VaYeshév [E Jacó Se Sentou]
1-2) Quantos escarnecedores há para uma pessoa desde o dia em que o CRIADOR lhe dá uma alma neste mundo? E porque ela veio para o mundo, a inclinação do mal imediatamente aparece para participar com ela, como está escrito, “Pecato rasteja à porta,” pois então a inclinação do mal participa com ela.
Uma besta olha por si mesma desde o dia em que ela nasce, e foge do fogo e de qualquer mau lugar. Quando um homem nasce, ele imediatamente se joga a si mesmo para o fogo, dado que a inclinação do mal está dentro dele e prontamente o incita para o mau caminho.
10-11) Um homem justo é uma pessoa que não acredita nessa astuta ímpia, a inclinação do mal, uma vez que ela fez seus argumentos antes da chegada da sua amiga, a boa inclinação. Em vez disso, ele mantém a outra, e sua amiga chegou e questionou-o. É nisto que as pessoas falham de serem recompensadas com o mundo vindouro.
Mas um justo, que teme seu MESTRE, quanto mal sofre ele neste mundo de modo a não acreditar e participar com a inclinação do mal? Mas o CRIADOR salva-o de todos eles, como está escrito, “Muitos são os males do justo, mas o SENHOR o liberta de todos eles.” O texto [em Hebraico] não diz, “Muitos são os males do justo, “ mas “Muitos males, justo.” Assim, aquele que sofre muitos males é justo porque o CRIADOR o quer. Isto assim é porque os males que ele sofre o removem da inclinação do mal, e por esta razão o CRIADOR quer essa pessoa e a liberta de todos eles. E ela é feliz neste mundo e no mundo vindouro.
26-28) Quando há juizo sobre o homem, e ele é justo, isso é devido ao amor do CRIADOR por ele. É como nós aprendemos, que quando o CRIADOR é misericordioso para o homem com amor, que o aproxima DELE, ELE quebra o corpo de modo a ordenar a alma. E então o homem se aproxima DELE com amor, como deve ser—a alma governa o homem e o corpo enfraquece.
O homem necessita de um corpo fraco e uma alma forte, uma que prevaleça com força. E então o CRIADOR ama-o. O CRIADOR dá tristeza ao justo neste mundo de modo a purificá-lo para o mundo vindouro.
E quando a alma é fraca e o corpo é forte, ele é um inimigo do CRIADOR, pois ELE não o deseja e não lhe dá tristeza neste mundo. Em vez disso, seu caminho é directo e ele está em completa plenitude. Isto assim é porque se ele age justamente ou se suas acções são boas, o CRIADOR paga sua recompensa neste mundo, e ele não terá quota no mundo vindouro. Por esta razão, o justo que está sempre quebrado é amado pelo CRIADOR. Estas palavras se aplicam somente se um tiver testado e não tiver achado dentro dele um pecado pelo qual ser punido.
29) A Divindade não mora num lugar de tristeza, mas num lugar de alegria. E se um não tiver alegria, Divindade não estará nesse lugar.
38) Isto assim é porque assim que o corpo quebra através do defeito e da Katnut da alma, pela qual o Kli de receber a Gadlut da alma foi criado, então o CRIADOR os quer. Mas antes do corpo quebrar devido a este defeito na alma, o CRIADOR não os quer porque eles são desadequados para receber a luz de Neshamá.
60) Cada uma das almas no mundo, que existiram neste mundo e tentaram conhecer seu MESTRE com a sublime sabedoria, sobem e existem num grau mais alto que todas essas almas que não alcançaram e não conheceram. E elas serão reanimadas primeiro. E esta é a questão que esse servo estava prestes a questionar e a conhecer, “No que esteve a alma envolvida, neste mundo?” para saber se ela é digna de ser reanimada primeiro.
120) “A lei do SENHOR é perfeita, restaurando a alma.” As pessoas devem mergulhar na Torá abundantemente, pois qualquer um que mergulhe na Torá terá vida neste mundo e no mundo vindouro, e ele será recompensado com ambos os mundos. E até aquele que mergulha nela, mas não mergulha nela adequadamente, ainda assim lhe é concedida uma boa recompensa neste mundo e não é julgado no mundo da verdade.
