Parte Cinco
Não Destruir
Os frívolos já perceberam que é possível ser construído, mas somente sobre a ruína do amigo de um. Este método é o que frita a humanidade no fogo até este dia, uma vez que antes que um encontre um lugar vulnerável no seu amigo, ele não consegue sequer conceber construir coisa alguma. Mas no minuto em que ele descobre uma fraqueza no caminho do seu amigo, ele lá se agarrará com suas garras e veneno até que o destrua inteiramente e lá ele edifica seu palácio de sabedoria.
Assim, todos os palácios da ciência são construídos num lugar de ruína. E por esta razão, todo o investigador está interessado somente em destruir e quanto mais ele destrói, mais ele é famoso e louvado. Certamente, este é o modo como a ciência se desenvolve e isso não pode ser negado.
Contudo, a que se parece? É semelhante à contenda que governava com suas terríveis destruições durante eons antes que a terra se tivesse formado sobre o mar. Isto, também, foi certamente uma espécie de desenvolvimento. E todavia, não há razão para invejar essas pessoas que testemunharam essas agitações. Em vez disso, devemos ser mais invejosos daqueles que vieram ao mundo depois da fabricação da paz, depois dos materiais que combatiam terem feito a paz e cada um encontrou seu lugar de repouso na Terra como ela hoje é.
E embora a contenda persista hoje, ela é independentemente uma luta menor e não agitações onde cada um destrói seu predecessor, que se tornou inteiramente exausto. Em vez disso, eles já compreenderam que é proibido destruir, dado que “por afogares os outros, vós sois afogado e o fim daqueles que afogam é que eles, também, se afogarão” ( Masechet Avot, 2, 6). Em vez disso, a contenda trata-se mais de enfraquecer e restringir, enquanto mantendo a vida dos fracos e evitar a destruir, pois ele sabe muito bem que a maré mais tarde mudará “E aqueles que afogam vós afogareis.” Isso é semelhante a uma guerra onde os combatentes continuarão a lutar, que é também pela mesma razão.
Agora, se realmente aprendemos da história prática, não devemos negligenciar o supracitado princípio e devemos levar a realidade em consideração, como num estatus quo e punir aquele que assassina uma visão tal como punimos aquele que assassina uma pessoa. Isto assim é porque uma mente sem uma visão não é do tipo de emoção da piedade, pois elas são mais numerosas que todos os montes de esterco e os lagos e todo o ar e devido a isso são dadas à Providência e nos não temos tácticas pelas quais as assistir.
Por esta razão, devemos supor que a terra perante nós é vasta e há espaço para todas as visões habitarem nela, o bom como o mau. Certamente, aquele que mata e destrói uma má visão é como aquele que destrói uma visão corrigida, pois não há tal coisa como uma “má visão” no mundo. Em vez disso, uma visão imatura é má.
Deste modo, devemos julga-lo como aquele que mata uma má pessoa, onde “a voz do sangue de seus descendentes e dos descendentes de seus descendentes’, são redimidos do malfeitor. Em semelhança, uma má visão é uma semente que ainda é imatura para comer, mas que eventualmente crescerá e se desenvolverá.
Devemos procurar um novo lugar para o palácio da sabedoria que queremos edificar, um lugar vago dos edifícios dos outros, ou seja sem prejudicar qualquer método existente. A mente é profunda e ampla e as palavras dos sábios são escutadas com prazer e o método dos abusadores e abusados é aceite por todos como sendo considerado mau. Assim, somente este deve ser desenraizado porque ele é obsoleto e desprezível, de acordo com todos.
Ao mesmo tempo, devemos manter todas as condutas da vida no estatus quo e manter a liberdade do indivíduo, dado que eles não são requisitados para nosso novo edifício porque no fim, ele é meramente uma estrutura económica. É semelhante a um mercador que queria abrir sua própria mercearia mas temia a competição, então ele queimou todas as lojas na cidade juntamente com o ouro, jóias, gemas e vestes. Ele é demasiado tolo pois não se tornará mais rico ao queimar todas as lojas de joalharia. Em vez disso, as mercearias somente teriam de ser suficientes para sua ruína e que os guardas guardem e aqueles que fazem férias que façam férias. No máximo, um deve estabelecer uma lei que todos aqueles que guardam devem acrescentar trabalho de modo a saciar os examinadores.
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Sei o que Marco escreveu, que assim que as feridas e problemas do corpo tenham sido remendados começaremos e teremos um lugar adequado para os ideais de estudo. Além do mais, argumentando que isto é fundamentalmente falso, uma vez que sabemos da experiência que um corpo atormentado e aflito encontra melhor o conhecimento e a verdade que um corpo saciado que não conhece carência.
Mas até se deixarmos suas palavras serem, devemos ainda dizer, “Não destruir.” No mínimo, é semelhante a uma pessoa que árvores de fruto porque ela quer examiná-las para que se tornem mais frutuosas. É tolice, pois se ele as corta elas morrerão e não haverá ninguém que apanhe frutos.
É similar com as visões, que chegaram até nós pela herança de nossos pais durante centenas de gerações de desenvolvimento. Aquele que as corta, as seca e as arruína, nos prometendo que mais tarde, quando ele repousar, as examinará e as melhorará, se possível. Isto é folia completa.
Ele assume que a religião prejudica a comuna (Mas como pode ele estar certo desta suposição? Afinal de contas, é uma visão que se espalha entre as pessoas da positividade e negatividade e muitos são os apoiantes.) Ele só pode disputar a forma do entendimento de que os abusadores usam para seu próprio benefício. Deste modo, devemos combater o entendimento, para que não prejudique, mas não o sentenciar a uma sentença de morte.
E todavia, sua teoria inteira é edificada somente sobre o ódio à religião, semelhante às estruturas dos académicos contemporâneos a respeito do ódio à religião, sem qualquer motivo de dano económico. Por esta razão, temos a permissão de exigir dos verdadeiros sábios, cuja intenção é somente o lado económico, para remover este item dos seus livros. Somente então terão eles esperança de vencer uma vitória duradoura que não escorregue sobre seu próprio vómito.
Numa palavra, não há alegria sem calamidade, nem bem sem mal. Até a pessoa mais sábia não pode ser salva de uma miscelânea de erros e este é o lado fraco dele, que deixa espaço para aqueles que o venham disputar e acabarem com ele. Este é o lado fraco do Marxismo e é por isso que a ocupação é difícil para eles e tem cem vezes o direito de existir.
Deste modo, se vós sois verdadeiros ao vosso método e desejais sua persistência, apressai-vos e apagai o supracitado item de vossas leis e então vossa estrada será seguramente pavimentada.
A Profecia de Marx Tornou-se Realidade?
Por um lado, sua profecia pode ser considerada se ter realizado. As pessoas poderosas têm-se sentado durante algum tempo pelo medo de certa ruína, sobre maravilhosas armas que acumularam e das quais não há uma migalha de esperança de se livrarem, ou de se equilibrarem. Também, os economistas verão sua ruína aos seus olhos e qualquer chance de salvação foi esgotada da realidade. As multidões esfomeadas se acumulam em terríveis massas todos os dias, a classe trabalhadora já completou quase sua maturidade, etc., etc.
Porque Foram Eles Lançados para a Direita?
Por outro lado, descobrimos o oposto. O Fascismo cresce diariamente, primeiro a Itália, agora a Alemanha, amanhã a Polónia e a América também está à beira e assim por diante. Deve ser que esse profeta havia falhado um ponto, que causou seu grave erro.
Enterrado na Sua Própria Teoria
Mas ele é enterrado na sua própria teoria, pois ele acrescentou redundâncias à teoria da participação e estas são as duras sementes que a história não consegue processar que se pareça (religiosidade e nacionalismo), e elas foram rejeitadas para a direita.
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Política Defeituosa
O guarda não precisa de se sentar e guardar os excessos que não digam respeito ao seu conservadorismo, nem o buscador da liberdade precisa de perseguir a liberdade pelos luxos do corpo, nem o colaborador precisa de destruir as visões que não contradigam seu socialismo.
Todos estes três métodos são reais e são igualmente respeitados pelos seus proponentes. Se as forças deixam uma seita destruir outra durante um tempo, isso é uma encarnação e no final, devem haver leis que limitem os tipos de armas, para que uma não destrua a outra a uma medida maior. Isso é circular, e um não sabe o que o seu amanhã trará.
Deste modo, antes que o dia da luta chegue, há tempo para a mente se proteger de uma ruína completa de um dos lados. O presente poder não deve ser confiado, mas em vez disso um certo futuro.
