Léch Lechá [Ide Em Diante]
4) As pessoas devem observar a obra do CRIADOR. Afinal, todas as pessoas não conhecem e não consideram sobre o que se apoia o mundo e sobre o que elas mesmas se apoiam.
4-5) Todas as coisas de apoiam na Torá, uma vez que quando Israel se envolvem na Torá, quando eles elevam MAN até ZON e prolongam a linha média, que é a Torá, o mundo existe.
Quando a meia noite desperta e o CRIADOR entra no Jardim do Éden para brincar com os justos, todas as árvores do Jardim do Éden cantam e louvam diante DELE, como está escrito, “Então todas as árvores de madeira cantam de alegria diante do SENHOR, pois ELE chegou.” A noite é a Nukva em respeito ao seu domínio. Ela é essencialmente a iluminação da linha esquerda, da iluminação de Chochmá que se prolonga do ponto de Shuruk em Ima. Também, Chochmá brilha somente do Chazéh para baixo porque o Man’ula [cadeado] governa do Chazéh e acima de cada Partzuf, e a iluminação de Chochmá não pode aparecer lá. Esta é a divisão da noite em duas metades, uma vez que o ponto da meia noite é o ponto de Chazéh.
À meia noite, a Nukva, desperta para receber a mitigação de Biná, para brilhar do Chazéh para baixo nela, que é o Jardim do Éden, o CRIADOR entra no Jardim do Éden para brincar com os justos. Por outras palavras, os justos elevam MAN e prolongam iluminação da linha média lá, que é o CRIADOR que brilha no Jardim do Éden.
Todas as árvores no Jardim do Éden cantam e louvam diante DELE, como está escrito, “Então todas as árvores no Jardim do Éden cantam e louvam diante DELE, como está escrito, “Então todas as árvores de madeira cantarão de alegria.” “As árvores de madeira” são árvores inférteis, que não dão fruto. Antes da chegada do CRIADOR, as Sefirot de Nukva foram consideradas as árvores de madeira, que não têm frutos nelas. Depois da iluminação do CRIADOR entrar lá através dos justos, “As árvores de madeira cantam de alegria diante do SENHOR, pois ELE chegou,” e dão fruto.
9) A existência de todas as pessoas é na linha média, que é prolongada somente pelo envolvimento na Torá. Não fosse a linha média, elas não teriam existência ou que se pareça.
18-19) Qualquer um que venha para ser purificado é ajudado …Logo, aquele que vem e se desperta a si mesmo de baixo é ajudado do alto. Mas sem o despertar de baixo, não há despertar do alto.
Nada acima desperta se a coisa sobre a qual a coisa do alto está colocada não desperta abaixo primeiro. Este é o sentido da luz negra na vela, a Nukva, que não agarra a luz branca na vela, ZA, antes que ela primeiro desperte. Quando ela primeiro desperta, a luz branca imediatamente vem sobre ela pois o inferior deve despertar primeiro.
116) Ai dos ímpios do mundo que não sabem e não procuram compreender que tudo o que há no mundo é do CRIADOR, que somente ELE fez, faz, e fará todas as acções no mundo. ELE sabe em avançado tudo o que se desdobrará no fim, como está escrito, “Declarando o fim desde o início.” E ELE observa e faz coisas no princípio em prol de as repetir e as fazer perfeitamente passado algum tempo.
129) “E um rio saiu do Éden para regar o jardim,” Yesod de ZA, que sai de Biná que regressou a Chochmá, que é chamada “Éden.” Este é o pilar sobre o qual o mundo se apoia, e é ele que rega o jardim, a Nukva, e o jardim é regado por ela e faz frutos dela, que são as almas das pessoas. Todos os frutos rebentam no mundo, e eles são a persistência do mundo e a manutenção da Torá. Estes frutos são as almas dos justos, que são os frutos das acções do CRIADOR.
131) O mundo superior necessitava de despertar do mundo inferior. Quando as almas dos justos abandonam este mundo e sobem ao Jardim do Éden, todas elas vestem a luz superior de uma maneira preciosa. O CRIADOR brinca com elas e anseia por elas, pois elas são o fruto de SUAS acções. Esta é a razão pela qual Israel são chamados “Os filhos do CRIADOR,” Uma vez que elas não têm almas sagradas, como está escrito, “Vós sois os filhos do SENHOR vosso DEUS,” uma vez que as almas são filhos, o fruto das acções do CRIADOR.
144) Não tivesse Abraão descido ao Egipto e não se tivesse lá purificado primeiro, ele não teria quota e lote no CRIADOR. Foi semelhante com seus filhos quando o CRIADOR desejou fazer deles uma nação, uma nação inteira, e os aproximar DELE. Não tivessem eles descido ao Egipto primeiro e não tivessem sido purificados lá, eles não teriam sido SUA uma nação. Similarmente, tivesse a terra da santidade não sido dada primeiro a Canãa, e eles não a tivessem governado, a terra não teria sido a quota e lote do CRIADOR, e é tudo um.
163) Todos os amigos vieram e beijaram as mãos de Rabbi Shimon. Eles choraram, “Ai, quando abandonares o mundo, quem acenderá a luz da Torá?” Felizes são os amigos que escutaram estas palavras de Torá da tua boca.
209-210) O CRIADOR disse para a assembleia de Israel, Divindade, “De MIM é vosso fruto achado.” Lá não diz, “É MEU fruto achado,” mas “Vosso fruto,” indicando que esse almejar da fêmea, que faz a alma feminina, que é incluida na força da masculina. Também, a alma da fêmea é incluída na alma do macho e elas se tornam um, misturados um no outro. Posteriormente, eles são separados no mundo.
Certamente, pela força do macho está o fruto da fêmea presente no mundo. As palavras, “Vosso fruto” apontam para os frutos da fêmea, para a alma que se prolonga por seu almejar. O texto nos conta que até a alma da fêmea não é de si mesma, mas do seu misturar com a alma do macho. É por isso que ele diz, “De MIM é vosso fruto achado.”
“De MIM é vosso fruto achado.” Isto assim é porque depois do almejar da própria fêmea, da qual a fêmea da alma vem, o fruto do macho é achado. Não tivesse sido o anseio da fêmea pelo macho, não haveriam frutos no mundo, ou seja que não haveria descendência.
225-227) Quando o CRIADOR criou o mundo, o mundo não se apoiou, mas se desmoronou para este lado e para aquele lado. O CRIADOR disse para o mundo, “Porque estais vós a cair?” Eu LHE contei, “Caro SENHOR, eu não me consigo apoiar pois não tenho fundação [Yesod] sobre a qual me apoiar.”
O CRIADOR contou-lhe, “Assim, EU colocarei um justo dentro de vós, Abraão, que ME amará.” E o mundo imediatamente se apoiou e existiu. Está escrito, “Estas são as gerações dos céus e da terra quando eles foram criados.” Não o leia, BeHibar’am [quando eles foram criados], mas BeAvraham [em Abraão, as mesmas letras em Hebraico], uma vez que o mundo existiu em Abraão.
O mundo respondeu ao CRIADOR, “Abraão está destinado a gerar filhos que destruirão o Templo e queimarão a Torá.” O CRIADOR lhe contou, “Um homem sairá dele, Jacó, e doze tribos sairão dele, todas as quais são justas.” Prontamente, o mundo existiu por ele.
231) O despertar do superior é somente através do despertar do inferior porque o despertar do superior depende do anseio do inferior.
268-269) Está escrito, “Eu sou do meu amado, e seu desejo é por mim.” No princípio, “Eu sou do meu amado,” e posteriormente, “E seu desejo é por mim.” “Eu sou do meu amado,” é primeiro definir um lugar para ele com um despertar de baixo, e então, “E seu desejo é por mim.”
Divindade não está presente com os ímpios. Quando uma pessoa se vem para purificar e se aproximar a si mesma do CRIADOR, Divindade está sobre ela. Está escrito sobre isso, “Eu sou do meu amado,” primeiro, e então, “E seu desejo é por mim,” uma vez que quando um vem para ser purificado, ele é purificado.
278-279) Quando o CRIADOR criou o mundo, isso foi sob a condição de que se Israel viessem e recebessem a Torá, eles existiriam. E se não, então EU vos retomarei ao caos. Certamente, o mundo não existia até que Israel estiveram no Monte Sinai e aceitaram a Torá, e então o mundo existiu.
Desse dia em diante, o CRIADOR cria mundos. E quem são eles? Eles são os Zivugim [plural de Zivug] das pessoas.
310) “Quando o CRIADOR, Biná, desejou criar o mundo, ZON, que são chamados “céus e a terra,” ELE olhou para o pensamento—Chochmá, a Torá—inscreveu inscrições, e prolongou a luz de Chochmá até ZON, aos céus e terra. Mas o mundo não conseguia se estabelecer pois eles não receberam a luz devido à força da Tzimtzum [restrição] e Din que estava em Malchut.
Então ELE criou a penitência, o escondido interior e alto Heichál [palácio]. “Até que ELE criou a penitência” significa que até ELE ter elevado Malchut até Biná, tempo duranteo o qual Biná é chamada “penitência,” pois Biná foi diminuida a um ponto no Heichál. Com isso, Midat ha Din [qualidade de juízo] em Malchut foi mitigada em Biná e se tornou adequada para a recepção da luz de Chochmá.
315-317) “Abençoai o SENHOR, vós SEUS anjos … escutando a voz da SUA palavra.” Felizes são Israel que todas as outras nações do mundo, pois o CRIADOR os escolheu de entre todas as nações, e os fez SUA quota e SEU lote. Assim, ELE lhes deu a sagrada Torá, uma vez que todos eles estavam em um desejo no Monte Sinai e precederam o fazer ao escutar, como eles disseram, “Nós faremos e nós escutaremos.”
E uma vez que eles precederam o fazer ao escutar, o CRIADOR evocou os anjos e lhes contou: “Até então, vós ereis os únicos diante de MIM no mundo. Doravante, MEUS filhos na terra são vossos amigos de todas as maneiras. Vós não tendes permissão para santificar MEU nome até que Israel se conectem convosco na terra, e todos vós juntos se juntarão para santificar MEU nome, uma vez que eles precederam o fazer ao escutar, como os altos anjos fazem no firmamento,” como está escrito, “Abençoai o SENHOR, vós SEUS anjos … Eles fazem SUA palavra,” primeiro. E então está escrito, “Escutando a voz da SUA palavra.”
“Abençoai o SENHOR, vós SEUS anjos” são os justos na terra. Eles são tão importantes perante o CRIADOR como os altos anjos no firmamento, dado que eles são fortes e poderosos, pois eles superam sua inclinação como um herói que triunfa sobre seus inimigos. “Escutar a voz da SUA palavra” significa ser recompensado com escutar uma voz do alto todos os dias e em qualquer altura em que o necessitem.
327-328) O rei David disse, “Pois quem é DEUS, senão o SENHOR? E quem é uma Rocha, senão nosso DEUS?” “Quem é DEUS” significa quem é o governante ou o nomeado que consegue fazer qualquer coisa, além do CRIADOR? Em vez disso, eles fazem o que lhes é comandado pelo CRIADOR porque nenhum deles está na sua própria autoridade e eles não conseguem fazer coisa alguma. “E quem é uma rocha” significa quem é forte e consegue fazer sua própria afirmação e poder, “Senão nosso DEUS”? Em vez disso, todos eles estão nas mãos do CRIADOR e eles não conseguem fazer coisa alguma excepto com SUA permissão.
“Pois quem é DEUS, senão o SENHOR?” Todas as coisas estão na permissão do CRIADOR. Não é como parece nas estrelas e fortunas, que mostram alguma coisa e o CRIADOR a muda doutra maneira. “E quem é uma Rocha, senão nosso DEUS?” significa que não há tamanho pintor como o CRIADOR. ELE é o pintor perfeito, que faz e pinta uma forma dentro de uma forma, um feto nas entranhas de sua mãe, e completa esse quadro em todas as suas correcções, e insta uma alta alma dentro dele, que é semelhante à correcção superior.
330) Quão grandes são as acções do CRIADOR? A arte e pintura de um homem são como o artesanato e o retrato do mundo. Por outras palavras, o homem é compreendido da inteira acção do mundo, e ele é chamado “um pequeno mundo.” Todo e cada dia, o CRIADOR cria um mundo que faz Zivugim para todos como ele deve, e isto é considerado criar mundos. E ELE retratou a forma de cada um deles antes que eles viessem ao mundo.
356) “A lei do SENHOR é perfeita” porque ela contém tudo. Felizes são aqueles que se envolvem na Torá e não partem dela, pois qualquer um que seja separado da Torá durante até uma hora, é como se ele tivesse partido da vida no mundo. E está escrito, “Pois ela é a vossa vida e a duração de vossos dias,” e está escrito, “Pois duração de dias, e anos de vida, e paz, eles acrescentarão a vós.”
