Parte Três
SECÇÃO UM
Comunismo Pragmático
Aceitar a religião de “Ama teu próximo como a ti mesmo,” literalmente.
Divisão justa dos lucros, onde cada um trabalhará de acordo com sua habilidade e receberá de acordo com suas necessidades.
Propriedade é mantida, mas seu dono está proibido de receber dos lucros mais do que ele necessita na realidade. Um tipo de proprietários será mantido sob supervisores públicos, outro tipo por auto-confiança, ou livros.
O desempregado receberá suas necessidades igualmente ao empregado.
Aqueles que vivem em comunas ganharão os mesmos vencimentos que trabalhadores que são proprietários e os lucros feitos pela vida em comunidade serão transformados em propriedade pública pertencendo aos membros desse colectivo.
Também deve haver um esforço em construir vida em comunidade para os trabalhadores nas cidades.
Vantagens
Os trabalhadores e ainda mais aqueles que temem ficar desempregados, certamente assumirão a religião, assim adquirindo segurança nas suas vidas. Os proprietários idealistas também assumirão religião pela doutrina sobre uma base religiosa.
Opinião pública deve ser feita tal que aquele que recebe mais do que precisa é como um assassino. Por causa dele, o mundo terá de continuar a matança, condutas Hitlerianas e terríveis guerras. Logo, o comunismo será promovido.
É possível tornar a vida dos proprietários miserável através de contratos e greves, para que assumam a religião dado que não tocam nas suas propriedades, somente nos lucros. Uma vez que a religião será internacional, será possível ganhar os corações dos Sheiks Árabes com dinheiro e influência religiosa, para que assumam a religião juntamente connosco como uma unidade e a promovam entre os trabalhadores árabes e proprietários.
Isso, por sua vez, beneficiará o Sionismo. Porque assumirão a religião que necessita amor e doação sobre toda a humanidade igualmente, não ficarão invejosos do roubo da terra, dado que compreenderão que a terra é do Senhor. O padrão de vida dos Árabes será igual ao padrão de vida dos Judeus. Este será um grande incentivo para ganhar seus corações.
SECÇÃO DOIS
Opinião Privada e Opinião Pública
Tal como há a opinião privada, que é a força de juízo de um onde todas as acções boas e más são copiadas, e quando um escolhe o bom e rejeita o mau como se olhando para um espelho, também há o intelecto colectivo do público, onde as boas acções para a sociedade e as más são copiadas. A opinião pública selecciona aquelas que são boas para ela, louva aqueles que as fazem e condena aqueles que fazem o inverso. Daqui emergem ideais, líderes, regras e preferências.
A Corrupção da Opinião Pública: os Poderosos
Até hoje, somente os assertivos tiveram o juízo e a força para conduzir, sendo a melhor parte, como foi dito, que vinte por cento do povo conduz a França inteira e perfazem a opinião pública. Eles ordenaram a justiça, moralidade e religião para seu beneficio. Dado que exploram a maioria do público, a religião, lei e ética são assim prejudiciais para o público, ou seja para a maioria.
Tenhai em mente que o presente governo dos assertivos foi bastante suficiente até hoje porque as massas não tiveram qualquer força de juízo. Logo, todas as ruínas que precederam à ordem política de hoje foram somente entre os assertivos. Contudo, eles não chegaram a presente ordem dentro do tempo de uma geração, mas através de terríveis ruínas, até que tivessem concebido a religião, ética e lei que trouxeram a ordem do mundo.
A Nova Estrutura
Em gerações recentes, devido à pressão e necessidade e através da democracia e socialismo, as massas começaram a abrir seus olhos e assumirem responsabilidade pela gestão da sociedade pela maioria. Assim, concluíram que a religião, condutas, governo e justiça são todas para seu prejuízo, pois é verdade que elas servem os dez por cento assertivos do publico e prejudica todos os outros.
Assim, duas imagens do governo colectivo emergiram: ora como os Nazis, que rebelaram contra a religião, condutas e justiça e fazem como o homem primitivo, antes das condutas da vida dos assertivos, ou como os Soviéticos, onde dez por cento do público controla o público inteiro pela ditadura. Isto certamente não durará muito, à luz da dialéctica histórica.
Se condutas forem revogadas, os inimigos de Israel exterminarão todos. Abreviadamente, necessária e indibitavelmente voltaremos a ser habitantes de cavernas, até que (as massas, também) a maioria aprenda a dialética sobre sua própria carne e osos (como fizeram os poderosos antes deles), e finalmente concorde com a ordem.
Logo, o Nazismo Não É uma Patente Alemã
Se tivermos em mente que as massas não são idealistas, então não há conselho senão a religião, da qual condutas e justiça naturalmente emanam. Contudo, agora servirão somente a maioria. Como assim? Através da religião da doação.
O principio da doação sobre o seu semelhante. A liderança: compromisso até a um certo mínimo e ordenada por um padrão de vida.
A meta: adesão com o Criador.
Nazismo É o Fruto do Socialismo
Idealistas são poucos e os verdadeiros portadores, os trabalhadores e agricultores, são egoístas. Se um orador tal como Hitler se levantasse em qualquer nação, dizendo que o Nacional Socialismo é mais conveniente e benéfico para eles que o internacionalismo, porque não o escutariam eles?
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1) Se o Nazismo e sua ruína não tivessem sido concebidos há alguns anos atrás e se alguns homens sábios concebessem um plano para os salvar através de religião devota que fosse suficiente para a protecção, teria sido isso proibido em nome da falsidade?
2) Se, depois da guerra, as nações chegarem a um entendimento de que Israel deve ser dispersa para os quatro cantos e nos conduzirem para fora de nossa terra e uma certa pessoa viesse e reinstalá-se a religião (de modo a se apoiar devotamente) entre nós e as nações, assim os fazendo concordar com o oposto, que até a Diáspora viria para Israel, teria sido isso proibido?
3) Se os Nazis, Deus nos livre, prevalecerem e governarem o mundo e desejarem destruir o resíduo de Jacó, é permissível instituir a religião entre todas as nações em prol de salvar a nação?
Prágmatismo
Fé deriva de uma necessidade; é verdeira enquanto ela satisfizer essa necessidade (James [William James]). Logo, a necessidade é a razão da fé e a satisfação é sua veracidade.
Duas necessidades: 1) Uma necessidade material de estabelecer a vida social; que é sua veracidade. 2) Uma necessidade mental, sem a qual a vida é desprezível; esta é Lishmá (em seu nome).
É claro, os sábios da religião vêm da necessidade mental, mas de Lo Lishmá [não em seu nome] um chega a Lishmá (ver “Verdade Pragmática”).
A Direcção da Vida:
1) Trazer progresso e felicidade à sociedade através da ciência moderna.
2) Aperfeiçoando todos os poderes mentais de um, ele alcançará dignidade na vida e um bom nome após a morte. Kant zomba-o sendo egoísmo e indicou que somente não em prol de receber uma recompensa.
Devemos entende-lo: Se não é vantajoso viver para mim mesmo, é vantajoso viver por mil outros como eu, ou um bilião? Logo, a direcção deve ser o benefício do Criador, seja para si mesmo, ou pelo mundo inteiro, para os recompensar com adesão com Ele.
Verdade e Falsidade
Verdade e falsidade são uma réplica psíquica da existência e ausência, que são tese e antítese, das quais derivam a “verdade efémera,” que é uma síntese. Isto é uma verdade pragmática, durando até que a “verdade absoluta” apareça, onde não haverá qualquer falsidade na consciência de um.
Exemplo nº 4 (ver acima): A antiga e primitiva humanidade, que se mataram e chacinaram uns aos outros como animais selvagens, permitiria a instituição de um governo religioso?
Exemplo nº 5 (ver acima): Na minha infância não queria ler romances de modo a não lidar com mentiras. Só leio história. Quando cresci e compreendi o valor deles, que eles desenvolvem a imaginação, eles se tornaram a verdade para mim.
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Necessidade
Da perspectiva de Lishmá [em seu nome], é uma necessidade emocional. Admitidamente, eles são poucos, como está escrito, “viu que os justos são poucos... e plantou-os em cada geração,” que eles possam ter exigência à nascença. Contudo, alguns abominam a vida material. Se não quiserem concretizar a meta da adesão, eles cometerão suicídio.
O Princípio Religioso: de Lo Lishmá [não em seu nome], um chega a Lishmá [em seu nome]
A Providência preparou a orientação do povo de uma maneira egoísta, que necessariamente induziria a destruição do mundo, a menos que aceitem a religião da doação. Assim, há uma necessidade pragmática por ela, e a partir daí, um chega a Lishmá.
O Que É uma Necessidade Emocional?
Como uma pessoa cega não consegue percepcionar a cor, ou um eunuco a alegria do sexo, é impossível retratar esta necessidade para aquele que carece da necessidade emocional. E todavia, ela é obrigatória.
Realizar Mitsvot [mandamentos]
Realizar Mitsvot pode-se tornar para um uma necessidade emocional.
A Moralidade das Condutas
A moralidade das condutas significa bons atributos não em prol de ser recompensado e sem necessidade externa, mas baseada somente em altruismo e um sentido de responsabilidade pela sociedade humana. Isso é alcançado pela educação. Contudo, a educação requer a aprovação do público para manter e a sustentar depois de um abandonar a autoridade da educação. Mas a opinião publica não deriva da educação, mas somente do benefício do público.
O benefício do público é avaliado somente de acordo com o estado específico desse público, que necessariamente está em contraste com outros estados e países. Assim, como ajudará a educação nisso? A prova é que a conduta e até a religião, suficientes para a internacionalidade, não foram criados, pois matança e pilhagem governam em todo o lado, sem quaisquer condutas que se pareça. Além do mais, quanto maior assassino um é, mais patriota e bem maneirado ele é considerado. E hoje, é da conduta internacional de que necessitamos.
O Egoísmo do Público Pode Ser Corrigido Somente pela Religião
O egoísmo do público pode ser corrigido somente pela religião porque a educação que é baseada em nada pode facilmente ser arruinada por qualquer pessoa ímpia e a Alemanha e a prova. Se Hitler tivesse ocorrido numa Alemanha religiosa, ele não teria feito uma única coisa.
Egoísmo Natural
Não podeis quebrar o egoísmo natural com meios artificiais tais como a opinião pública e educação. Não há cura para isso senão uma religião natural.
Duplo Benefício
A religião da doação é salutável tanto para o corpo como para a mente; assim, ela é necessitada e agradável mais que qualquer método no mundo (ver abaixo em profundidade).
Poder Motivador
Há dois discernimentos nele: A força de atracção, pela frente, ou a força de repulsa, por trás.
Como pode a educação ajudar quando um está livre, sem qualquer motivação para os deveres para os quais foi educado? Afinal, não há força de atracção neles e eles são também desprovidos da força compulsiva.
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O Permanecer da Alma
Isto é dado, pois é uma parte de Deus no alto. Contudo, não está incluído na sabedoria da Cabala pois nenhum objecto é alcançável. Certamente, a alma aparece a uma pessoa que a transporta somente através de acções e suas acções são somente realizações d’Ele.
Está deste modo claro que a máxima, “Conhecei-te a ti mesmo e conheceis tudo,” e de ... filosófica porque na Cabala o oposto deveria ser dito, “Conhecei tudo e ... alcançai-te a ti mesmo.” Um objecto não é alcançado de todo, somente acções, que são realizações de Seus nomes, ou seja somente subjectivas.
Cinco Sentidos
O poder nos mandamentos é semelhante à corporalidade, onde acções estimulam os sentidos. E quando os sentidos permanecem ... na memória do cérebro, eles se tornam lá imagens do benéfico, prejudicial e propriedade. E quando a mente ou a vontade ou a guarda ... vislumbra a imagem da memoria, um gradualmente examina as imagens e aproxima a verdade, ou seja o benéfico e a propriedade e rejeita as falsidades, que são prejudiciais.
O conhecimento do homem cresce correspondendo à clareza da examinação. E se na matemática, ele deve anexar a ela imagens que são benéficas para a clareza e validez. Elas também poupam tempo porque o ajudam, como na propriedade existente. O mesmo se aplica a tocar música, à cura e a um atributo.
É semelhante com as obras espirituais, que ... os mandamentos que estimulam os sentidos espirituais do homem. Há dois tipos de sentidos aqui: seja visão, audição, olfato e fala, que são ord ... e também HGT NH [Chesed-Gevurá-Tiféret Netzach-Hod] do corpo. Isso assim é porque a perpetuação de boas acções de ... naquele que trabalha o espírito do “amor,” e quando ele se acumula numa quantidade mensurável ... nele o sentido de “temor” de pecar e perder o amor. E quando ele está cer ... de si mesmo que tem o sentido do amor e temor, um sentido de ostent ... sobre seus amigos que não foram recompensados com isso nasce nele (e isto é propriedade).
E seguindo os três sentidos ... a “eternidade” nasce nele como num poderoso que controla seu espírito. E de acordo com todas as sensações destes quatro sentidos, “glória” nasce nele, e ele admite a existência do Criador.
E com cada mandamento que acrescenta, os cinco supracitados sentidos inferiores e os sabores dos mandamentos se intensificam nele. Quando se acumulam na quantia necessária, os cinco sentidos superiores, visão-audição-olfacto-fala, nascem nele, para ver na realidade Sua glória e escutar a voz do Criador, cheirar o temor d’Ele e falar perante Ele.
E quando um é mais recompensado, imagens das impressões dos cinco sentidos inferiores e dos cinco sentido superiores permanecem nele e ele vislumbra como se através do espelho do cérebro para estas impressões e selecciona o benéfico e o ... e rejeita o prejudicial. E de acordo com a clareza das examinações, o conhecimento do Criador aumentará.
Luxos e Propriedade Acumulada
Como na corporalidade, também no aprendizado. ...Nos ensinamentos externos há a economia. ...E a medicina é considerada as examinações que ajudam ao padrão de vida para ... como luxos. Este é o primeiro grau de propriedade. O segundo grau é acumular propriedade, que não seja tão utilizável como a riqueza. Esta é a ciência da ... e um atributo e tocar música.
Em semelhança, na espiritualidade, as examinações que podem ser usadas ... são por um padrão de vida, e não uma propriedade acumulável.
Há também examinações mais elevadas que não servem o padrão de vida, mas somente para acumular propriedades e para posses importantes tais como a riqueza e o atributo e a filosofia.
Contudo, ambos vêm de imagens espirituais que uma vez foram absorvidas nos sentidos. E escolher o benéfico para si mesmo ou para os outros é chamado “o conhecimento do Criador.” Sabei que a sabedoria da Cabala também contém estes três tipos de propriedade.
Paralelismo Psico-físico
Há duas manifestações da mesma entidade, como o trovão e relâmpago. Este é o sentido de “boas acções e Torá.” Contudo, uma pessoa primeiro sente a explicação psíquica e então a física. É semelhante ao amor, onde o dador do presente primeiro sente com a sua mente que o dador o ama e então centelhas de amor fluem e se espalham por ele. ...Uma cabeça reveladora é psíquica, e por dentro, ela veste...
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A Causa Raiz de Todo o Erro no Mundo
A causa raiz de todo o erro no mundo é uma ideia, quando assumindo uma ideia ou uma imagem que uma vez esteve vestida num corpo e apresentando-a como um objecto abstracto que nunca esteve num corpo. Isto é, é quando é louvável ou condenável de acordo com o valor abstracto.
O problema é que assim que o conceito foi despojado de um corpo, ele perde partes significativas do seu sentido inicial enquanto estava vestido num corpo. Aqueles que o discutem de acordo com seu sentido remanescente têm necessariamente de o mal-interpretar.
Por exemplo, quando a verdade e falsidade trabalham no corpo, louvamos a verdade de acordo com seu benefício ao indivíduo ou o ... e condenamos a mentira de acordo com seu dano ao colectivo ou ao indivíduo. Contudo, assim que a verdade e falsidade tenham sido despojadas dos corpos e se tornam conceitos abstractos elas perdem o cerne de seu sentido ... e adquirem santidade ou impureza na sua forma abstracta.
E de acordo com ... é possível que o avaliador louve a verdade até quando ela faz grandes danos ao colectivo ou ao indivíduo e condenar ... a mentira até quando ela é extremamente benéfica ao indivíduo ou ao colectivo. Este é um grave erro que prejudica o ... e um não está livre para se questionar a si mesmo quem santificou a verdade, ou ... violou e proibiu esta mentira.
Benefício, de Facto, Cada Um O Admite
Aqueles que o disputam, é ... que eles beneficiam ... e uma conduta moral por vezes contradiz o benefício físico. Contudo, essencialmente, a moral e religião são também utilitárias.. ... tudo, excepto a felicidade espiritual e qual é a diferença?
Não há um tolo que se esforce sem beneficiar o corpo ou a mente.
Benefício Duplo
Em correspondência, a lei de doar sobre os outros é necessária para todas as pessoas do mundo ... pois ela é benéfica para o corpo e para a alma de acordo com a sabedoria da Cabala.
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Um Vago Complexo que Deve Ser Resolvido Um de Cada Vez
O problema principal é que há um ... complicado feito de várias dúvidas entrelaçadas:
Primeiro: Quando não tomando em consideração a validade, a questão permanece se é na realidade benéfico.
Segundo: Até se for benéfico, é viável?
Terceiro: Quem são as pessoas a serem qualificadas com o treino da geração para matéria tão sublime?
Quarto: Talvez esta operação evoque o desprezo e zombamento do público?
Conhecimento
Conhecer vem de um de três caminhos: empírico, que é pela observação física (experiências reais), histórico, usando documentos e papeis, ou matemática, pela união de tamanhos e padrões (através do conhecimento)...
E a sabedoria da Cabala está mais confirmada que todos os supracitados caminhos.
Há também um quarto caminho para conhecer, através de deduções físicas , seja por deduções ou por induções, ou seja do geral para o particular, ou do particular para o geral. Isto é estritamente proibido na sabedoria da Cabala, dado que tudo o que desconhecemos não alcançamos, não sabemos...
Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam)