Amor de amigos que é construído sobre a base do amor aos outros, pelo qual eles podem alcançar o amor ao Criador, é o oposto do que é normalmente considerado amor de amigos. Por outras palavras, amor aos outros não significa que os amigos me amem a mim. Em vez disso, sou Eu que devo amar os amigos.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“O Que Procurar na Assembleia de Amigos”
Cada um deve tentar trazer para a sociedade um espírito de vida e esperança, e infundir energia na sociedade. Assim, cada um dos amigos será capaz de dizer a si mesmo, "Agora estou a começar uma folha branca no trabalho." Por outras palavras, antes de ele ter vindo à sociedade ele estava desiludido com o progresso na obra de Deus, mas agora a sociedade o preencheu de vida e esperança.
Logo, através da sociedade ele obteve confiança e a força para superar porque agora ele sente que ele consegue alcançar a completude. E todos os seus pensamentos — que ele enfrentava uma alta montanha que não podia ser conquistada, e que estas são formidáveis obstruções — agora ele sente que elas não são nada. E ele recebeu tudo da sociedade porque todo e cada um tentou instar o espírito de encorajamento e a presença de uma nova atmosfera na sociedade.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“O Que Procurar na Assembleia de Amigos”
Cada estudante deve exaltar as virtudes de cada amigo e o estimar como se ele fosse o maior da geração. Então o meio o afectará como um meio suficientemente grande, dado que a qualidade é mais importante que a quantidade.”
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“O Que Procurar na Assembleia dos Amigos”
Cada estudante deve sentir que ele é o menor entre todos os amigos, e então ele será capaz de receber a valorização da grandeza de todos. Isto assim é porque o maior não consegue receber do menor, muito menos ser impressionado por suas palavras. Somente o inferior é impressionado pela valorização ao grande.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“A Respeito da Importância dos Amigos”
Deve haver cuidadosa guarda na sociedade, desaprovando frivolidade entre eles, dado que frivolidade arruína tudo.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
Em vez disso, é uma pessoa que pode ajudar outra ao ver que o seu amigo está em baixo. Está escrito, "Um não se liberta a si mesmo de aprisionamento." Em vez disso, é o seu amigo que consegue levantar seu humor. Isto significa que o amigo de um o levanta do seu estado para um estado de vivacidade. Então um começa a adquirir confiança e prosperidade uma vez mais na vida, e ele começa como se sua meta agora está próxima dele.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“Eles ajudaram Cada Um Seu Amigo”
Aqueles que concordaram entre eles se unirem num grupo compreenderam que não há assim tão grande distância entre eles no sentido que eles compreendem a necessidade de trabalhar em amor aos outros. Desta forma, cada um deles será capaz de fazer concessões em favor dos outros, e eles se conseguem unir ao redor disso.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“Faz para ti mesmo um Rav e Compra Para Ti Mesmo um Amigo (2)”
Para serem integradas uma na outra, cada pessoa deve se anular a si mesma perante as outras. Isto é feito ao ver os méritos dos amigos e não seus defeitos. Mas aquele que pensa que ele é um pouco mais alto que os amigos não se consegue mais se unir com eles.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
É um grande esforço quando um deve julgar os amigos a uma escala de mérito, e nem todos estão prontos para isso.
Por vezes, é ainda pior. Por vezes, uma pessoa vê que seu amigo é desrespeitoso para ele. Ainda pior, ele escuta um rumor escarnecedor, ou seja que ele escutou de um amigo que esse amigo, que é chamado assim e assado, disse sobre ele coisas que não tão gentis que os amigos digam uns sobre os outros. Agora ele tem de se subjugar a si mesmo e o julgar a uma escala de mérito. Isto, certamente, é um grande esforço…
Desta forma, quando uma pessoa faz um esforço e o julga a uma escala de mérito, isso é um Segulá[remédio/poder/virtude], onde pelo trabalho que uma pessoa faz, que é chamado "um despertar de baixo," lhe é dada força do alto para ser capaz de amar todos os amigos sem excepção.
Isto é chamado, "Compra para ti mesmo um amigo," que uma pessoa deve fazer um esforço para obter o amor aos outros.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“O Que Procurar na Assembleia dos Amigos”
Sucede-se que todo e cada um deve ser atento e pensar como pode ele ajudar o seu amigo a levantar seu humor, porque a respeito do humor, qualquer um consegue encontrar um lugar necessitado no seu amigo, que ele pode preencher.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“Eles ajudaram Cada Um Seu Amigo”
Aquele que pensa que está a enganar seu amigo, está realmente a enganar o Criador, dado que além do corpo do homem há somente o Criador. Isto é porque é da essência da criação que o homem é chamado "criatura" somente em respeito a si mesmo. O Criador quer que o homem sinta que ele é uma realidade separada d'Ele; mas à parte disso, é tudo "a terra inteira está cheia de Sua glória."
Assim, quando mentindo a seu amigo, um está a mentir ao Criador; e quando entristecendo o nosso amigo, um está a entristecer o Criador.
Baal HaSulam, Shamati[Eu Escutei], Artigo nº 67,
“Abandona o Mal”