Claramente, Rashbi compôs O Livro do Zohar de acordo com a iluminação que o alcançou quando se corrigia na gruta ... É uma grande e admirável composição, divulgando os segredos em maior profundidade que a própria Torá, e isto é chamado revelar a Torá na sua interioridade.
O Ramchal, Adir BaMarom [O Poderoso no Alto], 24
Somente durante os dias de Rashbi, passados 13 anos de estar na gruta, os portões da sabedoria se abriram sobre ele, para brilhar para toda a Israel até ao fim dos dias.
O Ramchal, Adir BaMarom [O Poderoso no Alto], 13
Rashbi e sua geração, os autores de O Zohar, foram concedidos com todos os 125 graus em completude, embora isso tenha sido antes dos dias do Messias. Diz-se sobre ele e seus discípulos: "Um sábio é preferível a um profeta." Assim, frequentemente encontramos em O Zohar que não haverá nenhuma como a geração de Rashbi até à geração do Rei Messias. É por isso que sua composição fez tamanho grande impacto no mundo, dado que os segredos da Torá nele ocupam o nível de todos os 125 graus.
Baal HaSulam, “Um Discurso para a Conclusão de O Zohar”
Nunca teríamos o poder de despojar a Torá de sua roupagem, não fosse Rashbi e seus amigos.
Ramak, Conhecei o Deus de Vosso Pai, 16
E Rabi Shimon Bar-Yochai revelaria os segredos da Torá, e seus amigos escutariam sua voz, se juntando a ele na sua composição, cada um respondendo a sua parte. Tal como o Mishná foi escrito pelos Tana'im, onde nosso Rabi combinou todos os seus pensamentos e os tornou O Livro do Mishná.
Similarmente, Rabi Shimon Bar-Yochai quis que um livro fosse escrito que abrangesse todos os ensaios dos estudantes no seu seminário, que o livro fosse composto a respeito da Torá. Pois as composições falam de questões individuais, mas O Zohar, que foi feito a respeito da Torá, é chamado "A grande abertura da plenitude da Torá." E aqui, Rabi Shimon Bar-Yochai instruiu a Rabi Abba para ser o escritor e organizador de todas as palavras dos sábios, que os estudantes do seminário diriam, quando quer e onde quer que estivessem, para ordenar tudo de acordo com a ordem da Torá.
O Ramchal, Adir BaMarom [O Poderoso no Alto], 24