155) Quão tolas são as pessoas, pois elas não sabem e não observam os caminhos do CRIADOR. Elas estão todas adormecidas, a menos que o sono abandone os buracos dos seus olhos.
156) O CRIADOR fez o homem como ele e no alto, todo em sabedoria. E não há um órgão num homem que não se firme em sublime sabedoria, pois cada órgão implica um grau único. E depois do corpo inteiro estar adequadamente corrigido em todos os seus órgãos, o CRIADOR participa com ele, e insta uma sagrada alma dentro dele, para ensinar ao homem os caminhos da Torá e para manter SEUS mandamentos para que o homem seja adequadamente corrigido, como está escrito, “a alma do homem o ensinará.”
157) Um deve aumentar a similaridade com o REI SUPERIOR no mundo. É por isso que as águas desse rio que se prolonga e para fora flui (que é a Yesod superior) nunca param. Assim, o homem, também, nunca deve impedir o rio e sua fonte neste mundo, mas deve dar filhos.
223-224) Quando um vê que maus pensamentos vêm sobre ele, ele se deve envolver na Torá, e eles partirão. Quando essa inclinação do mal vem para tentar uma pessoa, ele deve atrai-la para a Torá, e ela o abandonará.
Aprendemos que quando o lado mau se encontra diante do CRIADOR para acusar o mundo pelas más acções que ele fez, o CRIADOR tem misericórdia do mundo e aconselha as pessoas a como serem salvas dele de modo a que ele não as controle nem a suas acções. E qual é o conselho? É mergulhar na Torá, e elas serão salvas dele, como está escrito, “Pois o mandamento é uma vela e o ensinamento é luz,” “Para vos guardar da má mulher.” Assim, a Torá guarda um da inclinação do mal.
228) Felizes são Israel, pois eles aderem ao CRIADOR como deve ser, e ELE dá-lhes o conselho pelo qual serem salvos de todos os outros lados no mundo, uma vez que eles são uma nação sagrada para SUA quota e para SEU lote. Assim, ELE lhes dá conselho sobre toda e cada coisa. Felizes são eles neste mundo e no próximo.
252) E aquele que mergulha na Torá e boas acções causa à assembleia de Israel, Divindade, a levantar sua cabeça enquanto no exílio. Felizes são aqueles que mergulham na Torá durante o dia e à noite.
Zohar Hadash, VaYeshév [E Jacó Se Sentou]
9) Quando uma pessoa se aproxima da Torá, que é chamada “boa,” ela se aproxima do CRIADOR, que é chamado “bom.” Então ela se aproxima de ser justa, que é chamado “bem.” e quando ela é justa, Divindade está sobre ela, lhe ensinando os altos segredos da Torá pois a Divindade acasala somente com o bem, que é justo. E o justo e justiça [Tzadik e Tzedek respectivamente], que é a Divindade, andam juntos.
11-12) “Os olhos de tudo VOS aguardam,” aguardando o alto óleo de unção que flui de Moach que está mais escondido que todos aqueles que estão escondidos, de AA, iluminação de GAR, para todos, Yesod. E então “Lhes dais seu alimento a seu tempo,” em Malchut, chamada “Seu tempo,” uma vez que quando “tudo,” Yesod, desperta a noiva, a Assembleia de Israel—Malchut, chamada “O todo do SENHOR”—então ELE tem piedade do mundo e todos os mundos estão em alegria e brincadeira da iluminação de GAR.
Então está escrito, “VÓS abris VOSSA mão e satisfazeis a vontade de toda a coisa viva.” Este é o desejo dos desejos, que desce de Mocha Stimaá de AA a tudo, Yesod. E quando tudo é abençoado, todos os mundos são abençoados, como está escrito, “O SENHOR é justo em tudo,” “O SENHOR é proximo de tudo.”