Há duas partes em qualquer compreensão
(reconhecimento da razão). A primeira está nos elementos materiais, ou seja na
natureza dos objectos da realidade perante nós. A segunda está nos elementos
figurativos desprovidos desses objectos, ou seja as formas da mente e a própria
razão.
Chamaremos à primeira, “aprendizagem
material,” que é empírica, e é chamada de “física” ... e chamaremos à segunda, “aprendizagem
figurativa,” que é teórica, e chama-se “lógica.”
APRENDIZAGEM MATERIAL TAMBÉM SE DIVIDE EM DUAS, QUE SÃO QUATRO
Por vezes podemos minimizá-la no falante o
qual está acima da natureza. Isto chama-se “a sabedoria do que está além da
natureza,” ou seja de acordo com assuntos específicos da mente superior.
Há quatro partes aqui:
- Aprendizagem material da parte chamada, “Lei da Natureza,” que é empírica;
- Aprendizagem material da parte chamada, “Lei da Natureza,” que é a sabedoria do que está além da natureza;
- Aprendizagem material da parte chamada, “ancestral,” que é empírica e prática;
- Aprendizagem material da parte chamada, “ancestral,” que é somente a sabedoria do que está além da natureza.
APRENDIZAGEM FIGURATIVA
Aprendizagem figurativa é uma cujo
predicado é o Superior. Na aprendizagem material, os predicados são os graus
chamados “mundos” e Partzufim.
E todavia, ela é empirica e prática. Claramente,
o princípio superior na sabedoria do oculto não se torna mais claro agora
porque ele necessita de um estudo completo em e por si mesmo, e já demonstrei
que ele é a revelação da Sua Divindade às Suas criaturas, como explicado no
ensaio, “A Essência da Sabedoria da Cabala,” como elaborei lá. Assim que
tenhais compreendido isso, entendereis minha explicação da qualidade da
sabedoria em geral.
Este Principio Superior É Definido como Um Único e
Unificado
Um: É óbvio que o Superior é um. Ele
abrange o todo da realidade, e todos os tempos — passado, presente e futuro —
pois um não pode dar aquilo que ele não tem. Não estivessem o todo da realidade
e a existência incluídos n’Ele, não teriam surgido d’Ele, como é evidente ao
examinador, e sem nos importarmos com isso encontramos corrupções nas maneiras
da existência da realidade.
Certamente, sabei que este é o estudo que
os sábios do oculto chamam, “um.” O primeiro a estudá-lo foi Abraão o Patriarca. (Isto é explicado no Livro da Criação e
ele é deste modo atribuído a Abraão o Patriarca.) Significa isto que não há
duas autoridades aqui, bem e mal, mas somente o bem.
Único: Isto indica que Ele está ainda
unido e não muda porque sentimos o mal, nem sequer na relação entre Ele e Suas
criações. Por exemplo, quando uma pessoa doente vem a um médito para puxar um
espinho, o médico que o puxa magoa o paciente. Isto não é considerado que ele
agora tenha mudado e esteja a fazer o mal. Em vez disso, o médico e o paciente,
que se amavam um ao outro anteriormente, ainda se amam até durante o doloroso
corte. Isto se chama “único.”
Unificado: Isto indica que Sua atitude
para a criação, é somente divulgar Sua unicidade, pois toda a agradabilidade,
toda a sabedoria, e toda a Dvekut (Adesão) são expressas nesta
unificação.
Aprendizagem
Material e Empirica
Aprendizagem material é conhecer a
abordagem do todo da realidade das pessoas, e suas maneiras de existência, e
maneiras de seu desenvolvimento, desde a primeira causa através de sua chegada
a este mundo, tanto de cima para baixo como de baixo para cima. A coisa
principal a saber sobre elas é a causa e consequência que se aplica a elas,
pois este é o retrato de toda a sabedoria, como a lei da natureza e a lei da
vida.
Aprendizagem
Prática
É a natureza desses graus que aquele que
alcança encontra neles tremendo prazer e deleite. Isto se prolonga literalmente
da sua chegada pela vontade do Superior, dado que os caminhos de Sua orientação
sobre a existência do mundo são atraves de não mais nem menos que duas forças
iguais, onde aquele que deseja seu trabalho, as atrai ao desfrutar durante o
trabalho e esse prazer as obriga a isso. Quando não querendo que elas
funcionem, um as repele ao sofrer, quando a criatura sofre durante o trabalho e
deste modo o abandona.
Esta lei é observada na totalidade pelos
animais e humanos, pois ela serve o propósito. Por esta razão, sua orientação
se torna complicada e deve mudar em todo e cada momento. Por vezes, a lei é
negada através da lei do hábito que se torna uma segunda natureza por ela.
A Natureza dos
Graus
A natureza dos graus daquele que alcança é
como a natureza dos animais. Isto é, a lei da recompensa e punição é observada
estritamente e inexoravelmente, e até o hábito não a altera.
DUAS PARTES NOS ESTUDOS
MATERIAIS
Há duas partes nos estudos materiais:: 1) realidade;
2) sua existência, a quantidade e qualidade de seu sustento, e como são elas alcançadas:
por quem e pelo quê. Por esta razão, há um sabor muito amargo nos espaços entre
os dois graus, e aqueles que os alcançam desprezam-os veementemente. É feito e
atraído sobre eles para que não permaneçam no meio, como no caso com os animais
mais simples. Contudo, por vezes aqueles que alcançam voltam para trás quando
se recordam o grande deleite que lá está.
KLIPá (Casca): NÃO SE
RETROCEDE NA ESPIRITUALIDADE
Quando eles regressam, isso é já um grau
diferente, e ele é chamado Klipá (casca) em relação ao grau
inicial.
DUAS PARTES NA APRENDIZAGEM
PRÁtica
Há duas partes na aprendizagem prática: a
primeira santidade; a segunda é Klipá. Por vezes, por certa razão,
os sábios, também, regressam ao lugar onde há o sabor de um grande deleite em
prol de fazerem alguma coisa. Contudo, prontamente o abandonam e retomam seu lugar.
Por esta razão, o retorno é chamado “santidade.”
E todavia, na maioria, somente os cobardes
e aqueles de fraco desejo lá retornam, desejando evitar passar pelo caminho
amargo entre os graus, então eles ficam presos lá porque não se conseguem
elevar à sua aspirada altura.
A Maneira do TRABALHO NOS NOMES
A maneira do trabalho nos nomes é medida
de muita agradabilidade. Nessa altura um consegue atrair esse espirito no seu
amigo, também, que fica muito inspirado. Com isso ele o consegue curar ou ordená-lo
e força-lo a fazer a sua vontade.
2. CABALA PRÁTICA
A Perda em Cada
Proliferação
Como acima explicámos, a respeito da
aprendizagem prática, que o Criador obriga a criatura através da luz do prazer
na obra que se veste nele. O que o Criador não quer, Ele previne através da luz
do sofrimento que se veste nele. Este é o sentido da perda em cada proliferação. “Quantas mais posses, maior a preocupação,” etc., dado
que há um limite para toda a vontade do Criador, pois Ele deseja muitas obras
na escada do desenvolvimento. Se não houvesse limite a cada prazer, a criatura
se tornaria submersa numa obra o resto da sua vida, e não teria subido os
graus. Por esta razão, a providência limita-a pela dor que resulta de qualquer
prazer excessivo.
Pagamento Animal e
Pagamento Humano
Há prazer imediato, no qual não há questão
de esperança, mas em vez disso ele é pago instantaneamente, e então há prazer
remoto, antecipado, cujo pagamento é aspirado para uma data tardia. O anterior é
chamado “Pagamento das Sensações,” e segundo é o “Intelectual”. O primeiro
aplica-se a todos os seres vivos, e sua conduta é sustentável e inviolável. O seguinte
é adequado somente ao humano examinador, e as maneiras são violadas. Isto assim
é porque uma vez que o pagamento é atrasado, ele se torna adequado a violações
e prevenções que o confundem na sua obra.
O Poder do
Pagamento É o Poder da Recompensa
Pagamento consciente, pagamento das
sensações: Estes são os pagamentos humano e animal, que são as duas forças da
Providência, pelas quais os animais fazem as tarefas que lhes são atribuídas
pela Sua Providência.
O Padrão para os
Sábios
Certamente, há muitos graus na espécie
humana, pois ela é medida pelo sentido de desenvolvimento de cada um, e pela
medida da retirada de um do mundo animal e para o mundo humano. Quando um é
insuficientemente desenvolvido, ele não consegue esperar o pagamento muito
tempo, e escolhe trabalhar com recompensa instantanea, até se por um preço mais
baixo. Uma pessoa mais desenvolvida pode esperar e escolher trabalhos que pagem
melhor, até se o pagamento vier passado muito tempo. Sabei que este é o padrão
para os sábios, pois isso depende do desenvolvimento material de cada um, e
qualquer um que possa prolongar o pagamento pode obter uma recompensa maior.
O Que É O Desenvolvimento?
Deste modo, vereis que a maioria daqueles
que aprendem, assim que completaram sua aprendizagem e podem desfrutar dos
frutos do seu trabalho, abandonam o estudo e saem para vender às pessoas e
serem recompensados. Mas a minoria, se restringem a si mesmos e continuam a
aprender, cada um de acordo com os seus talentos. Isto assim é porque eles
querem receber uma recompensa maior, tal para estarem entre os maiores na geração
ou inovadores. Naturalmente, passado algum tempo seus colegas ficam muito
ciumentos deles.
O Poder da Meta
Sabei que este é o padrão de
desenvolvimento das gerações, ou seja o poder de restringir e prolongar o tempo
de pagamento, e escolher a soma mais alta. Por esta razão, naquelas gerações
grandes inovadores proliferaram porque nas nossas gerações há alguns com este
tipo de talento. Seu esforço é imensurável porque seu sentido de restrição é
altamente desenvolvido, tanto para prolongar o tempo, e para se esforçar.
Poder Retornador ou “Poder Causal”
Não há movimento entre todos os animais
que não seja pago. Ele é chamado o “Poder da Meta,” e os graus são avaliados
somente de acordo com a sensação da recompensa, ou seja o desenvolvimento. Quanto
mais um é desenvolvido, mais ele sente. Assim, o poder da meta age em tal
pessoa a uma medida maior, e pode aumentar significativamente e melhorar o
seu esforço.
O segundo é o supramencionado, ou seja o “poder
da antecipação do tempo de pagamento.” Esse poder causal é avaliado por dois: o
primeiro é a sensação do preço. Essa sensação é a soma do preço, onde aquele
que é mais sensível é também mais caro e o poder causal é aumentado.
O segundo é o poder da espera por um tempo
posterior, pois um preço ainda mais alto requer ter um corpo mais desenvolvido,
que possa sentir o afastamento. Também, qualquer desenvolvimento que se revele
na espécie humana é somente nessas duas supracitadas sensações: a sensação do
preço e a sensação do afastamento, e a medida da sabedoria aumenta através
delas até ao seu pico.
Cabala Prática
Sabei que o governança das supracitadas
sensações é sentida principalmente naqueles que alcançam, uma vez que a
agradabilidade de cada grau é tão grande, e sua recompensa está sempre próxima,
então um não tem qualquer razão para estar em dor e trepar a um grau mais
elevado.
O Espírito do
Prazer e o Prazer Intelectual
Além do mais, há espírito e sabedoria
aqui, e eles são um. Mas em respeito ao receptor, que consiste de corpo e
mente, eles são sentidos como duas forças: o corpo tem um espírito calmo, e a
mente tem grande intelecto. Por esta razão, o corpo deve perder do seu espírito
quando ele sobe para receber conhecimento e razão.
3. A ESSÊNCIA DO MISTÉRIO E SEUS DEPARTAMENTOS
Abaixo, desejo dar ao leitor um
entendimento claro da proibição de usar Cabala prática, bem como bruxaria e
formas de esoterismo prevalecentes, em prol de fornecer uma base sonante da
qual prolongar investigação científica.
No nosso tempo, muitos académicos
mergulharam sobre este assunto, se esforçando para pousar uma base cientifica e
empirica sobre sob esta matéria. Certamente, eles lhe deram muito pensamento. No melhor do
meu conhecimento, não encontraram qualquer base cientifica que seja digna de
consideração devido a sua falta de conhecimento a respeito da origem deste
esoterismo, que a mente humana não consegue alcançar.
O que me trouxe a tocar sobre esse tópico
foi que vi a ignorância das massas em respeito a discernir tais matérias, os
causando a misturar várias formas de esoterismo. Por esta razão agora cheguei a
mostrar a origem e base deste tipo de esoterismo.
Já expliquei na parte um [aqui] que há
três partes na sabedoria do oculto, sendo material, figurativa e aprendizagem
prática. Na terceira parte, chamada “aprendizagem prática,” expliquei como os
Cabalistas práticos não trabalham de acordo com a natureza, dado que se
retiraram aos graus iniciais onde há bastante agradabilidade e doçura. Por esta
razão, seu espírito vital aumenta significativamente, tal como vedes entre as
pessoas vulgares, cuja forte força de vontade activa aquelas cujo desejo é mais
fraco, as forçando a agirem como desejam, e sem qualquer pensamento ou
entendimento, ou qualquer benefício para si mesmas, elas seguem e obedcem a
todo e cada seu desejo.
Similarmente, quando aquele que alcançou
se esforça para alcançar esses graus que redem maior vitalidade e espirito,
eles podem activa-lo nos seus amigos a certa medida, porque a natureza do
espiritual é como a natureza dos peixes no mar, onde o maior engole o mais
pequeno quando pensa nele. E aqui, somente através de actos, e o resto
certamente não é pensamento mas desejo e espírito, uma vez que um pensamento
não move até o próprio pensador, então como moverá outrem? Em vez disso, o
desejo recebe e é retratado de acordo com a imagem desse pensamento daquele com
o desejo maior, e age no mais pequeno. Os psicólogos definem-o como “poder do
pensamento,” mas é um erro porque é um desejo e não um pensamento.
Também, sabei que este poder activo é tão
poderoso que pode induzir imaginações no seu amigo à medida exacta que cada
pessoa tem o poder para imaginar na sua própria mente. E no que diz respeito a
dominação, é muito mais poderoso que aquele que imagina na sua própria mente. Isso
assim é porque aquele que retrata para si mesmo tem o poder da critica
intelectual ao contrário da imaginação. Se ele nega essa imaginação, essa
imaginação é enfraquecida e não consegue funcionar de todo.
Isto não assim é quando um é activado pelo
outro. Nessa altura, um está num estado de anarquia, sem qualquer trabalho da
sua própria máquina, chamada “o cérebro.” Por esta razão, nunca haverá qualquer
criticismo, mas a imaginação que ele obteve das outras obras nele como se ele há
muito tivesse concordado com isso de todo o coração, e acima de qualquer
criticismo, como se fosse uma espécie de conceito prévio.
Além do mais, um pode vestir e sugar o espírito
do seu amigo no interior até que ele sinta suas sensações, até a uma medida,
e até suas memórias, e as pode contemplar e determinar quais delas são desejáveis
e o notificar. É por isso que eles “negam o agregado do alto,” pois embora
somente os imundos tenham ido até eles, eles permanecem e usam-os
permanentemente, e intensificam seu espírito vital mais que sábios genuínos.
TRÊS TERÇOS NA OCULTAÇÃO DA SABEDORIA
Há três terços na ocultação da sabedoria
da verdade. O primeiro é desnecessária; o segundo é impossível; e o terceiro é “A
glória de Deus está na ocultação de uma matéria.” Eu os clarificarei um de cada
vez.
O Primeiro Terço: Desnecessária
Esta parte não tem perda nela de todo, é
claro, senão na questão da limpeza de mente, uma vez que descobrimos que a
trivialidade é o mais danoso sabotador. Todos os destruidores do mundo são
pessoas da “trivialidade”, ou seja contemplam assuntos triviais e anunciam anúncios
triviais. É por isso que não aceitamos um discípulo antes que ele tenha jurado
se remover a si mesmo destes sabotadores.
Terceiro Terço:
Impossível
Esta parte, é claro, não exige voto. Contudo,
porque é possível a divulgar por palavras erradas, e tomar orgulho nela aos
olhos das massas, ela está incluída no voto, também.
Terceiro Terço: A Glória de Deus Está Na Ocultação de
uma Matéria
Esta parte é a mais grave na ocultação,
pois ela causou muitas casualidades. Sabei que todos os feiticeiros que alguma
vez houveram, e todos os astutos, vieram somente de tais divulgações, onde
discípulos imaturos erraram nas matérias e saíram para ensinar a qualquer um
que se cruzasse com eles, sem considerar se eles eram dignos disso. Eles saíram
e usaram a sabedoria para propósitos humanos, por cobiça e honra, e levaram as
santidades do Senhor para o secularismo e para a rua. Isto é o que se chama “Cabala
prática.”
Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam), IN
Frutos de Sabedoria