VaYerá [O SENHOR Apareceu]
1-3) Está escrito, “Os rebentos aparecem na terra.” Quando o CRIADOR criou o mundo, ELE colocou na terra todos os poder que ela merece, mas ela não deu fruto até que o homem fosse criado. Quando o homem foi criado, todas as coisas apareceram no mundo e a terra revelou os frutos e forças que foram depositadas nela. E então foi dito, “Os rebentos aparecem na terra.”
Similarmente, os céus não dotaram a terra com força até que o homem viesse, como está escrito, “Nenhum arbusto do campo estava ainda na terra … pois o SENHOR DEUS não havia enviado chuva sobre a terra.” Logo, todas estas ramificações não foram reveladas nela e os céus pausaram e não derramaram chuva sobre a terra uma vez que o homem estava ausente, pois ele ainda não havia sido achado e criado. Logo, tudo foi atrasado de aparecer devido a ele. Quando o homem apareceu, os rebentos imediatamente apareceram na terra e as forças escondidas apareceram e foram colocadas nela.
“O tempo de cantar [em Hebraico significa também podar] chegou,” pois a correcção da meia noite foi corrigida, para cantar diante do CRIADOR. Isto não existia antes da criação do homem. “E a voz da rola foi escutada na nossa terra.” Esta é a fala do CRIADOR, que não estava presente no mundo antes da criação do mundo. Quando o homem estava presente, tudo estava presente.
76-78) “Quem ascenderá para a montanha do SENHOR, e quem se encontrará no SEU sagrado lugar?” Todas as pessoas no mundo não vêem porque elas estão no mundo. Elas não observem de modo a saber para que propósito vivem no mundo, e os dias passam e nunca regressam. E todos aqueles dias que as pessoas vivem neste mundo sobem e se encontram diante do CRIADOR, pois todos eles foram criados e eles são reais.
Quando uma pessoa neste mundo não observa e não considera porque ela está viva, mas considera cada dia como caminhar num vazio, quando a alma abandona este mundo, ela não sabe por que caminho está ela a ser levantada. Isto assim é porque o caminho acima para onde as iluminações das altas almas brilham—o Jardim do Éden—não é dado a todas as almas. Em vez disso, tal como um o atrai sobre si mesmo neste mundo, a alma continua a caminhar depois dela o abandonar.
79) Se essa pessoa segue o CRIADOR e O deseja neste mundo, mais tarde, quando ela falece neste mundo, ela segue o CRIADOR, também, e é dado um caminho para subir ao lugar onde as almas brilham devido ao anseio que seu desejo perseguiu todos os dias neste mundo.
81-82) “De acordo com a direcção do desejo de uma pessoa neste mundo, ela atrai sobre si mesma o espírito do alto, semelhante ao desejo que se tornou anexo a ela. Se seu desejo aponta para uma coisa sublime e sagrada, ela prolonga sobre si mesma essa mesma coisa de cima para baixo.
“E se seu desejo é de se apegar ao Sitra Achra, e ela aponta para ele, ela prolonga essa coisa sobre si mesma de cima para baixo.” E eles dizem que prolongar alguma coisa do alto depende principalmente do discurso, a acção e o desejo de aderir. Isto atrai do alto esse mesmo lado que se havia apegado a ela.”
84-87) Similarmente, quando um deseja aderir ao espírito sagrado no alto, isso depende do acto, do discurso e de apontar o coração para essa coisa, para que um seja capaz de a atrair de cima para baixo e aderir a ela.
E eles disseram que essa pessoa é puxada para fora quando ela abandona este mundo pelo que a atrai neste mundo; e ela está anexa e atraida no mundo da verdade para aquilo ao qual ela esteve anexa e atraida neste mundo. Se for santidade—santidade; e se for impureza—impureza.
Se for santidade, ela é puxada para o lado da santidade. Ela apega-se a ela no alto e ela se torna nomeada como um servo, para servir diante do CRIADOR entre todos os anjos. Também, ela adere no alto e se encontra entre esses sagrados, como está escrito, “E EU vos concederei acesso entre aqueles que lá se encontram.”
Similarmente, se ela se apega à impureza neste mundo, ela é puxada para o lado da impureza e se torna uma deles, aderindo a eles. Estes são chamados, “prejudicadores de pessoas,” e quando um falece deste mundo, ele é levado e submergido no inferno, nesse mesmo lugar onde os impuros se violaram a si mesmos e seus espiritos e então os apegados a eles são julgados. E ela se torna um prejudicador, tal como um desses prejudicadores do mundo.
114) Quando Adam ha Rishon pecou, ele pecou com a árvore do conhecimento do bem e do mal, como está escrito, “menos da árvore do conhecimento.” E ele pecou nela e causou a morte ao mundo inteiro. Está escrito, “E agora, ele pode alcançar com sua mão e retirar da árvore da vida, também, e comer, e viver para sempre.” E quando chegou Abraão, ele corrigiu o mundo com a outra árvore, a árvore da vida, e anunciou a fé a todas as pessoas do mundo.
