Nossos sábios já disseram, “Vós não tendes uma geração sem tais como Abraão, Isaac e Jacob.”
Baal HaSulam, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot,” Item 8
Em todas as matérias, pois nós estaremos perdidos até na literal sem assistência dos Cabalistas. A eles nos dobraremos, e todas essas matérias serão reveladas a nós.
O Livro da Educação, Parashá Terumá
Maimónides já deu uma verdadeira alegoria sobre isso: Se uma linha de mil cegos percorrem o caminho, e há pelo menos um líder entre eles que consegue ver, eles estão certos de tomar o caminho certo e não cair nos poços e obstáculos, uma vez que eles seguem o que vê que os conduz. Mas se essa pessoa falta, eles estão certos a tropeçar em cada obstáculo no caminho, e todos cairão para o abismo.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 57
Assim, cada pessoa tem a escolha de ir para um lugar onde há justos. Um pode aceitar sua autoridade, e então ela receberá todos os poderes que ela carece pela natureza de suas próprias qualidades. Ela o receberá dos justos. Este é o benefício em "os plantou em cada geração," para que cada geração tenha alguém para quem se voltar, se apegar, e de quem receber a força necessária para subir ao grau de um justo. Logo, eles, também, subsequentemente se tornam justos.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 99
A maneira mais bem sucedida para aquele que deseja aprender a sabedoria é procurar um Cabalista genuíno e seguir suas instruções, até que um seja recompensado com entender a sabedoria na sua mente, ou seja o primeiro discernimento. Posteriormente, um será recompensado com sua transmissão de boca para boca, que é o segundo discernimento, e depois disso, compreender em escrita, que é o terceiro discernimento. Então, um terá herdado toda a sabedoria e seus instrumentos do seu professor com facilidade, e sera deixado com todo o seu tempo para se desenvolver e expandir.
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
Através de aderir aos sábios discípulos, é possível receber algum apoio. Por outras palavras, somente um sábio discípulo o pode ajudar, e nada mais. Até, se ele for grande na Torá, ele ainda será chamado "um plebeu," se ele não tiver sido recompensado com aprender da boca do Criador.
Assim, um se deve render perante um sábio discípulo e aceitar o que o sábio discípulo coloca sobre ele sem quaisquer argumentos, mas por meio de acima da razão.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 105
Embora um tenha uma alma, ele não está pronto para O conhecer, "Até que o espírito seja derramado sobre ele do alto." Contudo, um deve dar ouvidos e escutar as palavras dos sábios, e acreditar neles de todo o coração.
Baal HaSulam, Carta nº 19
Embora nossos sábios e seus ensinamentos nos tenham dado na Cabala, com isso, eles são testemunhas confiáveis, testemunhas oculares, e nada mais. Contudo, eles ensinam-nos o caminho com que foram recompensados para serem testemunhas oculares. Quando compreendermos, nossa sabedoria será como a sua e nós alcançaremos uma verdadeira e real base, com um eterno e glorioso edifício construído sobre ela.
Baal HaSulam, “O Remédio da Memória”
Uma vez que o mais desenvolvido na geração é certamente o indivíduo, segue-se que quando o público se quer livrar a si mesmo da terrível agonia e assumir desenvolvimento consciente e voluntário, que é o caminho da Torá, eles não têm escolha senão se subjugar a si mesmos e a sua liberdade física à disciplina do indivíduo, e obedecer às ordens e remédios que ele lhes oferecerá.
Baal HaSulam, “A Liberdade”
No que diz respeito à vida espiritual, não há obrigação natural para o indivíduo se reger pela sociedade de qualquer maneira. Pelo contrário, aqui se aplica uma lei natural sobre o colectivo, de se subjugar a si mesmo ao indivíduo.
Baal HaSulam, “A Liberdade”
As profundezas dos segredos Divinos simplesmente não podem ser compreendidas ao as examinar com o intelecto humano, mas em vez disso pela Cabala, através de pessoas maravilhosas, cuja alma foi embebida com a Luz Divina. Quando estudamos suas palavras, com preparação adequada, conjectura interior vem em diante e estabiliza as questões até que elas sejam similares a termos que são compreendidos pelo intelecto natural e simples. Devemos sempre juntar a força da verdade da Cabala a esta ciência, e então as coisas se tornarão iluminadoras e alegres como quando foram dadas em Sinai — a cada um de acordo com o seu grau.
Rav Raiah Kook, Orot HaKodesh (Luzes de Santidade) Vol. 1, 85
Uma vez que a mente do mundo e uma, dividida entre numerosos portadores, acontece que se duas pessoas são revestidas com a mesma mente, elas pensam sobre um mesmo assunto. Se há qualquer diferença entre elas, é na realidade na sua grandeza ou pequenez. Por natureza, o pequeno se rende perante o grande. Assim, aqueles tolos que pensam exactamente o mesmo pensamento que os sábios ponderam o mesmo tópico que os sábios, e sem saber se rendem e unem com os sábios, de acordo com a natureza da Criação. Desta maneira o mundo inteiro se torna corrigido.
Baal HaSulam, O Fruto de Um Sábio, Conversas, “Permanente Deleite e Excelente Escravidão”
Enquanto a maioria da humanidade é subdesenvolvida, e os desenvolvidos são sempre uma pequena minoria, se quiser sempre determinar de acordo com a vontade do colectivo, que são os subdesenvolvidos, e os imprudentes, as visões e desejos dos sábios e desenvolvidos na sociedade, que são sempre a minoria, nunca serão ouvidas serem tomadas e nunca serão tomadas em consideração. Assim, você sela o destino da humanidade à regressão, pois ela não será capaz de dar sequer um único passo em frente.
Baal HaSulam, “A Liberdade”
Assim você vê que nas questões espirituais, a autoridade do colectivo é derrubada e a lei de "Seguir o Indivíduo" é aplicada, ou seja, o indivíduo desenvolvido. Pois é fácil de ver que os desenvolvidos e educados em cada sociedade são sempre uma pequena minoria. Segue-se que o sucesso e bem-estar espiritual da sociedade estão engarrafados e selados nas mãos da minoria.
Desta forma, o colectivo está obrigado a guardar meticulosamente todas as visões dos poucos, para que elas não pereçam do mundo. Isto assim é porque eles devem saber de certeza, em completa confiança, que as visões mais verdadeiras e desenvolvidas nunca estão nas mãos do colectivo em autoridade, mas em vez disso nas mãos dos mais fracos, ou seja, nas mãos da minoria indistinta. Isso é porque toda a sabedoria e tudo o que é precioso vem para o mundo em pequenas quantidades. Desta forma, somos alertados a preservar as visões de todos os individuos, devido à incapacidade do colectivo de distinguir o certo do errado entre eles.
Baal HaSulam, “A Liberdade”