Tzimtzum e Kav. Capítulo 2
Talmud Eser Sefirot
(O Estudo das Dez Sefirot)
Parte 2
Explica como Ohr Ein Sof prolongou uma Kav para os Olamot que foram emanados e criados no lugar do Halal que foi restringido; contendo cinco questões:
- Uma Kav se prolongou de Ein Sof para o Halal.
- A Rosh da Kav toca em Ein Sof, não seu Sium.
- Ohr Ein Sof expande-se para os Olamot através da Kav.
- Todos os Olamot estão no lugar desse Halal que foi restringido.
- Antes da Tzimtzum havia Ele é Um e Seu Nome Um e a mente não O consegue alcançar.
Uma Kav se prolongou de Ein Sof para o Halal
1. Depois da citada Tzimtzum permaneceram no Halal e vácuo, Avir vazio no meio dessa Ohr Ein Sof (1). Então houve um lugar para as Ne’etzalim e as Nivraim (criaturas) e as Yetzufim (criações) e as Naásim (formações).
Então, uma Kav Yashar se prolongou de Ohr Ein Sof (2), de Sua Ohr Agol (3) de cima para baixo (4), e pendeu abaixo para esse Halal.
Ohr Pnimi
1. Não sejais enganados para o pensamento de que a Tzimtzum da Ohr do ponto central tenha causado quaisqeur mudanças em Ein Sof. Não há mudança e ausência na espiritualidade e tanto quanto o mais em lugar tão sublime.
A citada Tzimtzum tornou-se uma nova essência em acréscimo a Ein Sof. Logo, Ein Sof, permaneceu na sua inteira e simples união como antes da Tzimtzum, pois Ele é um e Seu Nome Um.
A Tzimtzum no ponto médio é percepcionada como um novo Olam que saiu, do qual a Ohr partiu e deixou um Halal vazio como acima explicámos. Este é o lugar desse Halal de onde os Olamot foram emanados.
2. Não devemos percepcionar este acto no seu sentido superficial, como um acto humano, onde um faz uma coisa e então outra, enquanto já não realizando o primeiro acto. Não há maior materialização que essa, porque Ele não é sujeito a mudanças e episódios.
Está escrito: “Eu o Senhor não mudo.” Não discutimos Sua Atzmut, mas somente a Ohr que se expande d’Ele. Contudo, porque não há mudança e incidente e movimento na Sua Atzmut e Ele está em completo e absoluto repouso, assim tem de estar a Ohr que se expande d’Ele, enquanto ela não alcançar a Ne’etzal, ou seja enquanto ela não se vestiu nos Kelim.
Somente então sai ela de Sua Atzmut e se torna uma Ne’etzal que é renovada e recebe d’Ele. Já explicámos que esta renovação revolve principalmente no Kli da Ne’etzal, ou seja a vontade de receber na Ne’etzal. Embora este Ratzon seja espiritual, ele é independentemente uma Hidush Tzurá e um incidente, pois ele não é necessitado na Sua Atzmut.
Porém, a Ohr que se veste não é renovada, pois ela se prolonga de Sua Atzmut como existência a partir da existência. A actuação da Ohr Elyon é de acordo com a medida do Kli, ou seja que o Kli é afecto e recebe da Ohr Elyon como uma Hidush, que é necessariamente um incidente.
Deveis saber que todas as inovações e a concatenuação dos graus dizem respeito somente ao impacto sobre o Kli e sua recepção da Ohr Elyon, pois somente isso é sujeito a mudança e mutiplicação. Contudo, a Ohr em si mesma está sempre em completo repouso, pois ela se expande de Sua Atzmut. Compreendei isso bem e vos recordai de toda e cada palavra disso durante o resto do estudo nesta sabedoria.
De acordo com o citado, podeis cuidadosamente compreender que a Ohr Elyon não deixa de brilhar para as criaturas sequer um momento. Ela não é sujeita a mudança e inovações, mas elas está em repouso absoluto. A questão inteira da Tzimtzum e a supracitada partida da Ohr dizem respeito somente à influência sobre o Kli e sua recepção, ou seja o ponto médio.
Por outras palavras, embora a Ohr Elyon não deixe de brilhar, o Kli não recebeu qualquer de suas He’aráh porque ele se diminuiu a si mesmo. Ele diminuiu sua vontade de receber, de modo a não receber na sua Behina Dalet, sendo o ponto médio, mas somente nas suas três precedentes Behinot, cuja vontade de receber é mais frágil e onde a vontade de doar domina (ver item 50).
Logo, a Ohr Elyon não foi afectada pela Tzimtzum e não mudou seu caminho. Tal como iluminava em Ein Sof, também ela iluminava durante a Tzimtzum e depois da Tzimtzum e em todos os Olamot, até em Olam Assiyá. Ela não deixou de brilhar por um minuto, mas são os Kelim que fazem todas essas mudanças, pois eles só recebem de acordo com sua medida, sendo a medida da sua vontade de receber.
Agora podeis compreender o que o Rav pretendia com as palavras, “uma Kav Yashar se prolongou de Ohr Ein Sof.” Isso significa que o lugar da própria Halal, ou seja o Kli que havia sido esvaziado da própria Ohr Ein Sof, causou a Hamshachá da Kav de Ein Sof, pela razão da diminuição que foi renovada na sua vontade de receber.
A medida de sua presente recepção, depois da Tzimtzum de sua Behina Dalet, é chamada Kav, ou seja se relacionando à sua anterior recepção em Behina Dalet que preenchia o lugar inteiro. Contudo, agora que ela não tem essa grande vontade de receber, mas somente as três anteriores Behinot do Ratzon, cuja vontade de receber é frágil. É considerado que esse Kli não recebe mais da Ohr Ein Sof, mas somente uma Kav de Ohr.
O lugar inteiro do Kli permanece vazio e vago da Ohr porque essa diminuta Ohr que agora recebe não é suficiente para preencher o lugar inteiro do Kli. Isso aconteceu devido ao querer da Behina Dalet que o diminuiu.
Nós vemos que a Ohr Elyon não foi de todo impedida pela Tzimtzum e não mudou de modo a prolongar a Ohr como uma Kav. Em vez disso, esta inteira grande mudança aconteceu porque os vasos de recepção que foram diminuídos e se tornaram incapazes de receber de Ohr Ein Sof mais que uma medida muito pequena, chamada Kav, de acordo com a medida de seu desejo. Isso assim é porque ela não quer mais que essa medida.
3. Já explicámos o significado da imagem (Cap 1, item 100) Agol (redonda). Ele conta-nos que depois da Tzimtzum, a Ohr Elyon permaneceu na forma de um Igul, ou seja sem discriminação dos graus. Suas quatro Behinot são de igual virtude (lá), e a razão é (item acima) que a Ohr Elyon não é sujeita a mudança e incidentes. Estas ocorrências citadas de inovações são somente em respeito aos Kelim.
4. Não vos esqueceis que não discutimos termos corpóreos ou que se pareça. Em vez disso, o mais Zach é chamado superior e o mais Av é chamado inferior. Qualquer coisa que possa ser percepcionada como Hitpashtut da Ohr do Maatzil e sua permeação na Ne’etzal é considerado principalmente como uma renovação da Shinui Tzurá que existe na Ne’etzal. Por outras palavras, ela refere-se à vontade de receber que não existe no Maatzil e foi renovada nele.
Devido a isso, a Ne’etzal é considerada longínqua, Av, baixa e inferior ao Maatzil. Esta é a Shinui Tzurá do Maatzil que faz tudo isso e o separa de ser um Maatzil para ser uma Ne’etzal.
Deveis também saber que esta Shinui Tzurá, nomeadamente a vontade de receber, não aparece de uma vez, mas é concebida lentamente, durante quatro Behinot. Sua forma é completa somente em Behina Dalet.
Deste modo sucede-se que a forma inteira de sua vontade de receber é muito frágil, ou seja a primeira Behina das quatro Behinot. Esta Behina é considerada como a mais próxima do Maatzil, mais importante, mais pura e elevada, porque sua Shinui Tzurá não é tão grande como nas três Behinot que se seguem.
Behina Bet, cujo Ratzon é maior que Behina Alef, é considerada como mais longínqua do Maatzil; mais Av, baixa e certamente inferior à primeira Behina. Finalmente, Behina Dalet e a mais afastada do Maatzil, baixa mais Av e inferior de todas elas.
É por isso que o Rav escreve que a Kav Nimshách de cima para baixo, ou seja da primeira Behina até à quarta [e não todo o caminho], é a mais baixa. A citada questão de acima e abaixo não foi renovada com o surgimento da Kav. Antes da Kav iluminar, ou seja durante a Tzimtzum, não havia cima ou baixo lá (ver Cap. 1, item 100).
Porém, depois dela ter recebido a Ohr meramente como Kav, ou seja não em todas as quatro Behinot, mas somente nas suas primeiras três Behinot, Behina Dalet permaneceu escura, sem Ohr. Somente então se tornou conhecido que Behina Dalet é baixa, Av e inferior, e que as três Behinot precedentes são erguidas por cima dela, de acordo com sua pureza e proximidade ao Maatzil. Contudo, durante a Tzimtzum, quando a Ohr deixou todas as quatro Behinot de uma vez, esse discernimento entre os graus ainda não havia ocorrido.
A Rosh da Kav toca em Ein Sof, não seu Sium
2. A Rosh Superior da Kav (5) se prolongou do Próprio Ein Sof e tocou-lhe (6), embora o Sium essa Kav, abaixo até ao seu fim (7), não toca em Ohr Ein Sof.
Ohr Pnimi
5. Portanto a primeira Behina das quatro Behinot (ver o item acima).
6. Behina Alef, sendo a Rosh Superior, é a mais próxima de Ein Sof, ou seja do Maatzil. Por essa razão ela é considerada Lhe tocar, porque a Shinui Tzurá em Behina Alef não é aparente o suficiente para a separar do Maatzil.
7. “Abaixo até ao seu fim” implica Behina Dalet, a mais longínqua e baixa de todas elas (Cap. 2, item 4). Ela não recebe a Ohr Elyon e deste modo é considerada como não tocar na Ohr Ein Sof e como separada dela.
Ohr Ein Sof expande-se aos Olamot através da Kav
3. Ohr Ein Sof se prolongou e expandiu abaixo através dessa Kav.
Todos os Olamot estão no lugar desse Halal que foi restringido
4. Ele emanou e criou e fez e formou (8) todos os Olamot nesse lugar desse Halal.
Ohr Pnimi
8. Isso implica os quatro Olamot chamados Atzilut, Beriá, Yetzirá, Assiyá, que contêm todos os internos e inumeráveis Olamot. Estes quatro Olamot se prolongam das cinco citadas Behinot: Atzilut de Behina Alef; Beriá de Behina Bet; Yetzirá de Behina Gimel e Assiyá de Behina Dalet.
Antes da Tzimtzum havia Ele é Um e Seu Nome Um, e a mente não O consegue alcançar
5. Antes destes quatro Olamot (9), o Ein Sof era Ele é Um e Seu Nome Um (10), em maravilhosa e oculta união. Nem sequer os angulos que Lhe são próximos (20) têm o poder e o alcance de Ein Sof, pois não há uma mente criada que O possa alcançar, pois Ele não tem lugar, limite, ou nome (30).
Ohr Pnimi
9. Chamados Atzilut, Beriá, Yetzirá, Assiyá (ver o item acima), que contêm todos os Olamot. Antes de tudo isso, ou seja antes da Tzimtzum, estas quatro Behinot eram consideradas estarem uma acima da outra (ver Cap. 2, item 4), mas como Simples União (Cap. 1, item 30). O sentido de Simples União é que não há diferenciação de graus entre Ohr e Kli, mas Ele é Um e Seu Nome Um (ver Cap. 1, item 30).
10. “Ele” implica a Ohr Elyon. “Seu Nome” implica a vontade de receber que está necessariamente lá (ver Cap. 1, item 30). Seu Nome é (em Gematria) Ratzon, implicando a vontade de receber.
20. Isto significa que agora, depois dos Olamot terem sido criados, até os ângulos, que são espiritualmente as mais próximas criações, não têm realização em Ein Sof.
30. Uma vez que Ein Sof está em Ele é Um e Seu Nome Um, e uma vez que não há lugar e Kli aparentes lá de todo, nenhuma mente de uma criatura O consegue alcançar, pois não há realização sem um Kli.
[Nota de tradutor: A negrito estão as palavras dos escritos do Ari; em texto normal as de Baal HaSulam.]
Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam)