VaYetzé [E Jacó Saiu]
109) Felizes são aqueles que mantêm justiça” significa felizes são Israel que o CRIADOR lhes deu uma verdadeira lei [Torá] para se envolverem dia e noite, pois qualquer um que se envolva na Torá é liberado de todas as coisas. Ele é liberto da morte pois ela não o consegue governar. Isto assim é porque qualquer um que se envolva na Torá e se apegue a ela, se apega à árvore da vida. E se ele se solta da árvore da vida, a árvore da morte estará sobre ele e se apegará a ele.
111) Quando uma pessoa se apega aos caminhos da Torá, ela é amada acima e amada abaixo, e ela se torna a amada do CRIADOR. Ela é amada pelo CRIADOR e o CRIADOR ama-a. Mas quando uma pessoa se desvia dos caminhos da Torá, o poder da Koh, Divindade, diminui e ela se torna seu adversário e inimigo. Então, esse mal, a inclinação do mal, a governa até que ela a escarneça neste mundo e no mundo vindouro.
118) “Felizes são aqueles que mantêm justiça,” que mantêm a fé do CRIADOR. O CRIADOR é chamado “Justiça,” e o homem se deve impedir a si mesmo de desviar para outro caminho, mas manter a justiça, uma vez que o CRIADOR é justiça, pois todos SEUS caminhos são justos.
O nome, “Justiça,” indica decidir sobre as matérias. Isto vem depois de escutar dois lados opostos. É como um juiz: assim que ele cuidadosamente escutou os argumentos dos dois lados da disputa, ele dá sua sentença e diz, “Fulano, vós sois inocente. E cicrano, vós sois culpado.” Esta sentença é chamada “justiça,” e esta é a linha média, que decide entre as duas linhas—direita e esquerda—que são opostas uma à outra de uma maneira que ambas brilham para o lado da santidade. Devido a este SEU sentenciamento, ELE é chamado “Justiça.”
119) “Que fazem rectidão em todos os tempos.” Mas pode o homem fazer rectidão em todos os tempos? Aquele que caminha nos caminhos da Torá e faz rectidão com aqueles que necessitam de rectidão é considerado como aquele que faz rectidão em todos os tempos, dado que qualquer um que faça rectidão com os pobres aumenta a rectidão, a Nukva, acima e abaixo, ou seja causa um Zivug de ZON acima, e bênçãos bastantes abaixo.
139) Mas O Zohar nada fala de incidentes corpóreos, mas dos mundos superiores, onde não há sequência de tempos como é na corporalidade. Tempo espiritual é suscitado pela mudança de formas e graus que estão acima do tempo e lugar.
167) “Eu darei graças ao SENHOR com todo o meu coração, no conselho dos rectos, e na congregação.” David, o superior do NOME SAGRADO, HaVaYaH, desejou agradecer ao CRIADOR. “Eu darei graças ao SENHOR com todo o meu coração” significa com a inclinação do bem e com a inclinação do mal, que são dois corações, nas duas inclinações que residem dentro do coração, nos dois lados, direita e esquerda.
176-177) Filhos do superior, altos e sagrados, abençoados do mundo com um cérebro de aveleira, se reunem para saber que um pássaro desce cada dia e desperta no jardim com uma chama de fogo nas suas asas. Na sua mão estão três ancinhos e pás tão afiados como uma espada, e as chaves para os tesouros estão na sua mão direita.
Ela evoca os justos no Jardim do Éden, “Quem entre vós cuja face brilhe (que tenha sido recompensado com sabedoria [Chochmá], como foi dito, ‘A sabedoria do homem faz sua face brilhar’), que sairam e entraram e se fortaleceram na árvore da vida (quem foi recompensado com as três linhas) entrou (na linha direita) e saiu (na linha esquerda), e se fortaleceu na árvore da vida (a linha média), que alcançou seus ramos (CHGT NCHY de ZA, que são a árvore da vida e seus ramos), e se apegou às suas raízes (GAR de ZA), que come seus frutos que são mais doces que o mel (a iluminação de Chochmá na Nukva de ZA, que é seu doce fruto), que dá vida à alma e curativo a si mesmo (ao seu corpo), ela declara e diz, ‘Quem é aquele que é recompensado com tudo isso?’ É aquele que é guardado dos maus pensamentos, de um pensamento que é enganador na árvore da vida, de um pensamento que viole o rio e o riacho, a fonte de Israel, de uma fonte que dá morte à alma e estilhaçar a si mesmo; ele não tem existência que se pareça.”
181-182) Um bom pensamento sobe para cima se apega à árvore da vida, a linha média, se segura a seus ramos, e come seus frutos. Todas as santidades e todas as bênçãos vêm dele, e ele herda a vida para sua alma e curativo para si mesmo. Diz-se sobre ele, “Pois ele será como uma árvore plantada pelas águas, e ... pelo rio.”
Todas as palavras do mundo seguem o pensamento e a contemplação. Está escrito, “Santificai-vos e sêde sagrados.” Isto assim é pois ELE extrai e prolonga todas as santidades no mundo com um bom pensamento.
189) “Se ELE dispôs SEU Coração sobre o homem, ELE reunirá seu espírito e seu sopro para SI MESMO.” A vontade e o pensamento atraém o prolongamento e fazem a acção com tudo o que é necessário. É por isso que na oração, um desejo e um pensamento no qual se direccionar são necessários. Similarmente, em todas as obras do CRIADOR, o pensamento e a contemplação fazem a acção e atraém o prolongamento a tudo o que é necessário.
276) Mas na Torá, até dois que se sentam e se envolvem na Torá, dão grandeza, força e a glória da Torá ao CRIADOR.
284-285) Quando quer que uma pessoa ore sua oração, ela se deve incorporar a si mesma no público, no multiplo público, como está escrito sobre Sunamita quando Elishá lhe contou, “Sereis falada pelo rei ou pelo capitão do exército?” “Sereis falada pelo rei,” uma vez que esse dia era o festival do primeiro dia do ano, e o dia em que Malchut do firmamento governa e sentencia o mundo. Nessa altura, o CRIADOR é chamado “O rei da sentença,” e foi por isso que ele lhe contou, “Sereis falada pelo rei,” uma vez que ele chamdou ao CRIADOR “Rei.”
E ela disse, “Eu habito entre meu próprio povo.” Por outras palavras, ela disse, “Eu não tenho desejo de ser mencionada no alto, mas de colocar minha cabeça entre as massas e não abandonar o público. Similarmente, o homem deve ser incluído no público e não sobressair como único, para que os escarnecedores não olhem para ele e mencionem seus pecados.
340) Está escrito sobre a Nukva, “E ela se arrependeu pelo SENHOR ... e pesou por ELE,” uma vez que Dinim e tristeza estão neste lugar. Contudo, em todas as coisas que estão acima, em Biná, tudo está em luz e vida para todas as direcções, e não há tristeza diante do lugar, que indica à interior, Biná, que é a única em quem não há tristeza. Mas para a exterior, a Nukva, há tristeza nela. É por isso que está escrito, “Serve o SENHOR com alegria; vinde diante SUA presença com cantar.” “Serve o SENHOR com alegria” corresponde ao mundo superior. “Vinde diante SUA presença com cantar” corresponde ao mundo inferior.
341-343) Ai dos ímpios do mundo que não sabem e não olham para as palavras da Torá. E quando eles olham para ela, porque não há sabedoria neles, as palavras da Torá parece-lhes como se fossem palavras vazias e inúteis. Tudo isso é porque eles são desprovidos de conhecimento e sabedoria, uma vez que todas as palavras da Torá são sublimes e preciosas palavras, e toda e cada palavra que está escrita lá é mais preciosa que pérolas, e nenhum objecto se consegue comparar com ela.
Quando todos os tolos cujo coração está bloqueado vêem as palavras da Torá, não só não sabem eles, mas eles até dizem que as palavras são mimadas e inúteis palavras, ai deles. Quando o CRIADOR os procura pela desgraça da Torá, eles serão punidos com uma punição adequada para aquele que se revolta contra seu MESTRE.
Está escrito na Torá, “Pois ela não é coisa vã.” E se ela é vã, ela é somente para vós, uma vez que a Torá está preenchida com toda a boa pedra e jóia preciosa, com toda a abundância do mundo.
344) O Rei Salomão disse, “Se vós sois sábios, vós sois sábios para vós mesmos.” Isto assim é porque quando um se torna sábio na Torá, isso é para seu benefício, não para a Torá, uma vez que ele não consegue acrescentar sequer uma única letra à Torá. “E se desprezais, somente vós o tolerarais,” pois nada pode ser subtraido do louvor da Torá devido a isso. Seu desprezo é somente seu e ele permanecerá com ele, para o aniquilar deste mundo e do próximo mundo.
