Toldot [Gerações]
1-2) Quando o CRIADOR desejou criar o mundo, ELE olhou na Torá e criou-o. E todo e cada acto pelo qual o CRIADOR criou o mundo, ELE olharia na Torá e o criaria, como está escrito, “Então estava eu por trás DELE, como um cadete, e era eu diariamente SEU deleite.” Não o leia Amon [aprendiz], mas como Oman [mestre artesão], pois essa era sua ferramenta de artesanato.
Quando ELE desejou criar o homem, a Torá disse para ELE, “Se o homem for criado e mais tarde pecar, e VOS o sentenciares, porque devem TUAS acções ser em vão? Afinal, ele nunca será capaz de tolerar TEUS juízos.” O CRIADOR contou-lhe, “Mas EU criei o arrependimento antes de ter criado o mundo. Se ele pecar, ele será capaz de se arrepender e EU o perdoarei.”
O CRIADOR disse para o mundo quando ELE o criou e criou o homem, “Mundo, vós e vossa natureza persistem somente pela Torá. Foi por isso que eu criei o homem dentro de vós, para se envolver na Torá. Se ele não se envolver na Torá, eu vos retomarei ao caos.” Assim, tudo é pelo homem, e a Torá se firma e evoca diante das pessoas a se envolverem e esforçarem na Torá, mas nenhuma dá ouvidos.
3-4) Qualquer um que se envolva na Torá sustenta o mundo e toda e cada operação no mundo na sua maneira adequada. Também, não há um órgão no corpo do homem que não tenha uma criação correspondente no mundo.
Isto assim é porque como o corpo do homem se divide em órgãos e todos eles se firmam grau após grau, estabelecidos uns em cima dos outros e são todos um corpo, similarmente, o mundo, ou seja todas as criações no mundo são muitos órgãos se encontrando um em cima do outro, e eles são todos um corpo. E quando todos eles forem corrigidos eles na realidade serão um corpo. E todas as coisas, homem e o mundo serão como a Torá pois a Torá inteira são órgãos e junções se encontrando uns em cima dos outros. E quando o mundo for corrigido eles se tornarão um corpo.
A Torá contem todos os escondidos, sublimes e inatingíveis segredos. A Torá contém, todas as sublimes, reveladas e não reveladas matérias, isto, é, que pela sua profundidade, elas aparecem ao olho daquele que as observa e pouco depois desaparecem. Então elas brevemente reaparecem e desaparecem, e assim por diante e consecutivamente diante daqueles as examinam. A Torá contém todas as coisas que estão acima no Mundo Superior e que estão em baixo. E tudo neste mundo e tudo no mundo vindouro está na Torá.
14) Abençoai o SENHOR todos os servos do SENHOR. Quem são aqueles que são dignos de abençoar o CRIADOR? Todos os servos do CRIADOR. Embora todas as pessoas no mundo sejam de Israel, todas elas são dignas de abençoar o CRIADOR.
Mas bênçãos pelas quais superiores e inferiores são abençoados, quem são aqueles que O abençoam? São os servos do CRIADOR. E quem são aqueles cuja bênção é uma bênção? São aqueles que se encontram na casa de DEUS à noite, que se levantam à meia noite e despertam para ler na Torá. Eles são aqueles que se encontram na casa de DEUS à noite. E eles precisam de ambos: de serem servos do CRIADOR, bem como se levantarem à meia noite, pois então o CRIADOR vem para se entreter com os justos no Jardim do Éden.
21) Durante vinte anos, Isaac esperou sua esposa e ela não pariu, até que ele orou sua oração. Isto assim foi porque o CRIADOR deseja a oração dos justos, quando eles pedem diante DELE suas necessidades. E qual é a razão? É para que uma unção de santidade cresça e prolifére através da oração dos justos por qualquer um em necessidade, pois os justos abrem a mangueira superior com sua oração, e até aqueles que são indignos de serem concedidos são concedidos.
40) Nesse dia quando o SENHOR jubila com SUAS acções, os justos estão destinados a alcançar CRIADOR nos seus corações. Então, sabedoria aumentará nos seus corações como se a vissem com seus olhos.
44-45) A refeição dos justos no futuro consistirá de touro selvagem e baleia.
Nossos sábios para a maioria do mundo que eles estão convidados para essa refeição. Eles estão destinados a comer e jubilar num grande festim que o CRIADOR fará para eles. Assim, a maioria do mundo sofre do exílio por esse festim.
57) A inclinação do mal é necessária no mundo como a chuva é necessária no mundo. Sem a inclinação do mal não haveria alegria de estudar no mundo.
86-87) O CRIADOR não julga uma pessoa de acordo com suas más acções, que ela sempre faz. Tivesse ELE assim feito, o mundo não seria capaz de existir. Em vez disso, o CRIADOR é paciente com os justos e com os ímpios. ELE é ainda mais paciente com os impios que com os justos, para que eles regressem em completo arrependimento e existam neste mundo e no mundo vindouro. Isto assim é porque quando um ímpio regressa do seu caminho, ele vive neste mundo e no mundo vindouro, e é por isso que ELE é sempre paciente com eles. Ou, porque uma boa haste emergirá no mundo deles, como Abraão emergiu de Térach, que inferiu uma boa haste e raiz no mundo.
Porém, o CRIADOR é sempre meticuloso com os justos em todas as coisas que eles fazem porque ELE sabe que eles não se desviarão para a direita ou para a esquerda, e deste modo ELE tenta-os. Mas o CRIADOR não os tenta por SI, uma vez que ELE conhece sua inclinação e o poder de sua fé, e não os precisa de tentar. Em vez disso, ELE os tenta de modo a levantar suas cabeças através das provações.
124) Contudo, um não deve confiar e dizer, “O CRIADOR me salvará” ou “O CRIADOR fará isto e aquilo a mim.” Em vez disso, um deve colocar a sua confiança para que o CRIADOR o ajude, como deve ser quando ele se esforça nos Mitsvot da Torá e tenta caminhar no caminho da verdade. E quando o homem vem para se purificar, ele é certamente assistido. Nisso, ele deve confiar no CRIADOR—que ELE o ajudará. Ele deve colocar sua confiança NELE e confiar em nenhum outro senão ELE. Um deve estabelecer o seu coração adequadamente, para que nenhum pensamento estranho entre nele. Em vez disso, seu coração será como um trilho que é feito para passar através dele para todo o lugar que é necessário, para a direita e para a esquerda. Isto significa que quer o CRIADOR lhe faça bem ou o o contrário, seu coração estará pronto e corrigido para nunca questionar o CRIADOR sob nenhumas circunstâncias.
147) É sabido que por causa da quebra dos vasos, 320 centelhas cairam da santidade para as Klipot [cascas], e que posteriormente o EMANADOR corrigiu algumas delas. E devido ao pecado da árvore do conhecimento, elas cairam para as Klipot uma vez mais, e nosso inteiro trabalho na Torá e Mitsvot é retirar essas 320 centelhas fora das Klipot e as trazermos de volta à santidade. Elas são as MAN que elevamos, que atraém todos os Mochin durante os 6000 anos da existência do mundo. E quando todas as 320 centelhas são seleccionadas através dos Mochin que se prolongam delas, o fim da correcção virá.
170-171) “Quando os caminhos de um homem agradam ao SENHOR, ELE faz até seus inimigos estarem em paz com ele.” Há dois anjos para uma pessoa, emissários do alto para se unirem com ela, um para a direita e um para a esquerda. E eles testemunham para uma pessoa, e eles estão presentes em todas as coisas que ela faz. Seus nomes são “a boa inclinação” e a “má inclinação.”
Quando um homem vem para ser purificado e se esforçar nos Mitsvot da Torá, essa boa inclinação que ficou conectada a ele já prevaleceu sobre a má inclinação e se reconciliou com ela, e a má inclinação se tornou uma serva da boa inclinação. E quando uma pessoa vem para ser violada, essa inclinação do mal se intensifica e supera a inclinação do mal.
Quando essa pessoa vem para ser purificada, ela precisa de superar várias intensificações. E quando a boa inclinação prevalece, seus inimigos, também fazem paz com ele, uma vez que a inclinação do mal, que é sua inimiga, se rende diante da boa inclinação. Quando uma pessoa avança pelos Mitsvot da Torá, seus inimigos fazem a paz com ela, ou seja que a inclinação do mal e todos aqueles que vêm do seu lado fazem a paz com ele.
189) Todas as coisas que o CRIADOR faz na terra é com sabedoria e tudo é em prol de ensinar às pessoas a sabedoria superior, para que elas aprendam os segredos da sabedoria dessas acções. E tudo é como deve ser, e todas as SUAS acções são os caminhos da Torá, uma vez que os caminhos da Torá são os caminhos do CRIADOR, e não há coisa pequena que não tenha vários caminhos e rotas e segredos da sabedoria superior.
190) Há vários segredos da Torá em toda e cada acção que está escrita na Torá, e há sabedoria e verdadeira lei em toda e cada palavra. Assim, as palavras da Torá são palavras sagradas, para mostrar maravilhas delas, como está escrito, “Abre meus olhos para que eu possa vislumbrar maravilhosas coisas da TUA lei.”