151-154) “Seu marido é conhecido nos portões.” O CRIADOR subiu na SUA honra, dado que ELE está escondido e ocultado em grande transcendência. Não há nenhum, nem nunca houve qualquer um no mundo que pudesse percepcionar SUA sabedoria. Assim, nenhum consegue percepcionar SUA sabedoria porque ele está escondido e ocultado e é transcendido acima e além. E todos os superiores e inferiores não O conseguem alcançar até que eles digam, "Abençoada seja a glória do SENHOR no SEU lugar.”
Os inferiores dizem que a Divindade está no alto, como está escrito, “SUA glória está acima dos céus.” E os superiores dizem que a Divindade está abaixo, como está escrito, “TUA glória está acima de toda a terra.” Até que todos os superiores e inferiores digam, “Abençoada seja a glória do SENHOR no SEU lugar” porque ELE é desconhecido e nunca houve qualquer um que O pudesse percepcionar. E vós direis, “Seu marido é conhecido nos portões.”
“Seu marido é conhecido nos portões” é o CRIADOR, que é conhecido e alcançado por aquilo que cada um assume no seu coração, à medida que ele consegue alcançar pelo espírito da sabedoria. Logo, correspondendo a aquilo que um assume no seu coração, ELE é conhecido no seu coração. É por isso que está escrito, “Conhecido nos portões,” nessas medidas [a mesma palavra para “portões” em Hebraico] que cada um assume no seu coração. Mas deve ser adequadamente sabido que não há nenhum que O consiga alcançar e conhecer.
“Seu marido é conhecido nos portões.” O que são portões? Está escrito, “Levantai vossas cabeças, Ó portões.” Por estes portões, que são altos graus, por eles é o CRIADOR conhecido. Não fossem estes portões, eles não seriam capazes de O alcançar.
155) Não há nenhum que consiga conhecer a alma do homem, excepto por esses órgãos do corpo e esses graus do corpo que divulgam as acções da alma. Por esta razão, a alma e conhecida e desconhecida—conhecida através dos órgãos do corpo, e desconhecida na sua própria essência. Similarmente, o CRIADOR é conhecido e desconhecido, pois ELE é uma alma para uma alma, um espírito para o espírito, escondido e oculto de todos. Mas aquele que é recompensado com estes portões, os graus superiores que são portas para a alma, para ele o CRIADOR é conhecido. Logo, ELE é conhecido através dos graus superiores, que são SUAS acções, e é desconhecido na SUA própria essência.
156-158) Há uma porta para uma porta e um grau para um grau, e deles é a glória do CRIADOR conhecida. E a porta da tenda é a porta da Tzedek [justiça], que é Malchut, como está escrito, “Abre para mim os portões da justiça.” Esta é a primeira porta pela qual entrar em realização. Através desta porta, todas as outras portas superiores são vistas, e aquele que é recompensado com esta porta é recompensado com alcançá-la e a todas as outras portas com ela, uma vez que todas elas estão nela.
E agora que a porta do fundo, chamada “A porta da tenda” e a “porta da justiça”, é desconhecida porque Israel está em exílio, todas as portas partem dela e eles não conseguem conhecer e alcançar. Mas quando Israel saem do exílio, todos os graus superiores estarão na porta de Tzedek como devem.
E então o mundo conhecerá a sublime e preciosa sabedoria que nunca conheceram anteriormente, como está escrito, “E o espírito do SENHOR repousará sobre ele, o espírito de Chochmá [sabedoria] e Biná [entendimento].” Todos eles estão destinados a estar sobre essa porta do fundo, que é a porta da tenda, Malchut, e todas estão destinadas a estar no Rei Messias para sentenciar o mundo, como está escrito, “Mas com justiça julgará ele os pobres.”
169) Aquele que é recompensado com rectidão com o povo quando há Din no mundo, o CRIADOR recorda-se dessa rectidão que ele executou porque em qualquer tempo em que uma pessoa é recompensada, isso é registado para ela acima. Assim, até enquanto há Din no mundo, o CRIADOR recorda-se do bem que ele havia feito e foi recompensado com o povo, como está escrito, “Rectidão liberta da morte.”
230) As pessoas devem considerar as acções do CRIADOR e se envolverem na Torá dia e noite. Qualquer um que se envolva na Torá, o CRIADOR é louvado por ele acima e louvado por ele abaixo, pois a Torá é uma árvore da vida para todos aqueles que se envolvem nela, para lhes dar vida neste mundo e lhes dar vida no mundo vindouro.
239) “E estas são as nações que o SENHOR deixou, para testar Israel por elas.” Olhava EU para esse mundo eterno, e o mundo permaneceu firmou-se somente naqueles justos que reinam o desejo dos seus corações. Diz-se, “ELE nomeou-o em José como testemunho.” Porque foi José recompensado com essa virtude e realeza? Pois ele havia conquistado sua inclinação. Isto assim é porque aprendemos que todos aqueles que reinam sua inclinação, o reino dos céus espera por eles.
296-297) “ELE vira as razões nas SUAS tácticas para que eles as possam fazer.” O CRIADOR causa razões no mundo e trás luzes destruidoras para fazer SUAS acções, e então as vira ao contrário e as faz de uma maneira diferente. É da conduta do CRIADOR primeiro trazer luzes destruidoras que destróem e então as virar ao contrário e as corrigir.
