Mikétz [No Final]
3-6) Vede como as pessoas devem considerar a obra do CRIADOR e mergulhar em Torá dia e noite, de modo a conhecer e observar SUA obra, pois a Torá declara diante do homem todo o dia e diz, “Quem que seja ingénuo, deixai-o virar aqui.”
E quando uma pessoa se envolve na Torá e se apega a ela, ela é recompensada com o fortalecimento na árvore da vida, ZA. E quando uma pessoa é fortalecida na árvore da vida neste mundo, ela fortalece-a para o mundo vindouro. E quando as almas abandonam este mundo, os graus do mundo vindouro serão corrigidos para elas.
A árvore da vida divide-se em vários graus, e todos eles são um. Isto assim é pois há graus na árvore da vida, um em cima do outro—ramos, folhas, cascas, tronco, raízes e tudo é a árvore. Similarmente, aquele que mergulha na Torá é corrigido e se fortalece na árvore da vida, o tronco da árvore.
E todos os filhos de Israel são fortalecidos pela árvore da vida; todos eles literalmente se apegam à árvore mas alguns ao seu tronco, alguns aos ramos, alguns às folhas e alguns às raízes. Sucede-se que todos eles se apegam à árvore da vida, e todos aqueles que se envolvem na Torá se agarram ao tronco da árvore. Por esta razão, aquele que se envolve na Torá se agarra à árvore inteira, pois o tronco da árvore contém toda ela.
10) Quando o CRIADOR criou o mundo superior, Biná, ELE estabeleceu todas as coisas como devem ser e suscitou luzes que brilham de todos os lados, que são as três linhas, e todas são uma. ELE criou os céus acima, ZA, e a terra acima, a Nukva, para que todos eles fossem estabelecidos como um, Biná e ZON, em favor dos inferiores.
32) “O SENHOR favorece aqueles que O temem.” Ó como deseja o CRIADOR os justos, uma vez que os justos fazem a paz acima, em AVI, e fazem a paz abaixo, em ZON, e trazem a noiva a seu marido. E por esta razão, o CRIADOR deseja aqueles que O temem e que fazem SUA vontade. Através dos MAN que eles elevam a ZON, ZON, também, elevam MAN a AVI, e um Zivug ocorre acima, em AVI, e abaixo, em ZON. E eles trazem a noiva, Nukva, ao seu marido, ZA, para acasalar. Por esta razão, o CRIADOR, ZA, somente a eles os deseja, pois sem eles não haveria paz, que é um Zivug, em acima em AVI nem abaixo em ZON.
51) Todas as acções no mundo dependem de alguns nomeados, pois vós não tendes uma lamina de grama abaixo que não tenha um nomeado acima, que a golpeie e lhe diga, “Cresce.” E todas as pessoas no mundo não sabem e não zelam pela sua raiz—a razão pela qual elas estão no mundo.
52) Felizes são aqueles que se envolvem na Torá e que sabem como observar o espírito da sabedoria. “ELE fez toda a coisa bela a seu tempo,” portanto em todas as acções que o CRIADOR fez no mundo, há um grau que é nomeado sobre essa acção nesse mundo, tanto para o melhor como para o pior.
53) Pois o mundo inteiro e todas as acções no mundo estão conectadas à santidade somente pelo desejo do coração, quando ele entra na vontade do homem. Está escrito, “Conhecei este dia, e repousai-o no vosso coração.” Felizes são os justos que atraem boas acções pela vontade de seus corações, para fazerem o bem a si mesmos e ao mundo inteiro. Eles sabem como aderir num tempo de paz, quando há um Zivug do superior, chamado “paz.”
55) Porque deve um jubilar com o mal? Se a acção que ele fez o prejudicou devido ao grau que foi nomeado sobre ela da esquerda, ele deve estar feliz e grato por este mal que chegou a ele, pois ele mesmo o causou, uma vez que ele avançou sem conhecimento, como um pássaro aprisionado. E agora, dado que ele obteve conhecimento através da punição, ele sabera como fazer o bem na sua vida. Assim, ele deve ser feliz e grato pela punição.
56) Felizes são aqueles que se envolvem na Torá, que conhecem os caminhos e trilhos da lei do ALTO REI, para caminhar nele no caminho da verdade.
57) Um nunca deve abrir a sua boca para o mal, pois ele não sabe quem recebe a palavra. E quando uma pessoa não sabe, ela falha nisso. E quando os justos abrem suas bocas, tudo é paz.
177-178) Não há uma palavra na Torá que não possua sublimes e sagrados segredos, e caminhos para as pessoas se fortalecerem a si mesmas.
O CRIADOR fez-o para que o homem se fortalecesse a si mesmo na Torá e para caminhar no caminho da verdade e em direcção ao lado direito, e não para o lado esquerdo. E porque as pessoas necessitam de caminhar no lado direito, elas devem aumentar o amor de um com o outro. Isto assim é porque amor é considerado “direita,” e não havera ódio de um com o outro, que é considerado esquerda, de modo a não enfraquecer a direita—o lugar ao qual Israel se apegam.
179) É por isso que há uma boa inclinação e uma má inclinação. E Israel precisam de fazer a boa inclinação prevalecer sobre a má inclinação através de boas acções. Se uma pessoa se encosta à esquerda, a inclinação do mal supera a boa inclinação. E naquele que é defeituoso, a má inclinação complementa seu pecado, dado que este vilão é complementado somente através dos pecados das pessoas.
180) Por esta razão, o homem deve ser cauteloso para que a inclinação do mal não seja complementada pelos seus pecados. E ele deve ser vigilante, para que a boa inclinação seja complementada com sua contínua plenitude, e não a inclinação do mal. Assim, “Não digais, ‘Eu pagarei com o mal,’” dado que através do ódio intensificais a esquerda e complementais a inclinação do mal. Em vez disso, “Esperai pelo SENHOR e sereis salvos.”
195) Um sempre deve irar a boa inclinação sobre a má inclinação e se esforçar por isso. Se ela o abandonar, bom. Se não, deixai-o se envolver na Torá, dado que nada quebra a inclinação senão a Torá.
209) Quando um ora ao CRIADOR, ele não deve olhar se sua salvação chegou ou não, pois quando ele olha, vários litigantes vêm para olhar para suas acções.
266) O CRIADOR fez a direita, e ELE fez a esquerda, para conduzir o mundo. Uma é chamada “bem,” “direita,” e a outra é chamada “mal,” “esquerda.” O homem inclui ambas se aproxima do CRIADOR com tudo, como está escrito, “Em ambas tuas inclinações—a boa inclinação e a inclinação do mal.”