Parte Quatro
SECÇÃO UM
O escrutínio que agora, também, estamos a dar e não a estamos a receber ambos porque não levamos o excesso que produzimos para a sepultura, e 2) porque se o esforço de um dia concede meio dia de prazer, isso é doação. E uma vez que no geral há pouco prazer dos esforços que as pessoas fazem, estamos todos somente a doar e não a receber. Este é um cálculo matemático.
3) A clarificação de que nos esforçamos hoje devido à escravidão da sociedade com pelo menos 14 horas por dia de dor e tristeza, uma vez que todos os nossos costumes vêm da escravidão ao público.
... A clarificação de que se usarmos o “governo da terra,” podemos apressar a “última geração” na nossa geração, também.
4) Esta questão de competição a partir da singularidade, na doação sobre os outros não é uma fantasia abstrata, como é usada na vida prática, tal como daqueles que abdicam de todas as suas posses para o público, ou os membros mais idealistas dos partidos, que negligenciam e perdem suas vidas pelo benefício do publico.
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A que se parece? É como um homem rico que tinha um velho pai ao qual não desejava apioar. Ele tentou e o veredito foi que ele o apoiaria pelo menos tão respeitosamente como ele respeita os seus parentestos, ou ele enfrenta uma dura punição.
Naturalmente, ele o levou para seu lar e o teve de apoiar generosamente, mas seu coração pesava. O velho homem lhe disse, “Uma vez que já me dais toda a delicia que tendes na tua mesa, o que perderias se também tivesses uma boa intenção, que é razoável aos olhos de toda a pessoa sensível, ao ser feliz com ter a oportunidade de honrar teu pai, que gastou toda sua energia por vós e vos tornou um homem respeitável? Porque sois tão obstinados e que vos afligis a ti mesmo? Podeis vos livrar sequer um pouco devido a isso.?”
Assim se sucede. No fim do dia, doamos sobre a sociedade e somente a sociedade ganha de nossas vidas, dado que toda a pessoa, grande ou pequena, acrescenta e enriquece a tesouraria da sociedade. Mas o individuo, quando pesando a tristeza e dor que ele recebe, ele se encontra em grande défice. Logo, estais a dar aos vossos semelhantes, mas dolorosamente e com grande e amargo sofrimento. Então porque vos importais com a boa intenção?
SECÇÃO DOIS
[esta secção inclui os quatro segmentos agrupados pelo contexto]
Cada um deles concretiza seu papel ao serviço do público na melhor das maneiras, contudo sem o ver, dado que a opinião pública pressiona cada pessoa até secretamente, ao ponto que um sente que enganar a sociedade por engano é tão grave como matar um ser humano por engano.
Cada país está dividido em sociedades onde certo número de pessoas com meios suficientes para prover a todas as suas necessidades se conecta numa única sociedade.
Cada sociedade tem um orçamento e horas laborais de acordo com as condições locais. Metade do orçamento é preenchido pelas horas mandatárias, onde cada membro se compromete a trabalhar um certo número de horas de acordo com sua força e a outra metade com horas voluntárias.
Uma pessoa que caiu no ganho pessoal, o estatuto social inteiro dessa pessoa desaparece no ar da sociedade como as núvens com o vento, devido ao profundo antagonismo que tal pessoa recebe da nação inteira.
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Pois então cada pessoa
1) Cada indivíduo faz de si mesmo voluntariamente disponível para o serviço ao público quando quer que ele seja necessitado.
2) Competição livre para cada individuo, mas na doação sobre os outros.
3) Divulgar qualquer forma do desejo de receber para si mesmos é desonroso e tão grande defeito que tal pessoa é considerada estar entre as mais baixas e mais inferiores pessoas na sociedade.
4) Cada pessoa é média.
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1) Eles têm muitos livros metodológicos de sabedoria e moral que provam a glória e sublimidade da excelência em doar sobre os outros, ao ponto em que a nação inteira, do pequeno ao grande, se envolvem neles com todo o coração.
2) Cada pessoa que é nomeada para uma posição importante primeiro se deve formar num treino especial no supracitado ensinamento.
3) Seus tribunais estão ocupados principalmente em conceder louvores marcando o nível da distinção de cada pessoa na doação sobre as outras. Não há uma pessoa sem uma medalha sobre a lapela e é uma grande ofensa não chamar uma pessoa pelo seu título de honra. É também uma grande ofensa para uma pessoa perdoar tal insulto ao seu título.
4) Há tamanha feroz competição no campo de doação sobre os outros que maioria das pessoas arriscam suas vidas, dado que a opinião pública valoriza e respeita tremendamente os louvores do mais alto escalão na doação sobre os outros.
5) Se uma pessoa é reconhecida como tendo feito para si mesma mais do que foi decidido para ela pela sociedade, a sociedade condena-o tanto que se torna uma desgraça falar com ela e ela também gravemente mancha o seu nome de família. O único remédio para isto e pedir a ajuda do tribunal, que tem certos modos pelos quais ajudar pessoas tão miseráveis que perderam sua posição na sociedade. Mas na maioria, elas a realojam devido ao preconceito, dado que a opinião pública não pode ser alterada.
6) Não há tal palavra como “punição” nas leis do tribunal, pois de acordo com suas regras, os culpados são sempre aqueles que ganham mais. Logo, se um é culpado por não dar todas suas horas laborais, então seu tempo é ou reduzido ou facilitado, ou o modo como ele o providencia é facilitado para ele. Às vezes lhe é dado tempo para passar na escola, para o ensinar o grande mérito da “doação sobre os outros.” Tudo depende da visão dos juízes.
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1) O estado está dividido em sociedades. Um certo número de pessoas, que podem prover totalmente por si mesmas podem se separar a si mesmas e manter uma sociedade especial.
2) Essa sociedade tem uma quota de horas laborais de acordo com as condições nas quais eles vivem, ou seja de acordo com as condições locais e as preferências dos membros.
Esta quota é preenchida pelas horas mandatárias e horas voluntárias. Na maioria, horas voluntárias são aproximadamente metade das horas mandatárias.
As horas laborais vêm em quatro tipos e são dividas em trabalhos de acordo com a força: O primeiro tipo é o fraco; o segundo tipo é o médio; o terceiro tipo é o forte; e o quarto tipo é o veloz.
Para o trabalho de uma hora do tipo um, os do tipo dois trabalham duas horas, os do tipo três trabalham quatro horas e os do tipo quatro trabalham seis horas.
Cada pessoa é confiada achar o seu tipo apropriado de trabalho que se adequa à sua força.
SECÇÃO TRÊS
1) Introdução: O progresso da humanidade é um resultado directo da religião.
2) O processo da religião em círculos vem quando num ponto baixo chega a destruição do humanismo à medida da ruína da religiosidade. Por esta razão, eles aceitam religião contra sua vontade, o movimento ascendente começa de novo e um novo círculo é formado.
3) O tamanho do círculo corresponde à genuinidade da religião que é considerada a “base” no tempo da ascensão.
Plano A
Tal como esperamos que os actores no teatro dêem o seu melhor para fazer nossa imaginação pensar que sua actuação é real, esperamos que nossos intérpretes da religião sejam capazes de tocar em nossos corações tão profundamente que percepcionaremos a fé da religião como a própria realidade. Os grilhões da religião não são de todo pesados para aqueles que não acreditam, dado que a exigência nos mandamentos entre homem e homem é aceite de qualquer modo e entre homem e Deus, uns poucos mandamentos observados em público, tais como aqueles à disposição de um, são suficientes.
Plano B
Natureza em Gematria é Elokim [Deus]. Deste modo, tudo o que a natureza ordena ... a palavra do Criador. O benefício da sociedade é a recompensa e o dano à sociedade é a punição.
Em correspondência, não faz sentido transformar Deus na natureza, ou seja [uma palavra cortada no manuscrito] um Criador cego que não vê ou compreende a obra de Suas mãos. Estamos melhor, e faz sentido a toda a pessoa sana, que Ele vê e sabe tudo, pois Ele pune e recompensa, dado que cada um vê que a natureza pune e recompensa. E Hitler o provará.
Plano C
Toda a antecipada recompensa do Criador e o propósito da criação inteira, são Dvekut[adesão] com o Criador, como em “Uma torre cheia abundantemente, mas sem convidados.” É isto o que aqueles que se apegam a Ele com amor recebem.
Naturalmente, primeiro, um emerge do aprisionamento, que é emergir da pele do seu corpo pela doação sobre os outros. Subsequentemente, um chega ao palácio do rei, que é Dvekut com Ele através da intenção de doar contentamento sobre o seu fazedor.
Deste modo, o grosso dos mandamentos são entre o homem e o homem. Aquele que dá preferência aos mandamentos entre o homem e Deus é como aquele que sobe ao segundo grau antes que tenha subido ao primeiro. Claramente, ele quebrará suas pernas.
Fé nas Massas
Está escrito, “A voz do povo é a voz do Todo-Poderoso.” Certamente, isto significa que de acordo com a realidade, eles escolheram o menor de todos os males e a essa medida sempre seguem o bom caminho. Contudo, é claro que devemos alterar a realidade para que possam aceitar o caminho absolutamente completo. E é verdade que o poder da manutenção nas massas em geral escolhe para elas um caminho de acordo com a situação. Por esta razão, assim que corromperam a interpretação da Torá e Mitsvot [mandamentos], se tornaram rebeldes. Contudo, é um dever sagrado achar a interpretação verdadeira na sociedade e então será ao contrário: O poder de guardar nas massas forçará a manutenção de Torá e Mitsvot.
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... público do primeiro grau.
Para preparar o caminho que ele tentou (sua razão)
1) Nazismo: egoísmo; o internacional: altruismo
2) É possível destabilizar os Nazis somente através da religião do altruísmo.
3) Somente os trabalhadores estão prontos para esta religião, pois ela é uma revolução na percepção religiosa.
4) Esta percepção religiosa tem três papeis.
a) debilitar os Nazis.
b) Qualificar as massas a assumirem o governo colectivo para que elas não caiam como os Russos fizeram. (Isto segue o termo: O progresso vem somente através da religião.) Isto assim é porque quanto mais o trabalhador precisa de recompensa pelo trabalho, o regime não consegue sobreviver, como disse Marx.
c) Tomar a religião dos possuidores e a tornar num instrumento nas mãos dos trabalhadores.
e) Primeiro, ela será aceite pelos trabalhadores e através deles pelo todo de Israel e o mesmo vale para o internacional de todas as nações e através deles a todas as classes entre as nações.
f) Revolução na percepção religiosa significa que em vez dos monges serem até então os destruidores do mundo, quando assumirem o altruísmo, os monges serão os construtores do mundo, dado que a medida de ansiedade pode ser medida somente pela ajuda da sociedade, em prol de trazer contentamento ao fazedor.
g) Este conceito é clarificado em praticamente 2000 páginas que explicam todos os segredos da Torá que o homem humano não consegue ver. Ele fará toda a pessoa acreditar na sua veracidade, pois eles verão que elas são as palavras do Senhor, pois segredos de uma sabedoria gloriosa atribuídos à profecia testemunham sua veracidade.
h) O distribuidor da religião deve ser capaz do Plano A, trazendo tanta fé quanto o possível ao povo.
Em acréscimo, ele deve trazer completa suficiência ao inanimado, vegetativo, animal e falante. Sem isso, a religião é insustentável. É como Maimónides disse, que é como uma linha de cegas pessoas conduzidas por uma pessoa que vê. Isto é, o falante deve se encontrar na frente da linha em todo o lugar e em toda a geração. Assim, qualquer religião que não garanta suscitar um homem se tornar falante a partir de mil, essa religião é insustentável.
i) Espalhar a religião do amor é feito através da Torá e oração que podem intensificar a qualidade de doação de um sobre os outros. Nessa altura, a Torá e oração são como aquele que afia a sua faca, para que ela possa cortar e acabar rapidamente o seu trabalho. Inversamente, aquele que trabalha com uma faca por afiar acredita que é melhor não desperdiçar tempo afiando a faca e ele é enganado pois seu trabalho leva muito mais tempo.
(É também claro em respeito ao termo que não há progresso para a humanidade senão através da religião.)
j) (pertence ao item 9) O quarto papel é a favor do Sionismo, pois durante as tréguas, quando destinos de países são decididos, não teremos esses inimigos de entre os conservadores, que pensam que não temos religião, como aprendemos das palavras de Weizmann [Chaim Weizmann (1874-1952), o primeiro Presidente de Israel], e os mediadores estão destinados a serem de entre esses conservadores.
Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam)