Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
Todas as interpretações de O Livro do Zohar antes das nossas não clarificaram tanto quanto dez por cento dos difíceis locais em O Zohar. E no pouco que elas clarificaram, suas palavras são praticamente tão obtusas como as palavras de o próprio O Zohar.
Mas na nossa geração nós fomos recompensados com o comentário Sulam (Escada), que é uma completa interpretação de todas as palavras de O Zohar. Além do mais, não só ele não deixa uma questão obscura em todo o Zohar sem a interpretar, mas as clarificações são baseadas numa análise directa, a qual qualquer estudante intermédio pode compreender. E dado que O Zoharapareceu na nossa geração, é uma clara prova que nós estamos prontos nos dias do Messias, no início da geração sobre a qual foi dito, "pois a terra estará cheia do conhecimento do Senhor."
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
E quem melhor que eu sabe que não sou de todo digno de sequer ser um mensageiro e um escriba para divulgar tais segredos, e muito menos os cuidadosamente compreender. E porque o Criador o assim fez a mim? É porque a geração é digna disso, pois ela é a última geração, que se encontra no limiar da redenção completa, ela é digna de começar a escutar a voz do Shofar do Messias, que é o revelar dos segredos, como já foi explicado.
Baal HaSulam, “O Shofar [chifre] do Messias”
Estou feliz por ter nascido em tal uma geração em que é permitido divulgar a sabedoria da verdade. E caso você questione, "Como sei eu que é permitido?" Eu lhe responderei que me foi dada permissão para divulgar. Até agora, os caminhos pelos quais era possível se envolver publicamente e explicar completamente cada palavra não haviam sido revelados a qualquer sábio ... E foi isto o que o Criador me deu à mais completa medida. Consideramos-o como dependente não da grandeza do sábio, mas da grandeza da geração, como nossos sábios disseram, "Pequeno Samuel era digno, etc., mas sua geração era indigna.” Foi por isso que disse que ao ser recompensado com a maneira de divulgar a sabedoria é devido a minha geração.
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
Dado que o todo da sabedoria da Cabala fala da revelação do Criador, naturalmente, não há ensinamento mais bem sucedido para a sua tarefa. Foi para isto que os Cabalistas se direccionaram - de a organizar para que seja adequada para estudar. E então eles estudaram nela até ao fim do tempo de ocultação (foi concordado ocultá-la por uma certa razão). Contudo, isto foi apenas por certo tempo, e não para sempre, como está escrito em O Zohar, “Esta sabedoria está destinada a ser revelada no fim dos tempos, e até a crianças.”
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
A proibição do Alto de se abster de estudo aberto na sabedoria da verdade foi durante um período limitado, até ao fim de 1490. Desta forma é considerada a última geração, na qual a proibição foi levantada e foi concedida se envolver em O Livro do Zohar. E desde o ano 1540, que tem sido um grande Mitzvá (preceito) para as massas estudarem, velhos e jovens. Uma vez que o Messias está destinado a chegar como resultado, e por nenhuma outra razão, é desapropriado ser negligente.
Rabi Avraham Ben Mordechai Azulai, Introdução ao livro,
Ohr HaChamá [Luz do Sol] 81
Rashbi e sua geração, os autores de O Zohar, que foram concedidos todos os 125 graus em completude, embora tenha sido antes dos dias do Messias. Foi dito sobre ele e seus discípulos: "Um sábio é preferível a um profeta." Logo, encontramos com frequência em O Zoharque não haverá nenhuma como a geração de Rashbi até à geração do Rei Messias. É por isto que a sua composição fez tal grande impacto no mundo, uma vez que os segredos da Torá nela ocupam o nível de todos os 125 graus.
Então, diz-se em O Zohar que O Livro do Zohar será revelado apenas no Fim dos Dias, os dias do Messias. Isto é assim pois nós já dissemos que se os graus dos estudantes não estão na completa medida do grau do autor, eles não irão compreender suas intimações, uma vez que eles não têm uma realização comum.
E uma vez que o grau dos autores de O Zohar está no completo nível dos 125 graus, eles não podem ser alcançados antes dos dias do Messias. Segue-se que não haverá realização comum com os autores de O Zohar nas gerações precedentes aos dias do Messias. Logo, O Zohar não podia ser revelado nas gerações antes da geração do Messias.
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
Confiai e sabei, meu irmão, que as anteriores gerações e nos dias iniciais, aqueles do quinto milénio, não são como aquelas gerações e aqueles dias. Nesses dias, os portões da sabedoria estavam fechados e trancados. Assim, os Cabalistas eram somente uns poucos.
Isto não é assim neste sexto milénio, quando os portões das Luzes, os portões da Misericórdia foram abertos, dado que ela está perto do fim dos dias. Agora é uma alegria de Mitzvá (boa acção) e grande contentamento aos olhos do Criador tornar a glória de Seu Reino conhecida para sempre. Especialmente agora, os escritos sagrados de Ari Luria foram impressos, que abriram para nós os portões da Luz que estiveram selados e trancados por um milhar de chaves desde tempos imemoriais, e todas as suas palavras são palavras do Deus vivo, baseadas no Profeta Elias, permissão do qual ele revelou o que revelou. Assim, agora não há obstáculo e perigo perante nós, tal como com a revelada.
Rabi Pinchas Eliahu Ben-Meir, Sefer HaBrit
[Livro do Convénio] Parte 2, Ensaio nº 12, Capitulo 5
Quando os dias do Messias se aproximarem, até crianças no mundo encontrarão os segredos da sabedoria, conhecendo neles o fim e os cálculos da redenção. Ao mesmo tempo, ela será revelada para todos.
O Livro do Zohar com o comentário Sulam [Escada],
VaYerá, Item 460