350-352) O Rei David sempre se anexou a si mesmo ao CRIADOR. Ele não se preocupou com qualquer outra coisa no mundo senão se apegar a ELE com sua alma e sua vontade, como está escrito, “Minha alma se apega a VÓS.” E dado que ele se apegou ao CRIADOR, ELE o apoiou e ELE não o abandonou, como está escrito, “TUA mão direita me segura bem.” Aprendemos disto que quando uma pessoa vem para se apegar ao CRIADOR, o CRIADOR segura-a bem e não a deixa.
“Minha alma se apega a VÓS,” para que seu grau seja coroado no alto. Isto assim é porque quando seu grau se apega aos graus superiores, para subir seguindo-os, o lado direito, Chasadim, segura-o de modo a elevá-lo e o conectar à direita numa conexão, como deve ser. Está escrito sobre isso, “TUA mão direita me seguraria,” e está escrito, “E sua mão direita me abraça.” É por isso que “TUA mão direita me segura bem.”
Quando ele se agarra ao CRIADOR, está escrito, “Deixai sua mão esquerda estar debaixo de minha cabeça e sua mão direita me abraçar.” Esta é uma unificação e uma conexão com o CRIADOR. E quando há uma conexão com ELE, seu grau é preenchido e abençoado.
361) A Divindade conecta-se com aqueles que caminham sobre caminhos, para os manterem. Qualquer um que se envolva nas palavras da Torá e se esforçe nela é recompensado com prolongá-la, ou seja ZA, que é a Torá. Então ZA e Nukva, ou seja a Divinity, estarão conectados neles em uma unificação.
Zohar Hadash, VaYetzé [E Jacó Saiu]
25) Felizes são Israel, a quem o CRIADOR deu a Torá, para divulgar-lhes altos segredos.
Aquele que se agarra à Torá, a Torá agarra e apoia-o nas suas ancas, Netzách e Hod, para que ele não se desvie para a direita ou esquerda, mas para a linha média, que é a Torá. Felizes são Israel, a quem o CRIADOR deu a Torá, para lhes divulgar altos segredos. Está escrito sobre eles, “E vós que se apegam ao SENHOR vosso DEUS estais vivos todo e cada um de vós este dia.”
40) Rabbi diz, “Todas as coisas perecerão, mas a Torá não perecerá. Nada é tão favorável ao CRIADOR como a Torá e aqueles que a aprendem. Qualquer um que se envolva na Torá cada dia, os segredos do alto serão renovados para ele.”
42-43) Os segredos da Torá foram dados aos sábios, a aqueles que sempre se envolvem na Torá.
Qualquer um que se envolva na Torá suficientemente, sua alma é elevada enquanto ele dorme e ele é ensinado das profundezas da Torá. E daí, seus lábios proferem e sussuram durante o dia, como está escrito, “Movendo gentilmente os lábios daqueles que estão adormecidos.” Quando um que se envolve em Torá Lishmá [pelo SEU bem] dorme de noite, sua alma sobe e lhe são mostradas essas coisas que estão para ser no mundo.
44-47) Rabbi Aba e Rabbi Yosi se sentaram e envolveram na Torá até à meia noite. Rabbi Aba adormeceu, e Rabbi Yosi estava sentado. Ele viu que a face de Rabbi Aba ficava vermelha e que ele ria, e ele viu uma grande luz na casa. Rabbi Yosi disse, “Isto significa que a Divindade aqui está.” Ele baixou seus olhos, se sentou lá até que auróra subiu se levantou no amanhecer e a luz iluminava a casa. Enquanto ele levantava seus olhos, ele viu a auróra e a casa estava escurecida.
Rabbi Aba despertou, sua face brilhava e seus olhos riam. Rabbi Yosi segurou-o. Rabbi Aba disse, “Eu sei o que quereis. Certamente, eu vi altos segredos. Quando Matat, ministro da face segurava minha alma, ele elevou-a a grandes e altas salas e eu vi as almas do resto dos justos lá em cima. O ministro da face lhes contou, ‘Felizes sois vós, Ó justos, pois graças a vós eu sou edificado num sagrado edifício do NOME honrável, a quem as luzes do sagrado NOME são prolongadas, para responder e para doar sobre os exércitos do alto REI.” Eu vi minha Torá que eu havia ensinado repousada lá em pilhas sobre pilhas, como uma grande torre, e foi por isso que estava deleitado com meu lote e meus olhos riam.”