Como as vira ELE? O CRIADOR executa tácticas e causa razões para as virar até que elas não sejam como as anteriores. “Para que eles as possam fazer” significa de acordo com o que as pessoas possam fazer. Ele vira essas acções de acordo com as acções que elas fazem. Logo, as acções das pessoas induzem a viragem dessas acções em tudo aquilo que o CRIADOR as ordena na terra, para que elas recebam todos os tipos de formas no mundo pelo mérito das acções das pessoas.
304) O CRIADOR causou as razões e as acções no mundo para que tudo seja feito adequadamente, e tudo sai e se prolonga abaixo no mundo a partir da essência e a raiz acima.
430) Enquanto um se envolver na Torá, Divindade vem e junta-se. Isso tanto o quanto mais é quando viajando no caminho—a Divindade vem e coloca-se a si mesma à frente, caminhando diante das pessoas que foram recompensadas com a fé do CRIADOR.
453) O homem é criado em absoluta impiosidade e humildade, como está escrito, “Quando um potro de um asno selvagem nasce um homem.” E todos os vasos no corpo de um—os sentidos e as qualidades, e especialmente o pensamento—servem-lhe somente impiosidade e insignificância o dia inteiro. E aquele que é recompensado com aderir a ELE, o CRIADOR não cria outras ferramentas no seu lugar, para ser digno e adequado à recepção da abundância espiritual eterna destinadas a ele. Em vez disso, os mesmos baixos vasos que até então foram usados de uma maneira imunda e desprezível são invertidos para se tornarem vasos de recepção de toda a agradabilidade e gentileza eterna.
Além do mais, cada Kli cujas carências haviam sido as maiores agora se tornou o mais importante. Por outras palavras, a medida que elas revelam é a maior. Tanto quanto o mais é se ele teve um Kli no seu corpo que não teve carências, ele agora se tornou aparentemente redundante, pois ele não o serve de maneira alguma. Isso é como um vaso de madeira ou barro: quanto maior sua carência, isto é sua cavidade, maior sua capacidade e maior sua importância.
453) E isto se aplica aos mundos superiores, também, uma vez que nenhuma revelação é dispensada sobre os mundos excepto através de discernimentos ocultos. E pela medida da ocultação num grau, assim é a medida das revelações nele, que é dado ao mundo. Se não há ocultação nele, ele não consegue doar uma única coisa.
460) Quando os dias do Messias se aproximarem, até crianças no mundo encontrarão os segredos da sabedoria, para conhecer neles os fins e os cálculos da redenção. Nesse tempo será revelado a todos.
Zohar Hadash, VaYerá [O SENHOR Apareceu]
1-4) “E Abraão foi e será.” “Será” é 30 em Gematria. Um dia, Rabbi Shimon saiu e viu o mundo escuro e lamacento com sua luz oculta. Ele disse para Rabbi Elazar, “Vinde vejamos o que quer o CRIADOR.”
Eles foram e acharam um anjo que era como uma alta montanha, emitindo 30 chamas de fogo da sua boca. Rabbi Shimon disse para ele, “O que desejais fazer?” Ele respondeu, “Eu quero destruir o mundo porque não há 30 justos na geração, pois assim o CRIADOR decretou sobre Abraão, ‘E Abraão foi e será,’ e ‘Será’ são 30 em Gematria.” Rabbi Shimon disse para ele, “Por favor ide ao CRIADOR e contai-LHE, ‘Rabbi Shimon está no mundo, cujo mérito é tão grande como o de 30 justos.’” O anjo foi ao CRIADOR e contou-LHE, “SENHOR do mundo, é revelado diante de VÓS aquilo que Rabbi Shimon disse para mim.” O CRIADOR respondeu para ele, “Ide, destrói o mundo e não olhais para Rabbi Shimon.”
Quando ele veio, Rabbi Shimon viu o anjo. Ele lhe contou, “Se não ides ao CRIADOR da minha parte, eu sentenciarei que não entrarás nos céus e estarás no lugar de Aza e Azael, que o CRIADOR jogou dos céus para a terra. Quando chegais diante do CRIADOR, contai-LHE, ‘E se não há trinta justos no mundo, haverão vinte,’ pois assim está escrito, ‘EU não o destruirei pelo bem dos vinte.’ E se não há vinte, haverão dez, pois posteriormente está escrito, ‘EU não o destruirei pelo bem dos dez.’ E se não há dez, haverão dois, que ou eu e meu filho, pois assim está escrito, ‘Pela boca de duas testemunhas ... será uma matéria estabelecida,’ e não há matéria senão o mundo, como está escrito, ‘Pela palavra do SENHOR foram os céus feitos.’ E se não há dois há um, e eu sou ele, como está escrito, ‘E um justo é a fundação do mundo.’” Nessa altura, uma voz veio em diante dos céus e disse, “Feliz sois vós Rabbi Shimon que o CRIADOR sentencia acima vós revogais abaixo. Está escrito sobre vós, “ELE fará a vontade daqueles que O temem.”