminou.
Dele, da linha média, chegam todas as condutas superiores e inferiores, nas quais os superiores e inferiores persistem. É por isso que está escrito que HaVaYaH, ou seja ZA, linha média, estabelece a terra pela sabedoria, ou seja que ELE estabeleceu a terra com sabedoria porque ELE vestiu a Chochmá em Chasadim e a iluminação de Chochmá podia existir no mundo. Toda a existência no mundo existe em Chochmá e tudo deriva dela, como está escrito, “Em sabedoria VOS os fizeste a todos.”
61) Felizes são os justos, cuja proximidade de uns aos outros trás paz ao mundo porque eles sabem como unir a unificação e fazer proximidade, para aumentar a paz no mundo. Enquanto José e Judá não eram próximos um do outro, não houve paz. Quando José e Juda se aproximaram, paz aumentou no mundo e alegria foi acrescentada acima e abaixo enquanto José e Judá foram aproximados.
62-63) O CRIADOR criou o mundo e fez o homem seu governante, para ser rei sobre todas as coisas.
E deste homem, várias espécies partem no mundo—algumas são justas, algumas ímpias, algumas são tolas e algumas são sábias. Todas as quatro espécies existem no mundo, ricos e pobres, para que sejam purificados e façam o bem uns aos outros. Os justos farão o bem aos ímpios e os reformarão; os sábios farão bem aos tolos e lhes ensinarão sabedoria; e os ricos farão o bem aos pobres e preencherão suas necessidades. Isto assim é porque com isso, o homem é recompensado com a vida interminável e se conecta à árvore da vida.