Chayei Sarah [A Vida de Sara]
40) A forma de Adam ha Rishon e sua beleza eram como a claridade do firmamento superior sobre todos os firmamentos, e como essa luz que o CRIADOR havia ocultado para os justos para o mundo vindouro.
94) Felizes são os justos no mundo vindouro, pois a Torá nos seus corações é uma grande fonte—até quando ela está bloqueada, a abundância de água irrompe e abre nascentes para todas as direcções.
119-120) Abraão foi atraído para o CRIADOR. Todos os seus dias, este foi seu desejo—se aproximar DELE. Abraão não se aproximou num dia e ou noutra altura, mas suas boas acções o aproximaram todo e cada dia, de grau em grau, até que ele ascendeu no seu grau.
Quando ele era velho, ele entrou adequadamente nos altos graus, como está escrito, “E Abraão era velho.” Então ele era “Avançado em dias,” nesses altos dias, esses dias que são conhecidos como fé. “E o SENHOR havia abençoado Abraão em tudo,” ou seja Yesod dos superiores AVI, chamados “tudo,” do qual todas as bênçãos e o bem emergem, pois sua abundância nunca cessa.
121-122) Felizes são os penitentes, pois numa hora, num dia, num momento, eles se aproximam do CRIADOR. Isto assim não foi até com os justos completos, pois eles se aproximam do CRIADOR durante vários anos. Abraão não entrou nesses altos dias até que fosse velho. E assim foi David, como está escrito, “Agora o Rei David era velho e avançado em dias.” Mas um penitente imediatamente entra e adere ao CRIADOR.
Onde se firmam os penitentes, nesse mundo, os justos completos não têm permissão para se firmar, uma vez que eles são mais próximos do Rei que qualquer um e eles atraem a abundância do alto com mais intenção no coração e com maior força para se aproximarem do Rei.
123) O CRIADOR tem vários lugares corrigidos nesse mundo, e em todos eles há abadias para os justos, para cada um de acordo com seu grau adequado.
136-137) Felizes são os justos, pois muito bem os espera nesse mundo. E não há lugar mais intrinseco para todos esses justos como aqueles que conhecem seu MESTRE e sabem como aderir a ELE todos os dias.
E aqueles que estão afastados de percepcionar uma palavra de sabedoria e esperam por isso, por compreender o cerne da questão e conhecer seu MESTRE, esses são aqueles em quem o CRIADOR é louvado todos os dias. Eles são aqueles que vêm entre os sagrados superiores, e são eles que entram em todos os portões superiores, e não há nenhum que proteste contra eles. Felizes são eles neste mundo e no próximo.
171) Qualquer um que conheça seu verdadeiro nome sabe que ELE é um e SEU nome um. ELE é o CRIADOR, e “SEU nome um” refere-se à Divindade, como está escrito, “Nesse dia será o SENHOR UM, e SEU nome um,” ou seja o nome, Divindade, e ELE, ZA, são um.
188) Quando os sábios da verdade clarificam os segredos dos escritos, os próprios graus de que os escritos falam vêm até esses sábios nessa altura e se apresentam a si mesmos de modo a serem revelados. Não tivesse sido sua assistência, eles não teriam o poder para revelar qualquer segredo.
212) Quando o CRIADOR ressuscita os mortos, todas essas almas que despertarão diante DELE se firmarão diante DELE, formas sobre formas, na precisa mesma forma que elas tinham neste mundo. E o CRIADOR as chamará pelos nomes, como está escrito, “ELE as chama a todas pelo nome,” e cada alma virá para o seu lugar no corpo e eles serão ressuscitados no mundo como deve ser. Então será o mundo completo.
219) “Abre meus olhos, para que eu possa ver maravilhas da TUA lei.” Quão tolas são as pessoas, pois elas não sabem e não consideram se envolver na Torá. Mas a Torá é o todo da vida, e toda a liberdade e toda a bondade neste mundo e no mundo vindouro. Vida neste mundo é ser recompensado com todos os seus dias neste mundo, como está escrito, “O número de vossos dias preencherei EU.” E ele será recompensado com longos dias no mundo vindouro, pois essa é a vida perfeita, uma vida de alegria, vida sem tristeza, vida que é vida—liberdade neste mundo e libertação de todas as coisas—pois qualquer um que se envolva na Torá, todas as nações do mundo não conseguem governar sobre ele.
270) E quando o CRIADOR visita SUA nação para os libertar do exílio, a assembleia de Israel, Divindade, regressará do exílio primeiro, e irá para o Templo, uma vez que primeiro, o Templo será construído para a reunião das nações, onde está a presença da Divindade. É por isso que a Divindade sai do exílio primeiro. E o CRIADOR lhe dirá, “Levantai-vos da poeira.” E a Divindade responderá, “Para onde irei eu? Minha casa está arruinada, meu palácio consumido pelo fogo.” E o CRIADOR construirá o Templo desde o início. ELE erguerá o palácio e construirá a cidade de Jerusalém, e então ELE levantará a Divindade da poeira.