363-367) À meia noite, quando os galos despertam, o lado norte desperta em Ruách [vento], ou seja a linha esquerda na iluminação de Shuruk, ou seja iluminação de Chochmá com a ausência de Chasadim, GAR de Ruách. O ceptro, o lado sul—linha direita, Chasadim—sobe e se mistura com essa Ruách da linha esquerda, e eles se misturam um no outro. Nessa altura, os Dinim da linha esquerda repousam e ela é mitigada em Chasadim. Então o CRIADOR desperta no SEU costume de brincar com os justos no Jardim do Éden.
Nessa altura, feliz é o homem que sobe para brincar na Torá, uma vez que o CRIADOR e todos os justos no Jardim do Éden escutam a sua voz, como está escrito, “Vós que habitais nos jardins, os amigos escutam vossa voz; deixai-me escutá-la.”
Além do mais, o CRIADOR atrai sobre ele um cordel de graciosidade, para a manter no mundo para que os superiores e inferiores a guardem, como está escrito, “De dia o SENHOR ordenará SUA graciosidade; e à noite, SUA canção está comigo.”
Qualquer um que se envolva na Torá nesse tempo certamente terá uma parte permanente no mundo vindouro. O que é permanente? Estes Mochin se prolongam de YESHSUT, cujo Zivug é intermitente e não permanente. Mas toda a meia noite, quando o CRIADOR desperta no Jardim do Eden, todas essas plantações—as Sefirot no Jardim do Éden, a Nukva—serão regadas abundantemente e desse riacho, que e chamado “um riacho primordial,” “um riacho de delicias,” “AVI superiores,“ cujas águas nunca param, ou seja que o Zivug de AVI nunca pára. E aquele que sobe e se envolve na Torá, isso e como se esse riacho derramasse água abaixo sobre sua cabeça e o rega dentro das plantações no Jardim do Éden. Assim, ele tem uma quota permanente nos Mochin do mundo vindouro, também, ou seja do mundo vindouro, portanto YESHSUT, uma vez que os Mochin de AVI Contêm os Mochin Mochin de YESHSUT dentro deles também.
Além do amis, uma vez que todos os justos no Jardim do Éden o escutam, eles colocam uma parte por ele na poção do riacho, que são os Mochin dos superiores AVI. Sucede-se que ele tem uma quota perpétua para o mundo vindouro, que são estão incluídos nos Mochin de AVI.
445) ELE disse sobre Rashbi e seus discípulos: “ELE disse sobre Rashbi e seus discípulos: “Felizes sois vós neste mundo e no mundo vindouro. Vós sois sagrados; vós sois todos filhos do DEUS Sagrado…Cada um de vós está atado e conectado ao Alto e Sagrado Rei.”
Zohar Hadash, Lech Lechá [Ide Em Diante]
1) Ó como se deve um qualificar às suas obras diante do seu CRIADOR e se envolver na SUA Torá [lei] dia e noite, pois a virtude da Torá está acima de todas as virtudes.
5-6) Todas as almas dos justos foram cortadas de debaixo do trono para conduzir o corpo como um pai conduz o filho, pois sem a alma, o corpo não pode ser conduzido, nem conhece ou faz a vontade de seu CRIADOR. A alma é um professor, ensinando ao homem e o educando em todo o caminho recto.
Quando o CRIADOR a envia do lugar da santidade, ELE a abençoa com sete bênçãos, como eestá escrito, “E o SENHOR disse para Abrão.” Esta é a alma, chamada Av Ram [alto pai], pois ela é um pai ao ensinar ao corpo, e mais alta que isso, pois ela vem de um lugar muito superior a esse, pois ela vem de um alto e celeste lugar.
61) Ó quão afeiçoado é o CRIADOR da Torá, pela qual o homem é recompensado com a vida do mundo vindouro, e pois qualquer um que ensine aos outros a Torá—mais que qualquer um.
61-62) Aqueles que ensinam aos outros e a crianças a Torá são indubitavelmente recompensados a dobrar. Aquele que ensina a crianças a Torá, sua abadia está com a Divindade. Quando Rabbi Shimon vinha para ver as crianças no seminário, ele diria, “Vou para encontrar a face da Divindade.”