Considerando a verdade entre os métodos, defino sua palavra de acordo com a lei da evolução, uma vez que cada visão e cada método prepara e abre caminho para um método melhor. E enquanto ele não for feito, ele deve ser mantido e persistido, uma vez que ao destruí-lo vós destruís a visão e o método cujo papel é produzir seu fruto.
O próprio Marx o havia salientado ... porque ele diz que dos grandes burgueses emerge a classe trabalhadora. Deste modo, vereis evidentemente que se houve um salvador para a classe trabalhadora nessa altura, para destruir a grande burguesia, ele certamente obliteraria as fundações da comuna a partir das suas raízes, como esta forte lei, “não destruir,” vos conta, até que o tempo chegue por si mesmo. Nesse respeito, eu o disputo porque ele diz que devemos forçar o assunto a todo o custo, e eu digo, excepto com a ruína das visões, que não o necessitam ou que se pareça.
Para todas as coisas, há um tempo, e o tempo do socialismo chegou. Ai dos tolos que falham a hora e o lugar perante eles obstáculos e limites completamente redundantes, que são como o fumo aos seus olhos. Por esta razão, antes que se virem para um lado ou para o outro, o mundo já se terá revirado e eles encontrarão “alívio e salvação noutro lugar,” e eles e seu método serão perdidos durante um longo tempo.
A guerra sobre a definição da nacionalidade é completamente redundante e nada é senão propriedade privada. Não há propriedade privada no espiritual, somente nas propriedades corpóreas. Aquele que não deseja o desenvolvimento da sabedoria e que não sabe que a inveja de autores aumenta a sabedoria? Deste modo, ninguém o disputa até entre os Marxistas da extrema esquerda. Em vez disso, a guerra diz respeito somente às propriedades corpóreas, pelas quais a inveja nada rende senão susto e agonia desnecessárias. Assim, porque deveis vós combater pelas propriedades espirituais e nacionalidade?
Assumamos que todas as nações alcançaram a paridade económica e anularam a propriedade privada a medida tal que a existência dos abusadores é impensável. Em vez das nações competirem umas com as outras pelos bens corpóreos, doravante a competição será pelos bens espirituais. Essa competição está destinada a emergir nos indivíduos, tal como no público. Mas aqui, ninguém fala disso, até os mais extremos, mas antes fosse assim.
Deste modo, nosso debate revolve somente ao redor dos bens espirituais do passado. Dizeis que permitimos a aquisição de tais bens no futuro com toda a liberdade desejável e adequada, mas no passado a tirais de vossas casas. Não é isso demente e revirado? Afinal de contas, o que será permitido no futuro, porque devemos destruir o grande grosso que está pronto do passado? Isso é como aquele rei famoso Egípcio que herdou uma biblioteca de livros preciosos do tamanho de três ruas e ele ordenou que fossem queimados porque não são necessários para a existência da religião ou com medo do mal.
E além do mais, nenhuma nação obedecerá a vossa ordem de destruir todos os bens do seu passado. Eles lutarão por isso com devoção (mas sois absolutamente permitidos pois não tendes necessidade dela de todo). Certamente, até se um espírito da loucura tomar conta da terra para lhes obedecer a fazer isto, eles devem poupar esta estrutura gigante de várias gerações de ser perdida sem razão de todo.
Logo, deveis deixar o “Vós nos haveis escolhido” de cada nação intacto, à medida que eles o quiserem. Somente a base corpórea de cada nação deve ser abolida, dado que a base agora alcançou seu termo e está em crise por si mesma. Por esta razão, ela pode receber correcção de qualquer que seja a mão que procure por ela. Contudo, juntamente com isso devemos dar total e completa confiança a toda e cada nação que seus bens espirituais sejam mantidos na totalidade.
Não podemos discutir sobre as afirmações que se opõem ao socialismo como fazemos com a religião, dado que tanto os legisladores como autoridades religiosas admitem que “renúncia de um tribunal é renúncia e a lei da terra é uma lei vinculativa.” Por esta razão, todas essas leis que se opõem fundamentalmente ao socialismo permanecerão como história obsoleta, pois agora, também, já há uma grande maioria oculta e não usada.
