Talmud Eser Sefirot
(Estudo das Dez Sefirot)
Parte 1
TABELA DE PERGUNTAS POR TÓPICOS
55. Que termos estão ausentes na sabedoria da Cabala?
81. Porque abandonou a Ohr o ponto médio e nunca regressou?
56. Qual é a linguagem vulgar na sabedoria da Cabala?
82. Porque a Tzimtzum não criou um Sof?
57. O que separa e discrimina na sabedoria da Cabala?
83. Porque a Ohr partiu de todas as Behinot durante a Tzimtzum?
58. Qual é a origem da “vontade de receber?”
84. Porque não foram as quatro Behinot mencionadas como quatro graus um abaixo do outro durante a Tzimtzum e antes da aparição da Kav?
59. O que faz a Ohr sair do Maatzil e se tornar uma Ne’etzal?
85. Porque a Behina Dalet não se tornou Av imediatamente na Tzimtzum da Ohr e todas as quatro Behinot permaneceram iguais?
60. Qual é a primeira substância de cada Ne’etzal?
86. Que Behina permanece vazia de Ohr?
61. A partir de que tempo é ela considerada Ne’etzal?
87. Porque Behina Dalet também será preenchida de Ohr?
62. Um espiritual que tenha aceite uma Shinui Tzurá pela qual uma parte dele tenha partido e se tornado uma diferente Behina, perde alguma coisa devido a isso?
88. O que causou a criação dos Olamot?
63. Como e em quem há muitas formas e mudanças nos Olamot?
89. Qual é o desejado propósito da Torá e boas acções?
64. Como são a inovação e movimento retratados na Ohr?
90. Qual é o poder da divulgação dos Nomes Sagrados?
65. Como são todos os opostos e a multidão de formas que se prolongam d’Ele para os Olamot contidas na Sua simples união?
91. Como se revelam os Nomes Sagrados?
66. Para quem e o que é a KavNimshách de Ein Sof?
92. O que é Gmar Tikkun (Fim da Correcção)?
67. Alguma coisa mudou em Ein Sof depois da Tzimtzum também?
93. Qual é a Shoresh de toda a corrupção?
68. Quando foi descoberto o Aviut em Behina Dalet?
94. Porque não é possível tornar um Kli de recepção num Kli de doação excepto aqui neste mundo e não nos Mundos Superiores?
69. O que são as quatro Behinot na vontade de receber?
95. O que são as duas Behinot da Ohr?
70. O que são as quatro Letras de HaVaYaH?
96. O que contém a Hitpashtut da Ohr do Maatzil?
71. O que é a Rosh Superior da Kav que toca em Ein Sof?
97. Que Ohr aparece com a intensificação da vontade de doar?
72. Qual é o único pensamento que contém todas as formas e os opostos na realidade inteira?
98. Que duas Orot estão contidas em cada Ne’etzal?
73. Onde começam os sábios da Cabala começam a estudar?
99. Porque é a Ohr Chasadim inferior a Ohr Chochmá?
74. Quais são os dois principais rudimentos que contêm tudo?
100. Quando é o Kli de recepção completado?
75. Qual é o sentido de “Ele é Um e Seu Nome Um?”
101. Qual é a diferença entre aquele que recebe por dentro e aquele que recebe por fora, como em Ein Sof?
76. O que é o nome “Ein Sof?”
102. O que são Sefirot de Igulim?
77. O que se prolonga da vontade de receber que está contida em Ein Sof?
103. Porque há graus em Igulim não considerados estarem um abaixo do outro antes da aparição da Kav?
78. Qual é a razão da Tzimtzum da Ohr?
104. Ha mal na vontade de receber pela natureza da sua criação?
79. Que espécie de recepção seria considerada doação?
105. O que significa “Hamshachá Indirecta” do Maatzil?
80. Qual é o propósito do Tzimtzum?
TABELA DE RESPOSTAS POR TÓPICOS
55. Que termos estão ausentes na sabedoria da Cabala?
Desde o princípio ao fim da sabedoria não há sequer uma única palavra que se relacione a qualquer termo tangível ou imaginário, tal como espaço, tempo, movimento e assim por diante.
Também, não há ausência na espiritualidade e qualquer mudança de forma não significa que a primeira forma está ausente. Em vez disso, a primeira forma permanece no seu lugar imutável de todo e a Shinui Tzurá que agora foi adquirida é adicionada à primeira Tzurá.
(O princípio de Ohr Pnimi)
56. Qual é a linguagem vulgar na sabedoria da Cabala?
Esta linguagem é uma “Linguagem de Ramos” que aponta para suas Raizes Superiores. Isto assim é pois “Não tendes sequer uma lamina de grama abaixo que não tenha uma raiz acima.”
Deste modo, os sábios da Cabala reuniram uma linguagem que está equipada para implicar através dos ramos e ensinar sobre as Raizes Superiores.
(Ohr Pnimi, página 1 e no princípio de Histaklut Pnimit, item 1)
57. O que diferencia e discrimina na sabedoria da Cabala?
A Shinui Tzurá distingue e separa os espirituais uns dos outros.
(Ohr Pnimi, item 30)
58. Qual é a origem da “vontade de receber?”
A vontade de doar na Ohr Elyon necessita da existência da vontade de receber da Ne’etzal.
(Histaklut Pnimit, item 11)
59. O que faz a Ohr sair do Maatzil e se tornar uma Ne’etzal?
Esta Ohr renovada deixou o Maatzil e se tornou uma Ne’etzal devido à Tzurá da vontade de receber que foi renovada com a Ohr Elyon, uma vez que ela quer doar.
(Histaklut Pnimit, item 11 e item 15)
60. Qual é a primeira substância de cada Ne’etzal?
A nova Tzurá que emergiu em existência a partir da ausência, ou seja a “vontade de receber” que está em toda a essência, é a “primeira substância” de toda a Ne’etzal e toda a essência. Além do mais, tudo o que existe na Ne’etzal ou na essência que é mais que essa substância, é considerada Ohr e Shefá que se prolonga da Ohr Elyon em “existência a partir da existência” e não de todo como Ne’etzal e uma criatura.
Não é surpreendente que uma Tzurá se torne uma substância, porque assim é na corporalidade também. Nossa conduta é em respeito à primeira Tzurá da essência como primeira substância. Isto assim é porque não há realização ou que se pareça em qualquer matéria na realidade inteira, uma vez que nossos sentidos só percepcionam incidentes na matéria, que são formas que encarnam e se manifestam na primeira substância.
(Histaklut Pnimit, item 35)
61. A partir de que tempo é ela considerada Ne’etzal?
Ela deixa de ser um Maatzil e se torna uma Ne’etzal logo no princípio da formação da vontade de receber na Ne’etzal, chamada Behina Alef no Ratzon.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 2, item 3)
62. Um espiritual que tenha aceite uma Shinui Tzurá pela qual uma parte dele tenha partido e se tornado uma diferente Behina, perde alguma coisa devido a isso?
Não há ausência ou perda na espiritualidade. A parte que parte devido à Shinui Tzurá não diminui ou decresce a Ohr Elyon de maneira alguma, em vez disso é como acender uma vela a partir da outra, a primeira não é diminuida que se pareça. Logo, qualquer Shinui Tzurá é uma adição à primeira.
(Histaklut Pnimit, Parte 2, a respeito da Hitkalelut de Eser Sefirot em cada Sefirá)
63. Como e em quem há muitas formas e mudanças nos Olamot?
Todas as mudanças e as multiplicações são levadas a cabo somente pelo impacto da Ohr sobre os Kelim que a recebem. Contudo, a Ohr Elyon em e por si mesma permanece em repouso absoluto, ou seja imutável sem qualquer Hidush.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 2, item 1)
64. Como são a inovação e movimento retratados na Ohr?
Não há movimento, ou seja Hidush, na Ohr Elyon. Em vez disso, a parte que a Ne’etzal recebe da Ohr Elyon é o que se torna “inovado” se multiplica (como acender uma vela de outra sem a primeira se diminuir), de acordo com a Hidush das formas nos Kelim.
Cada um recebe de acordo com o grau do seu próprio desejo, que muda de um para outro e pende abaixo de um para outro incessante e imensuravelmente.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 2, item 1)
65. Como são todos os opostos e a multidão de formas que se prolongam d’Ele para os Olamot contidas na Sua simples união?
Ver Histaklut Pnimit item 18 e item 29.
66. Para quem e o que é a Kav Nimshách de Ein Sof?
A Masach é uma força de impedimento que foi colocada sobre Behina Dalet após a Tzimtzum para a prevenir de receber no interior. Foi isso que causou o surgimento da Kav de Ein Sof, porque a Ohr Elyon nunca é sujeita a mudança e brilha após a Tzimtzum tal como fazia antes da Tzimtzum.
Contudo, agora a citada Masach causou a Ohr Elyon a ser recebida somente nas três Behinot do Ratzon cuja medida é muito pequena em comparação com a recepção em Behina Dalet em Ein Sof. Por essa razão ela recebeu somente uma minúscula Kav de Ohr em comparação com a medida da Ohr em Ein Sof.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 2, item 1)
67. Alguma coisa mudou em Ein Sof depois da Tzimtzum também?
Embora Behina Dalet em Ein Sof se tenha restringido a si mesma, ainda não há questão de colocar uma Tzurá ou retirar uma na ausência da primeira, como é na corporalidade. Em vez disso, há uma questão de uma nova Tzurá que é acrescentada à primeira, sem a primeira Tzurá mudar de todo, pois não há ausência em qualquer coisa espiritual.
Logo, esta inteira Hidush da partida da Ohr e a força de impedimento que foi realizada em Behina Dalet para evitar receber a Ohr dentro dela é considerada um novo e distinto Olam. Ele é acrescentado a Ohr Ein Sof, que permaneceu como era sem qualquer mudança. Deveis inferir disso a respeito de toda a Hidush Tzurá na espiritualidade.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 2, item 1)
68. Quando foi a Aviut em Behina Dalet descoberta?
Quando a Kav que vem de Ein Sof foi impedida de brilhar em Behina Dalet pela Masach. Porque ela permaneceu sem Ohr, a Aviut nela se tornou aparente.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 2, item 3)
69. Quais são as quatro Behinot na vontade de receber?
Primeiro a Ohr do Maatzil expande como Ohr Chochma, sendo o sustento geral que pertence à Ne’etzal. Dentro dela há Behina Alef na vontade de receber, chamada a Hitpashtut Alef ou Behina Alef.
Depois disso a vontade de doar aumenta nessa Ohr, que por sua vez atrai Ohr Chasadim do Maatzil. Isto é chamado Hitgabrut Alef, ou Behina Bet.
Posteriormente essa Ohr Chasadim executa uma grande Hitpashtut, nomeadamente com He’arát Chochmá. Isto é chamado Hitpashtut Bet ou Behina Gimel.
Depois disso a vontade de receber que esta incluida na Ohr da Hitpashtut Alef intensifica-se e completa a medida da vontade de receber. Isto é chamado Hitgabrut Bet ou Behina Dalet.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 50)
70. O que são as quatro Otiot de HaVaYaH?
A Yod de HaVaYaH e a primeira Hitpashtut da Ohr, chamada Behina Alef (ver item 69). A primeira Hey de HaVaYaH é a primeira Hitgabrut na Ohr, chamada Behina Bet. A Vav é a segunda Hitpashtut ou a Ohr, chamada Behina Gimel e a última Hey de HaVaYaH é a segunda Hitgabrut na Ohr, chamada Behina Dalet.
(Histaklut Pnimit, item 31)
71. O que é a Rosh Superior da Kav que toca em Ein Sof?
Ver item 49.
72. Qual é o único pensamento que contém todas as formas e opostos na realidade inteira?
É o pensamento de “deleitar Suas criaturas.”
(Histaklut Pnimit, item 22)
73. Onde começam os sábios da Cabala a estudar?
A Cabala fala somente da Hitpashtut da Ohr de Sua Atzmut, embora na Sua Atzmut não tenhamos qualquer palavra ou proferimento.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 2)
74. Quais são os dois primeiros rudimentos que contêm tudo?
O primeiro rudimento e que a inteira realidade perante nos já se encontra presente e existe em Ein Sof na sua absoluta perfeição. Isto é chamado Ein Sof.
O segundo rudimento são os cinco Olamot chamados Adam Kadmon, Atzilut, Beriá, Yetzirá, Assiyá, que pendem abaixo desde Malchut de Ein Sof depois da Tzimtzum. Qualquer coisa que exista no segundo rudimento se prolonga do primeiro rudimento.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 3 e Histaklut Pnimit, item 5)
75. Qual é o sentido de “Ele é Um e Seu Nome Um?”
“Ele” indica a Ohr em Ein Sof. “Seu Nome” implica a vontade de receber em Ein Sof, chamada Malchut de Ein Sof. “Um” indica que não há Shinui Tzurá que se pareça detectada entre a Ohr, que é “Ele” e o Kli, que é “Seu Nome.”
Em vez disso, tudo é Ohr.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 30 e Histaklut Pnimit, item 13)
76. O que é o nome “Ein Sof?”
Antes do Tzimtzum, o nome Ein Sof implica que não há Sof ou um Sium (sufixo) aqui que se pareça, dado que Behina Dalet também recebe a Ohr. Logo, nesse lugar não há razão para impedir a Ohr e formar um Sof e Sium.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 20)
77. O que se prolonga da vontade de receber que está contida em Ein Sof?
A criação dos Olamot e seu conteúdo inteiro. Ele se restringiu a si mesmo em Behina Dalet em prol de descobrir os Olamot abaixo até Olam ha Zéh, onde é possível tornar a Tzurá de recepção numa Tzurá de doação.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 90 e Histaklut Pnimit, item 17)
78. Qual é a razão para a Tzimtzum da Ohr?
Malchut de Ein Sof considerou a Hishtavut Tzurá com seu Fazedor como embelezamento, que poderia somente ser alcançada pela criação dos Olamot. Foi por isso que ela se restringiu a si mesma.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 40 e Parte 1, Cap. 1, item 90)
79. Que tipo de recepção poderia ser considerado como doação?
Recepção somente porque ela dá contentamento ao dador.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 90)
80. Qual é o propósito da Tzimtzum?
Tornar a forma de recepção na forma de doação.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 90)
81. Porque a Ohr deixou o ponto médio e nunca regressou?
Ver Ohr Pnimi Parte 1, Cap. 1 item 40 e Histaklut Pnimit item 22.
82. Porque a Tzimtzum não criou um Sof?
A Tzimtzum não foi devido à Shinui Tzurá que apareceu na vontade de receber que e a quis corrigir. Foi somente devido ao embelezamento, sem qualquer necessidade e coação.
83. Porque a Ohr abandona todas as Behinot durante a Tzimtzum?
Porque não há parcial na espiritualidade.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 70)
84. Porque não foram as quatro Behinot mencionadas como quatro graus um abaixo do outro durante a Tzimtzum e antes da aparição da Kav?
Antes a He’aráh da Kav Behina Dalet não se considerou a si mesma como Av e baixa (ver item 83). Por essa razão não há questão do impacto que ela tem sobre os graus.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 90)
85. Porque não se tornou Behina Dalet Av imediatamente na Tzimtzum da Ohr e todas as quatro Behinot permanecem iguais?
Porque a Tzimtzum não ocorreu devido a uma Shinui Tzurá.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 90)
86. Que Behina permanece vazia de Ohr?
Somente Behina Dalet.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 2, item 3)
87. Quando será Behina Dalet tambem preenchida de Ohr?
Quando os vasos de recepção adquirem a Tzurá de doação.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 40)
88. O que causou a criação dos Olamot?
A vontade que se encontra necessariamente lá teve um desejo de se embelezar a si mesma e se assemelhar à Tzurá da Ohr completamente e ela tornou-se a “causa” para a criação dos Olamot.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 90)
89. Qual é o desejado propósito da Torá e boas acções?
Fazer os vasos de recepção trabalharem em prol de doar.
(Histaklut Pnimit, item 22)
90. Qual é o poder da divulgação dos Nomes Sagrados?
Seu poder é especificamente tornar a Tzurá de recepção em doação?
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 90)
91. Como se revelam os Nomes Sagrados?
Ao trabalhar em Torá e boas acções.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 40)
92. O que é Gmar Tikkun (o fim da correcção)?
O tornar da Tzurá de recepção numa Tzurá de doação.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 40)
93. Qual é a Shoresh de toda a corrupção?
A Shinui Tzurá da vontade de receber do Maatzil.
(Histaklut Pnimit, item 18)
94. Porque não foi possível tornar um Kli de recepção num Kli de doação senão aqui neste mundo e não nos Mundos Superiores?
Corrupção e correcção no mesmo portador existem somente neste mundo.
(Histaklut Pnimit, item 20)
95. Quais são as duas Behinot da Ohr?
Ohr Chochmá e Ohr Chasadim.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 50)
96. O que contém a Hitpashtut da Ohr do Maatzil?
A vontade de doar e a vontade de receber.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 50)
97. Que Ohr aparece com a intensificação da vontade de doar?
Ohr Chasadim.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 50)
98. Que duas Orot estão contidas em cada Ne’etzal?
Ohr Chochmá e Ohr Chasadim.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 50)
99. Porque é esta Ohr Chasadim inferior a Ohr Chochmá?
Porque ela é prolongada pela intensificação do Ratzon da Ne’etzal.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 50)
100. Quando é o Kli de recepção completado?
Quando Behina Dalet do Ratzon aparece, que é a grande vontade de receber.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 50)
101. Qual é a diferença entre aquele que recebe dentro e aquele que recebe fora, como em Ein Sof?
Aquele que recebe dentro pode somente conter no interior uma quantia limitada de Ohr, devido à limitação do Kli. Quando recebendo fora, o Kli não limita a Ohr que ele contém e está sem Kitzbá.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 50)
102. O que são Sefirot de Igulim?
Quando não há diferenciação de acima e abaixo entre as quatro Behinot do Ratzon, elas são consideradas quatro Igulim, um dentro do outro, como cascas de cebola.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 100)
103. Porque não são considerados os graus em Igulim como estando um abaixo do outro antes da aparição da Kav?
Porque a Tzimtzum não ocorreu devido à inferioridade da Shinui Tzurá.
(Ohr Pnimi, Parte 1, Cap. 1, item 100)
104. Há mal na vontade de receber pela natureza de sua criação?
Não há querer nela pela natureza da sua criação, nem apareceria nela caso não tivesse sido restringida.
(Histaklut Pnimit, item 19)
105. O que significa “Hamshachá Indirecta” do Maatzil?
Ver Histaklut Pnimit, item 19.
Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam)