Noách [Noé]
21) Quando o CRIADOR coroa SUAS coroas, ELE coroa de acima e de abaixo. De acima é do mais profundo lugar, que é AVI. Ele também coroa de abaixo, das almas dos justos. Então a vida é acrescentada de acima e de abaixo, o lugar do Templo é incluído com todos os lados, o fosso é preenchido, o mar completado, e ELE dá vida a tudo.
63) Se uma pessoa vem para ser purificada ela é ajudada com uma alma sagrada, ela é purificada e ela é chamada “sagrada.” Se ela não é recompensada e não vem para ser purificada, somente dois graus se abrem para ela, Néfesh e Ruách, mas ela não tem alma sagrada [Neshamá]. Além do mais, se ela vem para violar ela é violada e a ajuda superior e removida dela. Doravante, cada de acordo com seus caminhos. Se ele se arrepende e vem para ser purificado, ele é ajudado novamente.
110) Há uma alegoria sobre um rei que convidou seu amado para uma refeição que ele tinha num certo dia, para que aquele que amava o rei soubesse que o rei o favorece. O rei disse, “Agora eu quero jubilar somente com aquele que me ama, todavia temo que quando estiver na refeição com aquele que me ama, todos esses oficiais nomeados venham e se sentem connosco na mesa e se juntem à refeição de alegria juntamente com aquele que me ama.”
O que fez o amante? Primeiro, ele fez guisados, vegetais e carne de boi e deu-a a esses nomeados oficiais para comerem, e então o rei se sentou somente com seu amante para essa refeição sublime com todas as delícias do mundo. E enquanto ele estava sozinho com o rei, ele pergunta-lhe todas as suas necessidades, e ele dá-as a ele, e o rei jubila sozinho com aquele que o ama, e nenhuns estrangeiros interferirão entre eles. Assim são Israel com o CRIADOR.
123) Tal como à alma é dado vestuário, que é o corpo, para existir neste mundo, à alma também é dado o vestuário da claridade superior na qual existir no mundo vindouro, e para olhar dentro do espelho iluminador, que é ZA, da terra dos vivos, a Nukva de ZA.
138) Quão obtusas são as pessoas, pois elas não sabem e não reparam nas palavras da Torá, mas olham para questões mundanas e o espírito da sabedoria é esquecido delas.
295) Rabbi Shimon disse, “Estivesse eu no mundo quando o CRIADOR colocou o livro de Enoch [Chanôch] e o livro de Adam no mundo, eu me esforçaria para que eles não estivessem entre as pessoas porque nesse tempo, todos os sábios não estavam temerosos de olhar para eles, errando—mal interpretando o sentido literal das palavras como outras coisas—e os trouxeram fora do domínio do uno superior de Kedushá para outro domínio, que não é sagrado. Mas agora, todos os sábios no mundo sabem coisas e as escondem, não revelando os segredos, e se tornam mais fortes na obra de seu MESTRE. É por isso que agora é permitido se envolver nos segredos.”
304-306) Felizes são os justos porque o CRIADOR deseja sua glória e revelou para eles os altos segredos da sabedoria.
“O SENHOR é meu DEUS; Eu VOS exaltarei; Eu darei gratidão por VOSSO nome pois VOS haveis feito maravilhas, conselhos de longe, fé inabalável.” As pessoas devem certamente considerar a glória do CRIADOR e louvar SUA glória porque qualquer um que saiba como louvar adequadamente seu MESTRE, o CRIADOR faz seu desejo. Além do mais, ELE multiplica bênçãos acima e abaixo.
Por esta razão, aquele que sabe como louvar seu MESTRE e unificar SEU nome é favorecido acima e cobiçado abaixo, e o CRIADOR é louvado por ele. Está escrito sobre ele, “E dirão para mim, ‘vós sois MINHA serva, Israel, em quem EU sou glorificado.’”
368) “E o SENHOR disse, ‘Vede, eles são um povo,’” uma vez que todos eram como um, em unidade, eles farão e terão sucesso nas suas obras.
386-388) Pois eles estavam em uma vontade e em um coração, e falaram na língua sagrada, está escrito, “Nada que eles pretendam fazer será impossível para eles”; o Din superior não podia governar sobre eles.
Nós, ou os amigos que se envolvem na Torá, são de um coração e de uma vontade. É tanto quanto o mais que nada que pretendamos fazer nos será impossível. Isto significa que todos aqueles que disputam não têm persistência, pois enquanto os povos do mundo forem de uma vontade e de um coração, embora se tenham revoltado contra o CRIADOR, o Din superior, não os governou como aconteceu durante a geração da separação [geração de Babel]. E quando eles foram divididos, foi imediatamente escrito sobre eles, “E o SENHOR os espalhou no estrangeiro daqui.” Logo, aqueles que disputam não têm persistência.
Significa isto que tudo depende das palavras da boca, pois sua linguagem foi confundida, prontamente, “E o SENHOR os espalhou de lá.” Mas no futuro, está escrito, “Pois então regressarei EU aos povos uma pura língua, para que eles possam evocar o nome do SENHOR, para O servir com um consentimento,” e o SENHOR será rei sobre todos.
Zohar Hadash, Noách
1) Felizes são Israel que o CRIADOR deseja e a quem ELE deu a sagrada Torá, e os alertou, e lhes deu conselho para terem cautela dos escarnecedores acima e os malfeitores abaixo para que somente o CRIADOR governasse sobre eles. Eles saberiam como repelir deles todos os escarnecedores e sabotadores para que eles sejam uma parte de SEU lote e herança, como está escrito, “Pois a porção do SENHOR é SEU povo, Jacó, o lote de SUA herança.”
24) Está escrito sobre o homem, “Não é bom que o homem esteja sozinho; EU farei para ele uma ajuda contra ele.” Esta é a alma, que é uma ajuda dentro dele para o guiar através dos caminhos de seu FAZEDOR. Isto é, aquele que vem para ser purificado é ajudado. Quando uma pessoa caminha nos caminhos de seu FAZEDOR, muitos a ajudam: sua alma a ajuda, os anjos ministradores a ajudam, a Divindade do CRIADOR a ajuda, e todos declaram sobre ela e dizem, “Quando caminhais, teu passo não será endireitado; e se correres, não tropeçarás.” As almas dos justos a ajudam.
46) “E Noé gerou três filhos.” Estas são as três governanças no homem. A governança da alma é ser uma assistência para ele na obra de seu FAZEDOR. Esta é chamada Sém. A governança da cobiça e da inclinação do mal, que guia e atordoa o corpo com transgressões é chamada Ham. E a orientação da boa inclinação, que guia o homem com grande abundância, para embelezar suas obras na Torá e no temor a DEUS, é chamada Jafé. Essa orientação conduzirá o homem para o guiar pelo caminho da vida.
152) Miguel disse, “SENHOR do mundo, VÓS deverias ter sido misericordioso para eles pois VÓS sois misericordioso e assim sois VÓS chamado.” Ele lhe disse, “EU jurei um voto nesse dia em que a sentença foi dada diante de MIM para não os redimir até que se arrependam. Se a Assembleia de Israel se começar a arrepender até como um olho de uma agulha, EU abrirei para eles grandes portões.”
153-155) Todos os exílios onde a Assembleia de Israel se exilou, o CRIADOR lhe deu tempo e fim, e ela sempre despertou em arrependimento. O último exílio não tem tempo ou fim. Em vez disso, tudo depende do arrependimento, como foi dito, “E vós regressareis para o SENHOR vosso DEUS, e obedecereis a SUA voz.” Está também escrito, “Se vosso exilado estiver do fim dos céus, de lá o SENHOR vosso DEUS vos reunira, e de lá ELE vos levará.”
Logo, como acontecerá que todos eles despertarão em arrependimento juntos? Aquele que está no fim dos ceus e aquele que está no fim da terra, como se juntarão eles para fazer o arrependimento? Se os cabeças da sinagoga se arrependerem, para que ELE lhes possa fazero bem, como está escrito, “E deste modo esperará o SENHOR, para vos perdoar.” Ele sempre espera o tempo em que eles se arrependerão.