Talmud Eser Sefirot
(Estudo das Dez Sefirot)
TABELA DE PERGUNTAS PARA O SENTIDO DAS PALAVRAS
Nota: Esquecer o sentido de uma palavra a respeito de certa questão é pior que apagar essa palavra da questão. Isto assim é porque a percepção estranha enevoaria o assunto inteiramente. Assim, acostume-se a si mesmo através da Tabela de Perguntas e Respostas, até que possa responder-lhes de cor e sem apuros.
1. O que é Ohr
29. O que é Abaixo
2. O que é Ohr e Kli
30. O que é Unificado
3. O que é Ohr Agol
31. O que é Malchut de Ein Sof
4.O que é Ohr Pashut
32. O que é de Cima para Baixo
5. O que é Ohr Chochmá
33. O que é Preenchimento
6. O que é Ohr Chasadim
34. O que é Acima Abaixo
7. O que é Avir Vazio
35. O que é um Lugar
8. O que é Posteriormente
36. O que é um Quadrado
9. O que é um Meio
37. O que é um Triângulo
10. O que é Um
38. O que é Tocar
11. O que é Criador
39. O que é o Ponto Médio
12. O que é Dvekut
40. O que é Sof
13. O que é Equivalência
41. O que é Igul, Igulim
14. O que é Hitpashtut
42. O que é Elyon
15. O que é Zach
43. O que é Separação
16. O que é Tempo
44. O que é Vago
17. O que é Trevas
45. O que é Pashut
18. O que é Chochmá
46. O que é Tzimtzum
19. O que é Halal
47. O que é Kav
20. O que é Antes e Depois
48. O que é Perto
21. O que é Único e Unificado
49. O que é Rosh
22. O que é Unificação
50. O que é Ruach
23. O que é Direita e Esquerda
51. O que é Ratzon Pashut
24. O que é Fazedor
52. O que é um Nome
25. O que é Kli
53. O que é Toch
26. O que é Acima
54. O que é Movimento
27. O que é Maatzil
28. O que é a Origem da Neshamá
TABELA DE RESPOSTAS PARA O SENTIDO DAS PALAVRAS
1. Ohr (Parte 1, Histaklut Pnimit, 18)
Tudo nos Olamot que existe como “existência a partir da existência,” que é tudo menos a substância dos Kelim (ver os itens 2 e 24)
2. Ohr e Kli (Parte 1, Chap 1, Ohr Pnimi, 6)
A vontade de receber na Ne’etzal é chamada Kli; e a Shefá que ela recebe é chamada Ohr.
3. Ohr Agol (Parte 1, Chap 1, Ohr Pnimi, 100)
Uma Ohr que não faz discernimento de graus.
4. Ohr Pashut (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 30)
Uma Ohr que está misturada no Kli com o ponto de indiscriminar a Ohr do Kli.
5. Ohr Chochmá (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 50)
Uma Ohr que é Nimshach à Ne’etzal na primeira Hitpashtut, sendo a nutrição geral e Atzmut da Ne’etzal.
6. Ohr Chasadim (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 5)
Uma Ohr que veste a Ohr Chochmá e Nimshách à Ne’etzal na primeira Hitgabrut.
7. Ar Vazio (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 5)
É a Ohr Chasadim antes de ela se vestir em Ohr Chochmá.
8. Posteriormente (Parte 1, Histaklut Pnimit, 34)
Aquilo que deriva de sua anterior Behina. (Ver item 20).
9. Meio (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 2)
Ver item 39.
10. Uma (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 1)
A Ohr Elyon que se expande de Sua Atzmut é Uma e é Pashut como Sua Atzmut. Tal como está em Ein Sof, também ela está em Olam Assyiá, sem qualquer mudança e adição de Tzurá que se pareça e é por isso que ela é chamada Uma.
11. Criador (Parte 1, Histaklut Pnimit, 18)
O nome Criador relaciona-se somente à própria Hidush (inovação, novidade), ou seja a “existência a partir da ausência,” que é a substância dos Kelim, definida como a “vontade de receber” em toda a essência. Ela estava necessariamente ausente de Sua Atzmut antes da criação.
12. Dvekut (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 30)
É a Hishtavut Tzurá que aproxima os espirituais e os anexa um ao outro, enquanto a Shinui Tzurá os afasta um do outro.
13. Equivalência (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 10)
Quando não há discernimento ou que se pareça entre as quatro Behinot da vontade de receber diz-se que elas são uniformes e iguais.
14. Hitpashtut (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 1)
Ohr que deriva do Maatzil para a Ne’etzal é chamada Hitpashtut de Ohr. De facto, a Ohr Elyon não é afectada de qualquer modo com isso. É como acender uma vela a partir de outra, quando a primeira não é diminuida com isso. O nome só indica a recepção da Ne’etzal.
15. Zach (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 90)
Behina Alef na vontade de receber é considerada como mais Zach que as três Behinot que a seguem.
16. Tempo (Parte 1, Histaklut Pnimit, 34)
É certa soma de Behinot que pendem umas das outras e são misturadas umas com as outras por uma ordem de causa e consequência, tal como dias, meses e anos.
17. Trevas (Parte 1, Histaklut Pnimit, 24)
Behina Dalet no Ratzon, que não recebe a Ohr Elyon dentro dela pelo poder da Tzimtzum, é considerada como a Shoresh das trevas.
18. Chochmá (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 50)
Ela é a Ohr da Atzmut da nutrição da Ne’etzal (ver item 5).
19. Halal (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 6)
Behina Dalet do Ratzon que se tornou vazia de Ohr é considerada trevas em comparação com a Ohr. Em respeito ao Kli ela é considerada Halal pois Behina Dalet não foi privada da Ne’etzal na sua Atzmut pela Tzimtzum, mas há um Avir vazio nela, sem Ohr.
20. Antes e Depois (Parte 1, Histaklut Pnimit, 34)
Quando falando de um relacionamento de causa e consequência das Ne’etzalim, exprimimos a causa pelo termo “Antes” e a consequência com o termo “Depois.” (ver item 16).
21. Único e Unificado (Parte 1, Histaklut Pnimit, 1)
Único indica a Ohr Elyon que brilha e governa todos os vários graus nas suas diferentes formas à medida que ela os faz se igualarem com Sua única Tzurá. Unificado indica o fim desse governo, ou seja depois d’Ele já ter igualado e trazido sua Tzurá a ser tão única como Ele é (ver item 14).
22. Unificação (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 6)
Duas Behinot diferentes que se igualaram uma com a outra na sua Tzurá se unem numa (ver item 12).
23. Direita e Esquerda
Por vezes, um grau inferior ascende para um nível igual com o superior, quando o superior a precisa para sua completude. Nesse estado, o inferior é considerado “esquerda” e o superior como “direita.”
24. Fazedor (Parte 1, Histaklut Pnimit, 18)
O título “Fazedor” relaciona-se especificamente com o derramar da Ohr para os Olamot, que significa tudo menos a substância dos Kelim (ver os itens 11 e 1 acima).
25. Kli (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 6)
A vontade de receber na Ne’etzal está no Kli.
26. Acima (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 3)
Hishtavut Tzurá do inferior com o superior é “elevar-se acima.”
27. Maatzil
Qualquer causa é considerada como o Maatzil do grau afectado. O título Maatzil contém tanto a Hamshachá da Ohr e o Kli que recebe a Ohr.
28. Origem da Neshamá (Parte 1, Histaklut Pnimit, 15)
A vontade de receber que foi impressa nas almas é o que as separa e as “corta” da Ohr Elyon. Isso é porque é a Shinui Tzurá que separa na espiritualidade (ver item 12). A questão da origem da Neshamá refere-se à transição entre Olam Atzilut e Olam Beriá, que será explicada no seu lugar.
29. Abaixo (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 3)
Aquele de uma virtude menor é considerado estar “abaixo.”
30. Unificado
Ver definição de Único e Unificado.
31. Malchut de Ein Sof (Parte 1, Histaklut Pnimit, 14)
É a vontade de receber que necessariamente está lá.
32. De Cima para Baixo (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 3)
Significando de Behina Alef até Behina Dalet. Behina Dalet que foi deixada sem Ohr é considerada como estar “abaixo” de todos os outros graus. Quanto mais frágil a vontade de receber, mais alta um é considerado. Deste modo, Behina Alef é considerada como a “mais alta” de todas.
33. Preenchimento (Parte 1, 1)
Onde não há qualquer vontade que se pareça e onde uma adição da completude que existe lá não pode ser concebida.
34. Acima Abaixo (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 3)
O mais importante é considerado como “Acima,” e o pior como “Abaixo.”
35. Lugar (Parte 1, Histaklut Pnimit, 11)
A vontade de receber na Ne’etzal é o “Lugar” para a Shefa e a Ohr nela.
36. Quadrado (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 200)
É um grau que consiste de todas as quatro Behinot do Ratzon.
37. Triângulo (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 400)
É um grau somente com as primeiras três Behinot do Ratzon.
38. Tocar (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 5)
Se a Shinui Tzurá do grau da Shoresh não e aparente de modo a se separar da Shoresh, ele é considerado “tocar” a Shoresh. O mesmo se aplica entre cada dois graus adjacentes.
39. Ponto Médio (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 50)
Este é o nome de Behina Dalet em Ein Sof. Ela é chamada segundo sua unificação com Ohr Ein Sof.
40. Sof (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 20)
O Sof e o Sium de cada Ne’etzal é feito pela força de impedimento em Behina Dalet, onde a Ohr Elyon deixa de brilhar porque ela não a recebe.
41. Igul (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 100)
Quando não há discriminações de acima e abaixo entre as quatro Behinot da vontade de receber, isso é considerado um Igul (como uma imagem redonda na corporalidade, onde cima e baixo são indistintos). Devido a isso, as quatro Behinot são chamadas Igulim circulares um dentro do outro, onde e impossível distinguir cima de baixo.
42. Elyon (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 3)
É a mais importante.
43. Separação (Parte 1, Histaklut Pnimit, 12)
Dois graus sem qualquer Hishtavut Tzurá de qualquer lado são considerados como completamente separados um do outro.
44. Vago (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 4)
Este é um lugar que está preparado para receber Tikun e completude.
45. Pashut (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 9)
Onde não há discernimentos de graus e lados.
46. Tzimtzum (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 40)
Aquele que conquista o seu desejo. Por outras palavras, aquele que se impede a si mesmo de receber e não recebe apesar do seu grande desejo de receber, é considerado restringir (realizar uma Tzimtzum) o seu desejo.
47. Kav (Parte 1, Cap. 2, Ohr Pnimi, 1)
Indica um discernimento de cima e baixo que não estava lá anteriormente. Também designa uma muito mais frágil He’aráh que antes.
48. Perto (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 3)
Quanto mais próxima é a Tzurá de um de a de outro, mais próximos eles são considerados estarem.
49. Rosh (Parte 2, Cap. 2, Ohr Pnimi, 6)
Essa parte na Ne’etzal que é a mais parecida com a Shoresh é chamada Rosh.
50. Ruach (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 5)
Ohr Chasadim é chamada Ruach.
51. Ratzon
Ver item 45.
52. Nome (Parte 1, Histaklut Pnimit, 5)
Os Nomes Sagrados são descrições de como as Orot que eles implicam são alcançadas. O nome do grau designa a conduta de realização nesse grau.
53. Toch (Parte 1, Cap. 1, Ohr Pnimi, 50)
Aquele que recebe dentro é considerado como a Ohr ser medida e limitada no Kli. Contudo, aquele que recebe fora não é considerado colocar qualquer Gevul sobre a Ohr que ele recebe.
54. Movimento (Parte 1, Histaklut Pnimit, 33)
Qualquer Hidush Tzurá é considerada movimento espiritual, pois ela está separada da anterior Tzurá e adquire um nome de si mesma. É como uma parte que é separada de um objecto corpóreo que se movimenta e sai seu lugar anterior.
Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam)