Não inovamos nada. Nosso trabalho é somente iluminar o que está escondido dentro do homem.
Rabbi Menahm Mendel de Kotzk
O mesmo com aquele a quem foi concedida a dádiva de saber que ele é o filho do Criador; nenhuma mudança foi feita na sua própria realidade mas na consciência que ele não tinha anteriormente.
Baal HaSulam, Os Escritos da Última Geração
Na profundeza da existência da vida realista reside a resposta, pois ela precede o mundo. Antes do pecado, seu arrependimento já estava preparado. Logo, não há nada tão certo no mundo como o arrependimento. No próprio fim, todos regressarão à correcção.
Rav Raiah Kook, Orot HaTshuva [Luzes do Arrependimento],
Capítulo 6, Item 2
Não há nada mais natural que entrar em contacto com o nosso Fazedor, pois Ele é dono da natureza. De facto, toda a criatura tem contacto com seu Fazedor, como está escrito, “A terra inteira está cheia de Sua glória,” e não que um não o saiba e não o sinta.
Na realidade, aquele que alcança contacto com Ele só alcança a consciência. É como se um tivesse um tesouro no seu bolso, e ele não soubesse. Juntamente vem outro que o deixa saber do que está no seu bolso, e agora ele se tornou rico. Todavia, não há nada de novo aqui, nenhuma causa para excitação. De facto, nada foi acrescentado.
Baal HaSulam, “A Solução”
O Criador reside verdadeiramente dentro do coração de cada pessoa de Israel, e isso é do Seu lado. Assim, de que carece um? Somente saber isso. E o conhecimento muda, e o conhecimento completa.
Baal HaSulam, O Fruto de Um Sábio, Vol. 1, “Carta nº 32”
Tudo está disposto em avançado e toda e cada alma está já em toda a sua Luz, bondade, e eternidade. É somente pelo pão da vergonha que a alma saiu restringida até que ela se veste no corpo lamacento, e por seu poder retorna ela à sua raiz anterior à restrição, com ela sendo recompensada pelo todo da jornada terrível que ela realizou. E a inteira recompensa é a verdadeira Dvekut[adesão]. Isto significa que ela se livrou do pão da vergonha porque seu vaso de recepção de tornou um vaso de doação e sua forma é igual à de seu Fazedor.
Baal HaSulam, Carta nº 25
Semelhante a um professor e um estudante, onde o único propósito do professor é fornecer ao estudante o poder de ser como ele, e ensinar outros estudantes como ele. Similarmente, o Criador tem contentamento quando Suas criações criam e se renovam, como Ele. Certamente nosso inteiro poder de renovação e desenvolvimento não é verdadeira inovação. Mas em vez disso, ele é uma espécie de emulação que corresponde ao funcionamento da natureza.
Baal HaSulam, “O Sentido da Concepção e Nascimento”
A coisa é que pelo próprio pensamento de criar as almas, Seu pensamento completou tudo, pois Ele não precisa de uma acção, como nós. Instantaneamente, todas as almas e mundos que foram destinados a ser criados, emergiram preenchidos com todo o deleite e prazer e a gentileza que Ele havia planeado para eles, na perfeição final que todas as almas foram destinadas a receber no fim da correcção, depois da vontade de receber nas almas ter sido totalmente corrigida e se ter tornado pura doação, em completa equivalência de forma com o Emanador.
Isto assim é porque na Sua Eternidade, passado, presente, e futuro são como um. O futuro é como o presente e não há tal coisa como tempo n'Ele. Assim, nunca ouve um problema de uma vontade de receber corrupta no seu estado separado de Ein Sof.
Pelo contrário, essa equivalência de forma, destinada a ser revelada no fim ad correcção, apareceu instantaneamente no Infinito. E nossos sábios disseram sobre isso: “Antes do mundo ter sido criado e havia Ele é Um e Seu Nome Um,” pois a forma separada na vontade de receber não havia sido revelada na realidade das almas que emergiram no Pensamento da Criação. Em vez disso, elas estavam apegadas a Ele em equivalência de forma por meio de, “Ele é Um e Seu Nome Um.”
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” 13