Humildade significa que em todas as
maneiras, em acção e em mente, um se anula a si mesmo perante o outro. Isto
significa que ele deve também anular sua razão perante seu amigo.
Há interioridade, e há exterioridade. Elas são chamadas
“revelado” e “oculto,” “acto” e “pensamento.” Algo que todos podem ver pertence
à parte da acção, mas o pensamento não está revelado. É por isso que o
pensamento é considerado interior, ou seja que ele está na interioridade do
homem. Mas um acto é considerado exterioridade, onde há um pensamento interior
dentro dele.
Assim, quando um se tem de anular perante o seu amigo, isso
não é realmente considerado anulação, senão de duas maneiras, em pensamento e
em acção.
Não é necessariamente o acto, mas sua mente, também, deve
ser revogada, e ele deve dizer que a visão do seu amigo é mais importante que a
sua própria visão. Inversamente, isso não é considerado anulação. Quando ele
apresenta anulação perante seu amigo, nada é senão sicofantismo [lisonja], ou
seja que por fora parece que o seu amigo é mais importante, mas por dentro, ele
sabe que o seu amigo não está sequer perto do seu nível.
Rav Baruch
Ashlag (RABASH), in Dargot HaSulam