Baal HaSulam, “Introdução a o Livro do Zohar,” Item 18
O propósito da criação, de todos os mundos, foi somente para o homem.
Baal HaSulam, “Introdução a o Livro do Zohar,” 39
A meta desejada do Criador para a Criação que Ele criou é de doar sobre Suas criaturas, para que elas venham a conhecer Sua veracidade e grandeza, e recebam todo o deleite e prazer que Ele preparou para elas.
Baal HaSulam, “Introdução a o Livro do Zohar,” 39
Todas as condutas da Criação, em todo o seu canto, entrada e saída, estão preordenadas pelo propósito de nutrir a espécie humana do seu meio, para melhorar suas qualidades até que ela possa sentir a Divindade como um sente o seu amigo. Estas ascensões são como degraus de uma escada, ordenados grau após grau até que seja completado e alcance seu propósito.
Baal HaSulam “A Essência da Religião e Seu Propósito”
Qual foi o propósito para o qual o Criador criou este lote? Certamente, é para o elevar a um grau Superior e mais importante, para sentir seu Deus como na sensação humana, que já lhe é dada. E como um conhece e sente os desejos do seu amigo, também ele aprenderá os caminhos do Criador.
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
A meta do Criador do tempo em que Ele criou Sua Criação é de revelar Sua Divindade aos outros. Isto é porque a revelação de Sua Divindade alcança a criatura como um abundante tesouro que está sempre a crescer até que alcance a medida desejada.
E com isso, os inferiores sobem com verdadeiro reconhecimento e se tornam um coche para Ele, e se apegam a Ele, até que alcancem sua completude final: "Nem o olho viu um Deus além de vós"
Baal HaSulam, “A Doação da Torá,” Item 6
A realidade do homem é construída com profunda e interminável sabedoria. O Criador criou uma criatura muito grandiosa, mais alta que os altos ainda, e todos são necessários nas suas posições, pois nada é supérfluo e tudo é baseado na pedra basilar fundamental, que é que o Criador deseja do trabalho do homem é que ele corrija as carências da criação, se elevar a si mesmo, elevação por elevação, até que ele se apegue a Sua santidade. Lá onde todos os problemas de afastamento d'Ele se encontram, bem como todas as suas gerações, e todas as matérias para se aproximarem d'Ele e todas as suas gerações. Certamente, todas elas são matérias grandes e profundas e estão destinadas a encarnar sob grandes circunstâncias para alcançar a completude inclusiva.
Ramchal, Daat Tevunot (Conhecimento da Inteligência)
O homem foi feito para levantar os Céus.
Rabi Menachem Mendel de Kotzk
O propósito da Criação é inestimável, pois uma minúscula centelha tal como a alma de uma pessoa consegue subir na sua realização mais Alto que os anjos ministradores.
Baal HaSulam, “Uma Criada que É Herdeira de Sua Senhora”
O propósito da criação do mundo é a revelação do Seu Reino, pois não há rei sem uma nação.
Rabi Shneor Zalman de Liadi, O Tanya,
“Shaar HaYehud VeHa’Emuna [Portão da Unificação e Fé],” Capítulo 7
Nossa meta final é estarmos qualificados para adesão com Ele — para que Ele resida dentro de nós.
Baal HaSulam “A Essência da Religião e Seu Propósito”
O propósito da alma quando ela vem para o corpo é alcançar retornar a sua raiz e se apegar a Ele, enquanto vestida no corpo, como está escrito, "Amai o Senhor vosso Deus, caminhai em todos os Seus caminhos e vos apegai a Ele."
Baal HaSulam, “Cartas,” Carta nº 17
Toda a pessoa está obrigada a alcançar a raiz de sua alma.
Baal HaSulam, “A Mente Actuante”
Sucede-se que o propósito da inteira Criação é que as inferiores criaturas sejam capazes, ao manter Torá e Mitzvot, subirem sempre acima, sempre se desenvolvendo, até que sejam recompensadas comDvekut com seu Criador.
Baal HaSulam, “A Doação da Torá,” Item 6
O sentido das almas dos filhos de Israel é que elas são uma parte de Deus Acima. A alma cascateou por meio de causa e consequência e desceu grau após grau até que ela se tornou adequada para vir para este mundo e vestir o imundo corpo corpóreo.
Ao manter a Torá e observar seus Mitzvot, ela ascende grau após grau até sua estatura ser completada, e ela seja digna de receber sua recompensa do Inteiro. Isto foi preparado para ela em avançado, ou seja alcançar a sagrada Torá por meio dos Nomes do Criador, que são os 613 depósitos.
Baal HaSulam, “Introdução ao livro, Da Boca de um Sábio”
Todos os mundos, Superiores e inferiores e tudo dentro deles, foi criado somente para o homem. Isto assim é porque todos estes graus e mundos vieram somente para complementar as almas na medida de Dvekutque elas careciam em respeito a o Pensamento da Criação.
No princípio, elas foram restringidas e penderam abaixo, grau após grau e mundo após mundo, abaixo até ao nosso mundo material, para trazer a alma para um corpo deste mundo, que é inteiramente para receber e não para doar, como animais e bestas. Está escrito, “Um potro de um asno selvagem nasce homem.” Isto é considerado a completa vontade de receber, que não tem nada na forma de doação. Nesse estado, o homem é considerado como o completo oposto d'Ele, e não há maior afastamento que esse.
Posteriormente, através da alma que se veste dentro de um, ele se envolve em Torá e Mitzvot. Gradual e lentamente, de baixo para Cima, ele obtém a mesma forma de doação que seu Fazedor, através de todos os discernimentos que pendiam de Acima para baixo, que são senão graus e medidas na forma do desejo de doar.
Cada grau Superior significa que ele está mais longe da vontade de receber, e mais próximo de ser somente para doar. No final, é concedido a um ser inteiramente para doar e não receber coisa alguma para si mesmo. Nessa altura, um é completado com verdadeira Dvekut com Ele, pois esta é a única razão pela qual o homem foi criado. Logo, todos os mundos e tudo neles foi criado somente para o homem.
Baal HaSulam, “Introdução ao Prefácio à Sabedoria da Cabala,” Item 9
Jóias de Sabedoria