Perante nós há três forças na realidade, se combatendo umas às outras. E embora isso contradiga as visões dos Marxistas, que tomam em consideração somente duas forças, abusadores e abusados, ela é uma teoria contraditória que não tem mais mérito que suas teorias anteriores. Contudo, de acordo com a base do próprio Marxismo, devemos tomar em consideração somente aquilo que é prático, não teorias intermináveis. Foi por isso que escolhi detectar três forças como se estivessem dispostas perante nossos olhos na realidade.
Nova Divisão de Classes: Velozes e Inativos
Assumamos que uma nação é indolente e outra nação é naturalmente mais ágil. E aquilo que uma faz em duas horas, a outra faz numa hora. Naturalmente, haverão queixas: Uma dirá que todas as nações devem trabalhar o mesmo número de horas e a outra dirá que aquilo que conta é a quantidade que produzem. E tal como é com aqueles que discutem, cada um insistirá. Qual é a fundação pela qual o tribunal deve decidir? É de acordo com o princípio, “dai tanto quanto puderes e recebei tanto quanto necessitais,” isso ainda não necessita de uma quantidade igual de tempo. E se julgarmos as nações de acordo com a quantidade de tempo, então também os indivíduos, terão um argumento semelhante e os diligentes trabalharão metade do que trabalham os fracos. Assim, haveis preparado para vós uma nova classe de velozes e uma classe de indolentes.
Podeis dizer que há poder na maioria inativa sobre a força da minoria veloz na nação, mas certamente não há tal poder entre as nações. Assim, criareis classes entre as nações e abusadores e abusados entre os indivíduos.
A Chegada do Redentor
Isto não é novo, pois os próprios fundadores o sabiam, como diz ele. ...que no princípio eles verão como isto é possível através do compromisso, e finalmente chegaremos a verdadeiros ideais, ao mais alto grau do socialismo, onde cada um dá tanto quanto ele possa, então recebe somente tanto quanto necessita, ou seja o mesmo que os inativos. Isto pode ser feito somente pela chegada do redentor, quando a terra estiver cheia do conhecimento. Então o dador compreenderá que ele se esforça pelo seu Deus, dando contentamento ao seu fazedor.
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Os instintos idealistas já golpearam numerosas raízes na raça humana. Eles também vêm e se tornam antiquados e ganharam apoio num lugar onde nenhum consegue alcançar, nomeadamente o subconsciente do cérebro alongado, que sozinho movimenta os nervos do homem, sem a consciência da pessoa. Foi por isso que experimentaram na Rússia, como é conhecido que não fizeram uma única coisa em todas as suas guerras. Estes guerreiros deviam saber que o coração humano lhes dará qualquer coisa se só o deixarem com seus próprios ideais, que chegam até ele através da herança das gerações passadas para o subconsciente de um. Se eles insistirem em destruir este legado, também, eles mesmos sofrerão as consequências, pois o calor e o enxofre se acumulam pouco a pouco até que esteja cheio até ao rebordo e comece a explodir.
E além de tudo isso, uma nova geração cresce, “que não conhecia José.” Eles não compreendem de todo toda a necessidade e carência de revogar a propriedade privada da sua carne e ossos, mas somente de acordo com a teoria seca. Por esta razão, a paixão da propriedade privada está profundamente enterrada no seu subconsciente de gerações passadas, depois de toda a aprendizagem, um belo dia estabelecerão acampamentos de jovens de todos os lados e eles mesmos condenarão os idosos à morte com toda a sua propriedade e sabedoria. Isto assim é porque uma ideologia não chega a uma pessoa a partir do intelecto, mas somente das experiências da vida, por afecto e uma combinação do bem e mal, como com as máquinas automáticas. A mente não tem controlo sobre o corpo, pois ele nos é completamente estranho. Assim, esses jovens socialistas que adquiriram conhecimento através de sua própria astúcia não podem ser confiados ou que se pareça e eles rebentarão como uma bolha de sabão.
Uma Última Palavra de Política
Nessa altura, três forças se sentarão no trono nos conselhos, direita, esquerda e centro. Elas discutirão e lutarão umas com as outras: a direita se opondo à liberdade da esquerda e a esquerda se opondo ao reaccionarismo da direita e a neutra dará espaço a ambas, e a maioria solucionará e determinará.
Certamente, numa, elas já chegaram à solução, nomeadamente compartilharem todas as carências positivas necessárias da vida, ou seja igual partilha de todas as necessidades da economia: uma terra para todos aqueles que vivem nela e uma divisão nos seus prazeres corpóreos. Todas as tribulações e argumentos que carregarão sobre o sofrimento dos predicados espirituais, juntamente com os três graus, inveja, cobiça e honra, eles se virarão e se restringirão a si mesmos somente nos limites espirituais.
Esta versão certamente será a palavra final da política pois ela permanecerá para sempre como uma lei inexorável . Isto assim é porque de acordo com o desenvolvimento da espécie humana, assim as visões se separarão e se intensificarão e cada uma será muito mais obstinada que aquela que presentemente é sobre a sua fortuna. Não há esperança de sair deste estreito a menos que as pessoas comecem a regredir para a forma de tolos, ou seja serem esvaziados de toda a sua razão.
Por esta razão, haverão praticamente tantos partidos como há pessoas e não há solução para isso senão a lei fixa, “seguir a maioria.” Nessa altura as pessoas farão entre elas vários compromissos até que se reúnam em grupos. E nos grupos, haverá competição com as oposições até que a própria oposição se separe.
Logo, os grandes grupos se dividirão em mais pequenos, e os pequenos em minúsculos, bem como comerciarão entre eles, como é costume neste dias. Contudo, esta negociação deve adquirir uma forma mais mordazes cada vez, precisamente de acordo com a medida de desenvolvimento das visões sem compromisso para sempre, pois deveria ser para sempre.
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Contudo, numa, na propriedade privada, eles já chegaram a uma solução aceite: Cada um dará tanto quanto um bem sucedido possa dar e receberá tanto quanto um mal sucedido, sem somar sequer um fio de cabelo. E as horas laborais serão tempo adicional para os veteranos, que darão em comparação com os fracos, para os isentar completamente e não os afligir. Isto é semelhante à caridade de hoje.
Também, em cada cidade e comunidade, os fracos serão distribuídos igualmente. E se houverem muitos voluntários na comunidade, então todos os fracos serão isentos. Se há poucos, então somente alguns deles, os mais fracos, serão isentos.
Aquele que quebrar estas regras será punido ao dar sua porção, ou pela punição criminal.
O Anterior de uma Ideia
A veracidade do espírito do prazer daquele que exprime é evidente. Eu me tornei um c ... embora ... [palavras indecifráveis no manuscrito] muitos anos antes, embora não tenha prestado atenção até os ter visto a falar e a discutir. Então reconheci a verdade como ela é. É uma lei que aquele que está completamente incomodado não será satisfeito pelas posses corpóreas. Até quando envolvido num ideal, um deve sentir prazer durante o envolvimento. A medida do espírito e deleite que um sente depende da veracidade do ideal com o qual ele se encontra envolvido.
Logo, descobrimos para a verdade uma face anterior pela qual a conhecemos, ou seja meramente ao olhar para a pessoa que a exprime, se ela desfruta ou não. E a quantidade de prazer é a quantidade de verdade. Isto foi o que me trouxe nesta ideia, pois até então nunca vi ninguém exprimir qualquer ideia com tamanho contentamento e deleite como eles.
A Verdade Absoluta
Se não há verdades absolutas, mas temporárias, então direi que a verdade em si mesma é a verdade absoluta para o seu tempo. É tal como não pode ser dito sobre certa realidade que está prestes a morrer que ela é considerada morta, enquanto ainda está viva, ela é uma realidade absoluta.
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Tudo é operado seja voluntariamente ou pela coação, e a mente não força. Deste modo, tenho uma questão: Quem movimentará o socialismo quando actua? Que fonte fará seu desejo de se mover, ou por que força a coação cairá sobre ele?
Isto assim é porque nessa altura, o movimento se tornará para ele como uma espécie de propriedade privada e cada pessoa é meticulosa com sua energia, para não a dispersar desnecessariamente até tanto quanto o mais que pela sua fortuna. E se o socialismo não é porque ele é deficiente, devido à poupança de energia, então ele certamente não esbanjará a energia em vão. Logo, de onde virão a justiça e compaixão?
Apressar Seu Amadurecimento: através da Religião
O ideal socialista requer amadurecimento no coração de um durante pelo menos três gerações inteiras e paz e aceitação geral. Deste modo, muitas tentativas e ciclos atravessará o mundo até que ele chegue ao seu fruto, mas não há maneira mais fácil de amadurecer a ideia senão através da religião.
Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam)