Torá refere-se à Luz vestida na Torá, ou seja, como nossos sábios disseram, "Eu criei a inclinação do mal, Eu criei a Torá como tempero." Isto refere-se à Luz nela, dado que a Luz nela a reforma.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 6,
“O Que É Apoio na Torá no Trabalho”
A Torá é o único tempero para anular e subjugar a inclinação do mal, como nossos sábios disseram, "A Luz nela os reformou."
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
Uma pessoa, nasce com a vontade de receber e desejando a corrigir para em prol de doar, que é sabido ser contra a natureza, tem somente um conselho: Somente através da Luz da Torá pode ela se inverter para ser em prol de doar.
Rabash, Os Degraus da Escada,
“O Que É Torá e Trabalho no Caminho do Criador”
A coisa mais importante é ser recompensado com Dvekut [adesão] com o Criador, que é chamado "um vaso de doação," ou seja equivalência de forma. E foi por isso que o remédio da Torá eMitzvot foi dado, para que através disso sejamos capazes de sair do amor-próprio e alcançar o amor aos outros.
Rabash, Os Degraus da Escada,
“Qual É a Substância do Escárnio e Contra Quem É Ela?”
Nossos sábios disseram, "Eu criei a inclinação do mal, Eu criei a Torá como tempero," ou seja que a Luz tempera a inclinação do mal. Por outras palavras, o Criador fornece a força ao desejo de receber para fazer todas as suas acções pelo bem do Criador.
Rabash, Os Degraus da Escada,
“Como Eu sou Livre, Vós Sois Livres”
A Torá na qual nós nos envolvemos é em prol de subjugar a inclinação do mal, para alcançar Dvekut[adesão] com o Criador: para que todas as acções de um sejam somente em prol de doar. Sozinho, é impossível que um seja capaz de ir contra a natureza, dado que a matéria de mente e coração, na qual um deve ser complementado, necessita de receber assistência, e essa assistência é através da Torá, como nossos sábios disseram, “Eu criei a inclinação do mal, eu criei a Torá como tempero.” Isto assim é porque enquanto se envolvendo nela, a Luz nela os reforma.
Rabash, Os Degraus da Escada,
“O Que São Torá e Trabalho no Caminho do Criador”
O homem foi criado com a vontade de receber prazer para si mesmo, chamada "a vontade de receber para o seu próprio benefício." É nos dito que um tem de anular essa vontade de receber prazer e adquirir um novo Kli [vaso], chamado “a vontade de doar.” Nem toda a pessoa é recompensada com ele, ou seja com a habilidade de adquirir Kelim [vasos] adequados nos quais a Luz Superior possa residir.
Para que um alcance a vontade de doar, nossos sábios disseram (Kiddushin 30), "Eu criei a inclinação do mal, Eu criei para ela a Torá como tempero," ou seja que especificamente através da Torá, um pode alcançar os Kelim de doação.
Rabash, Os Degraus da Escada, “A Importância da Fé”
Como pode um alcançar completa equivalência de forma, para que todas as suas acções sejam para dar aos outros, enquanto a própria essência do homem é somente receber para si mesmo? Por natureza, somos incapazes de fazer até a coisa mais pequena para beneficiar os outros...
Certamente, admito que esta é uma coisa muito difícil. Um não consegue mudar a natureza da sua própria criação, que é somente de receber para si mesmo, muito menos inverter a sua natureza de uma extremidade para a outra, ou seja não receber coisa alguma para si mesmo, mas em vez disso agir somente para doar.
Todavia, foi por isso que o Criador nos teu Torá e Mitzvot, que nos foi mandado fazer somente em prol de doar contentamento sobre o Criador. Não tivesse sido o envolvimento em Torá e Mitzvot Lishmá (em Seu Nome), para trazer contentamento ao Criador com eles, e não nos beneficiar a nós mesmos, não teria havido táctica no mundo que nos ajudasse a inverter nossa natureza.
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
Através do remédio natural do envolvimento em Torá e Mitzvot Lishmá, que o Dador da Torá conhece, como nossos sabios escreveram (Kidushin 30b), “O Criador diz, ‘Eu criei a inclinação do mal, Eu criei para ela a Torá como tempero.’” Logo, essa criatura desenvolve-se e marcha apara cima nos graus da supramecionada exaltação, até que ela perca todos os remanescentes de amor-próprio e todos os Mitzvot no seu corpo sobem, e ela realiza todas as suas acções somente para doar, para que até a necessidade que ela recebe flui na direcção da doação, para que ela possa doar.
Baal HaSulam, Matan Torá [A Doação da Torá], Item 12
Assim, nós vemos que o trabalho principal que devemos fazer, para alcançar o propósito para o qual o mundo foi criado — de fazer o bem às Suas criações — é de nos qualificarmos a nós mesmos para adquirir vasos de doação. Esta é a correcção para tornar o presente do Rei completo, para que eles não sintam vergonha sob a recepção dos prazeres. E todo o mal em nós nos remove do bem que estamos destinados a receber.
Nos foi dado o remédio da Torá e Mitzvot de modo a alcançar esses Kelim. Este é o sentido odo que nossos sábios disseram (Kidushin, 30), “O Criador diz, ‘Eu criei a inclinação do mal, Eu criei para ela o tempero da Torá,’ pelo qual ele perderá todas as centelhas de amor-próprio dentro dele e será recompensado em ser somente para doar contentamento sobre seu Fazedor.”
Rabash, Os Degraus da Escada,
“Qual É a Substância do Escárnio e Contra Quem É Ela?”
Ao não ser capaz de sair da vontade de receber para si mesmo e sentir a necessidade pela ajuda do Criador, uma necessidade nasce de ser assistido pelo Criador. A ajuda do Criador é através da Torá, porque a Luz nela o reforma, ou seja ele recebe vasos de doação.
Rabash, Os Degraus da Escada,
“Qual É a Base sobre a qual Santidade É Construída”
Nossos sábios disseram, “O Criador disse, ‘Eu criei a inclinação do mal, Eu criei a Torá como tempero,’” ou seja que a Torá e Mitzvot temperam a inclinação do mal, para lhe dar sabor, pois a inclinação do mal é chamada a vontade de receber.
Quando é para si mesmo, ela é insípida, pois a restrição está sobre ela, e ela permanece como um espaço vazio. Mas através de Torá e Mitzvot, um alcança a intenção de doar, com este vaso, chamado "vontade de receber," um recebe todo o deleite e prazer.
Rabash, Os Degraus da Escada, “A Respeito da Meta”
Nossos sábios disseram, “Eu criei a inclinação do mal, Eu criei a Torá como tempero” (Babba Batra, 16). A questão do tempero é como nossos sábios disseram, “Se ao menos eles Me deixassem e mantivessem Minha Torá, a Luz os reformaria” (Yerushalmi, Hagiga, 6b). Assim, que há um poder na Torá de reformar uma pessoa, se referindo ao mal dentro do homem, ou seja fazer a vontade de receber ser em prol de doar.
Rabash, Os Degraus da Escada, “O Homem É Criado na Torá”
Nós vemos que o propósito de criar os mundos e as almas foi inteiramente com uma intenção: de corrigir tudo para ser em prol de doar, que é chamado Dvekut [adesão], “equivalência de forma.” O Criador disse sobre a Torá, “Eu criei a inclinação do mal, Eu criei o tempero.” Por outras palavras, depois de uma pessoa receber a Torá como tempero, a inclinação do mal é corrigida para ser em prol de doar, como está escrito em O Zohar, “O anjo da morte se tornará um anjo sagrado.”
Rabash, Os Degraus da Escada,
“O Que É Torá e Trabalho no Caminho do Criador”